29.5.06

THE HOME DEPOT


A THE HOME DEPOT é uma espécie de “Disneylândia” para os interessados em reformas domésticas, grupo muito expressivo no mercado americano. As lojas fizeram sucesso imediato pela gigantesca variedade de itens para reformas, ótimas ofertas e funcionários altamente treinados, trajados nos característicos aventais laranja para orientar os consumidores. Por esses diferenciais a THE HOME DEPOT se tornou um ícone da cultura varejista americana, ajudando milhões de pessoas a construírem, reformarem e decorarem a casa de seus sonhos.

A história
Tudo começou na primavera de 1978. A criação da empresa começou com duas palavras: Estão despedidos! Bernie Marcus era o presidente e Arthur Blank ocupava o cargo de diretor financeiro da Handy Dan Home Improvement Centers, que começou como uma pequena loja na cidade de El Monte, na Califórnia. Duas décadas depois se tornara uma das mais respeitadas e bem sucedidas redes de materiais de construção civil do mercado americano. Ambos foram despedidos sem aviso prévio, devido à alegada acusação — posteriormente negada pelos tribunais — de violação das leis do trabalho. Eles estavam inconsoláveis. Tinham perdido o emprego e a reputação que tanto lutaram para conquistar diante do mercado. Foi então, que no mesmo dia da demissão de ambos, o banqueiro Ken Langone, presidente da Invemed Associates, telefonou para os dois. Ouviram do banqueiro que havia chegado o momento de criarem a loja com que sempre sonharam: grandes armazéns de tetos altos e 75.000m² de área, o dobro da maior loja da Handy Dan; comprar os materiais diretamente dos produtores, eliminando assim os intermediários, o que permitiria vender a preços mais baixos; e criar uma força de vendas altamente qualificada, que ajudaria os clientes mais inexperientes a serem peritos em bricolagem. O banqueiro prometeu que encontraria financiamento rapidamente. E cumpriu.


Depois de fundarem a empresa em junho de 1978, juntamente com Ron Brill e Pat Farrah, os dois inauguraram as três primeiras lojas THE HOME DEPOT, especializadas em produtos, ferramentas e serviços para pequenas reformas domésticas, na cidade de Atlanta em 22 de junho de 1979. Neste momento a indústria de equipamentos domésticos e materiais para pequenas reformas começava à mudar para sempre. Afinal, a THE HOME DEPOT reunia sob um mesmo teto tudo o que fosse preciso para reforma e construção. O conceito era, de fato, diferente e foi preciso esperar cinco meses para que os clientes se habituassem a ele. Afinal, as lojas, com aproximadamente 25 mil produtos vendidos a preços populares, tinham realmente a aparência de armazéns: as entradas de clientes e fornecedores eram a mesma; ambos compartilhavam as mesmas caixas registradoras; os materiais entravam e saíam pela porta da frente; e as mercadorias não estavam sempre alinhadas nas prateleiras. As vendas no ano de estreia da empresa atingiram cerca de US$ 7 milhões.


A tradicional cor laranja da THE HOME DEPOT surgiu depois que uma firma de consultoria sugeriu que as fachadas e placas das lojas fossem pintadas de laranja porque o custo seria muito menor que colocar letreiros luminosos. Nos primeiros cinco anos a empresa abriu lojas nos estados da Flórida, Geórgia, Louisiana, Texas e Alabama. Mas o diferencial da THE HOME DEPOT não estava apenas na variedade do mix de produtos: o atendimento ao cliente rapidamente se tornou referência no setor, com amplo conhecimento dos colaboradores a respeito dos produtos e de suas aplicações. Em pouco tempo, as lojas da rede começaram a oferecer cursos para a utilização dos produtos vendidos nos pontos de venda. Em 1985 a rede se expandiu ainda mais inaugurando lojas no estado da Califórnia, atingindo um total de 50 unidades em funcionamento, e no ano seguinte, devido ao grande crescimento, atingiu faturamento superior a US$ 1 bilhão. O sucesso da empresa nesta época também se deveu ao fenômeno da “suburbanização” (processo de crescimento das cidades para fora dos seus limites), reforçado pelo boom imobiliário que ocorreu no final desta década nos Estados Unidos.


Em 1989 a empresa comemorou a abertura de sua centésima loja. O plano de expansão internacional da empresa começou em 1994 com a sua entrada no mercado canadense. Em meados desta década, a THE HOME DEPOT já não era mais uma grande empresa regional, mas a primeira do setor nos Estados Unidos. E a responsabilidade perante a comunidade aumentou na mesma proporção. Um dos exemplos é o fato de 50% dos clientes serem mulheres. Elas foram o alvo preferencial dos cursos de formação, em que uma das porta-vozes era a famosa designer Lynnette Jennings, apresentadora do programa de televisão House-Smart, do Discovery Channel. Ainda nesta década a empresa passou a oferecer serviços de instalação de carpetes, portas e janelas; listas de casamento e serviços de entrega. Em 1998 inaugurou a primeira loja na América do Sul, na cidade de Santiago no Chile, cuja operação seria vendida anos mais tarde, e sua primeira unidade em Porto Rico. Três anos mais tarde ingressou no mercado mexicano através da aquisição de quatro lojas da rede Total Home.


A partir de 2008 a empresa foi severamente atingida pela enorme crise econômica, especialmente por ela ter se originado no mercado imobiliário, do qual a THE HOME DEPOT é totalmente dependente. Com isso, a rede assistiu seu faturamento despencar bilhões de dólares em dois anos. Para enfrentar a crise a empresa anunciou demissões, fechou as lojas deficitárias e todas as 34 unidades EXPO Design Center, lojas menores e com produtos mais sofisticados. Com isso, a THE HOME DEPOT voltou a crescer, acumulou lucros bilionários e aumentou consideravelmente seu faturamento.


A linha do tempo
1981
O designer Gwyn Raker cria o boneco Homer D. Poe, nova mascote da empresa, que vestia o inconfundível avental laranja, uma das marcas registradas dos funcionários da THE HOME DEPOT.
Lançamento do programa de formação de clientes Product Knowledge.
1983
Se tornou uma das primeiras empresas do setor a instalar o check out por computador.
1988
Lançamento de um circuito via satélite fechado de televisão chamado HDTV, como veículo de comunicação interna.
1990
Inauguração da primeira unidade EXPO DESIGN CENTER na cidade de San Diego, estado da Califórnia, direcionada para um público com renda mais alta. Nesse novo formato as lojas eram mais acessíveis aos consumidores, por serem menores e com mais fácil acesso aos produtos, além de oferecer uma consultoria direta aos clientes envolvidos com projetos de construção ou reforma. O projeto buscou valorizar o design interior com uma equipe de funcionários especialmente treinada para acompanhar os clientes durante a experiência de compra. Esse formato chegou a ter mais de 34 unidades operando nos Estados Unidos, mas devido a crise econômica a empresa fechou todas as lojas.
1995
A loja de Nova York, próxima ao Queens, passa a funcionar 24 horas por dia.
Início do programa de aluguel de ferramentas implantado primeiramente na cidade de Nashville, estado do Tennessee.
1997
Lançamento dos KIDS WORKSHOPS, onde mais de um milhão de crianças já participaram ativamente na construção de casas para pássaros, caixas de ferramentas e outros utensílios domésticos.
1999
Todas as lojas passam a ter uma UNIVERSIDADE HOME DEPOT para auxiliar os consumidores em pequenas reformas.
2000
Lançamento para os consumidores da cidade de Las Vegas do comércio eletrônico.
2006
Inauguração dos primeiros FUEL CENTERS localizados na parte externa das lojas de Hermitage e Brentwood (subúrbio de Nashville no Tennessee), e Acworth (Geórgia). Essas unidades, espécie de loja de conveniência com posto de gasolina, oferecem combustível, serviço de lavagem de carro e venda de bebidas e comidas.
Aquisição da rede chinesa The Home Way que possuía 12 lojas em 6 cidades. Recentemente a empresa encerrou suas operações na China. 
2007
Lançamento da ECO OPTION, marca própria que engloba cerca de 4 mil produtos ecologicamente corretos, desde lâmpadas fluorescentes a aparelhos para espantar insetos.


As lojas
Uma loja média da THE HOME DEPOT tem aproximadamente 9.755m² de área interna dedicada às vendas e mais cerca de 2.600m² de espaço externo dedicados à jardinagem, incluindo estufas de plantas ornamentais. Uma loja típica oferece aos consumidores mais de 40 mil itens diferentes (outros 250 mil itens estão disponíveis sob demanda, no site da empresa), desde um simples prego, passando por ferramentas e tintas, eletrodomésticos até equipamentos para jardins, além de disponibilizar serviços de instalação e consultoria especializada. O sortimento de produtos pode variar muito de loja para loja, uma vez que a empresa procura oferecer um mix personalizado para cada região, de acordo com as necessidades dos consumidores locais. Avançando do “faça você mesmo” para o “fazemos por você”, a THE HOME DEPOT oferece serviços profissionais de instalação, por meio de empreiteiros terceirizados que passam por um processo de validação e abrangem da reforma dos tetos aos encanamentos, aquecimento, cozinha, banheiro e impermeabilização, entre outros. O consumidor profissional também é atendido nas lojas da rede com programas de fidelização, compra de grandes volumes com descontos especiais, programas de entrega programada de produtos, facilidades de crédito e outras iniciativas. Os funcionários são chamados de associados e a empresa se orgulha do alto nível de serviço que eles oferecem. A maior loja da rede está localizada na cidade de Union no estado de Nova Jersey.


O segredo do sucesso
O sucesso da THE HOME DEPOT foi fruto de várias características distintas, entre as quais o ambiente de galpão de suas lojas alaranjadas (com direito a fraca iluminação, corredores apinhados e esparsa sinalização); o lema “stack it high, watch it fly” que reflete o foco básico em vender cada vez mais; e a incrível autonomia concedida aos gerentes das lojas, o que incentivaria a inovação e permitiria que tais agissem com rapidez ao sentir mudanças nas condições do mercado.


Os slogans
More saving. More doing. (2009)
You can do it. We can help. (2003)
The Home Depot: First In Home Improvement! (1999)
Where low prices are just the beginning. (anos 90)
When you’re with us at Home Depot, you'll feel right at home. (anos 90)


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 29 de junho de 1978
● Fundador: Bernie Marcus, Arthur Blank, Ron Brill, e Pat Farrah
● Sede mundial: Atlanta, Geórgia
● Proprietário da marca: The Home Depot, Inc.
● Capital aberto: Sim (1981)
● Chairman & CEO: Frank Blake
● Faturamento: US$ 74.7 bilhões (2012)
● Lucro: US$ 4.53 bilhões (2012)
● Valor de mercado: US$ 114.4 bilhões (julho/2013)
● Lojas: 2.257
● Presença global: 5 países
● Presença no Brasil: Não
● Maiores mercados: Estados Unidos, Canadá e México
● Funcionários: 340.000
● Segmento: Varejo (construção)
● Principais produtos: Produtos, ferramentas e serviços para reformas domésticas
● Concorrentes diretos: Lowe’s, Menards e True Value
● Ícones: A cor laranja e a filosofia “Faça você mesmo”
● Slogan: More saving. More doing.
● Website: www.homedepot.com

A marca no mundo
Atualmente a THE HOME DEPOT, quarta maior rede de varejo e a maior em equipamentos domésticos e materiais para reformas dos Estados Unidos, possuí mais de 2.255 lojas nos Estados Unidos, Canadá (180 unidades em 10 províncias), Porto Rico, Ilhas Virgens, Guam e México (mais de 100 unidades), emprega aproximadamente 340 mil funcionários e tem vendas superiores a US$ 74.5 bilhões.

Você sabia?
Mais de 28 milhões de consumidores visitam as lojas da rede todas as semanas.
A filosofia de alianças com os principais fornecedores para seus produtos, permitiu que a THE HOME DEPOT construísse uma marca forte, sendo a varejista que cresceu mais rápido na história dos Estados Unidos.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek e BusinessWeek), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 7/7/2013

6 comentários:

higashie disse...

Ola, adorei a historia da empresa e como ela trata os funcionarios, gostaria de sabe se existe planos de abrir uma loja aqui no brasil, de preferencia aqui na capital federal(brasili-df).
Obrigada

Anônimo disse...

Acho que como a política da empresa é explicitamente o crescimento e para isso conta desde seu início com a presença do consumidor final. Aqui no Brasil, com certeza seria mais uma multinacional recebida de braços abertos por todos. A forma com a qual trata seus consumidores se encaixa perfeitamente no perfil de consumo local. Um país continente que adora tecnologia barata.O brasileiro é e sempre será um eterno reformador doméstico. Está em nosso sangue, querer primeiro consertar as coisas.Somente quando realmente não conseguimos, ou até pioramos a situação, resolvemos chamar um profissional da área. Acho o Brasil, um verdadeiro oásis ainda inexplorado. The Home Depot, o Brasil os espera e vocês precisam do Brasil para multiplicarem-se ainda mais.

Anônimo disse...

Realmente a The Home Depot e uma das melhores lojas de materiais de construções que conheci. Se vier para o Brasil, o que acho provavel, seria otimo, mas nao para ser igual a Wall Mart, que so vende produtos nacionais e de qualidade duvidosa com preços abusivos. Se o Home Depot vier com os produtos que vendes nas lojas que conheci em Port Chester, New Rochelle, Mount Vernon etc, em Nova York, seria muito bom mesmo, mas para vender produtos "made in china" aqui ja tem um monte.

Anônimo disse...

pelo amor de DEUS venha montar uma loja dessa em minha cidade ela e pequena, mas como tudo começa pequeno quem sabe uma loja dessas aqui em minha cidade daria muito certo, ate a minha cidade ja tem o nome de LARANJAL PAULISTA SP tudo a ver .
obs. eu ja visitei essas lojas na Florida em Clearwater e achei o maximo eu parecia um pinto no lixo de tao feliz. Porque voces não arriscam começaram assim em 1978, grande abraço. silvio de almeida castro e-mail silvioac_@hotmail.com

jesus disse...

hoje no brasil so temos uma empresa deste porte chama leroy merlin seria muito bom se eles tivesem uma concorrencia a altura pois eles pensao que sao o donos do mercado e unicos percisa de uma concorrencia a altura e vcs estam muito alem da visao que a leroy merlin tem aguardo vcs no brasil a mais de 10 anos quando ouve rumores que vcs viriam para ca meu contato a disposiçao inacio_sucesso@hotmail.com obrigado.

fernando v martins disse...

e seria realmente muito bom se esta empresa vir para o brasil. pois aqui nao temos nenhuma que se compare com a home depot. conheço muito bem esta potencia que e digna de estar a onde esta