8.6.06

CASTROL


A CASTROL é conhecida como marca líder em soluções lubrificantes, oferecendo sempre o óleo certo para cada tipo de motor. Gasolina, álcool, diesel ou bicombustível, o motor do seu veículo, quer seja ele um carro, uma moto ou um caminhão, tem a certeza de sempre estar protegido e desempenhando sua máxima eficiência com tremenda economia. A CASTROL vem construindo, há mais de cem anos, uma história de pesquisa, pioneirismo e vitórias tecnológicas, tanto nas ruas como nas pistas e até nos ares. 

A história 
Tudo começou na cidade de Londres exatamente no dia 19 de março de 1899 com a criação da empresa CC Wakefield & Company pelo visionário Charles “Cheers” Wakefield, que aos 39 anos deixou um emprego estável na Vacuum Oil e com seu talento empreendedor desenvolveu produtos e estratégias comerciais inovadoras, antevendo a importância vital que os óleos e lubrificantes teriam no maquinário industrial. Ele era um homem persuasivo que conseguia articular claramente sua visão, e oito ex-colegas de trabalho o seguiram para ajudá-lo na nova empresa. No ano seguinte, foi descoberto e patenteado o lubrificante Wakefield para eixos das engrenagens de locomotivas a vapor. Nesta época a empresa produzia óleos e lubrificantes para composições ferroviárias e máquinas pesadas.


Pouco depois, Wakefield começou a se interessar particularmente pelas duas grandes invenções da época: o automóvel e o avião. A empresa começou então a desenvolver lubrificantes especificamente para esses novos tipos de motores, que precisavam de óleos que fossem líquidos o suficiente para funcionarem mesmo sem aquecimento na ignição e densos o bastante para continuar funcionando sob altas temperaturas. Isto revolucionou seus negócios, e, em 1906, sua empresa lançou no mercado o primeiro óleo para motores de combustão interna já com a marca CASTROL. O nome deriva da junção das palavras CASTOR e OIL (que em inglês significa Óleo de Rícino), já que o novo óleo era uma mistura de minerais e vegetais, incluindo sementes de mamonas.


Porém, foi somente em 1909 que o óleo CATSROL C começou a ser vendido ao público em geral. Pouco tempo depois, foi a vez de uma linha completa de produtos para motocicletas, aviões e carros de competição ser introduzida no mercado. Todos esses produtos foram testados ao limite pelos melhores pilotos da época, o que gerava enorme credibilidade para a marca. As inovações continuaram e logo vieram os lubrificantes especiais para os segmentos de veículos comerciais, marítimo e industrial. Estabelecendo parcerias com grandes empresas daquela época, o progresso da marca CASTROL deu-se rapidamente e a empresa tornou-se referência em produtos com alta qualidade que utilizavam tecnologia avançada.


Com uma visão pioneira de marketing, sendo um precursor do que viria a ser propaganda moderna, Wakefield, em 1922, utilizou um avião para desenhar no céu londrino o nome CASTROL. A partir daí criou maneiras originais de chamar atenção para seus produtos e, portanto, atrair novos clientes. A marca CASTROL começou a aparecer em faixas e bandeiras, em eventos de aviação, corridas de automóveis e competições de quebra de recordes de velocidade em terra. Quando um de seus patrocinados vencia uma competição, a empresa mandava imprimir anúncios enfatizando que o veículo usava lubrificante CASTROL. O recorde de velocidade em terra foi quebrado vinte e três vezes, entre os anos de 1920 e 1930, em dezoito ocasiões por motores que usavam CASTROL. Ao mesmo tempo, ele expandia sua empresa, cada vez mais lucrativa, desenvolvendo lubrificantes, especialmente, para as características individuais dos motores de diversos fabricantes de automóveis. Em 1935 surgiram os lubrificantes de motor à base de detergente patenteados pela CASTROL.


Após 1939, apesar da Segunda Guerra Mundial, a empresa expandiu-se para toda Europa, Estados Unidos, Ásia e África. Em 1953 foi desenvolvido o primeiro lubrificante semi-sintético para motor, conhecido como CASTROL R20, em parceria com a alemã Mercedes-Benz. Pouco depois, em 1957, a CASTROL desembarcou oficialmente no Brasil para comercializar seus óleos e lubrificantes. Em 1960, o nome do óleo para motor havia eclipsado o nome do fundador da empresa, e a CC Wakefield & Company passou a chamar oficialmente Castrol Ltd. Enquanto isso, os pesquisadores da empresa debruçaram-se sobre as complexidades da lubrificação de motores e um centro de pesquisas de ponta foi inaugurado em Bracknell, na Inglaterra.


Em 1966, a empresa foi comprada pela Burmah Oil Company, uma das mais antigas companhias inglesas de petróleo, mas manteve seu nome comercial. Para mostrar que a CASTROL não se dedicava exclusivamente a carros e aeronaves, o Queen Elizabeth II, o maior transatlântico de turismo lançado em 1967, utilizava lubrificantes da marca. Em 1968, a marca lançaria o lubrificante mais famoso de todos os tempos: CASTROL GTX, primeiro lubrificante multi-graduado do mercado, que rapidamente se tornou um sucesso de vendas em postos de gasolina e oficinas mecânicas em mais de 140 países.


Foi também a CASTROL a primeira a introduzir o tungstênio líquido nos lubrificantes para motores revolucionando a lubrificação através das suas propriedades antifricção; o primeiro óleo verdadeiramente sintético e nos anos de 1970 introduzindo um lubrificante de viscosidade zero no mercado, trazendo benefícios substanciais no consumo de combustível, um produto anteriormente somente disponível para equipes de competição. Outra inovação foi o lançamento do CASTROL GTX MAGNATEC, que possuía a revolucionária propriedade de “atração molecular única”, protegendo assim o motor desde o momento em que era dado à partida, reduzindo drasticamente o desgaste das peças. Nesta época, a estratégia de patrocínios prosseguia com vitórias sucessivas. No rali Londres/México, em 1970, 16 dos 23 finalistas usavam CASTROL.


Em 1986, a empresa foi pioneira ao lançar no mercado uma linha de lubrificantes compatíveis com os catalisadores e introduziu o CASTROL DYNAMAX, o primeiro lubrificante diesel a permitir um melhor controle de consumo de combustível. No mesmo ano a marca foi premiada com o “Pollution Abatement Techology” para o revolucionário CASTROL BIOLUBE 100, primeiro lubrificante náutico biodegradável. Em julho de 2000, a CASTROL foi adquirida pela gigante britânica British Petroleum, empresa fundada em 1909 para a exploração de petróleo na Pérsia e que hoje é focada nos mercados de energia e combustíveis. Surgiu, assim, a divisão BP CASTROL. Na sequência dessa aquisição, a CASTROL passou a ser a principal marca de lubrificantes da BP no mundo, trazendo milhões de novos clientes, expandindo ainda mais seu alcance global e lançando lubrificantes de tecnologia de ponta e alta performance para todos os tipos de veículos.


A ligação da marca com automóveis e velocidade é antiga e evidente, tanto que a CASTROL possui parceria com algumas das principais montadoras do mundo, incluindo Audi, BMW, Jaguar, Ford, Honda, Volvo, Skoda, Volkswagen e Land Rover, que recomendam a utilização de óleos e lubrificantes da marca em seus automóveis. Além disso, a marca patrocina diversas competições de automobilismo importantes, como por exemplo, o Mundial de Moto Velocidade, o Campeonato Mundial de Superbikes, o Campeonato Mundial de Rali e o Campeonato Mundial de Turismo. Mais recentemente, em 2015, a marca passou a patrocinar o pentacampeão da Stock Car Brasil, Cacá Bueno, marcando o retorno da CASTROL à principal categoria do automobilismo nacional. A CASTROL também foi uma importante patrocinadora da equipe de Fórmula 1 Williams e do tradicional rali Paris-Dakar. A empresa também possui uma relação íntima com o futebol. A CASTROL foi uma das patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo de 2014.


Produtos avançados 
Há mais de 100 anos a marca CASTROL é sinônimo de qualidade e vanguarda em lubrificantes para todas as aplicações. Na vanguarda do pioneirismo tecnológico, a marca mantém 13 centros de pesquisa e desenvolvimento no mundo, responsáveis por desenvolver e testar centenas de novos produtos todos os anos. Atualmente oferece uma completa linha de óleos e lubrificantes que utilizam tecnologia avançada, proporcionando uma qualidade superior, evitando assim desgastes e gerando uma maior economia.


Sua linha é composta, além do tradicional CASTROL GTX, por lubrificantes que estão entre os mais modernos e avançados do mercado: 
CASTROL ELIXION 
Um lubrificante inovador, totalmente sintético, fruto da engenharia molecular exclusiva da marca. A viscosidade única deste lubrificante reduz o atrito interno do motor e o consumo de combustível. O lubrificante proporciona uma economia de combustível de pelo menos 4%, um excelente arranque a frio e uma excepcional capacidade de controle da fuligem. Destaque, ainda, para reduzida emissão de produtos nocivos ao meio ambiente. 
CASTROL SLX LONG LIFE 
Um lubrificante totalmente sintético, de alto desempenho e baixas emissões, que incorpora o revolucionário conceito “Clean Performance Technology”, especificamente desenvolvido para as novas gerações de motores a diesel e a gasolina. Este avançado lubrificante, desenvolvido em parceria com o grupo VW-Audi, foi especialmente criado para manter limpo o filtro de escape e proteger o motor, otimizando o desempenho e a economia de combustível. 
CASTROL FORMULA SLX 
Um lubrificante 100% sintético, recomendado para todos os motores de automóveis de passeio ou esportivo, tanto a gasolina como diesel, com ou sem injeção eletrônica, onde é exigido o máximo rendimento do motor sob as mais severas condições de funcionamento. 
GTX 3 PROTECTION PLUS 
Um lubrificante de base mineral, desenvolvido para proporcionar o máximo rendimento aos motores modernos, inclusive os turbos alimentados e multiválvulas, tanto a gasolina como a diesel. 
CASTROL EDGE 
Um lubrificante totalmente sintético para muitas especificações de motores, incluindo modelos da Mercedes-Benz, BMW e Volkswagen. Foi especialmente desenvolvido com reserva de desempenho que permitem intervalos de troca estendidos, que podem atingir 50.000 km. 
CASTROL EDGE PROFESSIONAL 
Lançado em 2011, é reforçado com TITANIUM FST que duplica a resistência da película lubrificante. Ao evitar a quebra da película lubrificante, o atrito é reduzido, contribuindo para maximizar o desempenho do motor. 
CASTROL MAGNATEC 
Um lubrificante que contém Moléculas Inteligentes que protegem o motor do automóvel continuamente, mantendo-o novo e proporcionando uma proteção continua e ativa durante mais tempo. 
CASTROL ACTEVO GP 
É um produto de alta qualidade desenvolvido especialmente para os modernos motores 4T de motocicletas. 
CASTROL GTX ECOFLEX 
Primeiro lubrificante testado e aprovado para motores flex. 
CASTROL CRB TURBO SAE 
Um lubrificante indicado para todos os tipos de caminhões, turbinados ou convencionais, que utiliza tecnologia sintética com formulação Termo Top, um pacote de aditivos desenvolvido para proteger o motor nas altas temperaturas e condições severas de serviço.


A evolução visual 
A evolução da identidade visual da marca CASTROL foi bastante acentuada no decorrer dos anos. As principais modificações ocorreram em 1946, quando o logotipo ganhou uma forma arredondada; ou em 1958, quando a palavra WAKEFIELD foi retirada do logotipo.


Em 1968 o logotipo adotou uma nova tipografia de letra, e finalmente, em 2001, ganhou ares mais modernos.


Os Slogans 
It’s more than just oil. It’s liquid engineering. (2008) 
Everything else is just motor oil. (2003) 
Castrol - liquid engineering. (1999) 
Fit it in your car. (1985, GTX) 
The masterpiece in oils. (1950) 
Mais que óleo, engenharia líquida. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Inglaterra 
● Fundação: 19 de março de 1899 
● Fundador: Charles “Cheers” Wakefield 
● Sede mundial: Swindon, Inglaterra 
● Proprietário da marca: Castrol Limited 
● Capital aberto: Não (subsidiária da BP p.l.c.) 
● CEO: Paul Waterman 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 140 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 7.000 
● Segmento: Petroquímico 
● Principais produtos: Óleos, lubrificantes, fluídos para freios e graxas 
● Concorrentes diretos: Shell, Mobil, Texaco, Havoline, Pennzoil, Bardahl, Valvoline e Lubrax 
● Ícones: O óleo CASTROL GTX 
● Slogan: It’s more than just oil. It’s liquid engineering. 
● Website: www.castrol.com.br 

A marca no Brasil 
A CASTROL desembarcou no Brasil em 1957 e testemunhou o nascimento da indústria automobilística nacional, sempre se adiantando e superando suas exigências. Foi um dos primeiros fabricantes a lançar óleos em recipientes plásticos no país e o primeiro a oferecer lubrificantes sintéticos de alta performance, ainda em 1992. Com matriz em Barueri, São Paulo, fábrica e laboratório na cidade do Rio de Janeiro e representações nos principais centros consumidores do país, a CASTROL produz lubrificantes para motores de veículos a gasolina, a álcool, a diesel e GNV; para motocicletas com motores de 2 e 4 tempos, motores náuticos e também para veículos agrícolas. Seu extenso portfólio ainda inclui fluídos e graxas para diversas finalidades. Instalada numa área de aproximadamente 20.000 m², a fábrica, a maior e mais moderna da América Latina tem capacidade para seis milhões de litros e 92 tanques. O depósito pode armazenar até 1.5 milhões de litros de produto acabado, acondicionados em tambores e embalagens plásticas.


Além disso, a empresa possui a rede CASTROL AUTO SERVICE, criada para oferecer ao consumidor um alto nível de serviço de troca de óleo com a confiabilidade e segurança merecidas, tudo isso em ambientes limpos, iluminados e devidamente organizados. Os funcionários uniformizados são treinados e preparados para esclarecer às suas dúvidas, orientando sobre o melhor produto a ser utilizado no carro.


A marca no mundo 
Atualmente a CASTROL está presente em mais de 140 países ao redor do mundo, comercializando produtos em diferentes segmentos. A rede de distribuição abrange 800 portos e mais de 2.000 distribuidores e agentes. Muito embora a maioria das pessoas conheça a marca pelos seus feitos no desenvolvimento de lubrificantes para carros e motos, a CASTROL também produz lubrificantes, fluídos e graxas para situações que diretamente afetam nossa vida cotidiana em formas menos visíveis, tais como na produção de gás e eletricidade, indústria de transporte, veículos para a construção e movimentação de terras, refrigeração, trabalhos em metal e plástico, além dos lubrificantes para o setor marítimo e para a indústria em geral. 

Você sabia? 
Recordes de velocidade foram quebrados mais de 21 vezes por carros que utilizavam lubrificantes CASTROL. Um desses recordes importantes foi superado em 1997, quando o Thrust, estabeleceu o primeiro recorde mundial de velocidade supersônica. 
Quando a sonda Curiosity da NASA começou sua empolgante missão em Marte no ano de 2012, um lubrificante industrial inovador chamado Castrol Braycote 601 EF ajudou a garantir seu bom funcionamento, desde as rodas até suas câmeras. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 18/8/2015

Nenhum comentário: