9.6.06

LANCÔME


A beleza das mulheres vai muito além das aparências: é uma emoção à flor da pele. Um despertar dos sentidos. É o reflexo de uma harmonia entre corpo, alma e espírito. A LANCÔME acredita que cada mulher tem uma beleza própria e quer dar a ela o prazer de desfrutá-la, oferecendo-lhe as melhores inovações científicas. Para LANCÔME, a beleza do futuro será vibrante, generosa e multifacetada, cujos produtos mesclam o mais refinado luxo com a sempre desejada modernidade, e maquiagens expressam a essência da criatividade. Hoje em dia dificilmente não há frasqueira que não ostente ao menos um rímel ou batom da marca, uma verdadeira referência quando o assunto é maquiagem. 

A história 
Inspirado pela grande paixão por fragrâncias e pelo sonho em divulgar o espírito e a cultura francesa, Armand Petitjean, que havia sido aluno de François Coty (considerado o pai da perfumaria de luxo do século XX), lançou a marca LANCÔME no dia 21 de fevereiro de 1935 com a apresentação de cinco fragrâncias diferentes em uma feira de perfumaria na cidade de Bruxelas na Bélgica. As cinco fragrâncias (Tropiques, Tendres Nuits, Kypre, Bocage e Conquête) eram vendidas em frascos criados pelo habilidoso artista George Delhomme, que viria dar forma aos mais belos e elegantes frascos de perfumes do mundo. Os famosos frascos atualmente são peças de colecionadores, como por exemplo, os dos perfumes Cachet Bleu (1935) e The Amphora of Marrakech (1947), que são os mais disputados nos dias de hoje.


Além disso, a nova empresa oferecia também um pó chamado Conquête. Já em 1936 a empresa ingressou no mercado de cosméticos com o lançamento do creme Nutrix, que possuía em sua formulação o sérum natural, ingrediente com qualidades nutritivas e regenerativas, cuja fórmula permanece imutável até hoje. Outra novidade foi o lançamento, pouco depois, de seu primeiro batom: o famoso Rose de France. Era o começo de uma marca ícone neste segmento, com seus perfumes de prestígio, cremes revolucionários e maquiagens inovadoras.


Somente em 1950 os produtos da marca foram introduzidos no mercado americano. Apenas cinco anos depois os produtos da marca já estavam disponíveis em 98 países ao redor do mundo. Em 1964 a marca foi comprada pela empresa francesa L’Oréal. Nos anos seguintes, se beneficiando do aporte financeiro e da vasta experiência da nova proprietária, a marca introduziu no mercado uma enorme variedade de produtos de alta qualidade conquistando grande e inabalável reputação em seu segmento. Mas não foi somente na perfumaria que a LANCÔME se destacou. Entre os inúmeros produtos lançado neste período, a marca francesa foi responsável pela introdução em 1970 da primeira máscara de cílios.


Somente em 1990 a marca chegou ao Brasil com linhas de tratamento solar, maquiagem e perfumes, tornando-se a número 1 na categoria de produtos de luxo. Nesse mesmo ano, Sicos, a fábrica da LANCÔME em Caudry, no norte da França, festejou seus 20 anos de funcionamento. Como presente recebeu o acento que coroa a sua sigla: SICÔS. Em 1995, se tornou a primeira marca do segmento a lançar cosméticos com tecnologia de nanocápsulas, minúsculas partículas que fazem com que os ingredientes penetrem mais profundamente na pele.


Em 2015 a LANCÔME comemora 80 anos. E as celebrações começaram com uma pomposa festa em Paris. Isto não seria possível sem as mulheres que hoje personificam a marca: Julia Roberts, Penélope Cruz, Kate Winslet, entre outras beldades, estavam todas no palco, juntas pela primeira vez, para desejar um feliz aniversário à icônica marca francesa. Isabella Rossellini, que honrou a marca com o seu charme e beleza por muitos anos, foi a mestre de cerimônia. A festa é apenas um dos destaques de uma comemoração que começou oficialmente em janeiro com o lançamento de um livro que comemora a herança da marca, batizado de “Editions du Regard”. Foi seguido pelo lançamento dos primeiros produtos de edição limitada vendidos somente pela internet – três tons do lendário L’Absolu Rouge. A comemoração atingirá o seu clímax em dezembro com o lançamento de duas edições extremamente limitadas: a reedição de Les Jumelés, um estojo de joias com batons do patrimônio de LANCÔME, e uma versão muito especial do novo La Vie est Belle l’Extrait, criada com o mais antigo alto joalheiro da França, Mellers dit Mellerio.


O sucesso das inovações da marca deve-se em grande parte aos “técnicos” que saem da escola LANCÔME e que divulgam a mensagem da marca pelo mundo inteiro. A beleza é uma ciência viva que precisa ser constantemente reinventada. Desde sua fundação a marca tem superado incansavelmente as fronteiras entre tecnologia e criação, estabelecendo novos limites. São três centros master de Pesquisa e Desenvolvimento (França, Estados Unidos e Japão), 3.000 pesquisadores, parcerias constantes com grandes nomes do mundo da ciência (biólogos, dermatologistas e farmacêuticos) e mais de 300.000 mulheres entrevistadas em todos os países do mundo nos últimos três anos. Tudo isso permite que a LANCÔME tenha um conhecimento inigualável sobre a pele, seus mecanismos e necessidades específicas. Ao longo de sua rica história a marca francesa criou best-sellers como a máscara para cílios Ôscillation, o batom L’Absolu Rouge, o tratamento facial Rénergie e os perfumes Magnifique e Trésor. Além é claro da premiada máscara Hypnôse. Por isso LANCÔME é a marca de beleza que chega o mais próximo do coração das mulheres.


Hoje em dia através de contínuos investimentos em pesquisa e tecnologia, oferece às consumidoras produtos inovadores e da mais alta qualidade, que se traduzem em linhas completas de tratamento para rosto e corpo, maquiagem e perfumes. A marca alia experiência, criatividade e sonho para oferecer a cada mulher seu ritual de beleza personalizado, para cada fase de sua vida, como o mais delicioso de seus batons, Rose de France, primeiro batom perfumado de rosa búlgara natural; ou a máscara Ôscillation, inventando e reinventando a linguagem da beleza, ao permanentemente quebrar as fronteiras da experiência, emoção e luxo no estilo francês. Além disso, a marca cria cores e texturas deliciosas, e embalagens que são pequenas obras de arte: caixas de pó refinadas, tampas trabalhadas e douradas a ouro fino, verdadeiros porta joias para batons. Não por acaso, por oito décadas, LANCÔME, marca líder no mercado de beleza de luxo do mundo, é exemplo de beleza e glamour com o refinado toque francês.


A linha do tempo 
1947 
Lançamento do PROGRÉS, primeiro creme que realçava a proteção natural da pele. 
Lançamento do perfume MARRAKECH, cujos vidros eram assinados pela renomada empresa de cristais Lalique. 
1950 
Lançamento do perfume MAGIE, um verdadeiro sucesso que vinha embalado em um frasco moderno que representava a silhueta de uma mulher vestida de quimono. 
1952 
Lançamento do TRÉSOR, a primeira edição de um perfume almiscarado oriental apresentado em um aprimorado frasco-diamante. O perfume se transformou em um ícone da marca francesa. 
1955 
Lançamento da linha OCÉANE, produtos feitos a base de água pura do mar e enriquecidas com algas e oligoelementos. 
1957 
Lançamento do perfume ENVOL, feito a base de rosa e jasmim. 
1967 
Lançamento do perfume CLIMAT
1968 
Lançamento do perfume masculino BALAFRE
1969 
Lançamento do Ô, uma fragrância fresca ao estilo eau de toilette. 
Desenvolvimento do BIEBFAIT de MATIN, primeiro creme hidratante protetor com cor. 
1971 
Lançamento do perfume SIKKIM
1978 
Lançamento do perfume MAGIE NOIRE
1985 
Lançamento do perfume masculino SAGAMORE
1986 
Lançamento do NIOSÔME, um creme anti-envelhecimento que de forma pioneira utilizava em sua formulação lipossomas, micro-cápsulas que penetram na pele e previnem o envelhecimento. 
1987 
Lançamento do Ô INTENSE, um perfume mais intenso que o original. 
1989 
Lançamento do NOCTOSÔME, um creme para tratamento noturno da pele. 
1995 
Lançamento do POÊME, um dos perfumes mais conhecidos da marca. 
1996 
Lançamento do Ô for MEN, uma nova água de toalete para homens. 
1997 
Lançamento da linha SÔLEIL, composta por bloqueadores e bronzeadores que protegem contra os raios solares mais fortes do verão intenso. 
1999 
Lançamento do Ô OUI!, um perfume com fragrância ainda mais fresca que o tradicional Ô. 
2000 
Lançamento do MIRACLE, um agradável perfume floral. 
2003 
Lançamento do RESOLUTION, um creme de tratamento anti-rugas intensivo com D-Contraxol, que atua amenizando os efeitos das contrações feitas no cotidiano: rir, franzir as sobrancelhas, apertar os olhos, vincar a testa, etc. E mais, em apenas quatro semanas prometia rugas menores e pele mais lisa. 
Lançamento do perfume ATTRACTION
2004 
Lançamento do perfume MIRACLE SO MAGIC
Lançamento da máscara HYPNÔSE, que trazia o maior segredo de beleza das francesas: olhares hipnotizantes. Para dar a todas as mulheres esse dom, a marca imaginou um novo gênero de máscara de cílios. Uma revolução com volume extravagante para um efeito encantador, a máscara já curvou, maximizou e alongou milhões de cílios ao redor do mundo, formando uma verdadeira arma de sedução e oferecendo um impulso de confiança que torna qualquer olhar irresistível e inesquecível. 
2005 
Lançamento do HYPNOSE, um perfume acondicionado em um frasco inspirado em um produto dos anos de 1950, chamado Trésor Magic. Foi o 50.º perfume criado pela marca francesa. 
Aumento de rugas acentuadas, marcas de pigmentação e mudança nos contornos faciais foram os sinais clínicos observados e avaliados por mais de vinte anos e que forneceram um quadro muito claro da ação do envelhecimento para a criação do creme de reconstrução profunda ABSOLUE PREMIUM βx
2008 
Lançamento do OSCILLATION, um rímel vibrante que se tornou um verdadeiro sucesso. Apertando um pequeno botão na base, a haste oscila 7.000 vezes por minuto, evitando que os cílios grudem com o excesso de produto, dando livre acesso para novas camadas. 
Lançamento do MAGNIFIQUE, um perfume referido como uma fragrância floral amadeirada com notas de rosa, madeira nagarmota, vetiver, sândalo, rosa da Bulgária e jasmim. O perfume tem o slogan “You are unique; you are Magnifique” (Você é única; você é magnífica). 
2009 
Um estudo detalhado de neuromediadores liberados na pele permitiu que a marca entendesse melhor a principal função da substância P no fenômeno conhecido como “pele cansada”. O complexo ACTICALM patenteado no produto de cuidado com a pele HYDRA ZEN consiste na descoberta de um ingrediente ativo que neutraliza os efeitos da substância P (segundo testes in vitro). 
Lançamento do HYPNOSE SENSES, uma versão mais leve e refrescante do famoso perfume. 
Lançamento da máscara HYPNÔSE DRAMA, que proporciona 14 vezes mais volume para os cílios. 
2010 
Lançamento do RÉNERGIE LIFT VOLUMETRY, um poderoso creme contra o envelhecimento da pele que utiliza o complexo GF-Volumetry, concebido para reforçar a comunicação celular, tornando a pele imediatamente mais firme. Em termos práticos, se nota uma melhoria na qualidade da pele (brilho, elasticidade e firmeza). O produto se tornou um verdadeiro sucesso de venda depois der ser indicado por cirurgiões plásticos americanos. 
2011 
Lançamento do VISIONNAIRE, um creme para pele com a molécula LR 2412, que promete corrigir ao longo do uso os poros, as imperfeições e pequenas rugas. 
2012 
Lançamento do perfume LA VIE EST BELLE, cuja campanha de estréia teve como garota-propaganda a bela atriz Julia Roberts. 
Lançamento do ABSOLUE L’EXTRAIT, um inovador cerme anti-envelhecimento. Apelidado de ultimate regeneration elixir, é um concentrado de rosas com ativos capazes de estimular células encontradas na camada dérmica da pele. 
2014 
Lançamento da linha de maquiagem em edição limitada FRENCH BALLERINE.


O instituto de beleza 
A Rue du Faubourg Saint-Honoré é um dos endereços de beleza mais concorridos da capital francesa. Lá, desde 1935, no número 29, está instalado o L’Institut Lâncome. Imagine uma sala onde a beleza alcança seu auge com os melhores tratamentos para rosto e corpo manuseados por esteticistas formadas nas técnicas milenares da massagem. Um abrigo envolto por cortinas brancas que mudam de cor a cada tratamento. Uma cabine cuja trilha sonora varia de acordo com o conceito do produto a ser aplicado. A ideia é oferecer às clientes relaxamento e bem-estar enquanto cuidam do rosto e do corpo. Na recepção, o Studio Make Up Artist exibe um verdadeiro arsenal de cores atraentes e sedutoras, propondo em primeira mão as últimas tendências de maquiagens. Uma profusão de rosas em tecido traz ainda mais sofisticação ao espaço, que abriga eventos exclusivos para as clientes da marca.


Enquanto aguarda o atendimento, a cliente pode experimentar os célebres perfumes LANCÔME e sentir a emoção causada por cada fragrância. São seis tratamentos faciais e três corporais. Se a ideia for uma regeneração polisensorial com hidratação, a marca recomenda Aqua Fusion, cuja fórmula “clona” a água das células da pele. Para um efeito lifting, massagens estimulantes e Rénergie Morpholift, que promove o efeito de 25.000 micro-liftings no rosto. Para o corpo, deliciosos tratamentos como esfoliação com Caresse, que elimina células mortas e purifica a pele; e auto-bronzeamento com os produtos Flash Bronzer. Mimo extra: todas as sessões são acompanhadas de uma relaxante massagem nas mãos e nos pés. E, para oferecer uma opção criativa de presente, a marca criou exclusivos Gift Cards de seus tratamentos. Após o tratamento, a esteticista aconselha o programa ideal de beleza para a cliente seguir em casa, prolongando a luxuosa experiência de viver a experiência LANCÔME. A proposta de tratamento facial e corporal do instituto se expandiu para 30 países e chegou, em 2007, ao Brasil através do Centro de Beauté Lancôme. 


O símbolo 
O criador da marca, o perfumista Armand Petijean, tinha uma verdadeira paixão pelas rosas e cultivava-as no seu roseiral, localizado em Ville d’Avray (Hauts de Seine), região situada fora de Paris. Não foi surpresa que ele a tenha escolhido como símbolo de seus perfumes. A rosa dos perfumes LANCÔME era uma rosa tradicional, redonda e de caule curvo, inspirado no trabalho do pintor Belga Redouté, aquarelista e entalhador, especialista em plantas e flores. O querubim já era o emblema da linha de maquiagem, enquanto a flor de lótus era o símbolo da linha de tratamento para a pele, e a rosa, de perfumes.


Em 1964 uma rosa estilizada, com caule longo e pequenas folhas, se tornou símbolo único da marca francesa, fazendo parte de seu logotipo. Passou então a ser utilizada nas campanhas publicitárias e em todas as suas embalagens. Foi modificada em 1974, perdendo algumas folhas, e se tornando mais refinada. Em 1996 esta rosa dos anos de 1960 que ainda figura nas embalagens, transformou-se em uma rosa viva na publicidade da marca, onde se apresentou bem reta com cores diferentes: branca para o tratamento, vermelha ou violeta para a maquiagem e amarela para os produtos solares. No ano de 2000, tudo mudou novamente: a rosa perdeu o longo caule e ficou mais charmosa. A rosa faz parte integrante da comunicação da marca e apesar de não estar mais no logotipo, é vista abundantemente nas embalagens e produtos.


A origem do nome 
O acento circunflexo em cima da letra O (LANCÔME) foi introduzido em 1935 quando Petitjean estava procurando um nome para sua empresa que soasse tipicamente francês como Vendôme ou Brantône. Um de seus colaboradores sugeriu o nome de um castelo na região do Loiret: “Lancosme” (o “s” não se pronunciava). Petitjean resolveu trocar o S pelo O com acento, formando a palavra LANCÔME. Em 2004, mais íntima, mais emotiva, mais viva, mais humana e mais sensível, a marca passou a se expressar na primeira pessoa e optou por uma assinatura nova, feita à mão, com sua própria interpretação do circunflexo - uma expressão verdadeiramente moderna da sua proximidade com as mulheres. O logotipo atual apresenta apenas o nome da marca com a palavra Paris abaixo.


Campanhas que fizeram história 
Se a grife Victoria’s Secret tem a exuberantes Angels, a LANCÔME não fica atrás com seu time de beldades. E isto começou com uma campanha publicitária cujo slogan era “International Symbol for Beauty” (algo como “Símbolo Internacional para Beleza”), lançada mundialmente no ano de 1977. Entre 1981 e 1995, Isabella Rosselini consagrou a imagem da mulher LANCÔME. Uma mulher de uma beleza excêntrica e original, sublimada pela inteligência, atividade e audácia. De 1995 até 2000, a bela Juliette Binoche encarnou o charme do perfume POÊME. Entre outras beldades que já foram “Rostos Lancôme”, espécie de embaixatriz da marca, estão Elisabeth Jagger (filha de Mick Jagger) e Jerry Hall, além da atriz Uma Thurman e da brasileira Cristiana Reali. Em 2008 foi anunciado que o novo rosto da marca seria o da bela atriz Anne Hathaway, que fez o papel da assistente em “O Diabo Veste Prada”. Mas ela não era a única. Juliette Binoche também emprestou novamente seu belo rosto para a marca francesa. A estonteante atriz Julia Roberts, a atriz mexicana de origem queniana Lupita Nyong’o, a espanhola Penélope Cruz, a atriz britânica Lily Collins, a bela Kate Winslet, a modelo dominicana Arlenis Sosa, a modelo polonesa Daria Werbowy, a atriz e cantora francesa Alma Jodorowsky e a cantora australiana Kylie Minogue, são os atuais rostos e embaixadoras mundiais da LANCÔME.


Os slogans 
Believe in Beauty. (2004) 
International symbol for beauty. (1977) 
Beauty with an unmistakably french accent. (1956)


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 21 de fevereiro de 1935 
● Fundador: Armand Petitjean 
● Sede mundial: Paris, França 
● Proprietário da marca: L’Oréal S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Jean-Paul Agon 
● Presidente: Françoise Lehmann 
● Faturamento: US$ 2.8 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Institutos: 40 
● Presença global: 130 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 3.500 
● Segmento: Cosméticos 
● Principais produtos: Perfumes, cosméticos e maquiagens 
● Ícones: A rosa e seus tradicionais perfumes 
● Slogan: International symbol for beauty. 
● Website: www.lancome.com.br 

A marca no mundo 
A marca tem seus sofisticados produtos vendidos em mais de 130 países através de lojas de departamento e de cosméticos, além de possuir 16 modernos centros de pesquisas em todo o mundo e um faturamento anual estimado em US$ 2.8 bilhões. A marca ainda conta com um comércio eletrônico, disponível em mais de 16 países. No Oriente ou no Ocidente, em Nova York, São Paulo ou em Hong Kong, a imagem de LANCÔME impõe-se com a mesma força radiante. A marca atua em três segmentos - tratamento da pele (54% das vendas globais), maquiagem (28% do faturamento) e perfumes (18% das vendas). LANCÔME é líder mundial no seletivo mercado de luxo de tratamento corporal e maquiagem. 

Você sabia? 
Ao longo de sua história a LANCÔME criou mais de 50 fragrâncias. Desta riqueza, de paixão com a criatividade, dois grandes perfumes históricos destacaram-se e mantêm-se atemporais: Magie e Trésor. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 28/9/2015

2 comentários:

Daniela NIcolau disse...

QUe post maravilhoso! Parabéns pelo trabalho. Adorei conhecer um pouco mais da história dessa marca que gosto tanto.

Humberto Ramon Maranhão disse...

Excelente trabalho, muito enriquecido e com bastante detalhes. Parabéns !!