11.7.06

CLOROX


Banheiros com cheirinho de flores do campo. Cozinha limpa e impecável, brilhante e sem gordura. Chão desinfetado, livre de bactérias. Roupas limpas e sempre cheirosas. Tapetes limpos e livres de ácaros. É dessa maneira que os produtos CLOROX cuidam da sua casa. 

A história 
A empresa foi fundada com o nome de Electro-Alkaline Company no dia 3 de maio de 1913 na cidade de Oakland, estado da Califórnia, por cinco homens de negócios (Archibald Taft, um banqueiro; Edward Hughes, comerciante de carvão e madeira; Charles Husband, um bibliotecário; Rufus Myers, um advogado; e William Hussey, um mineiro), que investiram aproximadamente US$ 100 cada um para construir a primeira fábrica de produção em escala industrial de produtos químicos na região leste da baía de San Francisco. Dentre os cincos fundadores da empresa, apenas William Hussey, um mineiro, tinha conhecimentos de produtos químicos. Durante a construção da fábrica, o funcionário e engenheiro Abel M. Hamblet sugeriu que o nome do novo produto fosse CLOROX, derivado das palavras “Chlorine” (cloro) e “Sodium Hydroxide” (hidróxido de sódio), substâncias que combinadas formavam um ingrediente ativo denominado alvejante.


Carroças puxadas a cavalo levavam os pequenos galões retornáveis de cinco litros fechados com rolhas de alvejante líquido da fábrica para lavanderias, companhias municipais de água, cervejarias e outros estabelecimentos da cidade de Oakland, que utilizavam o produto como alvejante, removedor, desodorante e desinfetante. Em 1916, um dos fundadores da empresa, William Hussey, pediu que os químicos da fábrica desenvolvessem o CLOROX para ser usado domesticamente. Quando o produto ficou pronto, William deu a sua mulher, Annie, proprietária de um pequeno armazém, várias amostras do produto para serem distribuídos entre seus clientes. O produto, chamado CLOROX BLEACH, era comercializado em garrafões de vidro.



Rapidamente o produto ganhou popularidade entre as donas de casa, auxiliando na limpeza, lavagem e desinfecção do ambiente doméstico. E com isso, as vendas da empresa aumentaram sensivelmente. Foi nessa época que a empresa começou a ampliar sua região de atuação. Em 1918 foram introduzidos os famosos galões de vidros na cor âmbar de 15 onças. No início da década de 1920, mais precisamente em 1921, o primeiro carregamento de CLOROX partiu do porto de Oakland para lojas localizadas na costa leste dos Estados Unidos. No ano seguinte, a empresa passou a se chamar CLOROX CHEMICAL COMPANY. Quase no final da década, em 1928, depois de uma extensiva campanha publicitária nacional e promoção nas vendas, o produto se tornou extremamente conhecido no país inteiro. Nesse mesmo ano a empresa lançou ações na Bolsa de Valores pela primeira vez. Na década seguinte a demanda pelo produto aumentou e CLOROX se tornou o alvejante mais vendido do país.


Nos anos de 1940 a empresa lançou a tampa de rosca feita em plástico, tornando a embalagem do produto ainda mais segura e prática. Durante a Segunda Guerra Mundial a empresa passou por um momento muito crítico, porém manteve a qualidade e produção de seu principal produto, mesmo em um período de racionamento de matérias-primas, conquistando ainda mais o respeito dos consumidores. Na década de 1950 a CLOROX cresceu assustadoramente devido à forte e maciça campanha publicitária (inclusive na televisão, que estreou em 1953), a inovações como a tampa de rosca de alumínio (introduzida em 1953) e a construção de 12 fábricas entre o período de 1938 a 1956. Quase no final desta década, em 1957, a empresa foi adquirida pela Procter & Gamble, e voltaria a se tornar uma empresa independente mais de uma década depois, após uma longa e controversa batalha judicial, depois que a Federal Trade Commission contestou o negócio temendo que isso fosse sufocar a concorrência no mercado de produtos domésticos. No ano de 1960, as embalagens de vidro começaram a ser substituídas pelas de plástico branco com tampa plástica, material mais seguro, leve e fácil de carregar ou transportar. Em 1969 o produto podia ser encontrado em caixas ou reabastecido em suas embalagens vazias nos pontos de vendas. Nesse mesmo ano a empresa lançou o CLOROX 2, um alvejante sem cloro.



A década seguinte começou com a criação de um subsidiária no Canadá em 1972. No ano seguinte foi inaugurado um centro técnico para desenvolvimento de novos produtos. Nesta época os produtos da marca eram encontrados em quase todos os supermercados americanos e presença constante em milhões de lares pelo país afora. Em 1975 foi inaugurada a primeira fábrica no exterior, em Porto Rico. Nos anos de 1980, a empresa aumentou sua presença internacional com joint ventures na Arábia Saudita, Egito, República Árabe do Iêmen, Colômbia, Argentina e no Sudeste Asiático. Na década de 1990 a empresa introduziu novos e revolucionários produtos no mercado como Floral Fresh Clorox (com aroma floral), lançado em outubro de 1995; o Lemon Fresh Pine-Sol, desinfetante com aroma de limão; o limpador de carpete Formula 409, lançado em 1997; e a nova fórmula de CLOROX 2 nas versões líquida e em pó.


Nos anos seguintes, o portfólio da empresa continuou crescendo com o lançamento de novos produtos como o CLOROX WIPES (toalhas desinfetantes), CLOROX Anti-Allergen (alvejante de roupa sem fragrância) e o CLOROX ToiletWand (limpador de privadas), introduzido em 2004. Atualmente a CLOROX comercializa produtos de limpeza e de cuidados pessoais, categoria em que ingressou após a compra da Burt’s Bees em 2007, uma marca tradicional de cosméticos naturais. Em 2010, a CLOROX vendeu sua unidade de produtos para manutenção de automóveis - que incluía as marcas STP e Armor All - por aproximadamente US$ 780 milhões. Ainda neste mesmo ano ingressou em um novo segmento de mercado ao adquirir a empresa Caltech Industries, fabricante de desinfetantes hospitalares. E pouco depois com a compra da Aplicare, Inc. e da HealthLink, principais fornecedores de produtos de controle de infecção para a indústria de cuidados de saúde, ampliando a capacidade da CLOROX para combater a propagação de infecções associadas a saúde.



A linha do tempo 
1970
Aquisição da marca FORMULA 409, uma completa linha de produtos de limpeza para chão, carpete e vidro, introduzida no mercado pela primeira vez em 1957. 
1973

● Aquisição da marca de carvão KINGSFORD
1988

● Aquisição da marca alemã de sistema de filtragem BRITA para os mercados da América do Norte e do Sul. 
1990
Aquisição da tradicional marca de desinfetante PINE-SOL (introduzida no mercado em 1929). 
1996
Aquisição da empresa ARMOR ALL PRODUCTS COPORATION, fabricante de produtos automotivos como ceras, limpadores e protetores. 
1999

● Aquisição da empresa First Brands Corporation, proprietária da marca GLAD (sacos plásticos para acondicionamento de alimentos). 
Aquisição da STP, marca de óleos e aditivos para automóveis lançada em 1954. 
2006

● Aquisição da linha de produtos JAVEX (Canadá) e AJAX (América Latina) da Colgate-Palmolive.

2007

● Aquisição da empresa BURT’S BEES, fabricante de produtos naturais para cuidados pessoais. 
2008 
Lançamento do CLOROX GREEN WORKS, uma linha de produtos de limpeza com ingredientes naturais como plantas e flores. 
2013 
Lançamento da fórmula concentrada de CLOROX BLEACH. 
Lançamento da tecnologia Smart Tube® para seu frasco de limpadores multiuso, que através de um gatinho permite borrifar o líquido sem precisar inclinar ou agitar a embalagem para tentar usar até as últimas gotas.


Apesar da empresa ter seu foco em produtos de limpeza, higiene e desinfecção, atua em outros segmentos de mercado como molhos para saladas (com a marca Hidden Valley), cuidados pessoais (Burt’s Bees), sistemas de purificação de água (Brita), carvão (Kingsford), embalagens para acondicionamento de alimentos (Glad) e areias para gato (Fresh Step).



A mascote 
Durante muitos anos o principal produto da empresa, o alvejante, foi representado por uma mascote chamada BUTCH, uma simpática garrafa (âmbar e de vidro) de água sanitária CLOROX animada. O personagem utilizado em suas propagandas desde 1928 se tornou bastante conhecido pelo público americano, mesmo após ser aposentado em 1958.


A evolução visual 
A marca CLOROX evolui muito visualmente ao longo dos tempos. O logotipo original da marca tinha a palavra CLOROX dentro de um losango com a inscrição “Liquid Bleach Cleanser Germicide”. Nos anos seguintes esse logotipo passou por algumas remodelações, como por exemplo em 1947, quando a imagem da popular mascote, chamada “Butch”, aparecia nos dois lados do losango; ou em 1957 quando o logotipo foi simplificado.


A primeira alteração significativa no logotipo ocorreu em 1972, quando o losango perdeu o achatamento, foram inseridas linhas brancas nos quatro cantos do losango e uma nova tipografia de letra foi adotada. Em 1987 a cor azul ganhou predominância. Há poucos anos atrás a marca mudou radicalmente adotando um logotipo colorido e muito mais moderno e impactante.


Como a empresa possui o mesmo nome de seu principal produto, utiliza uma identidade visual diferente para sua marca corporativa (adotada em 2010).


Os slogans 
We make everyday life better, every day. (empresa) 
For a healthier home and a happier home. (marca) 
Cleaner world. Better lives. (marca) 
It’s from Clorox so it’s more than clean. (2001) 
Clorox lasts longer than Lysol. (2000) 
Mama’s got the magic of Clorox. (1986) 
Trust Clorox to work for more than your laundry. (1981) 
Clorox does more than wash. For less. (1975)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 3 de maio de 1913 
● Fundador: Archibald Taft, Edward Hughes, Charles Husband, Rufus Myers e William Hussey 
● Sede mundial: Oakland, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: The Clorox Company 
● Capital aberto: Sim (1928) 
● Chairman & CEO: Benno Dorer 
● Faturamento: US$ 5.76 bilhões (2015/2016) 
● Lucro: US$ 648 milhões (2015/2016) 
● Valor de mercado: US$ 15.4 bilhões (outubro/2016) 
● Presença global: 90 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 8.000 
● Segmento: Produtos de consumo 
● Principais produtos: Produtos de limpeza e cuidados pessoais 
● Concorrentes diretos: SC Johnson, P&G, Unilever, Colgate-Palmolive, Henkel e Reckitt Benckiser 
● Slogan: We make everyday life better, every day. 
● Website: www.clorox.com 

A marca no mundo 
Atualmente, a empresa que é uma das gigantes na produção de produtos químicos para uso doméstico, tem seus produtos comercializados em mais de 90 países com vendas anuais em 2015 superior a US$ 5.7 bilhões e aproximadamente 8.000 funcionários. A empresa oferece uma completa linha de produtos para limpeza doméstica sob a marca CLOROX, que engloba desde a tradicional água sanitária até lenços desinfetantes, removedores de manchas, limpadores multiuso, desinfetantes sanitários (em várias formas) e limpadores de vidro. A CLOROX possui fábricas instaladas em 25 países. 

Você sabia? 
Hoje em dia é estimado que 8 entre 10 donas de casa nos Estados Unidos usem a água sanitária CLOROX. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 26/10/2016

Um comentário:

Anônimo disse...

Gosto muito desses produtos de limpeza clorox, tenho vontade de representar esses produtos aqui no nort do Brasil...sei que venderia muitíssimo bem..
Obrigada