10.7.06

JVC


A JVC é uma das poucas marcas a ter sua trajetória tão intimamente associada à existência de equipamentos de áudio e vídeo. A marca japonesa preza pela qualidade de seus produtos e satisfação de seus clientes, com um desempenho superior que vai além da tecnologia e qualidade. A marca tem como conceito criar experiências realmente emocionantes e únicas oferecendo uma total satisfação. Sempre contribuindo para a sociedade, a JVC não é somente uma mera fabricante de produtos eletrônicos, e sim, uma propagadora de novas ideias e emoções. 

A história 
Apesar de ser uma empresa japonesa sua história começou nos Estados Unidos no dia 3 de outubro de 1901, quando o engenheiro Eldridge R. Johnson em parceria com o alemão Emile Berliner, inventor do gramofone, fundou a Victor Talking Company em Camden, estado de Nova Jersey. Como logotipo, a empresa produtora de gramofone (que servia para reproduzir som gravado utilizando um disco plano) e uma das primeiras gravadoras norte-americanas, adotou a imagem feita por Francis Barraud, de um cão inglês chamado Nipper, da raça Fox Terrier, ouvindo um gramofone, como marca registrada. Não demorou muito para que os produtos da marca Victor, com marca registrada “His Master Voice”, iniciassem as vendas no mercado japonês através de distribuidores estabelecidos em todo o país. Porém, em 1927, com o intuito de driblar os altos impostos cobrados pela importação de produtos pelo governo japonês, a empresa americana decidiu estabelecer operação direta no país. Finalmente no dia 13 de setembro, foi criada a The Victor Talking Machine Company of Japan como uma subsidiária integral da empresa americana.
  

Pouco depois, em 1929, a Radio Corporation of America, também conhecida como RCA, adquiriu a Victor Talking Machine Company, incluindo sua subsidiária japonesa. Enquanto isso no país do sol nascente, duas grandes empresas, Mitsubishi e Sumitomo, investiam na subsidiária japonesa, dando a empresa crescente força corporativa. Com isso, no ano seguinte foi concluída a construção da nova fábrica na cidade de Yokohama. A famosa Victrola, que deu origem ao termo vitrola, foi lançada em dezembro com design da própria subsidiária japonesa. Como estratégia de ampliação de seu portfólio, em 1935 a empresa iniciou as vendas dos primeiros aparelhos de rádio no mercado japonês. Com isso, a empresa começava sua jornada de grandes feitos no Japão. Já a primeira televisão do mercado japonês foi produzida e comercializada pela empresa em 1939.
   

Durante a Segunda Guerra Mundial todas as dependências e fábricas da empresa foram destruídas pelos bombardeios dos aliados. Ao final do conflito, a subsidiária japonesa resolveu se separar da RCA Victor, mantendo as marcas registradas “Victor” e “His Master’s Voice”. E com a intenção de dar nova esperança aos seus empregados, a empresa decidiu alterar seu nome para Victor Company of Japan (o nome JVC seria adotado em 1959 para exportações). Em 1950, com a fábrica de Yokohama reconstruída, a empresa voltou a produzir rádios de alta qualidade. Nascida como fabricante de gramofones, rapidamente a empresa começou a oferecer uma combinação de possibilidades de produção de hardware e software como, por exemplo, o primeiro disco EP do mercado japonês em 1954. Além disso, a JVC retomou as vendas de aparelhos de televisão. Esta década ainda contou com grandes novidades: o desenvolvimento do formato de gravação estéreo 45/45 (1956) e o início da produção do primeiro LP estéreo no mercado japonês (1958).
  

O aparelho de televisão colorido foi lançado no mercado em 1960, mesmo ano em que o VTR (Vídeo Tape Recording) colorido de duas cabeças era introduzido. Em 1963 iniciou as exportações de televisores coloridos para os países da Ásia. Era o início discreto de uma internacionalização da JVC, que ganhou força em 1968, quando foi criada a JVC América nos Estados Unidos, dando um importante passo para a empresa se tornar mundialmente reconhecida. Depois do lançamento do CD-4, disco estéreo de 4 canais, em 1971; as operações diretas na Inglaterra e no Canadá seriam iniciadas em 1973. Pouco depois, em 1975, a JVC lançou o primeiro rádio portátil a pilhas com TV embutida (a tela de tubos possuía 3 polegadas). Em 1976 o primeiro modelo de Videocassete VHS (vídeo home system), batizado de Victor HR-3300, foi lançado pela empresa, gerando um fenômeno cultural totalmente novo baseado na comunicação visual.
  

No início da década seguinte, em 1982, a JVC lançou no mercado seu próprio equipamento de áudio portátil, semelhante aos primeiros players da linha Walkman da Sony (conheça essa história aqui). Entretanto, a marca não obteve sucesso e poucos anos depois acabou encerrando a produção. Já o enorme sucesso do VHS foi seguido pela câmera de vídeo compacta em 1983; e pela primeira câmera de vídeo com a unidade de gravação incorporada, em 1984. Pouco depois, em 1986, a JVC ingressou em um novo mercado ao lançar um PC com uma interface de hardware sofisticada que conseguia lidar com sobreposição de vídeo e possuía vários recursos de processamento de vídeo. O produto chegou a ser vendido no Japão e Europa, mas suas vendas foram fracas e o computador foi retirado do mercado.
   

A partir da década de 1990, a JVC, de forma constante, começou a antecipar as tendências e prever a demanda de produtos e sistemas que faziam uso total das mais modernas tecnologias e alta conectividade, projetando e colocando no mercado produtos que combinavam softwares e serviços. Com isso surgiram a primeira TV multi-wide vision, a TV de alta definição (1993), a primeira câmera de vídeo digital compacta do mundo (1995) e o projetor multimídia S-XGA de alta resolução (1998). A JVC também começou a desenvolver e vender equipamentos profissionais como câmeras, ilhas de edição e monitores.
   

Com a chegada do novo milênio a empresa japonesa desenvolveu em 2002 a tecnologia D.I.S.T. (Digital Image Scaling Tecnology) que melhorava consideravelmente a imagem vista na televisão, além de lançar televisores de plasma e a primeira câmera de vídeo digital em alta definição chamada EVERIO. Em 2004 a JVC lançou um novo posicionamento no mercado, apoiado pelo slogan “The Perfect Experience”, que refletia exatamente o que a marca desejava criar com seus produtos: momentos únicos através de imagens e da música. No ano de 2005 a JVC foi a primeira a desenvolver o DVD+RW DL, um DVD regravável (em torno de mil vezes) de dupla camada com capacidade de armazenamento de 8.5 GB. Pouco depois, em 2007, lançou a primeira câmera de vídeo amadora Full HD com disco rígido do mundo.
   

Apesar da força de sua marca no mercado mundial, o rápido avanço das novas tecnologias, a popularização das filmadoras em smartphones e a concorrência com marcas coreanas e chinesas no segmento de televisores quase levaram esse gigante à lona. A solução encontrada aconteceu no dia 1 de outubro de 2008, quando a JVC adquiriu a também japonesa Kenwood (conheça essa história aqui), tradicional fabricante de som, especialmente para automóveis, criando assim a JVCKenwood Holdings Inc. Com isso, a JVC deixou de ser uma empresa para se tornar uma marca no portfólio da nova empresa. Ainda esse ano a marca lançou a câmera de vídeo com cartão de memória que permite carregar os vídeos no YouTube de forma muito simples. E as novidades não pararam. Em 2009 lançou o monitor de LCD em alta definição com tecnologia 3D de imagem para uso profissional.
   

Nos anos seguintes, a JVC começou então a reformular sua linha de produtos e estratégias de atuação. A divisão de televisores, pouco rentável em um mercado altamente competitivo, foi licenciada para outras empresas. A JVC vendeu, mas também comprou. Por exemplo, em 2013, adquiriu a japonesa Totoku, fabricante de equipamentos médicos, e passou a concorrer com gigantes como GE, Siemens e Philips. Logo depois, incorporou a americana Zetron, produtora de sistema de comunicação, utilizados em portos e aeroportos. Também focou seus esforços nos equipamentos profissionais, utilizados nos estúdios de grandes emissoras de TV. Para o consumidor doméstico, a JVC resolveu investir em centrais multimídias para automóveis e outros equipamentos eletrônicos, como fones de ouvido. Porém, o que mais pesa para manter a marca sempre em evidência no segmento é seu histórico de pioneirismo. Afinal, a JVC inventou o VHS, que revolucionando a indústria da produção cinematográfica, as filmadoras portáteis para uso doméstico e as câmeras fotográficas que cabem no bolso, entre muitos outros aparelhos.
  

A evolução visual 
O logotipo da marca passou por grandes remodelações ao longo de sua história. A identidade visual original da marca era composta pela palavra Victor e o tradicional símbolo de um cão ouvindo um gramofone com a expressão “His Master Voice”. Somente em 1959 a empresa adotou a marca JVC (especialmente para o mercado internacional), resultado da abreviação do nome Victor Company of Japan, e apresentou um novo logotipo (com as iniciais dentro de um círculo). O tradicional logotipo com o nome da marca em vermelho foi criado em 1969 e, desde então, não sofreu alteração.
  

Até 2011 a JVC comercializava seus produtos eletrônicos no mercado japonês sob a marca Victor, com o logotipo “His Master’s Voice”. Foi somente a partir desse ano que a marca Victor no Japão foi substituída pela global JVC. No entanto, o nome e o logotipo da “Victor” (abaixo) são de propriedade da JVCKenwood e utilizados como marca para produtos de áudio premium, para os estúdios de gravação Victor Studios e para a gravadora JVCKenwood Victor Entertainment.
  

Dados corporativos 
● Origem: Japão 
● Fundação: 13 de setembro de 1927 
● Fundador: Emile Berliner e Eldridge Johnson 
● Sede mundial: Yokohama, Japão 
● Proprietário da marca: Victor Company of Japan Ltd. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da JVCKenwood Corporation) 
● Presidente: Shoichiro Eguchi 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 120 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Eletrônicos 
● Principais produtos: Câmeras digitais, filmadoras, projetores, televisores e centrais multimídias 
● Concorrentes diretos: Aiwa, Pioneer, Sony, Samsung, LG, Panasonic, Toshiba, Philips e Canon 
● Slogan: The perfect experience. 
● Website: www.jvc.com 

A marca no mundo 
Atualmente a JVC, que pertence a JVCKenwood Corporation, está presente em mais de 120 países ao redor do mundo, comercializando câmeras fotográficas, filmadoras compactas, projetores, televisores, câmeras de segurança, caixas de som, centrais multimídias, fones de ouvido, além de produtos para computadores, filmadoras e monitores profissionais e até equipamentos para áreas médicas. 

Você sabia? 
No ano de 2001 a JVC ganhou o Emmy Award da National Academy of Television Arts and Sciences pela “extraordinária conquista no avanço tecnológico” e pelo “desenvolvimento pioneiro de câmeras de vídeo para consumidores”. 
A marca JVC sempre esteve muito ligada a patrocínio de grandes eventos culturais e esportivos como o JVC Jazz Festival (cuja primeira edição aconteceu em 1984), Campeonato Europeu de Futebol da UEFA (no qual iniciou o patrocínio em 1980) e JVC Tokyo Video Festival (um concurso de vídeo internacional com a primeira edição realizada em 1978). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Estadão, Valor Econômico e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 6/3/2021

Um comentário:

Padma Dewa disse...

Por favor, comprei um mp3 da victor, no japão, tentei configurá-lo no meu computador, no Brasil, e não consegui...será que não é compatível? se puder me ajudar, agradeço.