25.7.06

BRAUN


Com produtos exclusivos a marca BRAUN é reconhecida pelos consumidores pela alta qualidade dos aparelhos, além do design único no mercado, gerando credibilidade e reconhecimento nos países em que atua. A marca alemã transmite ao consumidor as maravilhas de se aproveitar ao máximo o dia a dia, com produtos que ofereçam qualidade, confiança, praticidade e bem-estar. Quer seja passando roupa, fazendo barba, preparando um café ou até mesmo escovando o dente.

A história
A tradicional empresa foi fundada em 1921, na cidade de Frankfurt na Alemanha, pelo engenheiro mecânico Max Braun como uma pequena loja de produtos eletrônicos. Dois anos mais tarde passou a produzir componentes para rádio; e em 1925, iniciou à produção de derivados de plásticos. No ano de 1929 já produzia rádios e amplificadores, se tornando uma das maiores empresas do setor na Alemanha. No ano de 1932 inovou ao combinar rádio e fonógrafo em um só aparelho. Somente em 1934 a marca BRAUN, com a letra A em destaque, apareceu pela primeira vez estampada em seus produtos.


Após o término da Segunda Guerra Mundial, apesar de ter boa parte de suas instalações destruídas e ter que ser reconstruída, a empresa aumentou a sua linha de produtos com o lançamento de batedeiras e dos famosos barbeadores elétricos. Nesta época, o design dos produtos não era significativamente diferente ao de outras empresas. Depois da morte de seu fundador, seus dois filhos - Arthur e Erwin - assumiram a gerência da empresa. Embora tenham dado continuidade ao trabalho do pai, seguiram um novo caminho revolucionário, que se manifestou visivelmente através do design dos produtos e das estratégias de marketing adotadas. A BRAUN é sem dúvida uma das empresas que mais influenciaram o design contemporâneo através da criação de uma série de produtos estéticos, de valor permanente e independente de quaisquer modismos, como por exemplo, em 1948 quando apresentou uma máquina de barbear elétrica, que se tornaria rapidamente líder de mercado na Europa.


No início da década de 50, foi em uma palestra do designer Wilhelm Wagenfeld, professor da Bauhaus e modelista industrial, que deu um impulso notável a esta nova orientação da empresa. “Para ser melhor que os outros, o produto precisa de um fabricante inteligente, que pense sobre seus objetivos, sua utilidade e durabilidade. A busca pela forma adequada pode causar problemas, que têm de ser resolvidos através da pesquisa científica. Como a dos laboratórios de química e física. Quanto mais simples um produto industrial, maior o trabalho necessário para sua realização”, disse Wagenfeld em 1954.


Ainda no mesmo ano, a BRAUN entrou em contato com a recém-fundada Escola de Ulm. A Escola Superior Técnica da Forma, considerada a Bauhaus do pós-guerra, desenvolveu vários projetos em parceria com a indústria, alguns de grande porte como a BRAUN. Hans Gugelot, arquiteto, designer e professor da escola, foi encarregado do design dos rádios e toca-discos. Otl Aicher, também da escola, criou as novas instalações para a exposição dos produtos e reformulou a assessoria de imprensa da empresa. Menos de um ano depois, a nova série de produtos estava desenvolvida e foi apresentada na Exposição Internacional de Radiodifusão em Düsseldorf. O radicalismo do novo estilo chamou muita atenção: tudo o que fosse desnecessário ao funcionamento do produto estava eliminado. Linhas simples, durabilidade, equilíbrio e unificação eram as exigências fundamentais.


Assim, o design de todos os produtos era semelhante, em geral com acabamento em preto ou branco, com o logotipo da BRAUN bem visível. Como diretor do departamento de design a partir de 1961, foi o arquiteto e designer Dieter Rams quem mais influenciou a aparência dos eletrodomésticos e equipamentos da BRAUN, fazendo com que ficassem conhecidos no mundo todo. Para ele, o produto tinha que ser inovador, estético, prático, duradouro, facilmente manuseável e ecologicamente correto. O segredo eram os traços simples e a preocupação em fazer um produto que dispensasse o uso de manuais. Foi nesta década que a BRAUN iniciou, ainda que lentamente, o lançamento de uma pequena linha de eletrodomésticos portáteis, incluindo ferros de passar, cafeteiras e torradeiras.


A empresa foi comprada pela americana Gillette em 1967. Embora a empresa americana tenha influenciado muito o caminho da BRAUN nos anos seguintes, nunca questionou o design dos produtos, muito menos o objetivo da marca em ser um dos grandes produtores mundiais de eletrodomésticos. Nas décadas seguintes a marca alemã apresentou novidades, como por exemplo, os secadores de cabelo portáteis nos anos 70 e anos mais tarde os modeladores de penteados. Foi durante a década de 80 que a BRAUN passou a se dedicar somente ao setor mais lucrativo dos pequenos aparelhos, em especial, os produtos de cuidados pessoais e os eletrodomésticos portáteis. Nos anos 90 surgiram dois novos e importantes segmentos de negócio: cuidados de higiene oral e depilação feminina. Com isso, em 1999, a BRAUN passou a ser responsável pela produção e desenvolvimento de aparelhos elétricos (escovas de dente) da marca de higiene bucal Oral B. Em 2005, com a compra da Gillette pela Procter & Gamble, a BRAUN passou a ser subsidiária da gigante americana de bens de consumo. Em 2008, após alguns anos de afastamento das prateleiras do mercado brasileiro, a BRAUN retomou suas atividades comerciais no país. Mais recentemente, no mês de abril de 2012, a empresa italiana De’Longhi adquiriu os direitos de fabricação dos produtos da BRAUN junto à P&G, que continua como proprietária da marca.


Por tudo isso, a história de sucesso da marca BRAUN pode ser resumida em poucas palavras: inovações que mudam a vida, tecnologia alemã duradoura e design pioneiro: de uma pequena empresa de aparelhos elétricos para uma marca de excelência global.


A linha do tempo
1947
Lançamento da MANILUX, uma lanterna portátil que se tornou extremamente popular.
1950
Início da produção em massa dos aparelhos de barbear elétricos, cujo modelo foi batizado de S50.
1954
Lançamento dos primeiros projetores de slides.
1957
Lançamento da batedeira de cozinha KM 321 em plástico branco moldado.
1962
Lançamento do barbeador portátil SIXTANT, que quebrou todos os recordes de venda da empresa.
1963
Lançamento da escova de dente elétrica MAYADENT, ingressando no mercado de higiene oral.
1971
Lançamento do rádio relógio.
1978
Lançamento do aparelho de som com componentes integrados.
1988
Lançamento do depilador elétrico.
2006
Lançamento da linha SÉRIE 7, os mais avançados aparelhos de barbear da marca alemã, que proporcionam um desempenho extraordinário. A tecnologia sônica inteligente e exclusiva com 10.000 microvibrações permite aparar mais pêlos em cada passagem, resultando em um barbear mais apurado e confortável. Todas as máquinas de barbear desta linha são integralmente construídas na Alemanha e conjugam a tecnologia e o design mais avançados. Uma concepção ergonômica agora em uma elegante cor prateada e equipado com o mais avançado visor LCD.
2009
Lançamento da escova de cabelo SATIN HAIR 7 com tecnologia IONTEC, que reduz a eletricidade estática e a fricção, proporcionando mais brilho e suavidade ao cabelo.
Lançamento do SATIN HAIR 5, que combina em um mesmo aparelho alisador e modelador a ar quente.


O DNA do design
Um design de qualidade é, para a BRAUN, sinônimo de criação de produtos que tenham significado e sejam agradáveis de utilizar: altamente funcionais, intuitivos e resistentes. Quando concebe um produto, a empresa se concentra na experiência de utilização, para que esta se transforme em um momento agradável, não somente na primeira, mas igualmente ao longo dos anos, quer seja no banheiro, na cozinha ou em qualquer outro lugar. O design BRAUN deve resistir ao tempo, permanecer belo e satisfazer as elevadas exigências em termos de qualidade. Um exemplo disso é a escova Satin Hair: equipada com a tecnologia IONTEC, que reduz a eletricidade estática e a fricção, proporcionando mais brilho e suavidade ao cabelo. Esta escova reflete igualmente a abordagem visual que a BRAUN tem do design: um equilíbrio entre a geometria e a ergonomia. Para chegar a esse resulto, o consumidor ocupa um lugar central no processo de desenvolvimento de seus produtos: eles estão envolvidos desde o princípio até ao fim. Como isto funciona? Especialistas entrevistam todos os meses centenas de participantes quanto às novas tendências, ideias ou produtos nas áreas dos cuidados de beleza masculinos e femininos, cuidados do cabelo, higiene oral e pequenos aparelhos domésticos. A seguir, aproximadamente 600 colaboradores (em que mais de 80% são especialistas com formação universitária), baseados no Global Center of Excellence for Devices, situado na vila alemã de Kronberg, perto de Frankfurt, desenvolvem e concebem uma vasta gama de novas tecnologias e aparelhos. O atual diretor de design da marca é o Professor Oliver Grabes.


A evolução visual
O tradicional logotipo da marca alemã, com a letra A arredondada em grande destaque foi criada em 1934 e passou por algumas pequenas alterações ao longo dos tempos.


Dados corporativos
● Origem: Alemanha
● Fundação: 1921
● Fundador: Max Braun
● Sede mundial: Kronberg, Alemanha
● Proprietário da marca: Braun GmbH
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Presidente: John Goodwin
● Faturamento: €200 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 4.000
● Segmento: Eletrônicos e eletrodomésticos
● Principais produtos: Barbeadores, depiladores, cafeteiras e escovas elétricas
● Concorrentes diretos: Philips, Conair, Remington e Sunbeam
● Ícones: O design simplista de seus produtos
● Slogan: Designed to make a difference. (concebido para fazer a diferença)
● Website: www.braun.com

A marca no mundo
A BRAUN comercializa sua diversificada linha de produtos, que engloba barbeadores (elétricos, à pilha e bateria recarregável), depiladores, secadores e alisadores de cabelo, escovas de dente (recarregáveis e à pilha), medidores de pressão, termômetros digitais e pequenos eletrodomésticos portáteis, em mais de 100 países ao redor do mundo. Atualmente, além de três fábricas na Alemanha, existem centros de produção na Irlanda e na China. A marca alemã produz aproximadamente 250 mil aparelhos por dia.

Você sabia?
Desde 1968, o BraunPrize tem por objetivo promover o trabalho e ideias inovadoras de produtos de jovens designers.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 6/7/2012

Um comentário:

Simone Melo disse...

Genteessa marca é muito boa. Tive uma varinha magica, como o pessoal em Portugual chama, que durou 12 anos e só quebrou por falta de cuidado mesmo no manuseio(meu filho deixou cair).Sempre funcionou PERFEITAMENTE, agoro preciso comprar outra mas não encontro, se alguem souber aonde posso adquirir uma me avise por favo . PARABENS BRAUN SEUS PRODUTOS SÃO OTIMOS MESMO.