23.8.06

LEITE NINHO


Carinho, amor materno e nutrição. Que mãe zelosa não confiou a alimentação inicial de seus filhos a uma conhecida lata amarela, sinônimo de segurança e tranquilidade na fase de crescimento de qualquer criança. Por isso, LEITE NINHO se transformou no principal companheiro de qualquer mamãe preocupada com a alimentação de seus filhos pelo mundo afora. Referência em nutrição, saúde e bem-estar, a marca NINHO é líder absoluta na categoria de leite em pó integral, com um consolidado histórico de tradição por várias gerações. 

A história 
A marca surgiu em 1944 na Suíça lançada no mercado como um leite em pó pela tradicional empresa Nestlé com a marca NIDO, como é conhecido em muitos países ao redor do mundo. Progressivamente a marca foi sendo introduzida em outros países europeus como a antiga Tchecoslováquia (1947), Alemanha (1948), onde foi introduzido com a marca NEST e Reino Unido com o nome de NESPRAY, Bélgica (1949), Portugal (1950) e Áustria (1951). Na década de 1950 o produto foi introduzido em países da América Central e África. No Brasil, o início da comercialização do produto data de 1923, quando ainda se chamava Molíco (com i acentuado) e era leite puro de vaca, ou seja, um leite não modificado, do qual foi simplesmente extraída a água, fabricado na Argentina e envasado nas fábricas de Araras e Barra Mansa. Molíco seria conhecido como o leite em pó da Nestlé, até seu sucessor, o LIETE NINHO INTEGRAL, herdar tão nobre título, ao ser lançado oficialmente no país em 1944.


Com o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, a carência de bens de consumo era grande e a fabricação de um leite em pó de qualidade e de conservação prolongada, como o recém criado NINHO, foi bem-vinda. Nesse ano a Nestlé publicava em seus anúncios: “Não entre na fila! Para quem usa Ninho, não existe o problema do leite. Nem filas, nem receio quanto à qualidade, nem imprevistos”. Com 4% mais de gordura que o Molíco, o leite em pó integral NINHO teve excelente aceitação pelo mercado e sua demanda crescia a cada ano. Por esta razão, entre outras, foram construídas sucessivamente as fábricas de Araraquara (interior de São Paulo) em 1946, Porto Ferreira (SP) em 1952 e em 1958 a unidade de Três Corações (MG).


Passados mais alguns anos, foi desenvolvido o processo de obtenção do leite em pó instantâneo e, no ano de 1965, a Nestlé lançava no mercado brasileiro o LEITE NINHO INSTANTÂNEO. As fábricas de Araçatuba (SP) inaugurada em 1963 e de Ibiá (MG) em 1964 estavam equipadas com tecnologias adequadas para a fabricação desse novo leite e puderam, também, responder ao crescente aumento de consumo. A introdução dos instantâneos determinou uma grande transformação na estrutura do segmento de leites em pó no país. O leite tradicional manteve sua imagem extremamente ligada à alimentação dos lactentes. Já os leites instantâneos assumiram a imagem de produtos menos adequados à alimentação infantil, assemelhando-se ao leite fresco e, consequentemente, mais indicado para adultos.


A diversificação de produtos começou em 1990 com o lançamento do NINHO SOLEIL, um iogurte especialmente desenvolvido para crianças. A aceitação foi tão positiva que a marca foi expandida para iogurtes de polpa e para a categoria de Petit Suisse, este último introduzido em 1993. Novos produtos surgiram a partir de 2002 com a introdução do leite em pó fortificado com cálcio e do NINHO FASES, uma linha exclusivamente desenvolvida para cada idade e fase de crescimento da criança. As três versões dos produtos da linha Ninho Fases, divulgadas no mercado com o slogan “Preparando seu filho para a vida”, eram enriquecidas com vitaminas e minerais em quantidades cuidadosamente estudadas. Além disso, continham ingredientes desenvolvidos com exclusividade pela Nestlé.


Nos anos seguintes, todas as versões de Leite Ninho Integral e Instantâneo foram enriquecidas com ferro, que ajuda a combater a anemia infantil, e vitamina C, que favorece a absorção de ferro pelo organismo. Outra novidade foi o lançamento, em 2008, do Leite Fermentado Ninho Soleil, único da categoria desenvolvido especialmente para crianças pequenas. O novo leite fermentado contém em sua fórmula lactobacilos vivos (probióticos) que formam uma barreira protetora na parede do intestino e colaboram no equilíbrio da flora intestinal, além de vitamina D, cálcio e zinco que contribuem para o desenvolvimento saudável dos consumidores infantis.


Em 2010, a marca NINHO desenvolveu em parceria com a ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), uma cartilha com os 10 Sinais da Boa Nutrição. Voltada especialmente para auxiliar as mães, o material trazia dicas de como manter a saúde equilibrada dos filhos. A partir de 2015, com um novo mix de nutrientes, desenvolvido para atender as principais necessidades nutricionais das crianças brasileiras, toda linha de leites (nas versões pó e líquido) da marca passou a ser identificada como NINHO® Forti+, enriquecido com ferro, zinco e vitaminas A, C e D, além de trazer todos os benefícios do leite, contribuindo para a ingestão de cálcio e proteína. A nova linha preserva o tradicional sabor de NINHO, reconhecido por crianças e adultos, aliando todo o conhecimento da Nestlé em saúde, nutrição e bem-estar.


Em qualquer situação, durante todos esses anos, a marca NINHO foi capaz de acompanhar a modernização na estrutura familiar brasileira sem perder seu foco. O sucesso NINHO se fundamenta em seu posicionamento de marca parceira da consumidora na desafiadora tarefa de desenvolver e nutrir seus filhos com uma alimentação saudável e equilibrada. Com isso, NINHO conquistou a liderança do mercado de leite em pó e o reconhecimento como a marca da categoria mais desejada pelas mães e reconhecida como especialista em nutrição infantil, oferecendo um portfólio completo e variado, incluindo leites (UHT e pó), iogurtes, leite fermentado e compostos lácteos com o sabor preferido pelos consumidores brasileiros.


A linha do tempo 
1990 
Lançamento do NINHO SOLEIL, uma bebida láctea (iogurte) com sabor mais suave e de baixa acidez, especialmente desenvolvida e formulada para crianças. 
1993 
Lançamento do NINHO SOLEIL PETIT SUISSE, sobremesa láctea desenvolvida para o público infantil. 
2002 
Lançamento do leite em pó NINHO CRESCIMENTO com Prebio1, versão tradicional enriquecida com cálcio. 
2003 
Lançamento do NINHO FASES nas versões Ninho 1+ (composto lácteo para crianças de 1 a 3 anos, que além de vitaminas e ferro, contém Prebio 1, um avançado e exclusivo ingrediente composto de fibras naturais, que por suas propriedades prebióticas contribui para o equilíbrio da flora intestinal), Ninho 3+ (composto lácteo para crianças de 3 a 6 anos de idade, enriquecido com Prebio 3, ingrediente composto de fibras naturais, que além de proporcionar continuidade no cuidado com o sistema digestivo, contém também proteína e cálcio, que contribuem na fase do desenvolvimento das crianças nesta faixa etária) e Ninho 6+ (composto lácteo para crianças de 6 a 10 anos, enriquecido com Calci-N, um sal de cálcio desenvolvido exclusivamente pela Nestlé, obtido naturalmente do leite, que contribui para o fortalecimento de ossos e dentes, muito importante nessa faixa etária, idade em que a criança costuma iniciar a prática de atividades físicas). Esta última versão, atualmente é comercializada como Ninho 5+
2004 
Lançamento do NINHO SOLEIL PETIT SUISSE com duas camadas, disponível em três diferentes sabores: banana com aveia e mel; morango com “purezinho” de morango; e morango com pêra. 
A linha NINHO SOLEIL, líder absoluta em iogurtes infantis, ganhou, além de novas embalagens, nova fórmula com vitaminas e ferro, garantindo muito mais nutrição para as crianças. 
2005 
Lançamento da versão do produto em sachês de 26 gramas, dirigida ao público de menor poder aquisitivo. 
2006 
Lançamento do Petit Suisse NINHO SOLEIL 2 em 1, sabor morango e mel e da versão tubinho, sabor morango. 
2008 
Lançamento do LEITE FERMENTADO NINHO SOLEIL, único da categoria desenvolvido especialmente para crianças pequenas. 
2009 
Lançamento do NINHO FORTIFICADO, leite integral líquido (UHT) enriquecido com ferro e vitaminas A, C e D, na versão longa vida. 
Lançamento, exclusivamente para as regiões norte e nordeste do Brasil, do NINHO com CEREAL, que chegou para atender às famílias com crianças dessas regiões que têm o hábito de consumir as duas categorias de produtos (leite e cereal em pó). 
2010 
Lançamento do NINHO LEVINHO, um leite premium em versão semi desnatada que chegou ao mercado brasileiro para complementar o portfólio dos leites líquidos da empresa suíça. Alinhado aos conceitos de nutrição, saúde e bem-estar, a nova versão de NINHO possui embalagens diferenciadas de 1 litro, é constituído com 50% menos gordura e fortificado com vitaminas A, C e D. 
2011 
Lançamento de duas novas versões no mercado brasileiro: NINHO BAIXA LACTOSE (um produto com 90% menos lactose para atender às crianças com intolerância à lactose) e NINHO FRUTI (iogurte produzido com frutas naturais e sem conservante, disponível nos sabores, maçã e morango com banana, em embalagens de 200 ml, pronto para beber). 
2013 
Lançamento do novo iogurte NINHO FRUTI, de polpa de morango, e cuja embalagem pode ser espremida, dispensando o uso de colher. A embalagem tem formato de morango, cabe facilmente nas mãos das crianças e traz um gargalo pequeno, que evita vazamentos. As embalagens são agrupadas em uma redinha com cinco unidades. 
2015 
Lançamento do NINHO FORTI+ 0% LACTOSE, o primeiro composto lácteo em pó zero lactose do mercado brasileiro.


A tradicional embalagem 
As poucas mudanças que a embalagem do produto (leite em pó) sofreu ao longo de sua história limitaram-se aos rótulos, tamanho das latas e sistema de fechamento. A lata original (de 1944) tinha uma cor ocre e o nome Ninho entre aspas. Somente em 1949 a lata passou a adotar um tom de amarelo claro. A tradicional lata amarela ganhou na década de 1990 a fotografia de um copo de leite e nos anos seguintes o tom de amarelo foi ficando mais vivo.


Nos últimos anos, com a adoção de um novo logotipo em formato de coração, o design da lata também foi remodelado. A última atualização aconteceu em 2015 (imagem à direita).


Em 2005, o LEITE NINHO, resolveu “trocar de roupa” por um período limitado. Um dos mais tradicionais produtos da empresa suíça ganhou uma nova embalagem, em edição limitada, inspirada nas leiteiras utilizadas em fazendas com quatro diferentes ilustrações. Mudança providencial porque, segundo a própria Nestlé, não raro a empresa recebia fotos de crianças à frente de latas e mais latas do LEITE NINHO que consumiram nos primeiros anos de vida. A edição limitada fez tanto sucesso que nos anos seguintes a marca introduziu outras versões. Divertida, inovadora e prática, essa premiada linha de embalagens já apresentou mais de vinte latas exclusivas e diferentes.


A evolução visual 
Em 2010 foi introduzido o novo logotipo do LEITE NINHO, agora composto por um coração amarelo que reforça a relação de carinho e cumplicidade da marca. Recentemente esse logotipo passou por pequena atualização.


Com o alinhamento global da marca em mercados onde é comercializado com os nomes de NIDO (como Estados Unidos, México e Europa) e NESPRAY (como África do Sul e Malásia) também ganharam o tradicional coração amarelo, mantendo a arquitetura de design.


Os slogans Na década de 1970 no Brasil a marca utilizou slogans como “Ninho faz crianças saudáveis, mães felizes” e “Puro e necessário como o seu amor”. Depois, durante muito tempo a marca utilizou o slogan “Leite Ninho, carinho e nutrição pra você”. A partir de 2001 a marca resolveu adotar o slogan "Todo mundo é Ninho desde Pequenininho", valorizando a tradição e a força da marca. E mais recentemente, em 2010, a tradicional marca adotou o slogan “O amor alimenta”. Para os produtos da linha NINHO SOLEIL a marca utiliza o slogan “Crescer com confiança”. Mundialmente a marca, que durante anos foi divulgada com o famoso slogan “Nutritious Milk for Growing Kids” (algo como “Leite nutritivo para crianças em crescimento”), adota o posicionamento de “Your Love. Their Future”.


Dados corporativos 
● Origem: Suíça 
● Lançamento: 1944 
● Criador: Nestlé 
● Sede mundial: Vevey, Suíça 
● Proprietário da marca: Nestlé S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Paul Bulcke 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 90 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Nutrição 
● Principais produtos: Leites (pó e líquido) e produtos lácteos 
● Concorrentes diretos: Aptamil, Glória, Italac, Batavo, Elegê, Danoninho e Yoplait 
● Ícones: A tradicional lata amarela 
● Mascote: O solzinho (linha Ninho Soleil) 
● Slogan: O amor alimenta. 

A marca no mundo 
Conhecido na maioria dos países como NIDO (na Alemanha como NEST e parte da Ásia como NESPRAY), o tradicional LEITE NINHO é comercializado em mais de 90 nações ao redor do mundo, oferecendo também uma ampla linha de produtos desde o tradicional leite em pó até produtos lácteos refrigerados. 

Você sabia? 
Fortificado com 25 nutrientes essenciais, dois copos de LEITE NINHO suprem 100% das necessidades diárias de cálcio e vitamina D de uma criança para um crescimento saudável. 
NINHO desenvolve um amplo trabalho para garantir a segurança e qualidade do leite que adquire, incentivando produtores rurais a tornarem sua produção mais segura e sustentável. Além disso, realiza consistentes análises laboratoriais ao longo de toda a cadeia para garantir a qualidade do leite que chega aos lares dos consumidores. 
NINHO é inovadora também em suas atividades de marketing. Foi a primeira marca a utilizar, no Brasil, o processo de gigantografia (impressão de imagens em grandes formatos) desenvolvido em 1961 e batizado inicialmente como “sistema fotoplástico”. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek, Exame, Época Negócios, Isto é Dinheiro e EmbalagemMarca), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 19/10/2015

2 comentários:

BATATINHA disse...

OI ,,BOM ANO NOVO E ESTOU AQUI PELO MOTIVO
EM QUE MEU FILHO DE UM ANO ELE É ALIMENTADO PELO LEITE NINHO FASE 1 E É MUITO BEM DE SÁUDE E QUERIA SABER QUE SE PELA FABRICA DE NINHO OU ATÉ MESMO DA NESTLE VENDE A LATA DE NINHO NO PREÇO MAIS
ACESSÍVEL COM MAIOR QUANTIDADE OU SEJA DIRETO DA FÁBRICA, PARA CONSUMIR E NÃO VERDER.

GRADA

Marcelo Dias disse...

O Ninho Fases é um composto lácteo, NÃO É LEITE como o Ninho Integral, inclusive o Procon-SP já entrou em contato com a Nestlé devido a essa confusão pelo rótulo e marca do Ninho Fases ser o mesmo do leite Ninho integral gerando confusão com o consumidor que acaba comprando gato por lebre! Consulte um nutricionista antes de dar leite as crianças com menos de 1 ano de idade, sendo o aleitamento materno insubstituível!