30.5.06

MAGNUM


Amado e degustado por milhões de pessoas, ele satisfaz a indulgência da alma com uma deliciosa combinação de prazer e sabor. Irresistível por fora e delicado por dentro. Ele é um ícone, um símbolo, uma filosofia de vida. É pura indulgência. Os sorvetes MAGNUM são produzidos com ingredientes sofisticados e cobertura incrivelmente crocante, uma combinação que proporciona a máxima sensação de prazer. Com a credencial de “autoridade mundial em prazer”, essas deliciosas guloseimas geladas conquistam os consumidores que buscam prazer na degustação de um sorvete diferenciado. 

A história 
O sorvete MAGNUM foi desenvolvido pela subsidiária europeia da Unilever em cooperação com a tradicional produtora belga de chocolates Callebaut, e lançado no mercado em janeiro de 1989 na Bélgica e Alemanha e, pouco depois na Inglaterra, redefinindo assim o segmento de sorvete premium no continente europeu. O nome MAGNUM havia sido utilizado pela primeira vez em um sorvete de baunilha no ano de 1958, produzido pela Wall’s, que atualmente é a divisão britânica de sorvetes da Unilever. O nome também foi adotado para o novo sorvete, pois era associado a coisas de sucesso como o champanhe Magnum e o seriado de televisão onde o divertido detetive Thomas Magnum (interpretado pelo brilhante ator Tom Selleck) era a estrela principal. O produto, chamado MAGNUM CLASSIC, que combinava um cremoso sorvete de baunilha com uma espessa camada de chocolate belga, foi introduzido no mercado em resposta ao grande sucesso de outros sorvetes lançados pela empresa alguns anos antes.


Com ações ousadas, onde várias amostras do sorvete foram distribuídas nas plataformas de embarque do metro de Londres, e um posicionamento único, o slogan do produto era “Small Indulgence” (em português “Pequena indulgência”), acompanhado da memorável tagline “It’s a moment to yourself ... Not to be disturbed” (algo como “É um momento para você mesmo ... não ser incomodado”), MAGNUM rapidamente se tornou uma marca extremamente forte no Reino Unido, reconhecido como um sorvete puro e prazeroso, irresistível por fora e delicado por dentro. O sorvete de palito de chocolate MAGNUM foi o primeiro a ser posicionado no mercado voltado para o público adulto. Em 1990 a marca foi introduzida na Irlanda, Suécia, Portugal e gradativamente em outros países da Europa. O grande sucesso do sorvete no continente europeu levou ao lançamento de MAGNUM na Austrália em 1992 e, pouco depois, na Nova Zelândia em 1994. Foi também nesta época que o sorvete ganhou, além de novos sabores como nozes, amêndoas, menta e chocolate amargo, uma nova versão: o MAGNUM em casquinha (que não faria muito sucesso).


No ano de 2001 o produto foi lançado em Hong Kong, ingressando assim oficialmente no mercado asiático. No ano seguinte a marca apresentou duas grandes novidades: na versão bolacha de sorvete (também conhecida como sanduíche) e MAGNUM MINI, versões menores (pequenos quadrados) de sua linha de sorvetes que se tornaram extremamente populares principalmente na Europa. Pouco depois, em 2003, a marca introduziu sua primeira e popular edição limitada: Magnum Seven Deadly Sins, composta por sete sabores diferentes (Lust, Sloth, Greed, Gluttony, Envy, Revenge e Vanity), que representavam os sete pecados capitais, com um sabor especial para cada pecado. No Brasil o famoso sorvete foi lançado em 1993, mas não obteve o sucesso esperado e foi retirado do mercado depois de um ano.


Com a compra da Kibon pela Unilever, MAGNUM foi relançado no Brasil em 1999. De volta ao mercado brasileiro a marca cresceu, ganhou novas versões (como o MAGNUM DULCE de LECHE, produzido exclusivamente para o país), edições especiais (como o MAGNUM ALFAJOR, lançado em 2004, primeiro produto da marca que mesclava sorvete, biscoito, e cobertura de chocolate com o autêntico sabor de MAGNUM; e MAGNUM PRALINÉ, com recheio de trufa gianduia e cobertura de chocolate ao leite e amêndoa praliné) e campanhas publicitárias ousadas que reforçavam o posicionamento de indulgência da marca. Em 2008 ocorreu um novo relançamento da marca no mercado brasileiro, acompanhando o novo posicionamento, embalagens e logotipo globais. O produto foi posicionado como a primeira proposta sofisticada do segmento de sorvetes utilizando chocolate belga na receita. Para chancelar o posicionamento e levar a marca MAGNUM à liderança, a Kibon apostou em ingredientes requintados, convidando os consumidores a celebrar a máxima sensação de prazer.


Os novos sorvetes apostaram em sensações e texturas ainda mais crocantes, além da combinação sofisticada de ingredientes. O tradicional sabor MAGNUM CLÁSSICO, o mais vendido no mundo, ficou ainda mais irresistível depois de ganhar cobertura do mais puro chocolate belga em seu novo sorvete de baunilha. MAGNUM DARK CHOCOLATE era uma sofisticada combinação de flocos de chocolate belga e cobertura de chocolate meio amargo. Já MAGNUM AMÊNDOAS era preparado com um cremoso sorvete de baunilha coberto com chocolate ao leite e amêndoas finas e tostadas, um verdadeiro requinte no palito. MAGNUM DULCE DE LECHE era um sorvete de doce de leite com recheio de trufa de doce de leite e cobertura de chocolate ao leite com amêndoas. Outras novidades da marca para o mercado brasileiro foram: MAGNUM DEVOTION COOKIES, sorvete de baunilha com pedaços de chocolate e coberto com chocolate e muitos pedaços de cookies; e MAGNUM DEVOTION AVELÃS e CASTANHAS, sorvete de avelã com pedaços de avelãs e castanhas e cobertura de chocolate com avelãs e castanhas.


Em 2010 a modelo e atriz brasileira Caroline Correa se tornou a nova garota-propaganda da marca no Brasil e nos Estados Unidos. Pouco depois foi a vez de Maria Fernanda Cândido (no Brasil) e Eva Mendes (em outros países) se tornarem embaixadoras da marca. Além disso, novos sabores foram criados e lançados no mercado brasileiro em edições limitadas, como por exemplo, MAGNUM CHOCOLATIER COLLECTION, uma grande inovação para celebrar os prazeres do chocolate em dois novos sabores, o Magnum Trufa e o Magnum Brownie, que traziam justamente a experiência em chocolate ao universo do sorvete. Finalmente em 2011, a marca MAGNUM foi lançada nos Estados Unidos e Canadá, disponíveis em seis variedades. Nos últimos anos, a marca encantou os amantes de sorvete com receitas inovadoras, todas feitas com ingredientes sofisticados e orgulhosamente carregando o selo MAGNUM em cada casca de chocolate, como por exemplo, em 2012 com a edição limitada Five Kisses, que oferecia uma variedade de sorvetes inspirada em sobremesas famosas e deliciosas, como crème brûlée, chocolate gateaux e tiramisu.


Atualmente a linha de produtos da marca no mundo é bastante extensa, incluindo sorvetes em potes, miniaturas e palitos de diversos sabores, que podem variar de acordo com o país ou região. Sua linha de produtos oferece uma riqueza de sabores irresistíveis concebidos para despertar a curiosidade e estimular o paladar de milhões de fãs no mundo todo. Foi desta forma que ao longo dos anos a marca MAGNUM se transformou em pura indulgência, fazendo com que o consumidor descobrisse o paraíso do prazer com todos os sabores de MAGNUM, produto por produto. Afinal, morder a deliciosa casca de chocolate, somado ao contraste macio e sedoso do sorvete, irá lhe proporcionar uma experiência irresistível com uma gama de aprazíveis sabores.


A linha do tempo 
1992 
Lançamento do MAGNUM ALMOND, preparado com um cremoso sorvete de baunilha coberto com chocolate ao leite e amêndoas finas e tostadas. A versão casquinha seria lançada em 1996. 
1993 
Lançamento do MAGNUM WHITE, o sorvete original com cobertura de chocolate branco. 
1995 
Lançamento do MAGNUM MINT, versão do sorvete original com sabor de menta. 
Lançamento do MAGNUM WALNUT, versão do sorvete original com pedacinhos de nozes. 
1996 
Lançamento do MAGNUM DOUBLE CHOCOLATE, uma deliciosa combinação de flocos de chocolate belga e cobertura de chocolate meio amargo. 
1997 
Lançamento do MAGNUM ORANGE CHOC, uma edição limitada que misturava o sabor do chocolate com a laranja. 
2000 
Lançamento do MAGNUM DOUBLE CARAMEL, uma deliciosa combinação de caramelo e cobertura de chocolate com pedacinhos de caramelo. 
2002 
Lançamento do MAGNUM YOGHURT FRESH, ingressando em uma nova categoria de sorvetes. 
Lançamento do MAGNUM INTENSE, com recheio de trufa de chocolate. 
2005 
Lançamento da edição limitada MAGNUM 5 SENSES, composta por cinco sabores (Aroma, Touch, Sound, Taste e Vision) que mexiam com os cinco sentidos (aroma, tato, visão, audição e sabor). 
2007 
Lançamento do sabor MAGNUM ECUADOR DARK, versão original do sorvete coberto por um intenso chocolate amargo com 62% de cacau. 
2008 
Lançamento do sabor MAGNUM MAYAN MYSTICA, feito com o mais puro chocolate e pequenas notas de canela, noz moscada e mel. 
2009 
Lançamento do MAGNUM TEMPTATION, disponível em dois sabores: Chocolate (com pedaços de chocolate branco e brownies coberto de chocolate belga) e Caramel (baunilha de Madagascar com um recheio surpreendente de caramelo e amêndoas envolvidas em puro chocolate belga). Os novos sorvetes da marca eram vendidos em elegantes embalagens como se fossem verdadeiras joias. 
Lançamento do MAGNUM COCO CHOC, um suave e delicioso sorvete de coco com uma saborosa cobertura de chocolate, recheado com uma fina camada de chocolate. 
2010 
Lançamento do MAGNUM GOLD (sorvete de chocolate belga com recheio de caramelo líquido e cobertura de chocolate com pedaços de caramelo), posicionado como uma iguaria tão boa quanto ouro. Para comunicar a novidade a marca contratou o ator porto-riquenho Benício Del Toro como garoto-propaganda, que estrelou a campanha de lançamento do produto, exibida em 32 países com o slogan “Tão irresistível quanto ouro” (em inglês “As good as gold”). 
Lançamento da linha MAGNUM MINI LIQUEURS, onde pela primeira vez a marca utilizou licores (como Irish Cream e Limoncello) em seus sorvetes. A linha oferecia duas opções: sorvete de baunilha com Irish Cream coberto com chocolate; e sorvete de limão com licor Limoncello coberto com chocolate branco. 
2012 
Lançamento do MAGNUM MOCHACCINO, um delicioso sorvete mocha (mistura de capuccino com calda de chocolate) coberto com o mais puro chocolate belga. 
Lançamento da MAGNUM INFINITY, uma linha de sorvetes (Chocolate e Chocolate and Caramel) com pedaços de um grão de cacau exclusivo da Tanzânia. Essa linha possuía o dobro de cacau da versão original. 
2014 
Lançamento do MAGNUM SILVER, uma edição limitada em comemoração aos 25 anos da marca. O produto inovou ao apresentar um sorvete de creme com champanhe, recoberto por uma casca de chocolate com acabamento prateado. 
2016 
Lançamento no mercado brasileiro do MAGNUM COOKIES & CREAM, um sorvete de baunilha com cobertura de chocolate branco 100% belga e pedacinhos de cookies. 
2017 
Lançamento no mercado brasileiro do MAGNUM RED VELVET, um delicioso sorvete de morango e chantilly com cobertura crocante de chocolate belga branco. 
2018 
Lançamento do MAGNUM TRIO CHOCOLATE, uma combinação perfeita de sorvete de chocolate intenso e chocolate branco com calda de chocolate belga ao leite e cookies crocantes de chocolate na calda. 
Lançamento da linha VEGAN MAGNUM, seus primeiros sorvetes veganos (sem ingredientes de origem animal) em dois sabores (Classic e Almond), cuja base de baunilha é feita a partir de óleo de coco e proteína de ervilha e o revestimento de chocolate não lácteo.


Um marketing em busca do prazer 
Para reforçar o conceito da marca, a divisão da Unilever no Brasil, representada pela Kibon, lançou em 2008 a exposição teaser “Um prazer fica ainda maior quando coberto por chocolate belga”, no badalado Shopping Iguatemi, em São Paulo. Na exibição, o fotógrafo e artista plástico francês Fréderic Lébain mostrava objetos de desejo cobertos com chocolate belga, como, por exemplo, uma mala-baú da Louis Vuitton, óculos da Marc Jacobs, um aparelho BlackBerry, um par de Havaianas, um de chuteiras Nike e uma bicicleta Puma. A exposição contava também com degustação de produto durante os fins de semana. A ação fazia parte do enorme reposicionamento da marca MAGNUM no Brasil, que contou também com peças impressas que ressaltavam o produto usando ícones de realeza, amparadas pelo slogan “Autoridade Mundial em Prazer”.


Depois das cidades de Londres, Paris, Hamburgo e Istambul foi inaugurada no final de 2012 a primeira MAGNUM STORE (loja temporária) no Brasil, localizada na região dos Jardins em São Paulo, onde os “Buscadores de Prazer” podiam combinar vários tipos de cobertura para montarem seu próprio MAGNUM, com direito a mais de 20 tipos diferentes de ingredientes. O aconchegante espaço explorava o conceito de prazer, cultivado e estimulado pela marca, e onde o público podia experimentar uma experiência de marca e se entregar, sem culpa, ao prazer de deliciar sua linha de picolés. E, melhor ainda, essa experiência incluía a criação da própria receita de MAGNUM, gerando interação com a marca e com o produto. Pouco depois, para que os consumidores continuassem vivenciando experiências marcantes, a marca adaptou uma carreta (batizada de MAGNUM TRUCK) para ser uma loja conceito itinerante, que realizou sua primeira parada em Riviera de São Lourenço no litoral de São Paulo, permitindo assim que os consumidores pudessem personalizar e acrescentar ingredientes e coberturas aos seus sorvetes, para criarem um MAGNUM único. Atualmente as lojas temporárias da marca são abertas, especialmente na época do verão, em várias cidades do mundo, se tornando uma potente ferramenta de marketing.


Partindo do princípio de que um dia sem prazer é um dia perdido, a MAGNUM anunciou em 2010 um novo posicionamento: em busca de um público que persegue o prazer. Mundialmente esse novo posicionamento obteve enorme sucesso com o lançamento da campanha Busca ao Prazer (batizada de PLEASURE HUNT em inglês), lançada em 2011, que consistia em um divertido jogo online onde era possível comandar uma moça que percorria vários cenários (entenda-se sites de outras marcas do grupo Unilever) para coletar os deliciosos sorvetes de chocolate da marca ao melhor estilo de Mario Bros., além de artigos de beleza, carros, roupas, joias, viagens e outros itens que trazem prazer. Afinal, a principal missão do jogo era buscar o prazer! O jogo fez tanto sucesso que ganhou uma segunda versão.


A evolução visual 
O primeiro logotipo da marca continha o primeiro e o último M maiores do que as outras letras, todas brancas com uma linha marrom ao redor. O logotipo foi ligeiramente remodelado em 2003, adotando uma nova tipografia de letra. Em 2006 a marca MAGNUM foi relançada no mercado global com um novo posicionamento, novos produtos, novas embalagens (muito mais sofisticadas e modernas), a letra M impressa nas coberturas e cascas dos sorvetes, e uma nova identidade visual. O logotipo foi extremamente alterado, ganhou a cor dourada (remetendo ao luxo e prazer), uma tipografia de letra mais afinada e sofisticada, e passou a contar com o símbolo do coração (que representa a divisão de sorvetes da Unilever, batizada de Heartbrand) sob o nome MAGNUM. Com a comemoração do 25º aniversário, em 2014, a marca apresentou seu novo logotipo, baseado na letra M, inserida no centro de um círculo sombreado marrom, com a palavra MAGNUM em menor tamanho, posicionada abaixo.


Suas embalagens acompanharam a evolução visual da marca, como pode ser observado na imagem abaixo.


Os slogans 
Be True To Your Pleasure. (2015) 
For pleasure seekers. (2012) 
True To Pleasure. 
Enjoy the royal treatment. (2008) 
Magnumize your life. 
Small Indulgence. (1990) 
Life is all about priorities. 
O prazer é para quem procura. (Portugal) 
Para quem busca prazer. (2011, Brasil) 
Autoridade mundial em prazer. (2008, Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Bélgica 
● Lançamento: 1989 
● Criador: Subsidiária europeia da Unilever 
● Sede mundial: Londres/Inglaterra e Roterdã/Holanda 
● Proprietário da marca: Unilever N.V. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Alan Jope 
● Faturamento: US$ 2.8 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 50 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Sorvetes 
● Principais produtos: Sorvetes e picolés premium 
● Concorrentes diretos: Häagen-Dazs, Ben & Jerry’s, Skinny Cow, Dove®, Breyers, Klondike e Gelato Diletto (Brasil) 
● Ícones: A letra M em dourado 
● Slogan: For pleasure seekers. 

A marca no mundo 
O MAGNUM é a maior marca de sorvetes da Unilever e vende mais de 2 bilhões de unidades anualmente em todo o mundo, sendo o mais consumido na Europa em sua categoria. Vale ressaltar que MAGNUM é a marca de sorvetes mais vendida do mundo. O produto é muito popular, primeiramente na Europa, depois na Ásia e Oceania, estando presente em mais de 50 países ao redor do mundo, com faturamento superior a US$ 2.8 bilhões por ano. O portfólio de MAGNUM no Brasil é composto por 8 deliciosos sorvetes e a marca tem aproximadamente 10% de participação do total do mercado de sorvetes (fonte AC Nielsen). 

Você sabia? 
Somente na Grécia MAGNUM é comercializado com o nome MAGIC por questões de propriedade intelectual de marca, que naquele país pertence à suíça Nestlé
Os produtos da marca são garantidos pela utilização sustentável do cacau certificado pela RainForest Alliance. 
O MAGNUM em casquinha era o maior disponível no mercado em sua categoria enquanto foi comercializado. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek, Época Negócios, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 16/8/2019

Um comentário:

Unknown disse...

Amo amo amo sou loucamemte apaixonada por Magnum procuro nao perder um lançamento amaria ser garota propaganda minha paixão ...