15.8.06

PENTAX

Durante mais de 90 anos a marca PENTAX introduziu avanços tecnológicos que permitiram aos fotógrafos, quer sejam profissionais ou amadores, pudessem usufruir das melhores máquinas na hora de eternizar momentos inesquecíveis, pessoas importantes e paisagens de tirar o fôlego.
-
A história
A PENTAX foi fundada no mês de novembro de 1919 por Kumao Kajiwara com o nome de Asahi Kogaku Goshi Kausha, como uma pequena empresa familiar de materiais óticos localizada no subúrbio da cidade de Tóquio no Japão. Inicialmente a nova empresa fabricava lentes para óculos, passando pouco depois, em 1923, a produzir lentes para a indústria cinematográfica e binóculos. A partir de 1931, a empresa passou também a fabricar lentes fotográficas, e, alguns anos mais tarde já fornecia as lentes das máquinas fotográficas fabricadas pela Minolta, uma das marcas mais reconhecidas da época. Em 1938 o nome da empresa foi trocado para Asahi Optical Co., Ltd. Com o início da Segunda Guerra Mundial, a empresa passou produzir exclusivamente equipamentos óticos para o exército japonês. Depois de destruída durante os bombardeios do conflito, a empresa ressurgiu das cinzas, produzindo binóculos e telescópios de alta qualidade, além de lentes fotográficas para marcas consagradas do segmento como Seiko e Minolta.
-
-
Somente em 1952, depois de mais de oito anos de pesquisas, a empresa lançou no mercado sua própria máquina fotográfica, primeira feita no Japão com uma só objetiva (SLR). Dois mais tarde a empresa apresentou ao mundo a Asahiflex IIB, primeira câmera fotográfica SLR com sistema de retorno automático do espelho, uma revolução tecnológica que tornou a câmera SLR um produto realmente prático e viável.
-
-
A partir de 1957, a empresa passou a ser conhecida mundialmente como Asahi Pentax. O nome PENTAX derivava da junção das palavras “Pentaprism” (“pentaprisma”, que hoje em dia estão em todas as câmaras SLR do mundo) e “Reflex” (“reflexo”), duas palavras usuais no mundo da fotografia. No ano seguinte os produtos com a marca PENTAX começaram a ser exportados para os Estados Unidos, iniciando assim a expansão internacional da empresa. No início da próxima década, em 1962, a PENTAX abriu sua primeira subsidiária estrangeira. Pouco depois, em 1966, a empresa atingia a marca de um milhão de máquinas fotográficas produzidas.
-
-
Em 1969 lançou a PENTAX 6x7, uma máquina de médio formato utilizada pelos melhores fotógrafos do mundo, com mais de 30 tipos de lentes e mais de 60 acessórios. A década de 70 foi marcada por grandes lançamentos com em 1975 quando estreou no mercado a PENTAX K, que em pouco tempo se tornou um enorme sucesso; e, em 1976, com a estréia da PENTAX K 1000, que se tornaria a máquina fotográfica mais vendida no mundo até pouco tempo atrás, muito em virtude de seu desenho simples e robusto e preço bastante acessível.
-
-
Em 1982 introduziu a sua segunda máquina de médio formato a Pentax 645, e em 1987 lançou a 645 N com foco automático e sistema com mais de 20 tipos de lentes e 50 acessórios. Rapidamente está máquina se tornou também um enorme sucesso no mundo inteiro e foi adotada pelos melhores fotógrafos profissionais. Uma década mais tarde, em 1992, a empresa introduziu no mercado a câmera fotográfica mais leve e fina do mundo: PENTAX ESPIO. Nos anos seguintes a marca japonesa lançou no mercado inúmeras linhas de máquinas fotográficas que se tornaram um sucesso, além de produzir as primeiras máquinas digitais. Com a chegada do novo milênio, as máquinas digitais ganharam enorme espaço na linha de produtos da PENTAX.
-
-
No dia 31 de março de 2008, depois de atravessar sérios problemas financeiros, a tradicional PENTAX deixou de ser uma empresa e se transformou em uma divisão e marca da Hoya Corporation, empresa líder e inovadora na fabricação de vidros ópticos. O objetivo principal da Hoya com a fusão era fortalecer sua divisão de equipamentos médicos através das tecnologias desenvolvidas pela PENTAX em endoscópios, lentes intraoculares e lupas cirúrgicas. Hoje em dia a PENTAX fabrica mais de 22 tipos de máquinas profissionais, mais de 10 tipos de câmera SLR, com mais de 50 tipos de objetivas e mais de 60 acessórios, além de produzir mais de 15 modelos de câmeras digitais com resolução de 3 a 14 megapixels, entre os quais destaca-se a linha OPTIO de câmeras à prova d’água.
-
-
A evolução visual
O logotipo da marca PENTAX passou por algumas modificações no decorrer dos anos, mantendo sempre a predominante cor vermelha.
-
-
Os slogans
Be Interesting.
For your precious moments.
(2006)
-
-
Dados corporativos
● Origem: Japão
● Fundação: 1919
● Fundador: Kumao Kajiwara
● Sede mundial: Tóquio, Japão
● Proprietário da marca:
Hoya Corporation
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● CEO & Presidente:
Hiroshi Suzuki
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 100 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários: 34.500 (Hoya Corporation)
● Segmento:
Ótico
● Principais produtos: Câmeras digitais, lentes, binóculos e equipamentos óticos
● Ícones: A câmera Asahiflex
● Slogan: Be Interesting.
● Website:
www.pentax.jp
-
A marca no mundo
A marca PENTAX comercializa binóculos, câmaras fotográficas, lentes, telescópios e outros acessórios e equipamentos óticos em mais de 100 países ao redor do planeta, contando ainda com 16 subsidiárias espalhadas pelos cinco continentes.
-
Você sabia?
Em 1999, Steve Irwin, conhecido como “The Crocodile Hunter” (“O Caçador de Crocodilo”) se tornou garoto propaganda da linha de máquinas PENTAX IQZoom.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 12/5/2010

Nenhum comentário: