14.6.06

BRAHMA

Ela é clara, brilhante, transparente e internacionalmente conhecida. Quando é dita a expressão “A número 1” o que vem na cabeça do consumidor é a marca de cerveja ou chope BRAHMA, uma das mais conhecidas e populares do mercado brasileiro, consumida por um fiel exército formado por milhões de “Brahmeiros”.

A história
Tudo começou quando o engenheiro suíço Joseph Villiger, acostumado ao sabor das excelentes cervejas européias, resolveu começar a fabricar sua própria cerveja de forma artesanal em sua casa. Saboreada primeiramente entre amigos, sua cerveja acabou agradando a vários paladares e ficou tão famosa que ele, juntamente com os brasileiros Paul Fritz e Ludwig Mack, em 1888, inaugurou a Manufactura de Cerveja Brahma Villiger & Companhia, na Rua Visconde de Sapucahi número 128, no Rio de Janeiro, lançando comercialmente a marca BRAHMA CHOPP, disponível nas versões clara e escura, inicialmente vendida somente em barris de madeira. No início, a pequena manufatura foi inaugurada com uma composição diária de 12.000 litros de cerveja, comercializada somente em barril, e 32 funcionários.


A palavra BRAHMA significa um deus da Índia cultuado, principalmente, junto ao lago de Pushkar, em cujas águas, quem se banha, têm todos os pecados perdoados, por piores que sejam eles. Porém, há fortes indícios que o nome BRAHMA tenha sido escolhido como uma suposta homenagem ao inventor da válvula de chope, o inglês Joseph Bramah. Meses depois, no dia 6 de setembro, a junta comercial da capital do império concedeu à Villiger & Cia. o registro da marca BRAHMA. Neste documento, uma mulher envolta por ramos floridos de lúpulo e cevada simbolizava a principal imagem do primeiro rótulo da marca.


Em 1894, a pequena cervejaria foi vendida para a empresa George Maschke e Cia, que tratou de aperfeiçoar, modernizar e ampliar o negócio nos anos seguintes, importando novos equipamentos e patrocinando bares, restaurantes, clubes e artistas. No dia 12 de agosto de 1904, com a produção de seu chope em tonéis alcançando 6 milhões de litros e com 9 depósitos, todos localizados no centro do Rio de Janeiro, nascia oficialmente a Companhia Cervejaria Brahma como resultado da fusão entre a Georg Maschke & Cia. Cervejaria Brahma e a Preiss Häussler & Cia. Cervejaria Teutonia. Em 1921 foi firmado um contrato de promessa de venda da Cervejaria Guanabara à Companhia Cervejaria Brahma. A Cervejaria Guanabara, antes denominada Cervejaria Germania, foi uma das mais antigas do país e, depois de adquirida pela empresa passou a se chamar Filial São Paulo, iniciando assim a fabricação das cervejas BRAHMA na capital paulista.


Somente em 1934, em pleno carnaval, o chope da BRAHMA foi engarrafado e passou a se chamar oficialmente BRAHMA CHOPP, possibilitando assim que o consumidor pudesse carregar consigo a fama que o chope já havia conquistado. Ary Barroso e Bastos Tigre compuseram a marchinha “Chopp em Garrafa”, que cantada por Orlando Silva, tratou de propagar a grande novidade. De garrafa em garrafa a BRAHMA CHOPP passou a ser a cerveja mais consumida do país. Nesse ano a produção alcançou os 30 milhões de litros. A diversificação de cervejas da marca começou na década de 40, quando, com extrato forte e encorpado, foi lançada no mercado a BRAHMA EXTRA em garrafas de 600 ml. Em 1954 a cervejaria já contava com seis fábricas e uma maltaria; e dez anos depois praticamente já havia conquistado todo o território nacional.


Em 1965 teve início os trabalhos das primeiras revendas exclusivas BRAHMA, constituídas em sua maioria por antigos funcionários da empresa. Essa iniciativa ampliou ainda mais o alcance de distribuição da cerveja BRAHMA. As novidades em relação às embalagens começaram em 1967 com a introdução em caráter experimental da garrafa de 300 ml, apelidada de BRAHMINHA; cinco anos mais tarde, em 1972, com o lançamento da BRAHMA CHOPP e da BRAHMA EXTRA em latas de folhas de flandres; e em 1978, com o lançamento da cerveja em garrafa de vidro personalizada na cor âmbar (antes a cerveja era engarrafada em vasilhames de qualquer cor). A década de 80 começou com uma grande novidade: a BRAHMA BEER, cerveja destinada exclusivamente para exportação. Nesta época a revista “The Washingtonian” elegeu a BRAHMA BEER como a melhor cerveja importada nos Estados Unidos. Era o começo da internacionalização da marca BRAHMA. Dois anos depois, em 1982, surpreendeu o mercado ao lançar a primeira cerveja Light do país, com baixa fermentação e baixo teor alcoólico. Em 1986 a cerveja BRAHMA foi lançada, em lata, na cidade de Tóquio no Japão.


Uma grande mudança aconteceria quando o Grupo Garantia adquiriu o controle acionário da Companhia Cervejaria Brahma em 27 de outubro de 1989 e a partir daí, foram iniciadas as construções de novas fábricas. A década de 90 tem início com grandes novidades: em 1991 ocorreu o lançamento do Serviço ao Consumidor Brahma, que surgiu junto com o Código de Defesa do Consumidor para garantir apoio e satisfação aos consumidores; e em 1992, quando com o início do esforço de exportação da BRAHMA CHOPP para a Argentina onde, em apenas um ano a marca se tornou a Nº. 1 entre as cervejas importadas. Foi em 1993 que a BRAHMA inaugurou sua primeira fábrica fora do território brasileiro, localizada na Argentina. Pouco depois, em 1998, a BRAHMA CHOPP passou a ser exportada para a Europa, iniciando seu ingresso no mercado do velho continente pela França.


A partir de 1999, a BRAHMA passou a fazer parte da Companhia de Bebidas das Américas (AmBev), resultado da fusão entre as cervejarias BRAHMA e Antarctica. No final de 2009, a Ambev, proprietária da marca BRAHMA, anunciou um acordo de patrocínio com a FIFA (Federação Internacional de Futebol) para a Copa do Mundo de 2010, que foi realizada na África do Sul. A marca BRAHMA foi a patrocinadora oficial do evento, ocupando o lugar antes cativo da americana Budweiser. A iniciativa estava em sintonia com a sua estratégia de marketing que previa a transformação da BRAHMA em uma marca global.


A linha do tempo
1914
Registro da marca MALZBIER BRAHMA, uma cerveja escura e encorpada, que seria lançada oficialmente no mercado em 1918 com o slogan “saborosa e nutriente, recomendada especialmente às senhoras que amamentam”.
1943
Lançamento da BRAHMA EXTRA, uma cerveja com extrato forte e encorpado. Os anúncios da época definiam bem as características da nova cerveja: “Extra no sabor... Extra na qualidade... Extra nos ingredientes... Cerveja Brahma Extra, em barris ou garrafas”.
1968
Inauguração da sua Estação Experimental de Cevada no Rio Grande do Sul para testar as novas variedades de cevada cervejeira e estudar suas adaptações ao solo e clima da região.
1989
Lançamento da cerveja BRAHMA em latas de alumínio.
1993
Lançamento da BRAHMA em embalagem long neck e da tampa twist, que dispensava o uso do abridor.
1995
Lançamento da BRAHMA BOCK, cerveja extremamente forte para ser consumida somente no período de inverno.
1996
Lançamento da cerveja MALZBIER em embalagem long neck.
1998
Lançamento da cerveja BRAHMA EXTRA em embalagem long neck de 355 ml.
1999
Em comemoração à chegada do novo milênio, a BRAHMA CHOPP foi lançada em embalagem comemorativa que lembrava as garrafas de champanhe.
Lançamento da lata na versão 473 ml.
2000
Lançamento das embalagens termossensíveis, que indicavam se a cerveja estava gelada no ponto certo para o consumo.
2002
Lançamento do BRAHMA CHOPP EXPRESS, um serviço de entrega em domicílio da bebida (barril de 12.5 litros) e do equipamento.
2003
Relançamento da BRAHMA LIGHT, uma cerveja muito saborosa e leve tipo Pilsen, com baixo teor alcoólico, e cuja campanha publicitária utilizava o slogan “Calorias de menos, gostosa demais”.
Desenvolvimento, para ser instalado em corredores de shoppings, lojas e supermercados; e lançamento, em abril, do QUIOSQUE CHOPP BRAHMA, sendo a primeira empresa a investir em franquias de chope.
2004
Lançamento da BRAHMA LIBER, cerveja sem álcool.
Lançamento da BRAHMA EXTRA em lata.
2005
Lançamento da primeira loja BRAHMA CHOPP EXPRESS, uma espécie de showroom (com muitos produtos da marca) permitindo que os consumidores apreciassem o chope, nas condições ideais, em domicílio, além de montagens de choperias para eventos e churrascos.
2006
Revolucionou o mercado com a introdução do BRAHMA BLACK, um chope escuro com características inéditas no país: um líquido muito mais cremoso e com um efeito visual surpreendente graças a um processo de produção especial que adiciona ao líquido, além de gás carbônico, nitrogênio. O resultado é um produto mais leve, muito mais cremoso, que, ao ser colocado no copo produz um efeito visual de cascata que surpreende os consumidores.
2007
Lançamento dos carrinhos CHOPP BRAHMA (novo modelo de franquia para a venda de chope).
Lançamento da BRAHMA FRESH, cerveja mais leve, suave e refrescante que a tradicional. A cerveja tem forte presença na região norte e nordeste do país.
2008
Lançamento da garrafa de 1 litro retornável, conhecida popularmente como BRAHMA LITRÃO.
2009
Lançamento da garrafa de 300 ml retornável.
2010
Lançamento da BRAHMA FRESH na embalagem de 1 litro.
2011
Lançamento da BRAHMA COPAÇO, uma lata que se transforma em copo. O novo produto conta com um sistema de abertura total da tampa, fazendo com que a embalagem ganhe outro formato, transformando assim a experiência de consumo da cerveja.
Lançamento da lata de 269 ml na região nordeste.


As franquias
A empresa, acreditando no enorme potencial que o chope tem no mercado brasileiro, há anos atrás lançou suas famosas franquias. O objetivo: ter maior controle sobre o revendedor ao mesmo tempo em que aumenta a exposição da marca BRAHMA. Para facilitar a expansão do número de lojas, a empresa estruturou internamente uma área de franquias com atuação nacional. Também desenvolveu três tipos de negócio: QUIOSQUE CHOPP BRAHMA (com petiscos, chope e produtos da marca), CARRINHO CHOPP BRAHMA (somente chope) e LOJA BRAHMA EXPRESS (produtos para festas). Para não concorrer com bares e restaurantes que já revendem bebidas, os quiosques e carrinhos do chope BRAHMA estão localizados em aeroportos, rodoviárias, shoppings, supermercados, hotéis, parques, praias e até cinemas – ou seja, lugares em que o consumidor não tem o hábito de beber chope. Consumidores podem comprar nas franquias chope claro, escuro, Brahma Black e refrigerantes da Ambev, além de fazer escolhas em um cardápio de comida. As lojas são pequenas e não tem como objetivo reter o cliente por várias horas, como acontece em um bar.
QUIOSQUE CHOPP BRAHMA
Os quiosques de 15, 9 ou apenas 4 metros quadrados, são o tipo de franquia mais disseminada - há mais de 260 unidades espalhadas pelo país, vendendo, além do chope (claro e escuro), petiscos (amendoim, batata frita e tábua de frios), refrigerantes e água, e produtos da marca (como copos), em locais de grande fluxo. O investimento inicial estimado é de aproximadamente R$ 90 mil (incluindo a Taxa de Franquia). Não há gastos adicionais com o ponto ou com mobília – o quiosque é instalado pronto para funcionar pela BRAHMA.


CARRINHO CHOPE BRAHMA
É o tipo de franquia mais popular (em relação ao preço). Há mais de 30 unidades, vendendo chope principalmente em belas praias do litoral paulista, Rio de Janeiro, Recife, Maceió, Camboriú e Cabo Frio. Cada carrinho móvel custa R$ 10 mil, mas o franqueado só fecha contratos de no mínimo cinco unidades.


LOJAS BRAHMA EXPRESS
Existem atualmente mais de 55 unidades no país, onde o consumidor compra chope em barril, aluga chopeiras e outros equipamentos para festa (toda a ambientação e clima de um autêntico boteco) e pode até contratar serviços como de um tirador de chope. São 5 tipos de chopeiras sofisticadas que comportam de 10 a 100 litros cada, dependendo da necessidade do cliente. Para uma pequena festa, por exemplo, pode-se optar por uma Chopeira Caldereta, que vem com gelo, contém de 10 a 30 litros, e conserva o chope por oito horas. Já para um evento maior, a melhor opção é a Chopeira Frescor - a verdadeira chopeira de bar - com 100 litros (equivalente a 320 copos). O anfitrião ainda pode contratar os serviços de um chopeiro da própria loja e montar um autêntico bar em sua casa, incluindo o chope servido em calderetas personalizadas, refrigerantes, cervejas e muito mais. As lojas ainda oferecem a opção Prata, de 30 a 100 litros, elétrica e de fácil manuseio. A BRAHMA empresta ao franqueado todos os materiais que serão alugados. Em troca, o franqueado se compromete a não cobrar o aluguel do consumidor – a receita vem só do chope vendido e dos serviços.


Um marketing poderoso
Criado como parte da iniciativa para revitalizar o carnaval carioca, o CAMAROTE DA BRAHMA se tornou um ícone e uma poderosa ferramenta de marketing da marca, que em 2011 chegou a sua 21ª edição como o espaço mais badalado e cobiçado da Sapucaí. Instalado na antiga fábrica da BRAHMA, o local simboliza a forte ligação da marca com a festa mais popular do país. Desde a construção do sambódromo no Rio de Janeiro, a BRAHMA realiza o camarote na Sapucaí. No início não levava o nome CAMAROTE N1 e apresentava outro formato: organizado pela diretoria para um grupo seleto de convidados. Com o passar do tempo o conceito do CAMAROTE DA BRAHMA foi sendo ampliado. Em 1991, a marca abriu as portas do espaço pela primeira vez para receber personalidades, celebridades, atletas, amantes do samba, empresários e formadores de opinião, aproveitando a boa localização dos escritórios da primeira fábrica, que ficava na Avenida Marquês de Sapucaí. Surgia assim o primeiro espaço do gênero da Sapucaí. A idéia surgiu duas semanas antes do carnaval e o Banco de Eventos, empresa que organiza e produz até hoje o camarote, foi responsável pela decoração do espaço e por desenvolver a camiseta-convite. Foi a primeira vez que os convidados tiveram a oportunidade de assistir ao famoso carnaval com uma vista privilegiada, conforto e segurança. As atrações musicais nos intervalos dos desfiles das escolas de samba e o serviço de táxi gratuito para voltar para casa estavam entre os mimos oferecidos aos presentes no evento de 2011. Em mais de duas décadas de história, o camarote já reuniu nomes reconhecidos internacionalmente como Gisele Bündchen, Ronaldo, Rodrigo Santoro, Barbara Bush, Monica Bellucci, Christopher Lambert, Lucy Lew, Grace Jones, Diego Maradona, Arnold Schwarzenegger, entre outros.


A comunicação
A marca BRAHMA sempre primou por uma comunicação ousada, agressiva e criativa, com ações de marketing únicas. Quem não se lembra do famoso e consagrado slogan “A Nº 1”, lançado no ano de 1991, em substituição ao tradicional “Produto de Qualidade”. Rapidamente a campanha se tornou um sucesso e durante oito anos a marca foi conhecida como líder na preferência do consumidor brasileiro. O craque Ronaldo foi contratado como garoto propaganda da marca no final de 1997, fazendo parte do projeto para a Copa do Mundo no ano seguinte.


Já com o novo slogan “TSSSSS” (som semelhante ao da abertura de uma garrafa de cerveja), a marca lançou, em janeiro de 1999, o filme temático para o carnaval, intitulado “Fantasias”. Esse foi o primeiro filme de carnaval e o quinto do anúncio da campanha – que contava com os filmes Escritório, Churrasco, Pedágio e Pelada. No final deste mesmo ano foi a vez da campanha “Refresca até pensamento”, com ações de marketing agressivas que contavam com freezers verticais padronizados e inteligentes colocados em bares, com o objetivo de manter a cerveja estupidamente gelada. A BRAHMA, em 2002, foi escolhida pela Ambev como cerveja oficial da Copa do Mundo de futebol. Comprou a cota de patrocínio da Rede Globo e criou a mascote oficial, a Tartaruga da Brahma, que havia debutado no ano de 2001 junto com os famosos siris, com slogan “Refresca com Brahma, Brasil”. A campanha envolveu quatro filmes, além de produtos licenciados com a imagem da mascote, como bonés, copos e camisetas, tudo acompanhado pelo famoso jingle:

Tartaruga foi andando até “Japon”
deu sorte por Brasil bater “Bolon”
Pintou verde e amarelo “coraçon”
ajudou Brasil ser penta “campeon”
Tartaruga nê... Tartaruga nê..
O Brasil foi dar olê...
Tartaruga nê...
foi lá no “japon”
E Brasil é penta campeon


Além disso, a marca desembarcou em solo francês. No primeiro momento, foram cerca de 1.5 milhões de latas e 800 mil garrafas long neck, que abasteceram hotéis, restaurantes e cafés, além das grandes redes de supermercados. Teve ainda a campanha “Que tal uma Brahma agora?”. No ano de 2004, a campanha mais polêmica, assinada pela agência África de Nizan Guanaes, onde o cantor Zeca Pagodinho, então garoto propaganda e sob contrato da cerveja Nova Schin, estrelou a nova campanha televisiva da marca, causando uma enorme confusão e polêmica no meio publicitário brasileiro. No comercial o cantor aparecia fazendo o que sabe. Cantarolando um samba que cita um amor de verão, em referência a sua súbita paixão pela Nova Schin, a canção interpretada pelo sambista diz que a BRAHMA é seu amor de verdade. Ainda neste ano, foi estrelado o comercial para o CHOPP BRAHMA com o slogan “Se o bar é bom, o chope é Brahma”.


A BRAHMA completou 120 anos no mês de outubro de 2008. E para tal comemoração lançou uma enorme campanha, investindo pesado em comunicação para celebrar a data histórica. A campanha incluiu um filme de 60 segundos, rodado em Porto Alegre, que mostrava uma multidão caminhando pelas ruas em direção a um estádio de futebol onde uma “garrafa humana” era montada no gramado - formada por pessoas e coreografada para fazer a “tampa” abrir e a “cerveja” sair pelo gargalo. No site, o usuário podia enviar uma foto sua e fazer parte de uma garrafa virtual que seria formada por 120 mil imagens.


Em outra ação a empresa lançou uma coleção de rótulos históricos, mostrando a evolução da marca BRAHMA ao longo do tempo. Eram 11 opções de embalagens (latinhas), com tiragem limitada. Entre as embalagens, o primeiro rótulo da marca, de 1888, que trazia o desenho de uma mulher envolta em ramos floridos de lúpulo e cevada, dois dos principais ingredientes da bebida; e o rótulo de 1911 onde aparecia pela primeira vez a identificação “A Rainha das Cervejas”.


A marca também colocou no mercado uma edição especial da lata de 350 ml e da garrafa de 600 ml com rótulo metalizado e o logotipo comemorativo de 120 anos da marca.


A evolução visual
O logotipo da BRAHMA passou por algumas alterações no decorrer dos anos. A primeira ocorreu em 1968. A última delas aconteceu em 2010, quando a marca apresentou também uma nova embalagem na cor vermelha. A mudança de cor (antes a lata era branca) fazia parte da estratégia do novo posicionamento da marca - “O sabor de sua Brahma agora na cor da Brahma”, cujo foco era reforçar o sabor e a qualidade da cerveja.


Os slogans
O sabor de ser Brahmeiro.
(2009)
Z da Brahma todo mundo ama. (2007)
Quarta-feira agora é zeca-feira. (2007)
Brahma. Todo mundo ama. (2006)
Brahma Olé. (2005)
Se o bar é bom o Chopp é Brahma. (2005)
Refresca até pensamento. (1999)

TSSSSS.
(1999)
A Nº 1. (1991)
Produto de Qualidade. (até 1991)
Cerveja no Brasil, só Brahma. (1983)
Pediu Brahma, pediu bem.
Brahma Chopp, o sabor número.
Sem Brahma não dá.
Brahma Extra, EXTRAORDINÁRIA.


Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 6 de setembro de 1888
● Fundador: Joseph Villiger, Paul Fritz e Ludwig Mack
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Ambev
● Capital aberto:
Não
● Presidente: João Castro Neves
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Valor da marca: R$ 4.351 bilhões (2011)
● Franquias: 350 (quiosques, carrinhos e lojas)
● Presença global: + 15 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: Brasil, América Latina e Rússia
● Funcionários: 44.900 (AmBev)
● Segmento: Cervejas
● Principais produtos:
Cervejas e chope
● Principais concorrentes: Kaiser, Itaipava e Devassa Bem Loura
● Ícones: Campanhas publicitárias
● Slogan:
O sabor de ser Brahmeiro.
● Website: www.brahma.com.br

O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca BRAHMA está avaliada em R$ 4.351 bilhões, ocupando a posição de número 7 no ranking das marcas mais valiosas do Brasil.

A marca no mundo
A cerveja BRAHMA é a segunda marca mais vendida e consumida do Brasil (5ª no mundo), chegando a estar disponível em mais de 1.2 milhões de pontos de venda no país inteiro. É a marca internacional da Ambev, estando presente em mais de 15 países, entre eles Rússia, quinto maior volume de vendas da marca no mundo (depois de Brasil e América Latina), Estados Unidos, Canadá, Bélgica, França, Inglaterra, Irlanda, Ucrânia, Itália, Espanha, Suécia, Austrália, Nova Zelândia, China e Holanda. Atualmente, o CHOPP BRAHMA é líder de mercado em mais de 90% das cidades brasileiras, estando presente em mais de 800 bares de 85 cidades.

Você sabia?
A marca há mais de 30 anos é parceira da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. A BRAHMA possui sólida relação com o mundo country e está presente em mais de 250 rodeios ao redor do país.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Época Negócios e Veja), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 7/9/2011

7 comentários:

Erich L. Bendlin disse...

É a marca de cerveja mais tomada pela minha família a mais de 30 anos, tinha até em aniversário de criança, lembro bem, da época dos refrigerantes da Brahma, Guaraná, Limão e Laranja, com garrafas na cor marrom, verde e ambar respectivamente.

Ana disse...

Olá! Na verdade, o slogan "Produto de Qualidade" foi utilizado na década de 1970. A partir de 1982, a Brahma muda completamente sua publicidade e passa a adotar slogans mais sedutores, como "Gostosíssima", "Naturalíssima", "Saborosíssima". E na televisão, muitos artistas famosos passam a ilustrar a campanha, como a Fafá de Belém. Tinha um jingle também: "Brahma Chopp, a cerveja, que vem da natureza..."

Anônimo disse...

Qual foi o reconhecimento dado ao autor da "número 1"? Realmente teve? Se não teve, não acha que ele merecería?

Fernando disse...

Caro amigo, ficou ótima essa descrição sua sob o mundo das cerveja. Estou precisando de saber sobre ações promocionais sob cerveja light para um trabalho da faculdade, e tenho até agora encontrado na net da Budweiser light. vc tem alguma coisa para me mandar. fernando.fertonani@yahoo.com.br

desde já agradeço.

Anônimo disse...

Moro no Canada e so bebemos a cerveja da Brahma, volto a Sp 1 ou 2 vezes por ano, e estou a procura de copos de chopp . Os unicos que encontrei a venda ( ja comprei) sao da Brahma black. Onde poderia encontrar os de chopp ???
agradeco
Marina

Anônimo disse...

Marina, você pode encontrar no Bar Brahma ou nas franquias de Quiosque Chopp Brahma, são vários pela cidade. Qualquer dúvida sobre as calderetas de chopp, entre em contato com sac@barbrahmasp.com sobre modelos disponíveis, preços e local de compra.
Daniela

CARLOS EDUARDO DA COSTA disse...

Olá! Eu comprei, hoje, uma Brahma Chopp-Garrafa de Alumínio-Edición Limitada, fabricada pela Cerveceria e Malteria Quilmes S.A., da Argentina. Pesquisei no Google e não achei nenhuma informação sobre ela. Poderiam me dizer alguma coisa?

Carlos Eduardo