16.7.09

SONY ERICSSON

A SONY ERICSSON consolidou-se no mercado mundial como sinônimo de inovação, design e tecnologia, integrando comunicação, música, fotografia e mobilidade. Seus aparelhos celulares com designer moderno apresentam o melhor de música e imagem em telefonia móvel, influenciando diretamente o comportamento dos consumidores.
-
A história
A história começou no dia 1 de outubro de 2001 quando uma joint venture entre a empresa japonesa de bens eletrônicos Sony Corporation e a sueca do ramo de telecomunicações Telefonaktiebolaget L. M. Ericsson fundaram a SONY ERICSSON com o intuito de fabricar aparelhos de telefone celular e acessórios. A partir deste momento, ambas as empresas pararam de produzir seus próprios aparelhos celulares. A motivação para esta joint venture foi combinar a excelência da Sony no mercado de bens de consumo eletrônicos com a liderança tecnológica da Ericsson no setor de telecomunicações. O primeiro produto da nova empresa foi lançado no mercado em março de 2002.
-
-
Não tendo um início muito lucrativo, a Ericsson ameaçou desfazer a joint venture com a Sony, se os resultados continuassem abaixo do que fora projetado. Porém, em janeiro de 2003, as duas empresas resolveram injetar mais dinheiro no negócio. A principal estratégia era fazer telefones com tecnologia de câmera e som digital, para tentar agradar e atender as necessidades dos consumidores. Apesar de serem lançados diversos modelos de telefones celular equipados com câmera digital, capazes de reproduzir vídeos em alta definição, a estratégia não fincionou, e a SONY ERICSSON continuou tendo resultados anuais negativos cada vez maiores. A virada começou em junho, quando a SONY ERICSSON anunciou o encerramento da produção de celulares com tecnologia CDMA para o mercado americano e passou a se focar em celulares com tecnologia GSM.
-
-
A empresa começou a se recuperar dos maus resultados com o lançamento do telefone celular T610, um sucesso de vendas que ajudou a reverter a situação desfavorável que a empresa vivia. Os bons resultados já puderam ser vistos em 2004, quando a SONY ERICSSON aumentou sua participação no mercado de 5.6% no primeiro semestre para 7% no segundo semestre. Em 2005 a empresa introduziu no mercado duas linhas de celulares que iriam causar uma grande revolução no segmento: CYBERSHOT series, agregando aos aparelhos celulares câmeras digitais de alta definação; e a W-Series WALKMAN, primeira linha de aparelhos celulares voltados para armazenamento de músicas, tendo um apelo apelando não só para o mercado de comunicação móvel mas também para o de música portátil.
-
-
A linha WALKMAN fez tanto sucesso, que depois do modelo K750i (com câmera digital de 2 megapixel), outros foram introduzidos, como o W800i, capaz de armazenar até 30 horas de música, que se transformou em um sucesso de vendas no mundo inteiro. Nos anos seguintes foram lançados outros telefones da mesma linha, como o W580, em 2007, que se tornou um dos telefones mais vendidos da empresa. Também foram lançados telefones da linha Walkman de baixo custo, como o W200i, o mais simples e mais barato da marca SONY ERICSSON.
-
-
Enquanto isso, a linha CYBERSHOT também apresentou novidades como o k790i, equipado com uma câmera de 3.2 megapixels, introduzido em 2007; o k850i, com uma câmera de 5 megapixels; o primeiro celular com câmera de 8 megapixels, introduzido em 2008; e o c902, celular utilizado por James Bond na nova aventura da série, Quantum of Solace, que rapidamente se tornou um tremendo sucesso de vendas. O novo C902 oferece a função BestPic™ que permite aos usuários tirar nove fotos simultaneamente de um objeto em movimento e, automaticamente, selecionar a melhor delas para ser utilizada. Mais recentemente introduziu o modelo C905i, primeira celular do mundo com câmera digital de 8 megapixel. A SONY ERICSSON ainda possui outras linhas de sucesso como a Z-series e a R - Séries, com rádios nas frequências AM e FM, câmera digital integrada, reprodução de MP3, interface Bluetooth, infravermelho e slot para expansão de memória; além da Bravia, exclusivamente voltada para o mercado japonês, composta por celulares equipados com uma tela LCD de 3” widescreen (16:9) com tecnologia Bravia, a mesma utilizada nas televisões da Sony; e Xperia, introduzida em 2008 com um aparelho celular voltado para entretenimento e comunicação, que marcou sua primeira parceria com a Microsoft, equipado com display VGA, Windows Mobile, tela sensível ao toque e câmera com resolução de 3.2 megapixels.
-

-
Recentemente a marca orgulhosamente lançou o Xperia™ X10 mini, menor smartphone do mundo, medindo 8,3 x 5,0 x 1,6 centímetros e pesando apenas 88 gramas. Fácil de usar e repleto de recursos úteis, o aparelho conta com uma câmera com resolução de 5 megapixels, foco automático, sistema geo-tagging e flash do tipo LED. A câmera do aparelho ainda é capaz de gravar vídeos com até 30 quadros por segundo e conta com luz auxiliar para ambientes mais escuros. O aparelho ainda vem com GPS, cartão de memória MicroSD de 4GB, tela de 2,6 polegadas e Wi-Fi com DLNA, que permite o máximo de convergência por meio do compartilhamento de conteúdos com TVs, computadores e vídeo games.
-
-

O design
Para a SONY ERICSSON o design é mais do que um produto bonito, ele está integrado em cada etapa do processo: recursos inteligentes, aplicações amigáveis, materiais inovadores e, é claro, uma aparência atraente. O design é o diferencial essencial quando se compara os produtos para comunicações móveis. Um design da SONY ERICSSON pode ser definido como algo que desperta os sentidos, comunicando-se com o intelecto e com as emoções. Um foco no pensamento lógico garante que as condições de utilização sejam um fator central do design, enquanto que aspectos inovadores e exploradores apelam para as emoções. O alvo da marca é estar sempre um passo adiante do consumidor, de forma que possam se relacionar com as idéias e inspirar-se nelas. O Creative Design Centre (Centro de Design Criativo) da SONY ERICSSON possui estúdios em Lund (Suécia), em Londres, nos Estados unidos, na Ásia e no Japão, onde os desenhistas industriais trabalham ao lado dos projetistas das interfaces humanas, de cor e material e designers gráficos.
-
-
Os desenhistas industriais desenvolvem a forma básica do produto, enquanto os desenhistas da interface humana selecionam os temas gráficos, ícones e papéis de parede para as telas. Os projetistas de cor e materiais trabalham com texturas, materiais e cores, enquanto o material de embalagem e gráficos são criados pelos projetistas gráficos. O número de designers trabalhando em cada projeto varia, mas todas essas pessoas pertencem a uma equipe que colabora para romper novas barreiras em design. Tendências da moda, do mercado e dos consumidores são continuamente monitoradas, além das tendências de produtos e tecnologias que inspiram, influenciam e são refletidas em todos os elementos do design criado pela marca. Do nascimento de uma idéia ao lançamento do produto, os designers participam de todas as etapas.
-
-
O logotipo
Apesar de ter como cor oficial do seu logotipo o verde (para a bola estilizada), a SONNY ERICSSON começou a utilizar, a partir de 2009, outras seis novas variações de coloração, permitindo assim uma maior flexibilidade na aplicação em diversas e diferentes mídias.
-
-

Dados corporativos
● Origem:
Japão/Suécia
● Fundação: 1 de outubro de 2001
● Fundador:
Sony Corporation e Telefonaktiebolaget L. M. Ericsson
● Sede mundial:
Londres, Inglaterra
● Proprietário da marca: Sony Ericsson Mobile Communications AB
● Capital aberto: Não (joint venture)
● Chairman:
Sir Howard Stringer
● Presidente:
Bert Nordberg
● Faturamento: €6.78 bilhões (2009)
● Lucro: - €836 milhões (2009)
● Vendas globais: 57.1 milhões de celulares (2009)
● Presença global:
120 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários:
8.450
● Segmento:
Telecomunicação
● Principais produtos: Aparelhos de telefone celular
● Ícones:
As linhas de celulares WALKMAN e CYBERSHOT
● Slogan: make. believe.
● Website:
http://www.sonyericsson.com/
-
A marca no mundo
A SONY ERICSSON, qarta maior produtora de aparelhos de celulares do mundo, comercializa seus produtos em mais de 120 países, vendendo mais de 57 milhões de unidades em 2009, um número bem inferior aos 96 milhões de unidades comercializadas no ano anterior.
-
Você sabia?
Em 29 de maio de 2009, a SONY ERICSSON anunciou o aparelho de celular Satio, primeiro no mundo equipado com câmera digital de 12 megapixels.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 16/10/2010

3 comentários:

Evandro X disse...

Já usei smartphones Nokia, Motorola e Blackbery, mas não troco meu bom W810i. Muito prático e funcional só perde por não ter um teclado qwerty.

http://evandrox.wordpress.com

saber-de-aprendiz disse...

Seu blog é um máximo, sinceramente meus parabéns. Me ajudou muito num trabalho, mas pretendo voltar e conhecer mais fiquei encantada.

Anônimo disse...

Primeiro parabéns pelo Blog. Mas tenho certeza que os aparelhos da Sony. São os melhores no Brasil
Estou vendendo dois S6. Nunca mais trocarei o Sony Xperia por nenhum outro. além das ligações serem estabilizadas as imagens filmadas e fotos são excelentes. Não pensem que apenas duas marcas. Prestam no mercado. estamos falando sobre união de tecnologias de empresas top. Abraços