29.4.07

SHONEY'S


Milhões de famílias da classe média americana durante décadas se acostumaram a comer em um dos restaurantes da rede SHONEY’S. O segredo para atrair seus consumidores é bastante simples: ambiente agradável, uma atmosfera divertida e comida honesta, com destaque para seus famosos bufê de café da manhã e jantar repletos de suculentas e deliciosas opções. Por isso, desde 1947, a tradicional rede alimenta e recebe as famílias americanas sempre de braços abertos. 

A história 
A história começou em 1947 quando um ex-atleta da Universidade de Ohio, chamado Alex Schoenbaum, inaugurou seu primeiro restaurante em estilo Drive-In (chamado Parkette) na pequena cidade de Charleston, em West Virginia, localizado a poucos metros do boliche de seu pai. Poucos anos mais tarde, em 1952, ele adquiriu a franquia da tradicional rede de alimentação rápida BIG BOY. Nesta época, o cardápio incluía o famoso sanduíche Slim Jim, torta de morangos frescos e bolo de chocolate com calda, três itens que se tornariam os favoritos do restaurante ao longo dos anos. Dois anos depois, ele resolveu mudar o nome e adotar um novo conceito para os restaurantes: ambiente familiar, atmosfera agradável, garçonetes uniformizadas e um cardápio mais aprimorado. O nome SHONEY’S, que na verdade era seu apelido de infância, foi o escolhido para a reinauguração de seus cinco restaurantes na cidade de Charleston, em West Virginia, então batizados como SHONEY’S BIG BOY.


Pouco depois, em 1959, Raymond Danner, um morador da cidade de Nashville, adquiriu a franquia do SHONEY’S BIG BOY e abriu seu primeiro restaurante na cidade de Madison, estado americano do Tennessee. Uma década depois, a rede já possuía restaurantes espalhados por 10 estados da região sudeste. Danner e Schoenbaum resolveram unir seus negócios em 1971, formando a empresa Shoney’s Big Boy Enterprises. Ao final deste ano a rede contava com 130 unidades espalhadas pelo país. No ano seguinte, em virtude das inúmeras disputas entre os franqueados da rede BIG BOY, essas duas palavras foram retiradas do nome do restaurante, que passou a se chamar oficialmente somente SHONEY’S. A partir deste momento a SHONEY’S começaria a diminuir sua ligação com a rede de alimentação rápida BIG BOY, que seria definitivamente encerrada pouco anos depois.


Em 1974 a rede de restaurante já era a mais popular da região sudoeste americana, com especialidades que incluíam o original Double-Decker Hamburger (um suculento e enorme hambúrguer duplo), hot fudge cake (bolo de chocolate com calda) e a torta de morango. No final desta década, em 1979, a rede já contava com 300 restaurantes em funcionamento. Nesse mesmo ano foi introduzido o famoso bufê de salada (conhecido popularmente como “all-you-can-eat salad bar”). No ano seguinte foi introduzido um dos maiores sucessos da rede, o bufê de café-da-manhã (Breakfast Bar) com mais de 30 deliciosas opções, incluindo ovos mexidos com bacon e panquecas, que se transformaria em um ícone da marca e aumentaria ainda mais o movimento em seus restaurantes. O ano de 1983 foi marcado pela inauguração do restaurante de número mil da rede.


A famosa mascote da marca, um simpático ursinho chamado Shoney’s, foi lançado em 1986, tornando a rede de restaurante ainda mais famosa, especialmente junto ao público infantil. Na década de 1990 a marca se tornou extremamente popular depois de serem lançados famosos comerciais de televisão estrelados por Andy Griffith e Tom Parks. Em 2000, a rede que chegou a possuir mais de mil restaurantes espalhados pelo país, pediu concordata e foi adquirida por um grupo de investidores privados. Uma das medidas imediatas foi fechar centenas de restaurantes deficitários da rede.


Porém dois anos mais tarde, a rede foi novamente vendida, desta vez para o fundo de investimento texano Lone Star Funds. Apesar das reformulações de seus restaurantes e a adição de novos itens no cardápio, os problemas da rede continuaram; e no início de 2007, o empresário do ramo de alimentação David Davoudpour comprou a rede e prometeu reconduzir o SHONEY’S aos seus dias de glória. Nos anos seguintes a rede iniciou uma enorme reformulação em seu cardápio, incluindo novos e deliciosos itens. E no final de 2009 a rede deu início a uma enorme reformulação e modernização no visual de seus restaurantes. Além disso, a rede lançou em 2012 o SHONEY’S ON THE GO, um conceito de alimentação rápida com jeito de casual dining visando um público que tem uma vida mais corrida e agitada, necessitando assim de um serviço mais rápido. Em janeiro de 2014, a rede inaugurou seu primeiro restaurante dentro de um shopping center no estado da Geórgia. Hoje em dia, apesar do SHONEY’S não ser mais tão grande quanto fora, muito pelo contrário, é uma rede pequena para os padrões do mercado americano, continua extremamente popular entre as famílias.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. O atual logotipo da marca foi adotado em 2018 e apresentou uma nova tipografia de letra.


Os slogans 
Let’s Eat. 
That’s Good. 
Your neighborhood family restaurant. 
Your Food. Your Choice.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1947 
● Fundador: Alex Schoenbaum 
● Sede mundial: Nashville, Tennessee, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Shoney’s North America LLC 
● Capital aberto: Não 
● Chairman & CEO: David Davoudpour 
● Presidente: Kamran Habeeb 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 160 
● Presença global: Não (presente somente nos Estados Unidos) 
● Funcionários: 20.000 
● Segmento: Restaurantes casuais 
● Principais produtos: Bufê de café da manhã, saladas, frutos do mar, carnes e sobremesas 
● Concorrentes diretos: Denny’s, Ihop, Bobby Evans, Golden Corral, Perkins, Sizzler, Waffle House, Cracker Barrel e Ruby Tuesday 
● Ícones: O bufê de café da manhã 
● Mascote: O ursinho Shoney’s 
● Slogan: Let’s Eat. 
● Website: www.shoneys.com 

A marca nos Estados Unidos 
A rede SHONEY’S tem atualmente mais de 160 restaurantes em 17 estados americanos que servem regularmente café da manhã, almoço e jantar, sendo um dos restaurantes preferidos das famílias de classe média americana. 

Você sabia? 
Todos os restaurantes da rede abrem 364 dias por ano, exceto no Natal. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 5/7/2018

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