30.7.06

ARNO


Inovação e lançamentos simultâneos de vários produtos são características que asseguram a liderança da ARNO no segmento de eletrodomésticos portáteis no mercado brasileiro. Afinal, a marca foi uma das principais responsáveis pelas mudanças de hábito e comportamento dos consumidores, que há mais de seis décadas passaram a utilizar os produtos com a marca ARNO para facilitar a vida e as tarefas domésticas. 

A história 
A história começou em 1882 com a saga da família Arnstein, originária de Trieste, nessa época uma cidade do Império Austro-Húngaro. Carlo Arnstein, Conselheiro do Império, casado com Emília e pai de quatro filhos, fundou naquele ano uma pequena empresa de importação. O principal produto de importação da empresa era o café, em grande parte originário do Brasil. Em todas as sacas de café que comercializava, o Sr. Arnstein escrevia a palavra ARNO, nome que se tornaria sinônimo comercial da família. Em 1922, o filho mais jovem, Hans, decidiu fazer estágios ao redor do mundo: Rio de Janeiro, Santos, São Paulo, Nova York, Londres e Gênova. O novo mapa da Europa ao término da Primeira Guerra Mundial tornou difícil a situação familiar dos Arnstein. Assim, Hans não hesitou em se naturalizar brasileiro durante sua estada no país entre 1922 e 1923.


Depois de Londres, Hans foi a Gênova e finalmente retornou a Trieste para reencontrar seu pai, que mantinha a empresa de importação de café. Em 1938, Mussolini começou a se aproximar perigosamente de Hitler. Dois dos irmãos de Hans deixaram a Itália e se instalaram nos Estados Unidos. Hans escolheu São Paulo, onde decidiu abandonar o setor cafeeiro para lançar-se na indústria. Neste mesmo momento, ele decidiu mudar de nome e passou a se chamar João. Em 1940 ele resolveu então comprar uma pequena fábrica de motores elétricos e fundar a empresa Construções Eletromecânicas Brasileiras Ltda. Quatro anos mais tarde, essa pequena empresa se fundiu com outras três dando origem a Empresas Reunidas de Indústria e Comércio Arno S/A. O avanço da tecnologia e a visão do seu fundador incentivaram a empresa, em 1947, a diversificar sua produção, passando a fabricar também peças para automóveis e para pequenos eletrodomésticos.


Pouco depois, em 1949, começou a produzir os primeiros eletrodomésticos do país: enceradeiras, aspiradores de pó, panelas de pressão e liquidificadores, já atendendo às necessidades do consumidor e proporcionando às donas de casa da época o início de uma mudança de comportamento. O grupo americano Sears Roebuck & Co. (sim, a popular rede americana de lojas de departamento), que fazia o design dos aparelhos, também distribuía boa parte da produção. Nesta época, seus produtos já eram encontrados em todo território nacional. João Arnstein Arno morreu no dia 26 de agosto de 1957, aos 57 anos. Seu filho, Felippe Arno, então com 27 anos, sucedeu ao pai na presidência da empresa. Um dos fatos que marcaram a história da empresa ocorreu no ano de 1961, quando liquidificadores começaram a serem exportados para a Europa.


Quatro anos depois foi a vez dos países da América Latina receberem seus primeiros liquidificadores com a marca ARNO. Os anos de 1960 e 1970 foram marcados pela construção de novas unidades de produção e de um Centro de Armazenamento e Produção. Em 1975 a empresa passou a produzir ferramentas elétricas, dentre elas as famosas furadeiras, que ainda não existiam no Brasil. No final desta década, em 1978, a empresa resolveu concentrar boa parte de suas forças na produção de eletrodomésticos. No ano de 1986 introduziu no mercado uma lavadora sem secadora, mais acessível que os modelos existentes no mercado brasileiro. Esse lançamento foi uma verdadeira novidade no país. A década de 1990 foi marcada por um grande crescimento, novos produtos e a centralização total da ARNO na produção de eletrodomésticos portáteis, abandonando gradativamente outros setores com auto-elétrico e automotivo.


Em abril de 1997, a ARNO foi adquirida pelo grupo francês SEB, empresa líder mundial na fabricação de eletrodomésticos portáteis fundada em 1857 e também proprietária de marcas como Krups, Moulinex, Panex, Rochedo e Tefal. Essa aquisição foi um marco para a empresa francesa, principalmente porque permitiu seu ingresso definitivo no principal mercado da América Latina. Como todas as empresas de excelência, a SEB sabia que isso só seria possível comprando uma marca de elevada credibilidade e competitividade. No início do novo milênio, a ARNO reforçou sua linha com o lançamento de novos produtos como liquidificadores (com várias funções extras), espremedores de frutas, panelas a vapor, ventiladores de pedestal e parede, máquinas de lavar semi-automáticas, torradeiras, churrasqueiras elétricas e processadores.


Nos anos seguintes a ARNO continuou inovando com lançamentos surpreendentes, como por exemplo, a nova linha de liquidificadores que reunia inovações relacionadas ao desempenho e acessórios exclusivos (filtro para o preparo de sucos e batidas), função pulsar, ideal para preparos rápidos e para estimular a mistura homogênea, além do exclusivo sistema Magiclean, um mecanismo de encaixe das lâminas, “sem borrachinhas”, que facilitava a limpeza, tornando o produto ainda mais higiênico. Outras novidades foram o lançamento da cafeteira elétrica Matinatta, com design robusto e refinado, e capacidade para preparar 20 xícaras de café; do aspirador de pó Compacteo, equipado com Filtro Hepa, que elimina 99% das impurezas do ar aspirado e retira ácaros e outras substâncias nocivas à saúde da família; de uma linha completa de aquecedores; e da linha ARNO KIDS, composta por pipoqueira (que além de preparar uma pipoca crocante e saudável a qualquer hora, proporciona maior aproveitamento do milho), fonte de chocolate (com circulação constante e queda em duas camadas, que proporciona praticidade ao servir e muito mais diversão) e máquina de algodão doce (basta adicionar açúcar e ligar).


Além disso, em 2009, através de uma parceria com a Nestlé, a empresa foi responsável pela produção da Nescafé Dolce Gusto, uma nova linha de máquinas com um exclusivo sistema de cápsulas hermeticamente embaladas, que leva a experiência das apreciadas cafeterias para dentro de casa. E as novidades continuaram através da unidade de cuidados pessoais com a apresentação das linhas ARNO FOR ELITE (focada no universo fashion e, principalmente, no público jovem, que traz secadores e pranchas alisadoras com design diferenciado) e ARNO BEAUTY (que atende às necessidades da mulher que deseja tecnologia e praticidade para o dia a dia através de secadores e das famosas “chapinhas”). A ARNO quer sempre manter a excelência de seus produtos e buscar cada vez mais novas maneiras de utilizar a inovação e a tecnologia para auxiliar no dia a dia de milhões de pessoas.


Inovações que facilitam a vida 
A ARNO acredita fielmente que com inovação, tudo pode ir além. E a inovação está presente desde o início do processo, quando começa a pesquisa, identificando como é possível ajudar e facilitar o dia a dia das pessoas. O produto final é o resultado de tudo isso, para que os consumidores explorem novas maneiras de fazer as mesmas coisas ou tentar coisas novas. Pensando na rotina agitada de quem tem que dividir o tempo entre inúmeras tarefas, a marca coloca a inovação a favor da praticidade, como por exemplo, ao criar o inédito Arno Soup+Stile, um produto revolucionário que cozinha e liquidifica os alimentos automaticamente para preparar receitas em minutos. O produto conta com 8 funções para todas as inspirações culinárias: 4 funções automáticas quentes (sopa em creme, sopa em pedaços, molhos e ferver), 3 funções automáticas frias (alta velocidade, baixa velocidade, triturador de gelo), e 1 função manual. Sopas, cremes, sucos e smoothies ficam prontos com apenas o clique de um botão.


Outra exclusividade da ARNO é a Juice+, uma tecnologia exclusiva presente em alguns liquidificadores da marca. Ela combina a ação de um novo filtro com a ação de um extrator para obter mais da fruta. O resultado é mais puro, sem bagaço, sementes e até 30% mais suco, permitindo melhor aproveitamento da fruta com menos desperdício. Já na linha de ferros de passar Ultragliss oferece a Base Durillium, uma tecnologia que proporciona cinco principais benefícios: alta performance de deslizamento (facilita os movimentos em todas as direções, incluindo 360º), difusão ideal de vapor (ajuda a amolecer a trama da roupa, fazendo com que até os vincos mais difíceis fiquem fáceis de passar), não deixa brilho nas roupas (testado em todos os tipos de tecido), altíssima resistência a riscos (importante para que o ferro não grude nos tecidos no longo prazo, além de prolongar a vida útil do aparelho) e facilidade de limpeza (apenas com um pano úmido é possível limpar a base e evitar que ela suje as roupas limpas).


A evolução visual 
A identidade visual da marca ARNO passou por várias modificações ao longo dos anos, porém sempre manteve a tradicional cor vermelha. Na última mudança o logotipo ganhou uma nova tipografia de letra, mais forte e marcante.


Os slogans 
Você imagina, clic, a Arno faz! (2002) 
A casa nova tem Arno. (década de 1990) 
Produtos que refletem qualidade. (década de 1980) 
A moda em eletrodomésticos. (década de 1980) 
Líder por confiança. (década de 1980) 
Conforto para toda família. (década de 1970) 
A marca diz tudo. (década de 1950)


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1940 
● Fundador: João Arnstein Arno 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Arno S.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária do Groupe SEB) 
● Presidente: Carlos Siqueira 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 12 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 2.500 
● Segmento: Eletrodomésticos 
● Principais produtos: Aspiradores, batedeiras, liquidificadores, cafeteiras e ventiladores 
● Concorrentes diretos: Philips, Electrolux, Hamilton Beach, Oster, Philco, Britânia, Mondial e Mallory 
● Slogan: Você imagina, clic, a Arno faz! 
● Website: www.arno.com.br 

A marca no mundo 
A ARNO comercializa sua completa linha de eletrodomésticos portáteis, incluindo batedeiras, cafeteiras, espremedores, mixers, panelas elétricas, liquidificadores, sanduicheiras, ventiladores, secadores de cabelo, modeladores, aspiradores, enceradeiras, ferros e passadeiras a vapor, em todo território brasileiro, além de exportá-los para outros países da América do Sul. Atualmente, a empresa possui três unidades fabris localizadas em São Bernardo do Campo (SP), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Itatiaia (RJ). Já a tradicional fábrica da ARNO na zona leste de São Paulo, instalada há 70 anos no bairro da Mooca, será fechada no final de 2017. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Época Negócios e Veja), jornais (Valor Econômico, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 28/6/2017

Um comentário:

Ângela Menezes disse...

Muito obrigada!! Me ajudou bastante