18.7.06

PINE-SOL


Há mais de oito décadas o PINE-SOL vem limpando e desinfetando cozinhas, banheiros e chãos de milhares de residências no mundo inteiro, deixando sempre um cheirinho inconfundível de ambientes limpos e livres de sujeiras, germes, bactérias e fungos. Utilizando PINE-SOL a dona de casa tem a residência perfumada e a família mais que protegida. 

A história 
A história da marca PINE-SOL (aqui no Brasil conhecido como Pinho-Sol), tem origem no ano de 1929 quando o químico Harry A. Cole, que vivia na cidade de Jackson, estado americano do Mississippi, inventou um poderoso produto de limpeza. Vivendo próximo a uma enorme área de florestas de pinho, Mr. Cole resolveu utilizar óleo de pinho, um natural desinfetante e desodorizador, para criar um produto cheiroso e bastante eficiente na limpeza (desinfetava e limpava além de perfumar), chamando-o de PINE-SOL BRAND CLEANER. Juntamente com seus filhos, ele fundou a empresa H.A. Cole Products Company para produzir o novo e cheiroso produto. O negócio começou pequeno, inicialmente fornecendo o produto, que deveria ser diluído na água, para empresas que prestavam serviços sanatoriais, que limpavam pequenos bancos da região e necessitavam de um produto extremamente eficiente, que matasse germes e bactérias. Não demorou muito para o produto se tornar famoso e fazer sucesso, especialmente na limpeza de vasos sanitários, pias, ralos, tanques, azulejos e pisos.


Porém, somente depois de 17 anos o PINE-SOL começou a ser vendido para fora do estado do Mississippi. Nesta época as vendas começaram a crescer bastante e a rede de distribuição foi ampliada, fazendo com que a marca PINE-SOL se tornasse popular entre as donas de casa americanas. Na década de 1960, a marca introduziu no mercado um novo produto, o desinfetante em aerosol (1965). Em 1990, a tradicional empresa The Clorox Company adquiriu a marca, cujos produtos ganharam novas fórmulas e deliciosas essências. Desde que a empresa comprou a marca, as vendas triplicaram, fazendo do PINE-SOL um dos produtos de limpeza mais vendidos do mundo.


A enorme popularidade da marca nos anos seguintes se deve, muito em parte, a personagem interpretada pela comediante Diane Amos, que desde 1993 é popularmente conhecida, especialmente nos Estados Unidos, como “Pine-Sol Lady”, e sua inseparável frase “That’s the power of PINE-SOL, baby!” (“Essa é a força de PINE-SOL, baby!”), dita pela primeira vez nos comerciais em 2005. Mais recentemente, em 2012, Diane foi responsável por comandar a campanha “Deep Clean Diva”, um game-show criado para identificar os fãs mais apaixonados de PINE-SOL. Com sua personalidade vibrante e um sorriso encantador, a garota-propaganda da marca se tornou uma verdadeira celebridade nos Estados Unidos.


Várias inovações chegaram ao mercado nos anos seguintes em forma de novas e cheirosas fragrâncias em resposta aos consumidores que achavam a fragrância original extremamente forte. Em 2004, para comemorar 75 anos de existência do produto, os frascos passaram a serem comercializados com um rótulo especial, em alusão a importante data. Mais recentemente, a linha de produtos foi ampliada com o lançamento de PINE-SOL WET FLOOR WIPES, panos úmidos de limpeza para o chão com o poder e fragrância da versão líquida. Atualmente PINE-SOL, que proporciona desinfecção imbatível eliminando 99,9% das bactérias, germes e fungos, está disponível no mercado em fragrâncias deliciosas, além da original: Lemon Fresh (limão), Lavender Clean (lavanda), Sunshine Meadow (cheirinho de ar fresco), Sparkling Wave (cheirinho de oceano) e Wild Flower Blast (flores campestres).


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas atualizações ao longo de sua história. Sempre mantendo a tradicional cor amarela, o logotipo da marca, que durastes anos teve como símbolo um pinheiro verde, passou recentemente por uma pequena remodelação. O logotipo também pode ser aplicado na horizontal.


As embalagens de PINE-SOL também evoluíram ao longo dos anos, adquirindo um design mais moderno e marcante.


Os slogans 
Cleaning What Stinks since 1929. (2014) 
Everything you need. Nothing you don’t. 
The Powerful Scent of Real Clean. (2010) 
Powerful Scent of Clean. (2007) 
The Smell of Clean.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1929 
● Criador: Harry A. Cole 
● Sede mundial: Oakland, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: The Clorox Company 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Benno Dorer 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 50 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Higiene e limpeza 
● Principais produtos: Desinfetantes 
● Concorrentes diretos: Ajax, Lysol, Mr. Clean, Fabuloso, Domestos e Spic and Span 
● Ícones: A personagem Pine-Sol Lady 
● Slogan: Cleaning What Stinks since 1929. 
● Website: www.pinesol.com 

A marca no mundo 
Atualmente a linha de produtos com a marca PINE-SOL pode ser encontrada em mais de 50 países ao redor do mundo. Nos Estados Unidos a marca é líder de mercado no segmento de desinfetantes, com vendas superiores a US$ 200 milhões por ano. Já no Brasil a marca é comercializada sob licença pela Colgate-Palmolive. 

Você sabia? 
No Brasil, uma embalagem de 500 ml de PINHO-SOL rende até 16 litros quando o produto é diluído na água. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 24/6/2015

Um comentário:

Anônimo disse...

Conheço Pinho Sol deste quando criança em Barretos esta em frente a casa do Vovô quando passou um moço eu tinha 8 ano de idade e deu-me 2 garrafinha de amostra grátis pequenas e disse que era para banheiros e limpeza corri entreguei para minha tia Maria do Rosário e perguntou que ti deu isto, contei e ela foi experimentar quando sentiu o cheiro ficou encabulada de tão bom que a casa cheirando a Pinho e agora com 69 estou e o Pinho Sol está com era os antigos frascos que ganhei daquele moço..