17.12.09

MALIBU


Uma garrafa branca opaca com dois tradicionais coqueiros em uma cena paradisíaca de pôr do sol carrega mais que o rum aromatizado com coco mais consumido do mundo. Transmite a empolgação, alegria e descontração do povo caribenho. Por isso, MALIBU sempre é associado a momentos de prazer e descontração, transformando o espírito das pessoas em qualquer lugar do planeta. 

A história 
Tudo começou na bela e paradisíaca ilha caribenha de Curaçao quando a empresa Twelve Islands Shipping Company resolveu criar uma nova bebida feita com o suave rum produzido em Barbados na West Indies Rum Distillery (Destilaria de Rum das Índias Ocidentais), que desde 1893 produzia a tradicional bebida tão apreciada pelos piratas. A primeira etapa para se criar o MALIBU começava com a extração do melaço da plantação de cana-de-açúcar, o qual era misturado com água e levedura para transformar o açúcar em álcool. O melaço caribenho era destilado três vezes em um alambique tubular. O rum branco produzido neste alambique era então aromatizado com extrato de coco natural da região. Assim em 1980 nascia MALIBU, uma deliciosa e suave bebida embalada em uma icônica garrafa branca opaca, comercializada inicialmente em 12 pequenas ilhas da região.
  

Ainda nesse mesmo ano a nova bebida estreou no mercado do Reino Unido e pouco depois no ano de 1983, em outros países europeus e nos Estados Unidos. Inicialmente MALIBU era utilizado para simplificar e facilitar a preparação da tradicional Piña Colada (popular combinação de rum, leite de coco e suco de abacaxi) pelos bartenders. Não demorou muito para que nos anos seguintes a bebida começasse a ser consumida de outras maneiras, como por exemplo, com gelo, leite, suco de frutas e até mesmo misturado com refrigerantes de cola e água tônica, e fosse incluída como ingrediente de vários drinques, aumentando assim sua popularidade ao redor do mundo. Neste momento MALIBU havia se transformado em uma bebida extremamente versátil, podendo ser consumida tanto no inverno como no verão de diferentes maneiras.
    

Na década de 1990 a marca começou a investir muito em campanhas publicitárias como a “Seriously Easy Going”, onde a bebida era associada às ilhas caribenhas, ao clima aconchegante da região e a atitude e alegria da população local. Em uma paródia, a campanha mostrava os sempre alegres caribenhos levando uma vida cheia de seriedade com um posicionamento divertido: If people in the Caribbean took life as seriously as this, they would never have invented MALIBU (algo como “Se o povo caribenho levasse a vida seriamente, eles não teriam inventado MALIBU”). Afinal, somente os caribenhos com sua atitude positiva de enxergar a vida, poderiam criar uma mistura perfeita de rum com o delicioso sabor de coco. A primeira variação de MALIBU, aromatizado com limão, foi lançada na Jamaica e em alguns clubes noturnos da França. Como a versão não fez o sucesso esperado, ela foi descontinuada em 2003.
   

A marca, que já havia sido vendida para a britânica Diageo, passou pelas mãos da Allied Domecq, que pagou US$ 800 milhões em 2002, e depois foi adquirida pela empresa francesa Pernod Ricard, proprietária da vodca Absolut (conheça essa história aqui), dos uísques Ballantine’s e Chivas, do gim Beefeater e da champanhe Mumm (saiba mais aqui). Com a chegada do novo milênio, a marca também deu início a uma forte diversificação em sua linha de produtos com o lançamento de outros runs aromatizados nos sabores de manga (2004), abacaxi (2004), maracujá (2005), banana (2007) e melão (2009). Durante este período, em 2007, a marca lançou uma nova campanha global, denominada “Get Your Island On”, que reinterpretava a imagem e atitude caribenha de uma forma contemporânea, vibrante e cheia de humor. Além disso, durante datas e períodos marcantes do ano, como por exemplo, verão, inverno e festas de final de ano, a MALIBU iniciou a tradição de lançar no mercado garrafas decoradas, em edições limitadas e assinadas por grandes designers e artistas.
   

Em 2008, a respeitada International Wine and Spirit Record nomeou MALIBU como uma marca de elite, com grande influência no segmento de bebidas alcoólicas. Ainda este ano, com o objetivo de reforçar o posicionamento jovem, moderno e divertido da marca, foi lançado em edição limitada MALIBU By U, o tradicional rum em uma garrafa personalizável vendida com quatro canetas exclusivas, que apelava à criatividade do consumidor e o envolvia no universo da marca. Em 2011, a marca apresentou três grandes novidades: MALIBU BLACK (versão original do rum mais forte com 35% de graduação alcoólica), MALIBU FRESH (versão mista com hortelã) e a edição limitada MALIBU WINTER EDITION, que combinava o rum do Caribe aromatizado com extrato de coco e verdadeiros flocos de coco (que ficavam suspensos na bebida).
  

Nos anos seguintes a marca acelerou o lançamento de novidades para atender cada vez mais aos desejos de consumidores e acrescentou novos produtos à sua linha: MALIBU RED (o tradicional rum de coco com uma mistura de tequila Olmeca Blanco, introduzido em 2012); uma linha de drinques prontos para beber em convenientes latas de 250 ml nas combinações de rum com pera, cranberry e cola; famosos drinques caribenhos prontos para o consumo em uma apresentação inovadora, sachês com pequenas torneiras; o MALIBU SUNSHINE (rum aromatizado de coco com um toque de frutas cítricas), que estreou no mercado em 2012; MALIBU SWIRL (rum com mistura de morangos, chantilly e coco), MALIBU SUNDAE (combinação de rum, coco e chocolate) e MALIBU ISLAND SPICE (primeira incursão da marca na categoria de rum temperado, resultando em uma mistura de licor de coco, rum caribenho e especiarias), os três últimos lançados em 2013.
   

A partir de 2014, as campanhas publicitárias da marca buscaram um novo posicionamento para MALIBU, motivando os consumidores a terem “o melhor verão de todos os tempos”. Ainda em 2014 a marca inovou ao lançar o MALIBU RUM SPARKLER, o tradicional rum com água de coco na versão espumante, disponível nos sabores coco e pêssego. A mais recente novidade da marca, lançada em 2020, é a linha MALIBU SPLASH, composta por bebidas gasosas de malte com 5% de teor alcoólico nos sabores morango, limão, maracujá e abacaxi, ideais para refrescar ocasiões descontraídas.
   

A evolução visual 
O logotipo da marca passou por remodelações ao longo dos anos, mas sem perder suas principais características visuais. Primeiro, o logotipo ganhou cores mais vibrantes. Em 2012, o logotipo foi novamente remodelado, e desta vez mais radicalmente. O sol ganhou um tom degrade para passar uma impressão ainda maior de pôr do sol e os coqueiros foram completamente remodelados. A última alteração ocorreu em 2019, quando foi adotada uma nova tipografia de letra (mais fina), as folhas dos coqueiros foram levemente levantadas, o pôr do sol ganhou novas cores e um horizonte revisado foi adotado.
   

Os slogans 
Make it the Best Summer Ever. (2015) 
The Spirit of Summer. (2014) 
Get Your Island On. (2007) 
Seriously Easy Going. (anos de 1990) 
It comes from paradise and tastes like heaven. (1980)
  

Dados corporativos 
● Origem: Barbados e Curaçao 
● Lançamento: 1980 
● Criador: The Twelve Island Shipping Company 
● Sede mundial: Paris, França 
● Proprietário da marca: Pernod Ricard S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Alexandre Ricard 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 150 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Bebidas alcoólicas 
● Principais produtos: Runs com sabores de frutas 
● Concorrentes diretos: Bacardi, Captain Morgan, Havana Club, Barbarossa, Calico Jack e Cruzan Coconut Rum 
● Ícones: A inconfundível garrafa branca opaca 
● Slogan: Make it the Best Summer Ever.

A marca no mundo 
Atualmente MALIBU é comercializado em 150 países de todos os continentes, vendendo anualmente mais de 3.8 milhões de caixas (de 9 litros), sendo o rum aromatizado com coco número um do mercado. Os mais importantes mercados para marca são Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Canadá, Holanda e Espanha. Desde seu lançamento no mercado MALIBU já vendeu mais de 500 milhões de garrafas. 

Você sabia? 
Hoje em dia, grande parte do rum utilizado na composição de MALIBU vem da Ilha de Barbados, onde o sol, o clima ameno e os corais, que filtram a água da chuva, são ideais para o crescimento da cana de açúcar. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel, Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 8/1/2021

5 comentários:

josy disse...

MEU eu amo essa bebida ,posso falar com convicção que é a minha nº1

Unknown disse...

Nossa pra mim é a melhor de todas! Para todas as ocasiões!

Anônimo disse...

Ahh, e parabéns pela matéria, muito completa e bem escrita.

Márcia disse...

Excelente matéria. Amo de paixão tomar Malibu bem geladinha, A minha garrafa já fica direto na geladeira.

Unknown disse...

A cor original do mslibu