29.5.06

SONHO DE VALSA


Ele se tornou símbolo dos apaixonados, um verdadeiro ícone do romantismo. Presentear a pessoa amada com seus bombons tem um significado especial: amor e carinho. Isso sem contar o delicioso, e para muitos, sabor irresistível; a embalagem inconfundível e o ritual de desembrulhar o produto, que por si só da água na boca. O bombom SONHO DE VALSA transformou-se em um dos produtos brasileiros de maior sucesso não apenas em seu segmento, mas em toda a categoria de chocolates. O bombom se tornou sinônimo de amor no Brasil. 

A história 
Em 1938, a tradicional fábrica de chocolate Lacta (empresa fundada em 1912) lançou no mercado o famoso bombom SONHO DE VALSA, um wafer recheado com massa e pedacinhos de castanha de caju, coberto com duas camadas de chocolate, embrulhado em papel estanho de cor vermelha e recoberto por celofane transparente. Como rótulo, um selo preto central continha o nome do produto e o desenho de um violão. Durante quatro anos, o bombom foi consumido apenas por mulheres, vendido somente por quilo em sofisticadas bombonières.


Em 1942, buscando agregar o público masculino, a marca aumentou o tamanho do chocolate e começou vendê-lo por unidades em bares, armazéns e outros estabelecimentos mais populares. Como o celofane colorido passou a ser fabricado no Brasil, o SONHO DE VALSA ganhou nova embalagem: o violão do antigo rótulo passou a acompanhar a imagem de um casal em traje de gala dançando e a escala musical de uma valsa de Johann Strauss Jr. foi colocada nas laterais, além de substituir o celofane transparente por um de cor maravilha. Hoje, a embalagem já tem alguns detalhes alterados, como os instrumentos, a roupa do casal e o formato das letras, mudanças feitas no ano de 2001. Também ganhou uma campanha publicitária com o slogan “Saboreie um bombom com a sua namorada”, transformando-se em ícone dos casais apaixonados.


Em 1996 a Lacta foi comprada pela gigante americana Kraft Foods (atual Mondelēz International). A empresa americana rapidamente percebeu que, mais do que um bombom de sucesso, o SONHO DE VALSA era, para os brasileiros, um símbolo do amor romântico, da leveza e da graça de viver. Foi então que as mudanças começaram. Durante anos a marca era representada por apenas um produto: os tradicionais bombons. A partir de 2001, a marca resolveu dar início a uma grande diversificação em sua linha de produtos, explorando a grande força que a marca conquistou entre milhões de consumidores, introduzindo também novas maneiras de presentear a pessoa amada com embalagens inovadoras como lata (inclusive em formato de coração) e caixa para presente, além de novas versões como o chocolate em barra (três bombons grudados) e o Sonho de Valsa Mini.


Quanto aos tradicionais bombons, foram lançados novos produtos como a versão com cobertura de chocolate branco, a versão com recheio de morango, a versão em barra e até uma deliciosa versão trufada, além de sorvetes e picolés. Tudo para fidelizar quem já gosta da marca e conquistar novos adeptos, fazendo com que SONHO DE VALSA esteja ainda mais presente no dia a dia e nos corações dos consumidores brasileiros. Mesmo com a evolução do SONHO DE VALSA, o bombom mais famoso do Brasil nunca perdeu a alma romântica, vendendo mais de 22 bilhões de unidades até hoje.


Estrategicamente, a empresa começou a investir nas regiões norte e nordeste para aumentar suas vendas. Desde 2005, com a implantação de uma unidade de negócios em Recife a marca apostou em uma comunicação diferenciada para estabelecer vínculos com o consumidor destas regiões. Por exemplo, em 2008, a marca patrocinou uma das festas mais populares do nordeste brasileiro – o São João - criando na cidade de Recife um ambiente da marca chamado “Parque do Sonho”, que lembrava um mini-parque de diversões, e reuniu um público estimado em 80 mil pessoas. Já em Caruaru (Pernambuco) um ambiente foi desenhado exclusivamente para a festa: o Arraiá do Sonho, remontando a uma pracinha do interior, em que foram distribuídos aproximadamente 40 mil unidades de SONHO DE VALSA.


Em abril de 2011, a embalagem do bombom teve sua maior mudança até então. Após dois anos de desenvolvimento, a marca lançou uma embalagem com um lacre, em adição às laterais enroladas. O objetivo da nova embalagem era manter o chocolate crocante por mais tempo, principalmente em regiões de clima mais quente, e utiliza uma tecnologia semelhante às embalagens dos ovos de Páscoa.
 

A linha do tempo 
2002 
Lançamento do tradicional bombom na versão com cobertura de chocolate branco (SONHO DE VALSA BRANCO). 
2004 
Lançamento do SONHO DE VALSA MAIS, opção do produto no formato de barra composta por três bombons. 
Lançamento dos primeiros ovos de Páscoa com a marca SONHO DE VALSA. 
2005 
Lançamento do bombom SONHO DE VALSA com recheio de morango
2006 
Lançamento do ovo de Páscoa SONHO DE VALSA no formato de coração. 
Lançamento, por meio de uma parceria com a Kibon, do picolé SONHO DE VALSA. 
2007 
Lançamento do bombom SONHO DE VALSA com recheio de trufa. O produto mantinha as características do bombom tradicional, mas inovava na cremosidade da opção trufa. 
2008 
Lançamento, através de uma parceria com a Kibon, do sorvete com sabor SONHO DE VALSA. 
2009 
Lançamento do MINI SONHO DE VALSA, mini bombons acondicionados em uma bandeja, decorados um a um e sem o papel celofane rosa, característico da marca. Uma película metalizada fecha a embalagem. As embalagens têm formatos diferenciados (coração e quadrado) e diferentes designs decoram as caixas como: xadrez com cor de rosa, xadrez com preto e com notas musicais. As embalagens apresentam acabamento fosco e possuem espaço para dedicatória do lado de fora. 
Lançamento do SONHO DE VALSA AVELÃ COM CREME BRANCO, primeiro bombom com dois recheios do mercado nacional. 
2010 
Lançamento do novo formato do ovo SONHO DE VALSA, embrulhado como um bombom gigante de 400g. Além do formato inovador, os consumidores podiam provar um delicioso ovo de dupla casca, feito com uma camada do chocolate ao leite Lacta e outra camada interna, de recheio do famoso bombom. 
Lançamento em edição especial do SONHO DE VALSA TRUFA BRANCA E PRETA, bombom com recheio de chocolate trufado, meio trufa branca, meio trufa preta, waffer e uma camada externa de chocolate ao leite. 
2014 
Lançamento em edição especial do SONHO DE VALSA CHOCO, o bombom com recheio de chocolate, combinado com a cobertura de chocolate e sua casquinha tradicional.


A imagem do amor 
O bombom é vendido como um símbolo do romance ou do amor idealizado, de forma que faça sucesso entre casais de namorados e apaixonados. Tal característica vem sendo continuamente ressaltada nas campanhas publicitárias do produto desde o seu lançamento. Sua identidade visual fortemente presente (caracterizada pela cor maravilha e pela venda da imagem de tradição e dos vários rituais associados ao produto - como o de abrir a embalagem com aquele barulhinho e comer o bombom), tornaram o SONHO DE VALSA um ícone no mercado brasileiro.


Em 2013, a marca que mais entende de amor deu uma ajuda para os esquecidos que deixaram os mimos e presentes do Dia dos Namorados para última hora. Na primeira ação real time marketing do Brasil (interagir em tempo real com os fãs) a marca lançou em sua fan page no Facebook o PLANTÃO DO AMOR, durante todo o dia 12 de junho, com uma equipe para responder em tempo real os consumidores que mandassem perguntas ou pedissem dicas para comemorar a data. Para surpreender a pessoa amada, a equipe sugeria restaurantes, frases românticas, presentes, receitas, entre outras dicas. O resultado: nove mil interações durante um dia de trabalho cheio de amor. O sucesso da ação foi tamanho que a marca realizou também nos anos de 2014 (impactou mais de 8 milhões de pessoas) e 2015.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por poucas modificações ao longo dos anos. O logotipo atual ganhou uma nova tipografia de letra e perdeu o tradicional símbolo do violão.


O logotipo também pode ser aplicado sob um fundo de cor maravilha (extraída de uma flor), tão característica e associada à marca.


Os slogans 
Pense menos. Ame mais. (2015) 
O amor é uma mistura de sensações. (2009) 
O amor tem mais este sabor. (Sonho de Valsa Trufa, 2007) 
Sonho de Valsa. O amor tem esse sabor. (1996) 
Sonho de Valsa. Ai que vontade que dá! (1986) 
Saboreie um bombom com a sua namorada. (1942)


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1938 
● Criador: Lacta 
● Sede local: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Mondelēz International, Inc. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Irene Rosenfeld 
● Faturamento: R$ 600 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 10 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Chocolates 
● Principais produtos: Bombons e ovos de Páscoa 
● Concorrentes diretos: Baci, Ferrero Rocher, Hershey’s Kisses, Serenata de Amor e Bon o Bon 
● Ícones: A embalagem cor maravilha 
● Slogan: Pense menos. Ame mais. 
● Website: www.sonhodevalsa.com.br 

A marca no mundo 
O tradicional SONHO DE VALSA é responsável por mais de 41% do mercado de bombons avulsos (a cada 10 bombons vendidos no Brasil, quatro são SONHO DE VALSA) com presença em quase todos os pontos-de-venda do país, atingindo públicos de todas as camadas sociais. Anualmente são vendidos mais de 330 milhões de unidades do bombom. SONHO DE VALSA é a marca líder no segmento de Páscoa, onde a cada dez ovos vendidos, um é da tradicional marca. Apesar de ser uma marca local, SONHO DE VALSA é exportado em pequenas quantidades para países como Estados Unidos, Uruguai, Paraguai e Venezuela. 

Você sabia? 
O produto é vendido em unidades individuais, pacotes de 105 g, 250 g e 1 kg, além das embalagens em lata (algumas delas vendidas em data comemorativas como Dia dos Namorados e Páscoa). 
Aproximadamente 40 minutos se passam desde o momento em que a farinha chega à fábrica até a ida do bombom SONHO DE VALSA para o centro de distribuição. Apesar da modernização da produção, o bombom passou por poucas mudanças desde que foi criado, em 1938. O recheio, por exemplo, é o mesmo há mais de 75 anos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Isto é Dinheiro, Época Negócios e EmbalagemMarca), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 28/3/2016

6 comentários:

Anônimo disse...

Eles deveriam vender a massa, em separado tipo aqueles dadinhos, iria ser o maior sucesso tb

gabriel disse...

Sou universitária e estou fazendo um trabalho de canais de distribuioção.Foquei os meus estudos no bombom sonho de valsa,porque para mim é o referencial no brasil de canais de distribuição com maior sucesso.Preciso de vossa ajuda para maior informação a este respeito.Onde posso encontrar?Antecipadamente agradeço.lilianemariamota@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá, boa tarde!
Estou fazendo um trabalho de marketing sobre o bombom sonho de valsa e precisaria de algumas informações, você teria mais dados sobre este produto, num geral, ou ainda poderia me indicar locais que eu possa encontrar informações como estudos de mercado, faturamento, representatividade, market share.
Obrigada.
roberta_vk@hotmail.com

dell disse...

Bom, sou universitário e estou encarregado de fazer um trabalho sobre a parte fianceiro so sonho de valsa. Qeum poder me ajundar por gentileza mandem um email pra de quem solber de algum site ou coisa parecida. Desde já agradeço.

flamengo disse...

ola boa tarde! Sou universitaria e faço Recursos Humanos no ICEC Cuiabá-MT, e preciso saber se pode dar alguns dados sobre a empresa, pois quero relatar sobre a "Sonho de Valsa" no projeto semestral chamado PIM,daqui da faculdade.
Espero contar com voces, pois minha pesquisa ira deescrever muito bem da Sonho de Valsa.
Desde já agradeco.
Estou aguardando sua resposta.

lucia disse...

Moro no norte da California e comprava Sonhos de Valsa nas poucas lojas de artigos brasileiros em San Francisco e em Marin County. Ai desapareceram totalmente. So vejo bombons da Garoto e os Sonhos de Amor? O que ha? nao importam mais? Agradeco a informacao