3.8.07

NESPRESSO


A NESPRESSO não inventou o café. Tão pouco a forma como bebê-lo. Apenas introduziu uma nova forma de fazê-lo. Nas últimas décadas tem sido líder e pioneira no mercado global de café premium. Suas máquinas com design moderno que mais parecem um objeto de decoração e os cafés Grand Cru, disponíveis exclusivamente em suas sofisticadas butiques ou através do site da empresa, têm cativado os apreciadores de café no mundo todo. A marca não vende apenas café, mas sim um estilo de vida baseado em uma experiência única de degustação de uma bebida premium. 

A história 
Tudo começou em 1970 quando o departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Nestlé, através de um grupo de técnicos, desenvolveu uma revolucionária máquina de café espresso que utilizava cápsulas de café moído em porções específicas, que protegiam mais de 900 aromas. A nova máquina foi desenvolvida após o grupo receber uma missão inusitada: criar um sistema que fosse capaz de fazer um café espresso com a mesma qualidade daquele preparado pelos melhores baristas italianos. Após anos de intensas pesquisas e investimentos eles conceberam uma máquina elétrica, na qual se depositava uma cápsula de alumínio hermeticamente fechada contendo cinco gramas de um pó feito a partir de uma mistura (blend) de cafés selecionados. Em 1976, uma primeira patente do processo foi registrada pelo centro de desenvolvimento do grupo Nestlé.


Somente em 1986 foi fundada na cidade suíça de Vevey a empresa NESPRESSO, e em parceria com o fabricante Turmix, deu início à venda do revolucionário sistema de preparação de café espresso para escritórios espalhados na Suíça, Itália e Japão. Inicialmente estavam disponíveis dois modelos de máquinas e quatro variedades de cafés (Capriccio, Cosi, Decaffeinato e Bolero). Três anos mais tarde as máquinas começaram a serem vendidas para o consumidor final na Suíça e, pouco depois, em 1991, na França e nos Estados Unidos. O objetivo principal era permitir que qualquer pessoa preparasse em casa uma perfeita xícara de café, como se tivesse sido extraída por um barista extremamente qualificado. O sucesso foi tamanho que em 1996 o sistema já estava presente em 3.500 pontos de venda e possuía 180 mil usuários, ou membros do Clube, como são chamados todos os consumidores que compram a máquina. A empresa começou então uma forte expansão internacional lançando o sistema na Grã-Bretanha, Malásia, Singapura e Taiwan. Em 1998, expandiu seu raio de atuação ao introduzir, em parceria com a Alessi, uma máquina expressa de café com design moderno.


Em 2000, a NESPRESSO modernizou o design de suas máquinas de café e aumentou as opções, que passou a incluir modelos coloridos. Além disso, as máquinas começaram a levar a marca NESPRESSO, e não de seus fabricantes, como acontecia antes. O lançamento, em 2001, da Nespresso Concept Machine, uma máquina com impressionante design ergonômico e de utilização extremamente simples, conduziu a empresa a um recorde de vendas nos mercados que atuava. No final deste ano, lançou a sua primeira variedade de café em edição limitada. Desde então, todos os anos na mesma época, os membros do “Clube” podem descobrir e saborear novos cafés em edição limitada, oriundos de locais pouco habituais no mundo. Nessa mesma época iniciou à construção de um novo centro de produção de cápsulas de café em Orbe, na Suíça. O novo centro expandiu a capacidade de produção de cápsulas em 400% para atender a alta demanda e antecipar o aumento das necessidades e pedidos online, que durante o ano cresceu 94%. Em 2003, na Convenção de Sintercafé, na Costa Rica, anunciou o lançamento do seu Programa de Qualidade Sustentável AAA, criado para promover a produção e fornecimento de café de alta qualidade de uma forma sustentável.


Em 2005, as vendas da revolucionária máquina de café Nespresso Essenza ajudaram a firmar a posição da marca como líder europeia no segmento, com 700 mil unidades comercializadas. Atualmente existem mais de 40 modelos diferentes de máquinas à venda no mercado, como a revolucionária CitiZ inspirada nos arranha-céus de grandes metrópoles mundiais, num estilo retro contemporâneo. Essas máquinas são projetadas para revelar sabores e aromas. A tecnologia de ponta se une à grande facilidade de uso, e o design já foi reconhecido em várias importantes premiações internacionais. Em 2006, a marca suíça contratou o ator George Clooney para protagonizar um comercial de 50 segundos, intitulado “A Boutique”, para ser exibido nos cinemas e redes de televisão em toda a Europa. Nesse mesmo ano trouxe ao Brasil, país reconhecido pela excelência de seus grãos, o conceito de luxo no produto final, ao inaugurar uma Boutique Bar nos Jardins, bairro nobre da cidade de São Paulo. A marca, pioneira ao fornecer cafés de excelente qualidade que podiam ser degustados no conforto do lar ou fora de casa, em locais como restaurantes, hotéis e cafés de luxo, inaugurou em 2007, como símbolo de sua expansão global, uma enorme loja âncora (flagship store) em plena Champs-Élysées, avenida mais chique de Paris, com direito a uma festa repleta de estrelas internacionais como Sharon Stone. Em 2010 a marca comemorou a inauguração de sua loja de número 200 na cidade de Xangai; e no ano seguinte abriu sua primeira loja dentro de um aeroporto, em Orly na cidade de Paris.


Alguns anos atrás a marca começou a expandir seu estilo para outras categorias de produtos ao lançar no mercado uma linha de chocolates especiais para acompanhar os cafés espressos mais charmosos do mundo. Os recheios da nova linha de chocolate da NESPRESSO são de dar água na boca: Vanille Rose (baunilha com rosas), Cardamone Verte, Fruit de Badiane (anis), Vinaigre de Framboise (vinagre de framboesa) e o Caramel Beurre Sale (mix de caramelo, sal e manteiga), entre outros. Outra novidade é a linha “La Route des Cafés”, com cinco velas aromatizadas com misturas de seus cafés: Terre d’Arabica (remete ao calor do Iêmen), Grain d’Emeraude (uma referência a riqueza do café verde do Quênia), Fleur de Moka (aroma floral misturado a uma pitada de limão e com um toque de cacau), Bois de Maragogype (inspirado no cheiro da madeira da Nicarágua) e Café Flambe (inspirado nas especiarias misturadas com rum encontradas em Nova Orleans), todos desenvolvidos pela expert Olivia Giacobetti, que buscou inspiração nas fragrâncias mediterrâneas.


Em 2013 a empresa mais uma vez inovou ao introduzir o NESPRESSO CUBE, um novo conceito de venda automática. Lançado inicialmente na Espanha, França e Portugal, consiste em uma enorme máquina automática em formato de cubo com capacidade para armazenar 25.000 cápsulas. Com uma velocidade de resposta incrível, prepara qualquer pedido, até 10 variedades diferentes, em apenas 20 segundos. Com isso, os membros do Club Nespresso podem comprar as cápsulas de sua preferência com maior rapidez e praticidade. Atualmente a marca NESPRESSO continua sendo a que mais cresce dentro do Grupo Nestlé, com um crescimento anual médio de 30% desde 2000.


Os cafés 
Os vários tipos de cafés da linha NESPRESSO são chamados Grands Crus, denominação que vem do segmento de vinho e indica um produto premium de qualidade. No total são 22 cápsulas (5.5 gramas), com contorno reluzente e uma paleta de cores distinta para cada tipo, tudo para que se possa saborear os Grands Crus em sua plenitude. A linha contém 4 Espressos e 5 Intenso de várias origens e diversificados em personalidade para serem degustados em xícaras pequenas (40 ml ou 25 ml); 4 Pure Origin, cafés de caráter puro, com profundas raízes em suas terras de origem para serem saboreados em xícaras pequenas; 3 Lungos, oferecendo uma ampla gama de perfis de sabores e intensidades, especialmente desenvolvidos para serem degustados em xícaras grandes (110 ml); 3 Decaffeinato, cafés sem cafeína, e 3 Variations, cafés aromatizados que aguçam o paladar. Além disso, a NESPRESSO apresenta a cada ano duas surpresas como edições limitadas. O blend Special Club, de uma única origem ou variedade, por exemplo, chega às lojas na primavera do Hemisfério Norte.


Os 22 cafés da linha NESPRESSO são: 
RISTRETTO (cápsula preta): o preferido dos apreciadores é o típico café italiano. Uma mistura de grãos da Colômbia e do Brasil, com a presença do robusta africano do Togo, torrados separadamente, para obter o melhor ponto. Chama a atenção pelo corpo intenso e amargor resultando em uma finalização prolongada. Essa versão foi lançada em 1997. 
ARPEGGIO (cápsula roxa): ideal para quem aprecia um espresso forte, pois exibe amargor pronunciado e baixa acidez. Seu toque de cacau e seu “creme” rico duram até o último gole. Com torra acentuada, esta mistura tem grãos arábica originário da América Central e América do Sul. Essa versão foi lançada em 1993 com o nome de Toscana. 
CAPRICCIO (cápsula verde-escura): de aroma destacado, este café ressalta bem suas características de corpo, sabor, acidez, deixando uma finalização agradável. Foi o primeiro a ser servido em xícara de 40 mililitros, isto é, na maneira tradicional do espresso brasileiro. Mistura elaborada a partir de grãos arábica do Brasil e da América do Sul, com um toque de grão robusta da África Central. Apresenta torra leve, mas com uma forte e típica nota de cereais. Essa versão foi lançada em 1986. 
COSI (cápsula marrom): possui acidez pronunciada, característica de cafés com grãos arábicas provenientes de altitudes elevadas. Apresenta corpo equilibrado, baixo amargor, leve toque cítrico e uma finalização ligeira, com sensação picante ao engolir. Além dos grãos arábica africano, da América Central e do Sul, a mistura apresenta também uma pequena porcentagem de arábica brasileiro. Essa versão foi lançada em 1986. 
ROMA (cápsula cinza-escura): com notas de torrado suave e amadeiradas, obtidas através de uma leve torrefação, é o café ideal para espressos curtos e não muito fortes. Representado por um sutil equilíbrio entre requinte, força e plenitude. 
LIVANTO (cápsula cobre-escuro): um espresso singularmente harmonizado e balanceado com um aroma delicadamente amadeirado e de cereais, e nota de caramelo torrado. Ele é obtido pela torrefação levemente prolongada de grãos das melhores regiões do Brasil e da América Central. 
VOLLUTO (cápsula cobre-claro): seu caráter é acentuado pelo cultivo da região da Colômbia, que confere a ele um toque de acidez e uma fresca e suave nota de frutas, revelando sabores doces e amanteigados. É o primeiro Grand Cru 100% AAA Sustainable Quality. Essa versão foi lançada em 1986 com o nome de Bolero. 
VIVALTO LUNGO (cápsula azul-clara): é um Lungo intenso que combina uma suave nota de torrado com um sutil toque floral. Os cafés cultivados em altitudes elevadas conferem a essa mistura equilíbrio e uma suave acidez. A torrefação mais leve da África Oriental realça sua nota floral, enquanto a adição do café “Sul de Minas” do Brasil intensifica seu caráter e realça o amargor. 
LINIZIO LUNGO (cápsula laranja): extraído em um volume maior de água (110 ml), lembra o estilo americano de tomar café. Leve na boca, esse café é pouco encorpado, consequência da torra clara, e muito aromático com leves e perfumadas notas de jasmim. Uma mistura elaborada com grãos arábica da América Central, cultivados em altitudes elevada do sul de Minas Gerais e da África Oriental, com grão robusta africano (este último percebido em notas de cereais). 
FORTISSIO LUNGO (cápsula verde-clara): composto de grãos arábica das Américas Central e do Sul e com apenas um toque de grão robusta, é uma mistura intensa, encorpada e amarga, que desenvolve notas de grãos altamente torrados. 
DECAFFEINATO LUNGO (cápsula laranja-avermelhada): possui um corpo suave e é harmonizado no paladar. Sua torrefação é lenta e prolongada, e revela as saborosas notas torradas e de cereal das melhores regiões de cultivo do Brasil e da Colômbia, valorizado por um toque de grãos robusta cuidadosamente selecionados. 
DECAFFEINATO (cápsula vermelha): esta é uma variedade leve e delicada de café descafeinado, que apresenta um bom equilíbrio entre suavidade e acidez. Uma leve torrefação realça a nota de frutas e vinho. Essa versão foi lançada em 1986. 
DECAFFEINATO INTENSO (cápsula vermelha-escura): este café descafeinado surpreendeu ao exibir as mesmas características de um espresso típico, ou seja, uma bebida equilibrada entre o corpo, a acidez e o amargor. Aroma pronunciado e complexo, creme com cor homogênea de avelã. Composto de grãos arábica da América Latina, inclusive do Brasil, e de robusta africano. 
INDRYIA from INDIA (cápsula cinza-esverdeada): potente e picante é o casamento ideal do puro-sangue arábica com um toque de robusta do sul da Índia. Um espresso intenso e encorpado com notas de especiarias. 
ROSABAYA de COLOMBIA (cápsula salmão): uma mistura de grãos arábica colombiano fino e individualmente torrado, que desenvolve uma acidez suave com notas típicas de frutas vermelhas e vinho. 
● DULSÃO do BRASIL (cápsula ocre-clara): um puro arábica brasileiro, que mistura cafés Bourboun, vermelho e amarelo. A torrefação separada dos grãos garante a harmonia e o equilíbrio revelando, ao mesmo tempo, notas doces de mel e malte. Essa versão foi lançada em 2009. 
BUKEELA KA ETHIOPIA (cápsula cobre-clara): composto por dois tipos de grão arábica da Etiópia muito distintos, possui uma delicada frescura floral típica do país africano, que revela surpreendentes notas selvagens de madeira e almíscar. Essa versão foi lançada em 2014. 
KAZAAR (cápsula azul-marinho): mistura audaciosa de dois tipos de robusta do Brasil e da Guatemala especialmente preparados para a marca e de um arábica da América do Sul, torrado separadamente. É um café de intensidade excepcional, com intenso amargor e notas de pimenta equilibradas por uma textura densa e cremosa. Essa versão foi lançada em 2013. 
DHARKAN (cápsula azul-esvredeada): esta mistura de grãos arábica da América Latina e Ásia revela seu carácter graças a um longo processo de torrefação a baixas temperaturas. A sua forte personalidade revela notas intensamente torradas de cacau a cereais, que culminam em uma textura suave e aveludada. Essa versão foi lançada em 2013. 
CARAMELITO (cápsula marrom-clara com listras): o doce aroma do caramelo suaviza as notas torradas do Grand Cru Livanto. Uma combinação gourmet que evoca a cremosidade do caramelo. Essa versão foi lançada em 2013. 
VANILIO (cápsula bege-clara com listras): uma combinação equilibrada entre a nota aromática da baunilha e o aroma suave do Grand Cru Livanto. Uma mistura que se distingue pelo seu aroma pleno, infinitamente suave e sedoso no paladar. Essa versão foi lançada em 2013. 
CIOCATINNO (cápsula marrom-escura com listras): encontro das notas de chocolate escuro e amargo com a torrefação caramelizada do Grand Cru Livanto. Uma combinação rica que lembra um pedaço de chocolate amargo. Essa versão foi lançada em 2013.


As sofisticadas lojas 
De Paris à Nova York, de Roma até Sidney, a NESPRESSO une pessoas que compartilham o gosto por cafés de elevada qualidade, através das suas boutiques de luxo, que se transformaram em pontos de encontro sofisticados, integrados hoje ao lifestyle de várias cidades. A NESPRESSO possui mais de 320 lojas espalhadas pelas principais cidades cosmopolitas do mundo. Todas as unidades são uma espécie de “destino do café”. Locais onde os consumidores possam verdadeiramente relaxar, confraternizar com amigos e aproveitar o simples prazer de beber um café perfeito, permitindo uma emocionante viagem através do mundo NESPRESSO. Os funcionários, na verdade peritos em cafés, estão habilitados a aconselhar sobre todas as variedades do café Premium Grand Crus, bem como sobre todas as máquinas e acessórios funcionais e com design distinto da marca suíça.


O lounge ou bar “Carpe Diem” proporcionam um amplo espaço para conhecer todos os elementos vitais, que juntos compõem a experiência de café perfeito proporcionada pela marca. Nas boutiques é possível encontrar ainda acessórios exclusivos como xícaras em porcelana, açucareiros, coqueteleiras, bandejas em couro e madeira, talheres e copos especiais, maletas para transporte das máquinas, porta cápsulas, sachês de açúcar, o Aeroccino+ (equipamento especialmente desenvolvido para fazer espuma de leite e compor bebidas com café), entre outros itens.


O clube 
Para viver a experiência suprema em café são necessários os melhores Grand Crus, máquinas de alta tecnologia capazes de extrair todos os aromas, e, algo mais: o NESPRESSO CLUB. Este clube, criado em 1989 e que atualmente conta com mais de 7 milhões de membros no mundo inteiro, reúne quem compartilha a mesma paixão por um café excepcional. O clube oferece inúmeras vantagens como realizar pedidos de forma simples e rápida pela internet; serviço de entrega dos Grands Crus (pacotes de cápsulas); programa de reciclagem das cápsulas; serviço de assistência técnica para as máquinas; atendimento e aconselhamento por especialistas totalmente personalizados; além de produtos especiais e exclusivos.


A academia 
A ACADEMIA NESPRESSO é um programa inovador especialmente concebido para revendedores. Esta formação, gerida por profissionais, permitir desenvolver aptidões comerciais através da consolidação de amplos conhecimentos sobre o conceito NESPRESSO, melhorando assim as técnicas de vendas. Os participantes têm a sua disposição inúmeras ferramentas, entre as mais importantes três manuais: EXPERIÊNCIA, EXCELÊNCIA e COMPETÊNCIA. Atualmente, os serviços e programas da ACADEMIA NESPRESSO estão disponíveis em mais de 26 países ao redor do mundo, formando e capacitando milhares de pessoas todos os anos.


Além de uma xícara 
No final de 2013 a marca inaugurou no Brasil, no bairro dos Jardins, em São Paulo, o NESPRESSO EXPERTISE CENTER, um espaço conceito dedicado ao conhecimento do universo do café. Trata-se de um projeto mundial que já possuía três unidades na Ásia, localizadas em Tóquio, Osaka e Seul. Direcionado aos membros do Nespresso Club, aos colaboradores, profissionais do mercado e também amantes do café em geral, o espaço conta com diferentes opções de cursos e palestras. Os cursos somente para membros consistem em workshop sobre drinques gelados, programa especial sobre a história por trás da tradicional mistura de café com leite, aulas sobre harmonização de sabores e um curso chamado “Descoberta Sensorial do Café”, que explora os Grands Crus da marca. Para quem não é membro, as opções gratuitas são o Coffee Tour, um programa que mostra todo o processo de produção dos cafés da marca, desde o plantio do grão até a cápsula, em etapas como a seleção, o blend, a torra, a moagem, o encapsulamento e, inclusive, o desenvolvimento de máquinas; e o Nespresso Experience, uma sessão de degustação dirigida.


O centro de produção 
O coração da NESPRESSO é o seu centro de produção – o local onde os grãos de café são transformados nas cápsulas de espresso hermeticamente seladas. Após a sua inauguração em 2003, a empresa ampliou o seu centro mundial de produção em Orbe, na Suíça, para assegurar o aumento da procura do seu café perfeito. Hoje em dia a fábrica tem capacidade para produzir mais de 4.8 bilhões de cápsulas de café anualmente. Especialistas em sentidos e mestres na arte de servir café colaboram com os especialistas da empresa em grãos de café, numa base diária, para criar os Grand Crus da mais alta qualidade. Para isso, precisam considerar variáveis tão díspares como notas de sabor, perfis de aromas e creme. É dispensada uma grande atenção nas fases de secagem, torrefação e arrefecimento, para garantir que os grãos atinjam um sutil travo amargo. A moagem dos grãos determina a velocidade com que a água vai atravessar o café: quanto mais fina a moagem, mais encorpado e amargo será o sabor resultante. E isto é conseguido quando o jato de 40 mililitros de água, a uma temperatura entre 83ºc e 89ºc e com uma pressão de 19 bars, penetra na cápsula de alumínio. Existe ainda um segundo centro, localizado na cidade suíça de Avenches, onde técnicas avançadas para tostar grãos de café reduzem em 16% a 20% a energia necessária em comparação com técnicas anteriores. Um terceiro centro está sendo construído na cidade de Romont, com inauguração prevista para 2015.


A seleção da matéria-prima é minuciosa. Através do programa AAA Sustainable Quality, a NESPRESSO, em parceria com a Rainforest Alliance, vem mantendo uma relação de aproximação com os pequenos produtores, inclusive do Brasil (que responde por cerca de 50% do grão arábica usado como base nos blends da marca). Atualmente 84% de seus cafés são originários de 62.000 fazendeiros que fazem parte do programa. A espécie arábica corresponde a mais de 80% da composição das misturas de cafés, completada pelo grão robusta. Em Orbe, na Suíça, os cafés são torrados e mesclados com a tecnologia e o conhecimento científico peculiares do Grupo Nestlé, moídos e então acondicionados em cápsulas coloridas de alumínio reciclável.


O marketing 
A comunicação da NESPRESSO utiliza uma vigorosa estrutura de marketing que tem como garoto-propaganda desde 2006 o ator e diretor americano George Clooney, além de contar com a força econômica e o prestígio de sua controladora. A NESPRESSO também aposta em elementos com grande apelo junto aos consumidores de alto padrão aquisitivo. Um deles é o conceito de sustentabilidade. As fazendas que cultivam os grãos de café são submetidas a um rigoroso processo de seleção, que analisa desde o manejo da terra até as relações trabalhistas.


A evolução visual 
O logotipo da NESPRESSO pouco mudou ao longo de sua história. Primeiro perdeu a palavra Nestlé. Depois ganhou um símbolo: o tradicional N de NESPRESSO dentro de um quadrado. E por último, a mudança mais significativa ocorreu em relação à coloração, atualmente totalmente marrom-escuro.


Os slogans 
The best café. Yours. (2012, Estados Unidos) 
Nespresso. What else? (2006) 
The soul of the coffee. (2006) 
They know each other out. (2004) 
A marvelous coffee experience. (2003) 
Coffee, body and soul. 
Café com corpo e alma. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Suíça 
● Fundação: 1986 
● Fundador: Nestlé 
● Sede mundial: Lausanne, Suíça 
● Proprietário da marca: Nestlé Nespresso S.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Nestlé S.A.) 
● CEO: Jean-Marc Duvoisin 
● Faturamento: US$ 4.5 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 327 
● Clube Nespresso: + 7 milhões de membros 
● Presença global: 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Europa e Estados Unidos 
● Funcionários: 9.500 
● Segmento: Cafeteria 
● Principais produtos: Cafés, máquinas e acessórios 
● Concorrentes diretos: L’Or, Ethical Coffee, Lavazza, Krups e Senseo 
● Ícones: O design de suas máquinas 
● Slogan: Nespresso. What else? 
● Website: www.nespresso.com.br 

A marca no mundo 
A NESPRESSO, uma das unidades de maior crescimento do Grupo Nestlé e responsável por aproximadamente 4% do faturamento global da empresa suíça, está presente em mais de 50 países ao redor do mundo. A empresa é dividida em duas áreas comerciais: In-Home (NESPRESSO HOME), responsável por 85% das vendas e direcionada aos clientes domésticos; e Out-of-Home (NESPRESSO BISINESS COFFEE SOLUTIONS), que compreende 15% das vendas e oferece soluções em cinco canais principais como restaurantes, hotéis e cafés de alto padrão; fornecedores para eventos; luxuosos estabelecimentos comerciais e de atendimento a clientes; prestadores de serviços de viagem de primeira classe e escritórios. Sediada atualmente em Lausanne, na Suíça, a empresa emprega mais de 9.500 funcionários, possui mais de 325 exclusivas lojas espalhadas por 52 países (no Brasil são 15 unidades), além de estar presente em mais de 14.000 pontos de venda selecionados. Os números atuais provam a força da marca no mundo: são consumidas mais de 8 mil xícaras de café NESPRESSO por minuto e aproximadamente 7 milhões de pessoas possuem uma máquina. Desde 1986 a marca já vendeu mais de 30 bilhões de cápsulas e 14 milhões de máquinas. 

Você sabia? 
A NESPRESSO começou a implantar seus próprios sistemas de coletas de cápsulas para reciclagem na Suíça em 1991. Atualmente o programa de coleta de cápsulas, batizado de ECOLABORATION, existe em vários países, incluindo o Brasil, garantindo assim o adequado destino para cada resíduo, o alumínio e o café. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 30/5/2014

8 comentários:

Carolina Anacleto disse...

Desde dezembro de 2006 já temos Nespresso no Brasil, no bairro do Jardins, em São Paulo. Em dezembro de 2007, foi inaugurada mais uma boutique, no Rio de janeiro, em Ipanema, e em maio deste ano foi inaugurada mais uma boutique no Shopping Cidade Jardim.

Anônimo disse...

Com certeza custa mais caro, mas realmente é o melhor....´Cássia

Anônimo disse...

É normal que algumas pessoas que não conhecem o produto e principalmente seu processo, venham questionar o preço final do mesmo. Porém, não basta apenas criticar. Estude, pergunte, busque informação. A Nespresso possui, inclusive, um programa junto a mais de 1000 produtores brasileiros de café, onde auxilia o produtor a produzir seu café com mais qualidade baixo todos os critérios de sustentabilidade...daí, vem o preparo, exportação, industrialização, passando pelo marketing, pela idéia e patente das máquinas, controle absoluto da qualidade, escolha dos melhores cafés do munso, plantas industriais, etc, etc, etc..... em resumo, uma sugestão: entre no site da Nespresso e busque mais informação antes de qualquer crítica sobre valores..... ah, e falando em valores... uma cápsula do melhor café do mundo (Nespresso) custa ao redor de R$ 2,00, se você comparar com o preço cobrado em vários restaurantes e bares pelo Brasil, você verá que é muito mais barato com uma qualidade infinitamente superior (média de R$ 2,50 por expresso nos restaurantes). Grande abraço e..... descubra o mundo Nespresso. (Osmar)

MCA disse...

Olá, gostei bastante do material da Nespresso e das fontes utilizadas. Pretendo incluí-lo como material de discussão em sala de aula [com os devidos créditos], mas gostaria de saber mais sobre o autor deste blog [nao vi nada no próprio blog] É possível?
Grata.

Anônimo disse...

Comprei mas ainda não recebi, mas pelo que experimentei do café no BH shoping, foi na verdade o estopim para a compra, espero que eu acerte no sabor que penso tomar, ainda não sei escolher pela cor, mas vou acertar com o tempo.

Gildazio Cavalcanti Rodrigues disse...

Gostaria de saber em que ano a Nespresso começou a comercializar suas máquinas na Paraíba e se tem alguma previsão de quando será estalada uma boutique. Pelo menos se tem previsão para o Nordeste?

Raquel disse...

Informação muito util!

Lucimarbarreto2009@hotmail disse...

Pode ser um pouco mais caro ,mas a qualidade o sabor delicioso vale muito apena eu tenho e não me arrependo da escolha se for comparar com o preço de um expresso na rua,simplesmente não tem comparação.