29.6.10

HUBLOT


Fusão de materiais nobres com matérias-primas exóticas. Cores diferenciadas. Formatos e tamanhos ousados. Além de uma tecnologia de ponta que faz girar ponteiros com a máxima precisão. Para a marca suíça HUBLOT, unir elementos como tradição, excelência, luxo e tecnologia é simplesmente cativar quem faz questão de ostentar no pulso relógios únicos. 

A história 
Tudo começou em 1976 quando Carlo Crocco, um italiano herdeiro do grupo Binda, fabricante dos relógios Breil, mudou-se para a cidade de Genebra, na Suíça, e lá fundou a empresa MDM Genève. O seu futuro relógio teria o nome do formato que ele imaginou para a sua caixa – “Hublot”, que em francês, significa “escotilha”. Foi então que, em 1980, ele criou o primeiro relógio HUBLOT em ouro e pulseira de borracha natural preta. Pela primeira vez na história da relojoaria, uma matéria preciosa como o ouro ousou ser combinada à borracha. Foram necessários três anos de pesquisas envolvendo especialistas em vulcanização para criar esta pulseira única e revelar as notáveis propriedades da borracha natural, que aparentemente se regenerava no contato com a pele. As duas metades que a compunham eram colocadas no pulso dos clientes e trabalhadas para se ajustarem no momento da compra, adaptando-se instantaneamente a seus contornos com suavidade e conforto, oferecendo-lhe um bem-estar único e incomparável.


A magnífica caixa em forma de uma escotilha de navio, com sua combinação de ouro polido e bruto, o mostrador preto minimalista e a pulseira única em borracha natural preta passaram a simbolizar os relógios da marca suíça. O relógio foi lançado oficialmente na Basel Watch Fair, e apesar de não ter um único comprador neste evento, no final deste mesmo ano, o relógio mostraria seu potencial, tendo vendido o equivalente a US$ 2 milhões. Membros de famílias reais mostraram imediatamente seu entusiasmo pelos relógios da HUBLOT e foram rapidamente seguidos por um grande número de celebridades e bilionários em todo o mundo. Carlo tinha assumido um risco, mas, em apenas alguns anos, os relógios HUBLOT juntaram-se à elite das marcas líderes na alta relojoaria de luxo. Em meados dos anos de 1990, a borracha se tornou o centro de interesse das melhores marcas de relojoeiros, validando assim a escolha que levaram à criação dos relógios HUBLOT.


Em maio de 2004, Jean-Claude Biver assumiu o cargo de diretor geral, tornando-se também membro do conselho e acionista minoritário da HUBLOT. Sob sua liderança foi relançado o conceito de “A Arte da Fusão”, ou seja, a fusão de materiais por vezes improváveis como o ouro e a cerâmica, o tântalo e o ouro vermelho, e até mesmo o magnésio e o titânio. Em menos de um ano, ele obteve sucesso no desafio que tinha pela frente, elaborando uma nova coleção que foi aclamada pelo público. O cronógrafo BIG BANG, apresentado oficialmente em abril de 2005 foi uma perfeita ilustração do conceito desta fusão. Foi um sucesso imediato e as encomendas triplicaram. Alguns meses depois, as vendas também triplicaram e o cronógrafo já era mundialmente aclamado e reconhecido através de uma série de importantes prêmios internacionais.


Depois disto, vários modelos de BIG BANG foram desenvolvidos, com diversas complicações de relojoaria: Tourbillon, data grande, indicador de reserva de bateria e ponteiro Flyback (útil para cronometrar uma rápida sequência de eventos, como as voltas em uma corrida). O conceito de fusão foi levado ao extremo na procura de materiais não habituais e novas ligas. Em 2006, Jean-Claude lançou a TV HUBLOT, primeiro canal de televisão na internet criado por uma marca de luxo, onde uma competente equipe produzia e difundia notícias sobre a marca suíça, em um claro exemplo bem-sucedido de branding.


Em 2007, um novo modelo para mergulho foi lançado no mercado: o BIG BANG KING recebeu uma caixa maior com 48 mm, mas notavelmente adaptada aos pequenos e aos grandes pulsos. Em fevereiro deste ano a HUBLOT abriu sua primeira loja própria em Paris, situada na badalada Rue Saint-Honoré. A segunda unidade foi inaugurada no verão seguinte, no Hotel Byblos na paradisíaca Saint-Tropez. O mês de outubro rimou inovação com independência. Isto porque a marca apresentou o primeiro relógio inteiramente fabricado “in-house”, ou seja, totalmente produzido pela empresa, sem depender de fornecedores externos, o MAG BANG, concebido e desenvolvido em uma nova liga leve constituída principalmente por alumínio e magnésio batizada de Hublonium. Outra inovação da marca foi a WiseKey, um cartão que permitia, através da ligação a um terminal de computador, verificar imediatamente se o relógio era um verdadeiro HUBLOT ou uma simples imitação.


O início de 2008 foi marcado pelo lançamento do primeiro BIG BANG concebido exclusivamente para mulheres, com um diâmetro de 38 mm, adornado com brilhantes, mas sem cronógrafo. Ainda este ano, o conglomerado de luxo LVMH, que engloba diversas marcas famosas como a francesa Louis Vuitton, anunciou a compra da relojoaria suíça, tendo forte intenção em expandi-la, em especial no continente asiático, em países como Japão, Índia e China. Pouco depois, a marca suíça lançou mais um novo produto: o HUBLOT FIFA WORLD CUP, um relógio de ouro, com pulseira de couro de crocodilo, que tinha o desenho do troféu da Copa do Mundo na parte de trás. Foram produzidas apenas 100 unidades. O preço? US$ 29.5 mil.


Em 2013, apresentou mais uma inovação: um relógio feito com cerâmica vermelha brilhante. Em 2014, a marca inaugurou a sua primeira butique, no Rio de Janeiro, com a presença do rei Pelé, que lançou o seu relógio, o Classic Fusion Pelé, ao preço de R$ 57 mil e com detalhes em safira e pó de prata. A HUBLOT é especialista em ligas metálicas, e foi sob a competente gestão de Biver que criou o incrível “Magic Gold”. Criado em parceira com o departamento de metalurgia da École Polytechnique Fédérale de Lausanne, a HUBLOT conseguiu “fundir” ouro 18k com cerâmica. O resultado final foi um metal com resistência excepcional, porém, sem perder a preciosidade do ouro. Esta liga foi combinada com o cronógrafo Unico, resultando no modelo Big Bang Unico Magic Gold, lançado em 2015 – um verdadeiro símbolo do princípio da “Arte da Fusão” que norteia a marca.


Ligada ao conceito da “Arte da Fusão” e alimentada pelo seu espírito de inovação, a fábrica de relógios HUBLOT representa o elo entre o relógio tradicional e a modernidade da fusão de materiais de desempenho inesperado como o carbono, zircônio, tântalo, titânio, tungstênio, cerâmica, alumínio aos materiais mais convencionais como o ouro, o aço, os diamantes e as pedras preciosas – e no desenvolvimento dos movimentos tradicionais sempre com uma concepção inovadora e criativa. Com os pés no presente e sempre em evolução, na vanguarda de novos avanços em tecnologia e pesquisa fundamental de novos materiais, a HUBLOT continua comprometida com a experiência tradicional, criando relógios que ostentam a marca dos mestres relojoeiros mais talentosos. Mas nem só de novos relógios vive a HUBLOT. Durante o ano, a marca também lança edições limitadas de objetos que não, necessariamente, marcam horas, minutos e segundos. É o caso dos esquis, trenós e da bicicleta All Black em fibra de carbono, resultado de parcerias com outras empresas para mostrar como seus materiais são versáteis e podem ser utilizados em outros objetos.


Uma obra-prima 
Em 2013, para celebrar sua parceria com a Ferrari, a marca suíça lançou um relógio de pulso inspirado na, então, mais nova máquina italiana, a LaFerrari. O Hublot MP-05 LaFerrari chamava a atenção pelo visual excêntrico que trazia onze barris – cilindros que contem molas responsáveis por mover o mecanismo – dispostos em forma de coluna ao centro. O vidro do exótico mostrador, em cristal de safira, deixava à vista alguns componentes. Ao todo eram 637 peças – um recorde entre os relógios fabricados pela empresa – acionadas por corda e permitiam até 50 dias de funcionamento ininterrupto. A caixa, cuja aparência remete aos motores V12 dos carros da Ferrari, era feita de titânio com componentes em fibra de carbono. Os indicadores de hora e minutos eram exibidos em cilindros de alumínio anodizado pintados de preto – e ficavam à direita. À esquerda era possível ver a quantidade de energia remanescente. O relógio tinha o preço de US$ 300 mil.


Presença no esporte 
Nos últimos anos a HUBLOT tem investido milhões de dólares em parcerias esportivas para associar seu nome a grandes eventos e equipes vencedoras. A HUBLOT investe em vários campos esportivos, que incluem a vela e o mundo náutico, através de parcerias com o prestigioso Yacht Club de Monaco (YCM) e o Real Club Nautico de Palma. A marca também está associada aos esportes de elite como golfe, pólo a cavalo, esqui, futebol americano, críquete, corridas de automóveis, pôquer e tênis. Há alguns anos atrás a marca assinou aquele que considerava ser o contrato mais importante da sua história. A HUBLOT passou a estar oficialmente associada à FIFA e a ser a cronometrista dos Campeonatos Mundiais de Futebol (África do Sul/2010 e Brasil/2014). O papel reservado à HUBLOT como “Cronometrista Oficial” significava que a marca era visível nas placas de indicação de substituições da equipe de arbitragem. A marca renovou seu contrato com a FIFA para as copas de 2018 (Rússia) e 2022 (Catar). Apesar da importância do contrato, que tornou a HUBLOT reconhecida mundialmente, a marca não é nenhuma estranha no que se refere a parcerias com o mundo do futebol. Em 2006 foi patrocinadora oficial da seleção Suíça e, em 2008, tornou-se parceira da Eurocopa. Teve ainda ligações privilegiadas com a Federação Mexicana de Futebol e com a seleção Espanhola, sendo também a marca relojoeira oficial do Bayern de Munique, Chelsea e Juventus. Também estendeu essas parcerias garantindo a colaboração de um dos nomes mais destacados deste esporte, o argentino Diego Maradona, o que resultou no lançamento de um relógio em edição limitada que carregava o simbólico “10” e a assinatura do craque na esfera.


Em março de 2010, a HUBLOT novamente fez história ao ser “cronometrista” oficial da Formula 1. Este acordo proporcionava acesso aos bastidores da famosa categoria automobilística, ganhando assim visibilidade junto aos seus clientes, onde quer que eles se encontrem. Além disso, é uma das parceiras oficiais da escuderia Ferrari desde 2011. Atualmente a HUBLOT tem alguns importantes embaixadores mundiais, entre os quais o jamaicano Usain Bolt, considerado o homem mais rápido de todos os tempos; o rei Pelé; o técnico português José Mourinho; e o jogador de basquete Dwyane Wade. Nada mais propício para uma marca que mede o tempo com tamanha precisão. A Hublot e seus embaixadores colaboram para criar relógios inovadores, audaciosos e exclusivos. Durante os últimos anos, essa abordagem colaborativa com líderes da indústria tem impulsionado a criação de relógios verdadeiramente inovadores. Já no Brasil, a empresa tem se associado a nomes como o do rei Pelé, do ex-tenista Gustavo Kuerten e até do time do Flamengo. Além disso, em parceria com o Instituto Ayrton Senna a marca suíça lançou inúmeras edições limitadas.


A marca utilizou um fato inusitado ocorrido em 2010 para lançar uma campanha publicitária de oportunidade. O então chefão da F1 Bernie Ecclestone e sua namorada, a brasileira Fabiana Flosi, foram abordados por quatro ladrões ao sair do escritório da Formula One Holdings, no bairro de Knightsbridge, um dos mais sofisticados de Londres. Não satisfeitos em roubarem o equivalente a R$ 500 mil em joias e relógios (incluindo um HUBLOT F1 KING POWER, modelo básico de R$ 50 mil), eles espancaram o homem forte da F1. A HUBLOT aproveitou o fato e lançou uma campanha onde Bernie aparece com o olho roxo seguido da frase “Veja o que as pessoas fazem por um Hublot” (See what people will do for a Hublot). A ação virou um case de marketing, levando a marca de luxo, já sobejamente conhecida entre ricos e famosos do esporte, a ter uma surpreendente exposição espontânea na mídia e em redes sociais.


Dados corporativos 
● Origem: Suíça 
● Fundação: 1980 
● Fundador: Carlo Crocco 
● Sede mundial: Nyon, Suíça 
● Proprietário da marca: LVMH Moët Hennessy • Louis Vuitton S.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● Chairman: Jean-Claude Biver 
● CEO: Ricardo Guadalupe 
● Faturamento: €350 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 70 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 500 
● Segmento: Relojoaria 
● Principais produtos: Relógios e cronômetros 
● Concorrentes diretos: Richard Mille, Omega, Rolex, Bell & Ross, Audemars Piguet, IWC, Panerai, Zenith e Breitling 
● Ícones: A pulseira de borracha natural preta 
● Slogan: The art of fusion. 
● Website: www.hublot.com/pt/ 

A marca no mundo 
Atualmente os luxuosos e cobiçados relógios da HUBLOT, presentes em aproximadamente 80 países do mundo, são comercializados em mais de 800 pontos de venda cuidadosamente selecionados. Além disso, a marca suíça possui mais de 70 lojas próprias localizadas em cidades importantes do mundo como Paris, Moscou, Praga, Genebra, Cannes, Miami, Berlim, Xangai, Beijing, Las Vegas, Nova York, Dubai, Londres e Hong Kong. Com produção anual superior a 60 mil peças, o faturamento estimado da marca anualmente ultrapassa €350 milhões. Com mais de 100 variações de modelos, o BIG BANG é o carro-chefe da marca, cujos relógios mais baratos custam R$ 50 mil, com modelos que chegam a bater a cifra de US$ 3 milhões. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Veja, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 25/4/2017

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