17.7.06

SEMP (antiga SEMP TOSHIBA)


Há mais de sete décadas a SEMP (durante muito tempo conhecida como SEMP TOSHIBA) tem se destacado por seu pioneirismo e inovações tecnológicas no mercado brasileiro, trazendo praticidade e diversão a milhões de consumidores. Foi assim com lançamentos surpreendentes, cada um deles dentro de contextos da época e em momentos extremamente significativos para o Brasil e sua população. 

A história
Tudo começou no ano de 1942, em plena Segunda Guerra Mundial, quando Affonso Brandão Hennel fundou a SEMP (aberviação de Sociedade Eletro Mercantil Paulista) como uma pequena fábrica localizada na Rua 24 de Maio, no centro de São Paulo, que produziu o primeiro rádio fabricado no país. Já em 1949, ano em que a empresa se tornou a primeira a fabricar rádio vitrola no país, contando com ampla rede de revendedores e representantes em várias capitais do país, a SEMP liderava as vendas de rádios em todo o território nacional. Pouco depois, em 1951, a empresa lançou o mais sofisticado rádio da época, o PT 76, que ganhou o carinhoso apelido de “capelinha” e atingiu grande sucesso de vendas até meados da década de 1970. Ainda neste ano, juntamente com o início das transmissões de TV através dos Diários Associados - TV Tupi - a SEMP produziu o primeiro televisor preto e branco fabricado no Brasil. Em 1957 a empresa foi a primeira a fabricar aparelhos com rádio, televisão e eletrola interligados, uma grande inovação para a época.


Mostrando acreditar na força da indústria brasileira, em 1965, a SEMP produzia no país mais de 80% dos componentes utilizados na fabricação de seus televisores, inclusive os cinescópios em branco e preto. Neste ano, a SEMP foi pioneira ao produzir o primeiro rádio com som estéreo do país. No ano seguinte, como afirmação de sua revolucionária tecnologia, a empresa lançou no mercado o primeiro televisor portátil com tela de 12 polegadas produzido em território nacional. No início da década de 1970, a participação da empresa foi decisiva para dar início ao desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Televisão a Cores, sendo que já em 1972, a SEMP lançou o primeiro televisor a cores de 20 polegadas do mercado brasileiro. Pouco depois, no mês de outubro de 1973, a empresa inaugurou uma fabrica piloto em Manaus para inicialmente fabricar televisores e, em julho de 1975, deu sequência à transferência final das atividades da fábrica de São Paulo para as instalações definitivas, localizadas no Distrito Industrial de Manaus.


A história da empresa ganharia novos rumos em 1977 através da associação com a Toshiba Corporation, para estabelecer a SEMP TOSHIBA, uma empresa de capital majoritário nacional, aliando a reconhecida capacitação tecnológica japonesa, a um modelo de gestão empresarial embasado em profundo conhecimento das peculiaridades do mercado brasileiro. A década seguinte foi marcada por grandes novidades, como por exemplo, o lançamento em 1981 da “TV de Colo” com tela de apenas 10 polegadas, a primeira TV portátil em cores fabricada no país; e com a introdução em 1987 do primeiro vídeo cassete de “4 cabeças”, estabelecendo a partir daí, um avançado padrão de qualidade de gravação e reprodução de imagens que, até aquele momento, ainda não havia sido atingido pelas demais empresas do setor.


No final desta década, em 1989, a SEMP TOSHIBA liderava o mercado de produtos de áudio portátil, contando com uma diversificada linha de rádio-gravadores, incluindo o modelo Toshiba Mouse, de grande sucesso junto ao público jovem. Em 1992, de forma ousada e acompanhando as novas tendências ditadas pela abertura econômica, a SEMP TOSHIBA lançou no Brasil a primeira linha de televisores de “telas grandes”, com tamanhos de até 52 polegadas. Essa iniciativa colocou definitivamente a empresa em posição destacada, levando-a nos anos seguintes, a conquistar a liderança no segmento de televisores, posição mantida por muitos anos. Pouco tempo depois, em 1996, ao estabelecer a Semp Toshiba Info (sob a marca STI), a empresa deu início às suas atividades na área de informática, mais uma vez inovando ao fabricar os notebooks Toshiba no país. Uma década mais tarde, em 2006, a SEMP TOSHIBA atingiu a marca de 2.7 milhões de televisores produzidos e vendidos em um único ano. Pouco depois, em 2009, a empresa comemorou 10 anos de liderança absoluta do mercado brasileiro no segmento de televisores com mais de 16 milhões de unidades produzidas e vendidas.


Mas nos anos seguintes a situação mudou rapidamente, a empresa perdeu muita participação de mercado, especialmente pelo avanço da concorrência asiática, amargou prejuízos e passou a conviver com uma enorme crise financeira. Além disso, fechou fábricas, abandonou a produção de celulares e computadores de mesa e demitiu 1.000 funcionários, quase metade do total. Em 2015 começou a mudar tudo para sobreviver em um mercado extremamente competitivo e lançou uma linha de eletroportáteis, como fornos elétricos, batedeiras, fritadeiras, liquidificadores, entre outros itens. Tudo para depender cada vez menos da venda de televisores, setor que a empresa quer abandonar gradativamente devido à baixa margem de lucro e enorme concorrência. Em meados de 2016, após décadas de uma bem-sucedida parceria, a empresa anunciou a saída da Toshiba do negócio (a empresa ainda detém os direitos de fabricação da marca japonesa no Brasil). Pouco depois, a empresa anunciou uma nova parceira com a multinacional chinesa TCL Corporation, conhecida como a “Samsung chinesa”, proprietária de marcas como Thomson, Alcatel e RCA, e que também fornece painéis para diversos fabricantes, além de atuar na produção de telefones celulares e eletrodomésticos. Surgia assim SEMP TCL.


Durante todos esses anos a SEMP conquistou um espaço privilegiado no mercado e principalmente na mente dos consumidores, afinal a marca foi a primeira do setor a oferecer a maior variedade de telas grandes em televisores; a trazer o televisor com tela widescreen (16:9) em formato de cinema; a lançar a primeira TV Multimídia, com 21 polegadas, que funcionava como televisor e monitor; e a TV combinada com videocassete nos tamanhos 29 e 34 polegadas (TV Combo). Por tudo isso que durante vários anos a então SEMP TOSHIBA utilizou seu famoso slogan “Os nossos japoneses são mais criativos que os japoneses dos outros”.


A linha do tempo 
1974 
Lançamento do primeiro rádio relógio e do televisor com tela de 14 polegadas produzidos no país. 
1976 
Lançamento do primeiro televisor com tela de 16 polegadas e gabinete de plástico produzido no Brasil. 
1977 
Lançamento do primeiro televisor (tela de 20 polegadas) com a marca Toshiba que possuía o inovador sistema de olho mágico, que regulava a qualidade da imagem em função da iluminação do ambiente. 
1980 
Lançamento do primeiro televisor 20 polegadas com sintonizador totalmente eletrônico e controle remoto com indicações digital. 
1988 
Lançamento do primeiro televisor 21 polegadas com tecnologia digital, que permitia o congelamento de imagens através da inovadora função PIP (Picture in Picture). 
1993 
Lançamento dos primeiros sistemas de áudios com CD Player. 
1994 
Lançamento do primeiro aparelho de FAX. 
1997 
Lançamento dos primeiros televisores de 29 e 34 polegadas com vídeo cassete integrado. 
1998 
A SEMP TOSHIBA INFORMÁTICA se tornou a primeira empresa a produzir notebooks no país. 
Lançamento da linha de televisores Lumina, com controle remoto luminoso. 
2000 
Pioneira ao lançar no país televisores com concepção digital, preparados para receber imagens em alta definição. 
2001 
Lançamento dos monitores plasma de 42 e 50 polegadas e do primeiro DVD Áudio do Brasil. 
2002 
Lançamento do primeiro DVD portátil com tela LCD de 8 polegadas. 
Lançamento do primeiro televisor de Tela Super Plana de 21 polegadas com DVD integrado. 
2004 
Lançamento do aparelho gravador de DVD. 
2005 
Lançamento de uma linha de televisores (46, 52 e 62 polegadas) com tecnologia DLP (Digital Light Processing). 
2007 
Lançamento do televisor LCD Regza, com alta definição de imagem. 
Lançamento do conversor de sinal digital para televisores. 
2008 
Primeira empresa do setor a lançar uma linha de televisores LCD com conversor digital integrado. 
Lançamento dos primeiros aparelhos de GPS. 
2010 
Apresenta ao mercado sua linha de televisores LED Ultra Slim Full HD, com espessura de apenas 2.3 cm. 
2011 
Lançamento do primeiro tablet nacional, batizado de myPad. O tablet tinha tela de 10.1 polegadas e como diferenciais uma porta USB para a conexão de acessórios e uma saída HDMI, que permite reproduzir vídeos em alta resolução em um televisor conectado por meio de um cabo.
2015 
Lançamento do televisor com tecnologia Ultra HD 4K.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Em 1977, após a associação com a japonesa Toshiba, um novo logotipo corporativo foi adotado, com a predominante cor vermelha. No final de 2016, com o fim da parceria, e uma nova associação, desta vez com a chinesa TCL, foram apresentados dois logotipos, um para a marca SEMP e outro para a nova empresa (batizada de SEMP TCL).


Os slogans 
Presente em seus bons momentos. (2017) 
Uns tentam. Outros Toshiba. (2014) 
Nossa história faz a diferença. (2010) 
Um país chamado SEMP TOSHIBA. (2008) 
Os nossos japoneses estão ainda mais criativos que os japoneses dos outros. (2004) 
Nosso negócio é diversão. (2002) 
Os nossos japoneses são mais criativos que os japoneses dos outros. (1994) 
Sempre uma solução melhor. (década de 1990)


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1942 
● Fundador: Affonso Brandão Hennel 
● Sede mundial: Cajamar, São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Semp Indústria e Comércio de Eletroeletrônicos S.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da TCL Corporation) 
● Presidente: Ricardo Freitas 
● Faturamento: R$ 900 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 700 
● Segmento: Eletrônico e eletroportátil 
● Principais produtos: Televisores, tablets, batedeiras, liquidificadores, torradeiras e ferros de passar 
● Concorrentes diretos: Gradiente, Sony, Samsung, LG, Philips, Arno, Philco, Britânia e Mondial 
● Slogan: Presente em seus bons momentos. 
● Website: www.semptcl.com.br 

A marca no Brasil 
Continuamente expandindo e inovando, a SEMP atua em vários segmentos do setor eletrônico e de eletroportáteis como televisores (smart e full-HD), tablets, liquidificadores, batedeiras, cafeteiras, fornos elétricos, espremedores de frutas e grills, distribuindo seus produtos através de uma ampla rede de revendedores em território nacional com mais de 8 mil pontos de venda. Atualmente a marca SEMP pertence à SEMP TCL, que também detém as marcas TCL e Toshiba no Brasil. 

Você sabia? 
Atualmente a SEMP possui uma das mais completas linhas de TV do mercado brasileiro, oferecendo aos consumidores aparelhos que vão de 24 até 48 polegadas. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 9/5/2017

Um comentário:

jessica nunes disse...

Olá Semp Toshiba eu gostaria de parabenizar a excelente marca e qualidade do produto tenho um computador de vocês há mais de um ano e estou muito satisfeita obrigada