24.6.10

RE/MAX


Se você quer vender, comprar ou alugar um imóvel em qualquer parte do mundo, não importa que seja uma pequena casa nos confins da gelada Islândia ou uma cobertura em um badalado endereço de Nova York, ninguém está mais preparado para auxiliá-lo que um corretor da RE/MAX, uma verdadeira máquina de comercializar imóveis que revolucionou o mercado mundial. Afinal, ninguém no mundo vende mais imóveis que a RE/MAX. 

A história 
A história começou no início dos anos de 1970 nos Estados Unidos quando o experiente corretor Dave Liniger (imagem abaixo) estava desiludido com o estado e o serviço prestado pelas imobiliárias na época. Ao analisar o mercado, ele verificou que uma boa parte delas não era rentável devido não só aos custos que tinham, mas também à incapacidade para reter os melhores negócios com equipes compostas por profissionais pouco produtivos e desmotivados. Para resolver estes problemas ele criou um inédito sistema baseado em três princípios: máximo serviço para o cliente, máxima comissão para o corretor e máxima rentabilidade para o franqueado.


Foi então, que no dia 30 de janeiro de 1973 na cidade de Denver, estado americano do Colorado, ele, juntamente com sua futura mulher Gail Main, fundou a RE/MAX (abreviação para “Real Estate Maximus”), criando assim um novo conceito no segmento imobiliário: o sistema de franquias. O novo negócio tinha um objetivo muito claro: máximo resultado, comissão, cooperação, formação, serviço ao cliente e rentabilidade. Com este conceito a RE/MAX revolucionaria o mercado imobiliário e alteraria as regras tradicionais do setor. Este sistema permitia recrutar e reter os melhores profissionais do mercado, ter equipes altamente motivadas e produtivas, diminuir a rotatividade dos corretores e prestar o melhor serviço aos clientes. No ano seguinte o novo negócio começou a crescer e já contava com uma equipe de 42 corretores. A partir deste momento os fundadores começaram a transformar a RE/MAX no sucesso que visionaram. Em 1975, a rede expandiu-se para fora do estado do Colorado quando Dennis Curtin comprou uma franquia em Kansas City, no Missouri. Dois anos depois, a RE/MAX se tornou internacional quando dois empresários de origem austríaca, Frank Polzler e Walter Schneider, contataram Dave Liniger para estabelecer uma imobiliária no oeste do Canadá, em Calgary.


Após cinco anos, a RE/MAX já com 1.000 corretores imobiliários e lançava a sua marca registrada, que se tornou o símbolo da empresa: o balão vermelho, branco e azul, que transparece valores como ambição, qualidade, experiência e profissionalismo. No início da década de 1980, o número de corretores imobiliários rapidamente triplicou, atingindo 3.000 profissionais. Em 1988, o número de vendas efetuadas pelos corretores imobiliários da empresa ultrapassou 20.000 transações e a RE/MAX se tornou a número 1 do mercado canadense. No início da próxima década, a RE/MAX expandiu sua rede ainda mais, abrindo escritório no Caribe e, em 1995, chegou a Europa estabelecendo presença na Espanha, Alemanha, Itália, além de Israel, no Oriente Médio.


Em 1997, a RE/MAX celebrou seu 25º aniversário, com 48.000 corretores imobiliários e 2.900 franquias espalhadas pelo mundo. Além disso, nos Estados Unidos, a RE/MAX fechou mais de 1 milhão de transações, tornando-se a primeira marca imobiliária a atingir esse nível anual. A realização cimentou o slogan de que “Ninguém no mundo vende mais imóveis que a RE/MAX”. Também iniciou suas atividades na Austrália, Singapura e Grécia. No ano seguinte ingressou em importantes mercados do velho continente como Turquia, Holanda e Reino Unido. A virada para o novo milênio foi celebrada pela empresa com o ingresso nos mercados norueguês, sueco e islandês. Neste momento, a rede RE/MAX já contava com 3.422 franquias e 57.467 corretores em 32 países de seis continentes. Além disso, a empresa criou uma divisão especializada na venda de imóveis de luxo (atualmente batizada de RE/MAX Collection). Em 2005 a RE/MAX chegou aos países Bálticos como Bulgária, Finlândia, Hungria, Romênia e Eslováquia.


Infelizmente, o colapso imobiliário nos Estados Unidos e a crise econômica global, que começou em 2007, levaram o setor imobiliário ao seu período mais desafiante em décadas. Mesmo assim, a RE/MAX surpreendeu. Ainda em 2007, ano em que Polônia, Sérvia, Montenegro e Eslovênia passaram a fazer parte da rede, a empresa criou a Universidade RE/MAX para capacitar corretores, com o objetivo de colocá-los em um patamar superior ao do mercado. Nos anos seguintes, a empresa continuou sua expansão global ingressando em países da América Latina, China, Marrocos e Brasil, onde a RE/MAX desembarcou em 2009 (e hoje está presente com mais de 140 unidades em 21 estados do país). A empresa abriu o seu capital na Bolsa de Nova York em setembro de 2012 e, nos anos seguintes, vivenciou uma excelente fase de expansão ao redor do mundo. Atualmente a marca vem aproveitando o bom momento da empresa para dar mais um passo em direção a inovação digital, cujo objetivo é reposicionar e conquistar a aproximação da nova geração de compradores de imóveis: os consumidores digitais.


O direcionamento da RE/MAX está presente no lema: “todos ganham”, uma máxima que tem permitido a sua liderança, conquista e reconhecimento do mercado. Com esse conceito, a empresa revolucionou o mercado imobiliário. Este sistema permite recrutar e reter os melhores profissionais do mercado, ter equipes motivadas e produtivas, diminuir a rotatividade dos corretores e prestar o melhor serviço aos clientes.


O ícone aéreo 
Em 1978 o primeiro balão da RE/MAX levantou voo no famoso festival Albuquerque International Balloon Fiesta, nos Estados Unidos. A ideia foi concretizada por um franqueado da empresa do estado do Novo México com o objetivo de gerar uma maior divulgação da marca. As cores vermelho, branco e azul, presentes no balão, remetiam aos valores da RE/MAX de independência, liberdade e profissionalismo. Pouco depois, o balão apareceu na primeira campanha publicitária da marca na televisão e foi rapidamente adotado como o logotipo oficial, aparecendo com o famoso slogan “Above the Crowd®”. Deste momento em diante, o balão se tornou um símbolo da RE/MAX, presente em eventos e competições pelo mundo afora. Atualmente a RE/MAX possui uma das maiores frotas mundiais de balões de ar quente, com mais de 125 unidades e uma média de 100 aparições anuais, gerando 7.000 horas de publicidade e visibilidade para a marca.


O principal ícone da marca passou por remodelações ao longo de sua história, adquirindo um visual mais moderno. A última atualização aconteceu em 2017 quando o balão apresentou traços mais arredondados e uma fonte que ao mesmo tempo é estilizada e limpa, configurando-se em características de modernidade.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por uma única remodelação em sua história. Isto aconteceu em 2017 quando foi apresentado um novo logotipo com nova tipografia, onde as letras foram dispostas de forma espaçada. De acordo com a empresa, o novo logotipo foi desenvolvido para melhor adequação ao mundo digital, criando uma marca mais orgânica, com mais movimento e fluidez, características que vão, perfeitamente, ao encontro das filosofias e metodologias de gestão e trabalho adotadas pela RE/MAX. O tradicional logotipo também pode ser aplicado com o balão do lado esquerdo.


Os slogans 
Outstanding Agents. Outstanding Results. 
For all the things that move you. 
It’s the Experience. 
Nobody in the World Sells More Real Estate than RE/MAX. 
Above the Crowd. (1978)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 30 de janeiro de 1973 
● Fundador: Dave Liniger e Gail Main 
● Sede mundial: Denver, Colorado, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: RE/MAX Holdings Inc. 
● Capital aberto: Sim (2012) 
● CEO: Dave Liniger e Adam Contos 
● Presidente: Geoff Lewis 
● Faturamento: US$ 176.3 milhões (2016) 
● Lucro: US$ 47.8 milhões (2016) 
● Valor de mercado: US$ 1.56 bilhões (dezembro/2017) 
● Imobiliárias: 7.500 
● Presença global: 112 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 800 
● Segmento: Imobiliário 
● Principais produtos: Compra, venda e aluguel de imóveis 
● Concorrentes diretos: HomeServices of America, Berkshire Hathaway HomeServices, Century 21, Keller Williams Realty, CBRE, Getty Realty e Realogy 
● Ícones: O balão vermelho, branco e azul 
● Slogan: Outstanding Agents. Outstanding Results. 
● Website: www.remax.com.br 

A marca no mundo 
A RE/MAX, maior rede de franquias do mundo em transações imobiliárias, está presente em mais de 110 países e territórios de todos os continentes, com mais de 7.500 unidades e aproximadamente 116 mil corretores associados. A marca é líder de mercado nos Estados Unidos e no Canadá desde 1999. 

Você sabia? 
Em todos os anos a partir de 1998, ninguém vendeu mais imóveis que a RE/MAX no mundo. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 14/12/2017

2 comentários:

Felipe Miranda disse...

Sempre achei a marca da RE/MAX e a antiga do sabonte protex bem parecidas, quem será que veio antes?

Igor Oliveira disse...

RE/MAX, ninguem no mundo vende mais imóveis !!!!

Estamos juntos nesse BALÃO !