14.6.06

NBC


Quando aparece na tela um logotipo colorido, imitando o rabo de um pavão, milhares de telespectadores sabem que programas de grande sucesso estão para começar. Afinal, uma das maiores e mais poderosas redes de televisão dos Estados Unidos, a NBC é responsável pelo surgimento de séries que influenciaram gerações como Miami Vice, Cheers, ER, Friends, Frasier, entre muitas outras. Esportes, notícias e entretenimento de qualidade são comuns nas telinhas da NBC, acostumando milhões de telespectadores com uma programação do mais alto nível e uma diversão para toda família.

A história
Tudo começou exatamente no dia 15 de novembro de 1926 quando as empresas General Electric (30%), RCA (50%) e Westinghouse (20%) resolveram fundar a estação de rádio NBC (anacrônico de NATIONAL BROADCASTING COMPANY), derivada da junção de duas outras emissoras: WEAF e WJZ. Já no ano seguinte a nova rádio realizou a primeira transmissão costa a costa dos Estados Unidos, transmitindo o jogo final de futebol americano Rose Bowl. Foi também neste ano que a NBC adotou uma estratégia interessante para a época: o sistema operava com duas redes diferentes, a RED NETWORK (WEAF), que oferecia uma programação composta por música e entretenimento com intervalos comerciais; e a BLUE NETWORK (WJZ), com uma programação composta por notícias e assuntos culturais sem intervalos comerciais, e que nos anos 40 seria vendida e renomeada como ABC. Na década de 30 a estação de rádio se expandiu pelo país, instalando, em 1931, uma antena de transmissão no topo do famoso edifício Empire State em Nova York. Ainda este ano, a emissora começou a utilizar o NBC CHIMES, uma espécie de assinatura auditiva para suas vinhetas e programas, formada por três notas, que se tornou a primeira marca registrada de áudio aceita pelo U.S. Patent and Trademark Office. No ano seguinte a RCA se tornou a única proprietária das estações de rádio.


Porém, foi somente no final da década de 30 que a NBC se transformou em uma rede de televisão, sendo a primeira a receber a licença para atuar como canal de televisão comercial em 1938. A NBC foi ao ar pela primeira vez no dia 1 de julho deste mesmo ano. Seu criador, David Sranoff, então presidente da RCA, tinha a clara intenção de utilizar a rede de televisão NBC para vender os produtos eletrônicos da empresa que comandava. No dia 11 de julho de 1941 a NBC entrou para a história ao veicular o primeiro comercial da televisão americana, tendo como anunciante a marca de relógios Bulova, que pagou míseros US$ 4.


A rede foi pioneira na transformação da programação em preto-e-branco para cores, deixando para trás todas as concorrentes em território americano. As transmissões a cores começaram em dezembro de 1953. Em 1954 alguns programas foram transmitidos totalmente a cores. Mas o primeiro programa a ter todos os seus episódios transmitidos a cores foi The Marriage. Já em 1963, a maioria de seus programas era transmitido em cores, feito que somente seria repetido pelas concorrentes CBS e ABC em 1965 e 1966, respectivamente. A década de 70 foi memorável para a NBC e recheada de sucessos: começou em 1975 com a estreia do famoso programa Saturday Night Live; e continuou, dois anos depois, em 1977, com a série CHIPS, onde a dupla formada pelos patrulheiros rodoviários interpretados por Erik Estrada e Larry Wilcox, levava a audiência nas alturas.


Em 1984, a estreia The Cosby Show, se torna um sucesso instantâneo e um poderoso lead-in para as outras comédias da programação. A partir deste ano, por um longo período, todos os seriados da NBC nas quintas-feiras não deixariam de serem programas Top 30, mesmo aqueles considerados “fracassados” pelos executivos da emissora. Durante essa década a NBC acabou por se tornar líder absoluta das quintas-feiras, desde o momento em que o público também se sentiu interessado por séries de avassalador sucesso como Family Ties, Night Court, Miami Vice, e mais notoriamente, Cheers, que apesar de ter iniciado sua trajetória com uma audiência medíocre em 1982, tornou-se um dos programas de maior sucesso da época. A rede NBC foi adquirida pela General Electric em 1986 por US$ 6.4 bilhões, através da compra da sua antiga controladora, a RCA (então Radio Corporation of America).


Em 1991, Brandon Tartikoff deixou o comando da NBC para assumir um cargo na Paramount Pictures. Em uma década, ele havia transformado uma emissora decadente, com nenhum programa no Top 10 (os mais assistidos da televisão americana), em uma poderosa rede de televisão com vários programas de enorme sucesso. Warren Littlefield assumiu seu lugar na emissora e teve um começo difícil ao lidar com o fim da maior parte dos hits de sucesso da era de seu predecessor. Alguns o culparam pela perda do apresentador David Letterman para a rede CBS, quando ele decidiu que Jay Leno substituiria Johnny Carson como apresentador do popular talkshow The Tonight Show. No entanto, logo as coisas mudaram e novos programas de sucesso começaram a substituir os antigos, especialmente séries como Mad About You, Friends (que estreou no dia 22 de setembro de 1994), Frasier, ER, Seinfeld e Will & Grace. Em 2004, a GE adquiriu a Vivendi Universal Entertainment (VUE), dona do Universal Studios. A VUE pertencia à antiga Vivendi Universal, empresa francesa que passou a ser sócia minoritária (20%) da companhia que resultou da fusão da VUE e da NBC: a NBC UNIVERSAL.


Depois que a CBS escolheu Survivor para ancorar a sua programação todas às quintas-feiras, seu sucesso sugeriu que o domínio de duas décadas da NBC poderia terminar. Com a perda de Friends e Frasier em 2004, a emissora se viu repleta de programas de média audiência e pouco apelo popular. A severa competição com a franquia CSI da rede CBS, American Idol da FOX e Lost, Desperate Housewives e Grey’s Anatomy, fez com que a NBC caísse para quarto lugar em audiência nos Estados Unidos. Nem mesmo ser a primeira emissora a transmitir seus programas em formato widescreen, surtiu efeito para recuperar audiência. A NBC demorou um pouco para se recuperar dos baixos índices de audiência da temporada 2005-2006; novos dramas e sitcoms não conseguiram conter mais um ano de avanço das cocorrentes FOX, ABC e CBS, principalmente. Apesar de tudo, a NBC conseguiu apresentar bons índices de audiência, graças a séries como Heroes, o retorno da NFL (transmissão de jogos de futebol americano) aos domingos com o programa NBC Sunday Night Football; a volta da já consolidada série My Name is Earl às quintas-feiras; e a estreia do reality show America’s Got Talent.


Em 2010 ocorreu a fusão da NBC Universal com a operadora de cabo Comcast, que passou a deter 51% da empresa. Atualmente a NBC vem reconquistando seu espaço em relação à audiência, especialmente com a transmissão do Super Bowl em 2012 (final do futebol americano profissional), o programa The Voice e séries como The Office, 30 Rock, Chuck, Parenthood e as novíssimas Guys with Kids, Animal Practice e Smash. Além disso, a NBC bateu recorde com a transmissão dos Jogos Olímpicos de Londres. A emissora foi a mais vista da história dos Estados Unidos. Segundo a rede, a audiência passou dos 219 milhões de telespectadores.


A linha do tempo
1951
Iniciou a transmissão de programas em rede nacional.
1952
Primeira emissora de televisão americana a lançar no mercado um programa de notícias matinal.
1964
Produziu o primeiro filme feito exclusivamente para televisão.
1970
Estreia do programa jornalístico NBC NIGHTLY NEWS. Atualmente, as transmissões diárias são ancoradas por Brian Williams e as edições de final de semana por Lester Holt.
1972
Lançamento do bloco de programa NBC SPORTS, com conteúdo totalmente voltado para transmissões esportivas. Atualmente é responsável por transmissões da NFL (futebol americano), Jogos Olímpicos de Verão e Inverno, NHL (hóquei no gelo), golfe profissional (PGA Tour) e vários torneios de tênis da ATP.
1984
Realizou a primeira transmissão em estéreo.
1989
Lançamento no dia 17 de abril em conjunto com a Dow Jones Corporation, do canal CNBC (originalmente chamado de Consumer News and Business Channel), para prover notícias, análises e comentários financeiros, comerciais e econômicos para os Estados Unidos e Canadá. Para o resto do mundo o canal adota o nome de CNBC WORLD.
1995
Lançamento da NBC ASIA, disponível inicialmente no Japão, Malásia, Coréia do Sul, Taiwan e Tailândia.
1996
Lançamento no dia 15 de julho da MSNBC, um canal de televisão pago de notícias 24 horas. O canal foi fruto de uma parceria entre a Microsoft e a NBC. O nome é uma junção de MSN e NBC. O primeiro slogan da emissora foi “It’s Time to Get Connected” ou “É tempo de ficar conectado”.
1998
Formação da NBC EUROPE para transmissão e distribuição de sua programação no velho continente.
2003
A NBC Radio encerra definitivamente suas atividades.
2007
Lançamento da NBC 2GO, plataforma móvel da NBC.
2012
A rede americana de televisão NBC NEWS assumiu o controle total (ao adquirir os 50% de participação da Microsoft) da Msnbc Digital Network, que inclui os sites como msnbc.com, NightlyNews.com, BreakingNews.com, Newsvine.com e EveryBlock.com, além da propriedade sobre os respectivos aplicativos e extensões digitais desses portais. Com a aquisição, todos os negócios digitais da NBC News serão concentrados em uma nova divisão, batizada de NBC NEWS DIGITAL.


Sucessos nas telinhas
Durante sua história, a NBC lançou programas que muito além de fazerem sucesso, se tornaram ícones de várias gerações de americanos. O bloco de programação NBC DAYTIME surgiu na década de 50, em um horário no qual muitos não estavam acostumados a assistir televisão. Os principais programas desta fase inicial foram o infantil Howdy Doody (pioneiro neste segmento, que retratava o ambiente de um circo) e o de variedades Today, que continua no ar até hoje, apesar das várias mudanças no elenco de apresentadores, sendo o programa mais visto pelas manhãs nos Estados Unidos. Ainda nos anos 50, a NBC começou a exibir as primeiras telenovelas no início da tarde, como Fairmeadows USA, Modern Romances e Three Steps to Heaven, além de Hawkins Falls, que foi transferida do horário nobre. Na década de 60, surgiriam novas telenovelas que viriam a garantir lugar na programação da emissora por um longo tempo, especialmente Another World, que foi o programa de maior audiência do NBC DAYTIME por toda a década, e Days of our Lives, que continua no ar ininterruptamente desde 1965.


Outros destaques da programação diurna da emissora eram os game shows, que se tornaram extremamente populares, como The Price Is Right (1956–1963), The Match Game (1962–1969) e Let’s Make a Deal (1963–1968). Outro sucesso foi o TNBC, ou Teen NBC, um bloco de programação voltado ao público adolescente e exibido nas manhãs dos sábados, a partir de 1993 até 2002, quando programas já exibidos pelo Discovery Kids, foram compradas pela emissora e substituíram as atrações originais. A ideia desse bloco e o conceito dos programas vieram de Saved by the Bell, que no final dos anos 80 e início dos anos 90, fazia um enorme sucesso entre os jovens. Além disso, o jornalismo sempre foi muito importante para a rede. Um exemplo disso é que o programa NBC Nightly News tem sido o jornalístico mais assistido dos Estados Unidos desde 1997. Grande parte do DNA da NBC pode ser encontrada em sua programação atual. Em sua manhã de domingo, o Meet the Press, originalmente um programa de rádio quando estreou em 1947, ainda faz enorme sucesso. O programa The Today Show, lançado na TV em 1952 ainda está no ar com ótimos índices de audiência. E sua versão noturna, The Tonight Show, que estreou em 1954, até hoje é garantia de boa diversão, comandado pelo comediante Jay Leno.


A NBC é e foi responsável por rechear sua programação com séries de enorme sucesso e audiência na televisão americana:
Star Trek (1966-1969)
Saturday Night Live (1975-2011)
Cheers (1982-1993)
The Cosby Show (1984-1992)
Miami Vice (1984-1989)
Seinfeld (1989-1998)
Law & Order (1990-2010)
The Fresh Prince of Belair (1990-1996)
Mad About You (1992-1999)
Frasier (1993-2004)
ER (1994-2009)
Friends (1994-2004)
Just Shoot Me (1997-2003)
Veronica’s Closet (1997-2000)
Will & Grace (1998-2006)
The West Wing (1999-2006)
Third Watch (1999-2005)
The Apprentice (2003-2012)
The Office (2005-2012)
Heroes (2006-2010)
30 Rock (2006-2012)
Chuck (2007-2012)
Parenthood (2010-2012)
Smash (2012)
Animal Practice (2012)


Um símbolo forte
O pavão, símbolo do canal NBC desde a chegada das cores na TV americana (meados da década de 50), converteu-se em um ícone tão forte da cultura americana que sua presença ultrapassou as telinhas e, com absoluto sucesso, foi parar em camisetas, broches, bonés, bichos de pelúcia, bolas de natal, canecas, chaveiros, casacos, artigos de cama, mesa e banho, brinquedos, enxoval de bebê e outras centenas de artigos que dão a oportunidade do telespectador viver totalmente inserido no visual da NBC o dia todo. Essa estratégia, que se intensificou nos anos 80 (especialmente depois do redesenho do símbolo que o deixou com sua forma atual), tem uma poderosa força de fidelização da audiência, pois transforma a marca num objeto de desejo presente em todos os momentos da vida do telespectador, mesmo que ele não esteja diante da TV.


A evolução visual
A NBC utilizou diversos logotipos ao longo de sua história. Os primeiros eram muito similares ao da empresa RCA, controladora da emissora na época. O mais reconhecido logotipo desta época possuía um microfone com as iniciais da emissora.


Somente em 1956, a emissora ganhou o logotipo que ficaria extremamente conhecido: o Peacock (pavão). De 1975 a 1979 utilizou um logotipo formado apenas pela letra N. Desse momento em diante, o logotipo conteria, além da letra N, o clássico pavão de rabo colorido, e seria conhecido como “Proud N”. Em 1986 a emissora adotou um novo logotipo, chamado oficialmente de Peacock, desenhado por Steff Geissbuhler, uma versão moderna do colorido rabo de um pavão com as iniciais NBC logo abaixo. As seis “penas” coloridas representavam as seis divisões do canal.


Em 2011, resultado de um trabalho excepcional de branding realizado durante décadas a emissora apresentou um novo logotipo, que ganhou um efeito 3D, gradientes e perdeu as iniciais NBC.


Os slogans
Every Day is Full of Color. (2010)
More Colorful. (2010)
Chime In. (2008)
Always with You. (2003)
Enjoy the Best Moments. (2002)
In the Heart of America. (2000)
The Network is You. (1996)
NBC is the Only One. (1991)
Come Home to the Best... Only on NBC. (1988)
Let’s All Be There. (1984)
We’re NBC, Just Watch Us Now. (1982)
Our Pride is Showing. (1981)
Better Than Ever. (1974)
Come and See NBC. (1973)
First in America. (1971)
It’s Happening on NBC. (1970)
We’re Alive in the Air. (1969)
If It’s Really Special, It’s on NBC. (1967)
Have the Time of Your Life with NBC. (1965)
The Color Network. (1956)


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 15 de novembro de 1926 (Rádio) e 1 de julho de 1938 (TV)
● Fundador: David Sarnoff
● Sede mundial: New York City, New York
● Proprietário da marca: NBC Universal
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Bob Greenblatt
● CEO: Steve Burke
● Faturamento: US$ 6.4 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Afiliadas: 200
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Não diretamente
● Funcionários: 7.000
● Segmento: Comunicação
● Principais produtos: Canal de televisão aberto, internet e canais de notícias
● Concorrentes diretos: ABC, CBS e Fox
● Ícones: O logotipo colorido
● Slogan: Every Day is Full of Color.
● Website: www.nbc.com

A marca no mundo
Atualmente a NBC é assistida por mais de 200 milhões de casas em mais de 100 países, empregando algo próximo de 7 mil funcionários. A NBC opera 10 emissoras próprias e 200 afiliadas sendo responsável por cerca de 30% do mercado americano. O canal também é recebido através da América Latina e do Caribe (Aruba, Samoa Americana, Bermudas, Guam, Mariana do Norte e Ilhas Virgens Americanas) via TV a cabo e satélite. A NBC também é assistida na Europa e Ásia.

Você sabia?
A NBC é muitas vezes referida como “Peacock Network” (“emissora do pavão”), devido ao seu tradicional logotipo que simboliza de forma estilizada o rabo de um pavão.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 27/9/2012

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara, que trabalho fantástico!!!
Parabéns é o mínimo que se pode dar.
Em todo caso, PARABÉNS.