19.9.06

CHICCO


Suas lojas oferecem todo o universo de produtos dedicados a futuras mães e aos seus filhos, com uma vasta e completíssima oferta de roupas, brinquedos e acessórios, respeitando cada fase evolutiva da criança, levando em conta todas as características específicas de cada etapa de desenvolvimento. A rede italiana CHICCO, não é somente líder mundial em seu segmento, como também uma sumidade quando o assunto é cuidado com bebês e crianças. Afinal, a própria marca afirma que o seu principal objetivo é fazer um “bebê sorrir”. E pode acreditar, a CHICCO tem feito sorrir não só os bebês, mas também muitos pais satisfeitos. 

A história 
A história da marca começou quando Pietro Catelli decidiu abrir o seu próprio negócio na pequena cidade de Como, próximo da fronteira da Itália com a Suíça. Ele fundou a Artsana SpA em 1946 para fabricar e vender agulhas hipodérmicas, seringas e termômetros. Após mais de dez anos de árduo esforço, trabalhando seis dias por semana, ele começou a vislumbrar objetivos maiores. Nessa época seus produtos já eram vendidos em toda a Itália. Foi então que a empresa conseguiu registrar a sua marca, que rapidamente se estendeu a todos os produtos dedicados aos cuidados dos bebês. Nesta altura, a empresa desenvolvia mais de 50 produtos para o desenvolvimento infantil (Puericultura). Os produtos da empresa eram chamados de “Mother’s Help” (algo como “Ajuda às Mães”), tamanha a facilidade que proporcionavam quando o assunto era cuidar de um bebê.


Somente em 1958 a empresa registrou oficialmente a marca CHICCO (diminutivo do nome de seu filho, Enrico, que havia acabado de nascer), que em breve, se tornaria mais famosa marca de puericultura moderna, como o lançamento de outros itens como carrinhos e berços. De fato, a CHICCO revolucionou o mercado com a introdução de mamadeiras de vidro e seus bicos, vendidos em conjunto, e com o lançamento de bicos com dois furos. Foi também a primeira marca a criar mamadeiras em plástico transparente inquebráveis, posicionando-se de uma vez por todas como uma especialista em produtos para a infância. Rapidamente, as mães encontraram nos produtos CHICCO as características ideais para o conforto dos seus filhos, tornando-se clientes fiéis e assegurando definitivamente o crescimento da empresa e da marca por ela introduzida.


Nos anos de 1960, a empresa cresceu fortemente, culminando com a expansão de seus negócios para países como França, Alemanha, Suíça e Espanha. Além disso, a linha de produtos foi ampliada, como por exemplo, em 1964, quando os sons e as cores do primeiro mobile da CHICCO chegaram aos quartos de muitas crianças e, no ano seguinte, com o lançamento dos primeiro aquecedores de mamadeiras. Suas primeiras lojas foram inauguradas em 1967. O crescimento econômico mundial foi acompanhado por um baby boom, já que naquela época nasciam 1.200.000 de crianças por ano no mundo inteiro, tornando o mercado ideal para a CHICCO lançar o seu “Guia Prático de Puericultura”. Com mais de 40 anos de existência, este guia oferece aproximadamente 200 páginas com informações completas sobre os produtos da marca, cuja distribuição está disponível gratuitamente a todas as mães.


Com o passar dos anos, novas fábricas foram construídas aumentando sua gama de produtos com a introdução de artigos de vestuário (como por exemplo, o Babygrowm, uma espécie de macacão), calçados (introduzidos em 1971) e até lingerie pré e pós-parto. Além é claro de muitas novidades, como o revolucionário bico de mamadeira com sistema anti-soluço (1972). A marca também desenvolveu uma linha com mais de 400 brinquedos diferentes que ajudam a criança a crescer, evoluir e descobrir o mundo, como por exemplo, o famoso cavalo de balanço, um verdadeiro sucesso desde sua introdução em 1986. Dois anos depois, a CHICCO introduziu no mercado outro produto revolucionário: a cadeira para carro Baby Transit, extremamente confortável, que utilizava materiais selecionados e tecnologia avançada, o que permitia recliná-lo em 18 posições diferentes.


Nos anos de 1990, a CHICCO lançou no mercado uma linha de cosméticos para crianças, cuidadosamente estudada e desenvolvida por especialistas, que rapidamente fez enorme sucesso. Além disso, introduziu em 1993 sua primeira babá-eletrônica e, dois anos mais tarde, a primeira chupeta toda em borracha natural e extremamente macia para os bebês em seus primeiros meses de vida. Uma década mais tarde, em 2003, a CHICCO revolucionou o segmento mais uma vez ao lançar o Trio, um eficiente sistema de passeio com três configurações (carrinho de passeio, Moisés e poltrona em uma mesma peça), desenvolvido para acompanhar o crescimento das crianças e possibilitar aos pais se locomoverem com elas de forma bastante prática.


Em 2004 a empresa definiu um novo formato para suas lojas: amplas, modernas, espaçosas e com uma enorme variedade de produtos que atendem a todas as fases de crescimento das crianças, além de produtos para gestantes e pós-parto. Nos anos seguintes esse novo formato foi implantado em todas as suas lojas espalhadas pelo mundo. Hoje em dia, tal como as crianças, a CHICCO não para de crescer, inovar e evoluir para que novas gerações possam ter uma infância feliz e saudável.


O observatório 
A CHICCO deseja melhorar cada vez mais a investigação no mundo infantil. O Observatório Chicco é um serviço online para ajudar os pais, pelo menos no primeiro ano do bebê, onde especialistas deixam suas respostas às perguntas frequentes. O projeto, resultado do desejo de explorar sua vasta experiência adquirida sobre a infância, é uma estrutura profissionalizada, dedicado ao conhecimento, análises e necessidades físicas, psicoemocionais e sociais. O compromisso do Observatório é obter o maior conhecimento possível sobre o universo das crianças e usá-lo para desenvolver soluções específicas para cada fase de crescimento. Para isso, constantemente reúne sugestões de mães e pais, aqueles que realmente têm experiência prática do que as crianças realmente necessitam.


A evolução visual 
Ao longo dos tempos o logotipo da marca CHICCO passou por algumas modificações se tornando mais moderno e dinâmico. A última delas ocorreu em 2005, quando o logotipo ganhou um formato arredondado.


Os slogans 
Dove c’é un bambino. (2008) 
Wherever there's a baby. (2007) 
Growing up in every sense. (2006) 
Onde há um bebê. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Lançamento: 1958 
● Criador: Pietro Catelli 
● Sede mundial: Como, Itália 
● Proprietário da marca: Artsana S.p.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● CEO & Presidente: Michele Catelli 
● Faturamento: €900 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: + 500 
● Presença global: 130 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Itália, Espanha e Estados Unidos 
● Funcionários: 7.000 
● Segmento: Puericultura 
● Principais produtos: Mamadeiras, chupetas, brinquedos, acessórios e vestuário 
● Concorrentes diretos: Nuk, Philips Avent, MAM, Gerber, Bugaboo, Graco e Fisher-Price 
● Ícones: O pioneirismo em seu segmento 
● Slogan: Dove c’é un bambino. (Onde há um bebê.) 
● Website: www.chicco.com.br 

A marca no mundo 
A CHICCO, líder mundial na venda de produtos destinados à crianças entre 0 e 36 meses, possui mais de 500 lojas, somente na Itália estão localizadas 280 delas, e presença em mais de 130 países ao redor do mundo. Além disso, os produtos da marca são comercializados em grandes varejistas e lojas especializadas. Os maiores mercados da marca, que fatura anualmente aproximadamente €900 milhões, são Itália, Espanha, Estados Unidos, Portugal, França, Brasil e Alemanha. Mais de 60% de suas vendas são geradas pelo mercado exterior. 

Você sabia? 
A CHICCO produz mais de 10 milhões de peças de brinquedos por ano e anualmente lança mais de 60 novos tipos. 
As mamadeiras e os copos da marca são livres de BPA (Bisfenol A), um químico industrial usado para fazer um plástico rígido, conhecido como policarbonato, e que pode oferecer riscos à saúde, em especial para bebês e crianças menores de 2 anos. 
A pronúncia correta da marca é KEE-ko


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 28/8/2013

Um comentário:

Tábata Rouffiax disse...

Olá, gostaria estava procurando informações sobre a marca Munchkin de produtos de criança, vc teria alguma informação?
desde já agradeço.
tabatarouf@hotmail.com
desejosdemamae.blogspot.com