10.8.08

NEUHAUS


Seus chocolates dos mais variados tipos são capazes de derreter olhares através de um visual atrativo e dar água na boca. Até de quem não é guloso ou chocólatra assumido. Há mais de 160 anos, classe e elegância são sinônimos da mais exclusiva marca belga de chocolates, a NEUHAUS. Tudo é de extremo bom gosto e para quem tem dinheiro para gastar. Mas o investimento é altamente recompensado pela excelência do chocolate. Afinal, a cultuada marca belga tem paixão em criar o melhor dos prazeres derivado do cacau para seus séquitos. 

A história 
Fundada em 1857 pelo suíço Jean Neuhaus, em sociedade com seu cunhado, a luxuosa marca NEUHAUS começou como uma modesta farmácia, onde eram produzidos “medicamentos que estavam mais para doces”, indicados para o tratamento de alguns males como tosses e dores no estômago. Isto porque o farmacêutico Jean utilizava chocolate para fins medicinais com o objetivo de tornar os medicamentos mais aceitáveis e palatáveis, como as pílulas envolvidas em finas camadas de chocolate para facilitar principalmente o tratamento das crianças. O pequeno estabelecimento produzia na época xaropes, alcaçuz e pastilhas para combater a tosse. Pouco depois passou a oferecer também licores, marshmallows e barras de chocolate amargo. O lugar escolhido para montar o pequeno negócio foi a prestigiada Galeries Royales Saint-Hubert, no centro de Bruxelas, na Bélgica.
   

Mas, quando o filho de Jean, Fréderic aprendeu as técnicas belgas de confeitaria, o negócio começou a mudar de rumo. Por volta de 1895, a farmácia foi convertida na primeira e mais refinada chocolateria da cidade, adotando o nome de Confiserie et Chocolaterie Neuhaus-Perrin, e onde era possível encontrar caramelos, geleias e barras de chocolate deliciosas. Em 1912, a marca (na verdade o neto do fundador, Jean Neuhaus II) criou os primeiros chocolates recheados: os famosos pralines, espécie de bombom com casca dura. A casca de chocolate criada era suficientemente resistente para comportar líquidos e cremes no seu interior. A novidade rapidamente se transformou em um enorme sucesso na Bélgica, transformando-se em uma mania nacional e paixão dos estrangeiros que visitavam o país.
   

Quantidade e qualidade eram dois conceitos centrais para a NEUHAUS na época. Mas não era só. A inovação ao longo dos anos não incidiu apenas nas formas de produção e matérias-primas de qualidade excepcionais. Por exemplo, em 1915, Louise Agostini, mulher de Jean Neuhaus II, neto do fundador, inventou o Ballotin (imagem abaixo), a famosa caixa (inicialmente na cor verde e ouro com a letra N gravada) para acomodar os frágeis pralines, uma solução para substituir os tradicionais sacos que não armazenavam corretamente o delicado produto, que corria o risco de ser esmagado e amassado durante o transporte. A partir desse momento surgiu então a ideia de transformá-la em luxuosas caixas para presentes que a NEUHAUS explora até os dias de hoje como um dos principais atrativos da marca. Desde então, o mundo passou a consumir chocolate de outra maneira e a NEUHAUS consolidou-se como uma das referências no produto de alta qualidade quando o assunto é chocolate.
  

Logo após o término da Primeira Guerra Mundial a empresa começou a se desenvolver com maior rapidez e a marca se tornou extremamente conhecida em boa parte da Europa. A técnica na produção dos pralines foi aperfeiçoada ao longo dos tempos e novas delícias foram criadas, como por exemplo, em 1937 quando surgiu o Bonbon 13, que combinava um creme escuro de avelã com um toque de rum; e o Astrid (creme de gianduia coberto com açúcar cristalizado), em homenagem a Rainha Astrid, tão amada pelo povo belga. A família Neuhaus, especialmente Adelson De Gavre, soube utilizar o marketing muito bem a favor de seus chocolates. Foi então, que na Exposição Universal de Bruxelas, realizada em 1958, a marca apresentou os pralinés Caprice (recheio de nougatine de baunilha com nata) e Tentation (recheado com nougatine de café), dois produtos que se tornariam ícones da marca belga.
   

Depois foi só puxar pela imaginação e fazer nascer inúmeras variantes (atualmente existem mais de 60 tipos) e novos recheios dos irresistíveis pralines: gianduia (mistura de chocolate com creme de avelã), trufas, frutos secos, avelãs, amêndoas, marzipã e até um que leva flor e essência de violeta. Entre as mais famosas versões, criadas em 1959 e em 1960, estão os pralines Baudouin, Fabiola, Albert e Paola, todos desenvolvidos por ocasião do casamento dos dois casais da família real belga, sendo que cada um deles foi batizado com o nome dos noivos.
   

Durante a década de 1960 várias outras butiques da marca foram inauguradas fora da cidade de Bruxelas. Na década seguinte a NEUHAUS iniciou um forte período de expansão no mundo, inaugurando luxuosas lojas nos Estados Unidos, Canadá, Japão, e até em Guadalupe e na Colômbia. Além disso, utilizou toda experiência para criar novos produtos como a linha pastries (que inclui os famosos e deliciosos “macarons”, pequenos bolinhos granulados e comumente produzidos sob forma arredondada de 3 ou 5 cm de diâmetro), caramelos, torrones, paillette (pequenas tirinhas de laranja recobertas de chocolate), Amusettes (bombons retangulares de chocolate recheados com caramelo, café, biscoitos, entre outras delícias) biscoitos, sorvetes e o ChocoSpresso, uma espécie de “café espresso” feito com o tradicional chocolate da marca.
  

Em 2000, a empresa foi reconhecida como fornecedor oficial da casa real belga, tudo graças à tradição, qualidade e o prestígio das suas deliciosas criações que utilizam ingredientes de primeira qualidade para criar sensações únicas. Foi também nesse mesmo ano que a marca inaugurou sua primeira loja no Brasil (a marca chegou a ter outras lojas no país, mas todas foram fechadas). Nos anos seguintes a marca apresentou várias novidades, como por exemplo, Lady Chefs Box, uma luxuosa caixa com deliciosos 18 pralines criados por nove badaladas chefs de cozinha que mostraram sua paixão pelo chocolate com a utilização de recheios que levavam ingredientes refinados e exóticos. Em 2012, a marca belga comemorou os 100 anos da invenção do praline. Para isso criou a The Precious Collection, uma nova linha de pralines em formatos diferentes, que mais parecem pequenas joias.
  

Uma das mais recentes novidades da marca belga, lançada em 2021, é o Chocolate Duets, que proporciona a oportunidade dos consumidores criarem pralines personalizáveis. A embalagem contém 36 chocolates, sendo seis coberturas deliciosas para combinar com uma das seis bases de chocolate. As seis coberturas permitem desfrutar de um recheio cremoso de praline ou ganache coberto com chocolate branco, ao leite ou amargo, com um toque de amêndoa, avelã ou noz-pecã; enquanto os ganaches dão um gostinho de uma mistura de creme e chocolate da Venezuela e da Costa Rica. Já as seis bases de chocolate dão um toque aromático específico ao dueto personalizado. Estimulam os sentidos com sabores como chocolate branco com framboesa, lima e limão ou baunilha de Madagáscar, chocolate ao leite com gengibre, chocolate amargo com café ou chocolate branco e ao leite com caramelo. E quem quiser compor seu dueto personalizado com um pouco mais de consciência, encontra um folheto na embalagem que o guiará pelas diferentes combinações de sabores com base em alguns princípios de harmonização de alimentos.
  

A NEUHAUS também é reconhecida por suas embalagens de presentes requintadas e criativas. E não se pode esquecer que a NEUHAUS é patriota. A marca tem a tradição de lançar coleções de chocolates e embalagens inspiradas em famosos personagens belgas. Surgiram assim as coleções SMURFS (personagens criados em 1958 pelo ilustrador belga Pierre Culliford), com bombons nos formatos de vários dos simpáticos seres azuis e até caixas no formato das casinhas da vila comandada por Papai Smurf; e TINTIN (as aventuras do repórter e seu felpudo cachorro foram criadas pelo belga Hergé, e publicadas pela primeira vez em 10 de janeiro de 1929), com caixas quadradas de metal - em cores diferentes (amarela, roxa e azul) - repletas de deliciosos chocolates e estampadas com imagens das histórias “O Caranguejo das Pinças de Ouro”, “O Segredo do Licorne” e “O Tesouro de Rackham, o Terrível”.
  

As luxuosas butiques 
A partir de 2018 todas as lojas (ou butiques como são chamadas) da NEUHAUS ganharam um novo conceito e design de ambientação para acompanhar a nova identidade visual e posicionamento da marca. A decoração mais sofisticada inclui cores mais neutras. A elegância e o estilo, clássico com toques de modernidade, predominam nas lojas, decoradas com mobiliário discreto e elegante, além de iluminação moderna e detalhes na nova cor da marca, o cobre. No balcão, estão expostos as inúmeras e deliciosas opções de pralines belgas, que de requintados mais parecem joias, mas são vendidos por quilo, que facilmente rompem a cifra de US$ 100. O alto preço tem uma explicação: tudo é feito com 100% de manteiga de cacau, o que encarece o produto. As lojas também oferecem diversas opções de presentes em embalagens sofisticadas, que vêm acompanhadas da melhores delícias de chocolate da marca. Em algumas butiques existem mesas, perfeitas para sentar e saborear um café espresso, chocolate quente ou deliciosos sorvetes, e se preferir, tudo acompanhado de um praline de primeira qualidade.
   

O cuidado na produção 
Todos os chocolates da marca são produzidos inteiramente na Bélgica e com alto grau de cuidados e qualidade. Entre os cuidados da NEUHAUS na fabricação de seus chocolates está a escolha dos ingredientes. O leite, por exemplo, vem da Escócia. As amêndoas são portuguesas e as avelãs da região italiana de Piemonte. Todos os chocolates têm escrito em sua embalagem o país de procedência do cacau, como por exemplo, Venezuela, Madagascar, Ilha de São Tomé, que são considerados os melhores produtores do mundo. Mas a NEUHAUS tem sua própria fazenda de cacau no Equador. Afinal, 25% de seus chocolates são produzidos com cacau dessa fazenda própria. Nessa fazenda a empresa aplica amplos princípios de sustentabilidade e de onde 36% de todos os grãos de cacau que utiliza são produzidos. A marca também oferece uma grande variedade de chocolates com maior concentração de cacau, que varia de 55% a 80%. São mais amargos e mais saudáveis.
  

Os artesãos e chocolatiers representam a alma da NEUHAUS, onde a qualidade está no centro de sua abordagem. A NEUHAUS é conhecida pelo rigor na produção, no transporte e na armazenagem. Para ter uma ideia, os pralines que são exportados para várias países chegam de avião em caixas climatizadas e são acondicionados a exatos 18 graus. Do aeroporto, só são transportados à noite para conservar a cor e o sabor inalterados. Todas as lojas e pontos-de-venda da NEUHAUS no mundo dividem o que é produzido na Bélgica e carregamentos chegam semanalmente para garantir o estoque e a vontade dos vorazes clientes.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por alterações ao longo dos anos. O tradicional logotipo, que continha um N (dentro de um círculo) e utilizava a cor verde-escura, foi substituído. Com isso a identidade visual da marca ganhou simplicidade, sofisticação, uma nova tipografia de letra mais refinada e nova cor (marrom). Depois de passar por mais uma modernização em 2016, a marca apresentou um logotipo completamente remodelado em 2018: nova tipografia de letra (agora toda em maiúscula e inspirada na original que adornava a farmácia da Galeries Royales Saint-Hubert, onde tudo começou em 1857) e uma nova cor (cobre). A identidade visual também apresentava abaixo do nome a expressão “Belgium 1857”.
    

Apesar de utilizar apenas o nome NEUHAUS em seu logotipo, a marca belga ainda emprega na decoração de suas lojas, na comunicação, nas embalagens e até mesmo grafado em seus chocolates, o tradicional N dentro de um círculo, que já chegou a fazer parte de sua identidade visual, e ao longo dos anos se transformou em um ícone de reconhecimento para seus consumidores.
  

Os slogans 
World of Wonder. 
Inventor of the Belgian Praline. 
Créateur Chocolatier. 
In Belgium praline means fine chocolate and Neuhaus means the finest Praline.
  

Dados corporativos 
● Origem: Bélgica 
● Fundação: 1857 
● Fundador: Jean Neuhaus 
● Sede mundial: Vlezenbeek, Bélgica 
● Proprietário da marca: Neuhaus N.V. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Ignace Van Doorselaere 
● Faturamento: €150 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 90 
● Presença global: 50 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 500 
● Segmento: Chocolates 
● Principais produtos: Pralines, chocolates e bombons 
● Concorrentes diretos: Godiva, Leonidas, Guylian, Valrhona, Callebaut, Caffarel, LindtCailler, Pierre Marcolini, Corné Port-Royal, e La Maison du Chocolat 
● Ícones: Os pralines e as caixas Ballotin 
● Slogan: Inventor of the Belgian Praline. 

A marca no mundo 
A NEUHAUS, mais antigo e prestigiado produtor belga de chocolate, vende seus deliciosos e irresistíveis chocolates (+ de 2.500 toneladas anualmente) através de 90 luxuosas butiques espalhadas por mais de 10 países como Bélgica, Estados Unido, Reino Unido, Marrocos, França, Alemanha e Holanda. Além disso, seus produtos são vistos em abundância em mais de 1.000 pontos-de-venda pelo mundo, incluindo as mais badaladas lojas de departamento e vários dos principais aeroportos internacionais em mais de 50 países. 

Você sabia? 
A NEUHAUS tem sua sede em Vlezenbeek, localizada a 20 km da cidade de Bruxelas. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 25/6/2022 

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