11.7.06

PIONEER


A PIONEER é uma das principais marcas de eletrônicos do planeta, que utiliza a mais avançada tecnologia em seus produtos para que os consumidores possam desfrutar da máxima qualidade em áudio e vídeo que o mundo tem para oferecer. Mesmo um pequeno ruído é transformado em um som perfeito e nítido pela marca japonesa. Durante décadas a PIONEER cresceu muito, mas sua paixão continua sendo a mesma: criar uma experiência de entretenimento sem paralelo. 

A história 
A história começou em 1937 quando Nozomu Matsumoto, um homem com enorme paixão pela música, desenvolveu com sucesso o alto-falante dinâmico A-8, uma raridade na época no Japão. No ano seguinte, exatamente no dia 1 de janeiro, ele fundou a empresa com o nome de Fukuin Shokai Denki Seisakusho (precursora da PIONEER) na cidade de Tóquio para produzir inicialmente em sua garagem, alto-falante e subwoofer para automóveis e aparelhos de som. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a empresa foi incorporada oficialmente no dia 8 de maio de 1947. Investindo maciçamente no desenvolvimento de novos produtos, a empresa lançou no mercado em 1953 o alto-falante de alta fidelidade Hi-Fi PE-8. Somente no ano de 1961 a empresa passou oficialmente a se chamar PIONEER ELECTRONICS CORPORATION, quando também abriu seu capital na Bolsa de Valores de Tóquio.


No ano seguinte introduziu no mercado o primeiro sistema de som estéreo separado do mundo. Poucos anos mais tarde, em 1966, a PIONEER estabeleceu escritórios de vendas e subsidiárias na Europa e nos Estados Unidos (isto correu em 1972), iniciando assim sua expansão internacional. Em 1975, a marca lançou no mercado o primeiro som estéreo para automóveis, segmento no qual a PIONEER se tornaria especialista nos anos seguintes. Dois anos mais tarde introduziu o primeiro sistema de TV a cabo bi-direcional acessível nos Estados Unidos. No final desta década, em 1979, a PIONEER lançou no mercado o LD player para uso industrial.


A década seguinte tem início com o lançamento, em 1981, do LaserDisc, uma tecnologia para o armazenamento de vídeo e áudio de alta qualidade em um único disco óptico, incluindo o primeiro leitor residencial de disco laser, que se tornou popular em clubes e estabelecimentos de karaokê em todo o Japão; seguido em 1982 pelo aparelho leitor de CD. As novidades não pararam por aí: dois anos depois, introduziu o primeiro aparelho de CD do mundo para ser utilizado em automóveis; e a primeira combinação de LD player compatível com CDs e LDs do mundo. Em 1985 a PIONEER ingressou em um novo segmento de mercado ao introduzir o primeiro monitor de projeção de 40 polegadas. Esta época também foi marcada pelo grande crescimento internacional, com os produtos da marca PIONEER sendo comercializados em diversos países do mundo.


A PIONEER foi a primeira empresa do mundo a lançar no mercado o GPS (sistema de navegação por satélite) baseado em CD para ser utilizado em automóvel em 1990. Dois anos mais tarde, a empresa foi novamente pioneira ao lançar o primeiro CD-ROM com 4 velocidades do mundo. A partir de meados desta década a PIONEER desenvolveu e introduziu no mercado produtos revolucionários como o DVD/CD player, o primeiro DVD/LD/CD player compatível para uso doméstico e a primeira TV de plasma XGA de alta definição e 50 polegadas do mundo para uso doméstico, todos em 1997; o primeiro sistema de navegação por GPS baseado em DVD do mundo; o primeiro drive gravador de DVD; o primeiro som automotivo para automóveis equipado com OEL do mundo; o primeiro sistema de navegação por GPS baseado em DVD que incorporava um disco 8.5 GB, com camada dupla, em 1998; e o primeiro gravador de DVD compatível com o formato DVD/RW do mundo, em 1999.


O novo milênio tem início com o lançamento do sistema de navegação GPS para carros, baseado em HDD, em 2001. Neste mesmo ano a PIONEER introduziu seu novo slogan “Sound.Vision.Soul.” (em “português, “Som.Visão.Alma.”), assumindo definitivamente a posição como uma marca de eletrônicos. Nos anos seguintes a empresa continuou desenvolvendo produtos com tecnologia avançada como o sistema de navegação para automóveis com um módulo de comunicação sem fio (2002); gravador de DVD com disco rígido (2002); e o primeiro DVD player para uso profissional do mundo, direcionado para DJs e VJs (2004). Nesta época, a empresa iniciou a operação da Pionner Plasma - Display (resultado da aquisição da divisão de Plasma da NEC), voltada para o desenvolvimento e produção de televisores de plasma. Em 2006, a marca japonesa lançou no mercado três produtos que mostravam todo seu esforço e investimento para fabricar aparelhos eletrônicos com tecnologia avançada: o Blu-Ray Disc/DVD drive interno para computadores pessoais, o primeiro display de plasma de 50 polegadas com 1080p, o primeiro BD player da América do Norte, além do primeiro modelo de CD player com Bluetooth integrado do mundo.


Em 2007, a marca japonesa lançou o televisor de plasma “Kuro”, com surpreendente reprodução de tons negros. Foi neste ano que a empresa introduziu a PIONEER ELITE, uma linha de equipamentos eletrônicos com alta tecnologia e design diferenciado. Em 2013, a marca japonesa lançou a primeira central multimídia produzida no Brasil. Pouco depois, em 2014, a PIONEER anunciou o fechamento de sua divisão de áudio e vídeo residencial para se concentrar no segmento automotivo, mercado no qual é líder mundial. Além disso, vendeu sua divisão de equipamentos de DJ para um fundo de investimento americano. Com isso, a marca japonesa concentrou suas forças nas vendas diretas para as montadoras e ao desenvolvimento de tecnologias de computação em nuvem que adquiriu com sistemas de navegação em automóveis. A PIONEER definitivamente aposta que a eletrônica automotiva irá crescer dramaticamente com o advento da era dos carros inteligentes. Com os sistemas de navegação automotiva e smartphones cada vez mais interligados, a PIONEER também se juntou com uma das maiores empresas de tecnologia da informação para lançar sistemas multimídia para automóveis compatíveis com a Apple CarPlay, que conecta equipamentos automotivos com iPhones. Em 2016, a PIONEER desenvolveu uma tecnologia capaz de detectar sinais de sonolência no motorista de um automóvel. Outra novidade recente é o DVD Player compatível com Waze, que permite ter o aplicativo de navegação reproduzido na tela do multimídia.


A evolução visual 
O logotipo da marca PIONEER passou, ao longo de sua história, por poucas modificações, a última ocorrida em 1998, quando a empresa mudou radicalmente sua identidade visual, introduzindo um novo logotipo mais moderno e dinâmico (adotou a cor vermelha e mudou a tipografia de letra) em substituição ao antigo, utilizado desde 1970.


Os slogans 
Move the Heart and Touch the Soul. (2010) 
Sound.Vision.Soul. (2001) 
R-u-ready-4-Pioneer? (2000) 
The art of entertainment. (1990) 
The future of sound and vision. (1986)


Dados corporativos 
● Origem: Japão 
● Fundação: 1 de janeiro de 1938 
● Fundador: Nozomu Matsumoto 
● Sede mundial: Tóquio, Japão 
● Proprietário da marca: Pioneer Corporation 
● Capital aberto: Sim (1961) 
● CEO & Presidente: Susumu Kotani 
● Faturamento: US$ 3.85 bilhões (2015/2016) 
● Lucro: US$ 62 milhões (2015/2016) 
● Valor de mercado: US$ 790 milhões (janeiro/2017) 
● Presença global: 120 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 17.000 
● Segmento: Eletrônicos 
● Principais produtos: Sons automotivos, auto-falantes, amplificadores, GPS e fones de ouvido 
● Concorrentes diretos: Blaupunkt, Alpine, Sony, Bose, Kenwood, JVC, TomTom, OnStar e Garmin 
● Slogan: Move the Heart and Touch the Soul. 
● Website: www.pioneer.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a PIONEER comercializa em mais de 120 países ao redor do mundo uma completa e avançada linha de produtos eletrônicos, que incluem sistema de navegação por satélite, sons automotivos, auto-falantes, amplificadores, fones de ouvido, centrais multimídia, entre outros equipamentos de áudio. A empresa japonesa, líder mundial no segmento de sons automotivo e pioneira na fabricação de produtos eletrônicos de áudio e vídeo para este segmento de mercado, faturou no ano fiscal de 2015/2016 mais de US$ 3.8 bilhões. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 6/1/2017

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa estou encantada com o surgimento da marca PIONEER.Estou fazendo um pequeno investimento na minha carreira de DJ é já sei a marca que vou usar né!? Estou bem feliz por que já sei que vou usufruir uma marca que tem História de sucesso.

Elis Leão

Anônimo disse...

Os aparelhos da PIONEER são os melhores.