30.6.10

PAUL FRANK


O que Jennifer Love Hewitt, Avril Lavigne, Hillary Duff, Foo Fighters e White Stripes, entre outras celebridades têm em comum vai além das páginas de revistas e de fama internacional. Todos são fãs de carteirinha da descolada marca americana PAUL FRANK. Do Japão a Nova York, passando por Londres, Amsterdã e Dubai, a marca do simpático macaquinho Julius atrai um público jovem e descolado, ávido por novidades, que quer estar na moda sem perder sua identidade. 

A história 
A história começou no ano de 1995 em uma pequena garagem de Huntington Beach, uma badalada praia californiana, onde um grupo de jovens amigos formado por Ryan Heuser, John Oswald e Paul Frank Sunich, estava ocupado confeccionando carteiras e bolsas de vinil com estampas coloridas nas quais eram costurados personagens engraçados como um macaco (batizado de Julius), criados pelo próprio Frank, um talentoso cartunista. Inicialmente os produtos eram vendidos como itens de presente em pequenas lojas da região. A enorme aceitação local por parte do público aos divertidos acessórios, fez com que o grupo de amigos, em dezembro de 1997, fundasse formalmente a empresa PAUL FRANK INDUSTRIES. No início do ano seguinte a recém-lançada marca participou de uma feira de negócios na cidade de Las Vegas, a Magic Show, e recebeu surpreendentemente muitos pedidos. Na época, a linha de produtos da PAUL FRANK era basicamente formada por camisetas e acessórios, incluindo as famosas carteiras, mochilas e bolsas adornadas pela carinha do simpático macaquinho de boca grande, traços simples e ares de muita simpatia.


Em 1999, a linha de vestuário foi incrementada e os pijamas se transformaram em um verdadeiro campeão de vendas da marca. Suas criações lúdicas e descompromissadas rapidamente transformaram a marca californiana em um sucesso absoluto, cativando especialmente o público feminino com suas bolsas e acessórios criativos, descontraídos e que apresentavam possibilidades versáteis de combinações e cheias de bom humor. Até este momento os produtos da marca eram vendidos em várias lojas multimarcas espalhadas pelo país. Somente no ano de 2000, a primeira loja própria da marca foi inaugurada na cidade californiana de San Francisco.


Nos anos seguintes, outras lojas próprias foram inauguradas em cidades como Los Angeles, Dallas, Chicago, Nova York, Londres, Amsterdã, Berlim e Atenas; a marca ingressou em novos mercados pelo mundo; e a linha de produtos cresceu vertiginosamente, englobando itens de papelaria (agendas, cadernos, canetas, lápis e borracha), roupas de bebês, meias, roupas íntimas, bichos de pelúcias, almofadas, chinelos, óculos, relógios, embalagens especiais, livros, canecas, adesivos, e posteriormente móveis infantis, bicicletas, carrinhos de bebê e assentos de carro para crianças.


O primeiro obstáculo enfrentando pela marca aconteceu em 2005, quando Ryan e Oswald, demitiram e retiraram da sociedade Paul Frank, até então diretor criativo da empresa, iniciando assim uma batalha judicial que iria durar dois longos anos envolvendo os direitos autorais dos personagens e da marca que levava seu nome. A empresa acabou ganhando a causa. Nesta época, a PAUL FRANK já era um verdadeiro sucesso mundial, ajudado em boa parte por ter se tornado a queridinha de celebridades como Madonna e Justin Timberlake, que proporcionaram enorme exposição de mídia para o alegre macaquinho e seus descolados produtos. O enorme aumento no faturamento da empresa começou a partir de 2009, quando a PAUL FRANK iniciou o sistema de licenciamento. Com isso o aumento no portfólio também foi grande com a cara do simpático macaquinho sendo estampada em diversas categorias de produtos.


No mês de abril de 2010, a marca americana inaugurou seu primeiro ponto de venda oficial no Brasil, um corner no badalado shopping Iguatemi em São Paulo. Pouco depois, no dia 17 de agosto, a marca PAUL FRANK foi adquirida por US$ 50 milhões pela Saban Brands, empresa que gerencia entretenimento e marcas de consumo. Nos anos seguintes a PAUL FRANK inaugurou novos pontos de vendas (incluindo lojas próprias, quiosques e lojas associadas) em diversos mercados mundiais, especialmente nas regiões da América do Sul e Ásia. Hoje em dia, o travesso macaquinho continua sua expansão pelo mundo, tornando a moda muito mais alegre e divertida.


Uma turma divertida 
Apesar do macaco Julius ser “a grande estrela” e ícone da marca PAUL FRANK, a empresa possui uma turma divertida de 100 personagens que são estampados em seus produtos. Para fazer companhia ao carismático macaco existe, por exemplo, uma girafa (Clancy), uma raposa (Cherie), um elefante (Ellie), uma zebra (Arlo), um cachorro (Chachi), um urso panda (Pong) e um urso (Worry). Além disso, essa turma ainda conta com pinguim, jacaré, gato, morcego, sapo, vaca e muitos outros animais.


O macaco Julius ficou tão famoso que ganhou vida ao estrear, em 2014, no canal Discovery Kids o primeiro desenho animado inspirado nele. O desenho que leva o nome do personagem, Julius Jr., conta a história de um macaquinho que adora invenções e música, e com a ajuda de seus amigos Ursolino, Cherie, Clancy e Pong, conseguem construir e consertar qualquer coisa e descobrem que os objetos comuns podem ganhar vida e fazer parte de aventuras nas quais a imaginação é o limite.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por apenas uma remodelação em sua história. O atual logotipo mantém o simpático macaco Julius com símbolo central, mas adotou uma nova tipografia de letra (agora com o nome escrito em minúsculas). O logotipo pode ser aplicado na vertical e na horizontal.


Os slogans 
A conspiracy of fun. 
Paul Frank is your friend.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1997 
● Fundador: Ryan Heuser, John Oswald e Paul Frank 
● Sede mundial: Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Paul Frank Industries LLC 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Saban Brands LLC) 
● Presidente: Elie Dekel 
● Faturamento: US$ 200 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 100 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 260 
● Segmento: Moda e design 
● Principais produtos: Bolsas, carteiras, roupas, mochilas e itens de papelaria e decoração 
● Concorrentes diretos: Kipling, Marimekko e Sanrio Company 
● Ícones: Macaco Julius 
● Slogan: A conspiracy of fun. 
● Website: www.paulfrank.com 

A marca no mundo 
Hoje em dia a marca PAUL FRANK comercializa uma vasta linha de produtos (são mais de 10.000 itens diferentes direcionados para homens, mulheres, adolescentes, crianças e bebês) em mais de 80 países ao redor do mundo através de lojas de departamento, multimarcas, papelarias, grandes varejistas e uma rede de 100 lojas próprias. 

Você sabia? 
A empresa conta com uma equipe de talentosos designers, responsáveis pela criação dos produtos a serem fabricados. 
A marca segue uma política rigorosa de licenciamento, procurando se afastar de qualquer produto que tenha conotação política, sexual ou que envolva álcool e tabaco. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 9/11/2015

TECNISA


Com o slogan “Mais construtora por m²”, a TECNISA em mais de quatro décadas uniu qualidade e tecnologia para erguer uma história de sucesso no mercado imobiliário brasileiro, reforçando assim sua filosofia de negócio, voltada à busca de soluções construtivas inovadoras e sustentáveis e de práticas baseadas em eficiência, transparência e qualidade. Empreendimentos inovadores e milhões de clientes totalmente satisfeitos fizeram da TECNISA muito mais que uma construtora e incorporadora, a transformaram em uma grife do setor. 

A história 
Tudo começou no dia 22 de setembro de 1977, quando o então estudante de engenharia civil da Politécnica da USP, Meyer Joseph Nigri, criou a TECNISA ENGENHARIA com o sonho de se transformá-la em uma grande construtora e incorporadora no segmento da construção residencial brasileira. Neste mesmo ano lançou seu primeiro empreendimento: um edifício residencial na cidade de São Paulo. Na década de 1980, a empresa iniciou a adoção de inovações que marcariam a construção civil brasileira, como por exemplo, o programa de redução e otimização de insumos em obras, reduzindo significativamente o desperdício de materiais e impactando na redução de custos em relação à média do mercado das demais empresas do setor imobiliário. Além disso, a empresa sempre foi especializada em gestão financeira, o que lhe garantiu uma vantagem competitiva, produzindo resultados que a tornou uma empresa sólida e de credibilidade reconhecida junto a milhares de clientes. Nesta década a TECNISA lançou no mercado 17 empreendimentos, incluindo seu primeiro condomínio de casas na badalada praia de Juquehy, litoral norte de São Paulo.


A partir de 1990, a TECNISA começou a ofertar ao mercado não apenas imóveis residenciais, mas também flats, apartamentos de quatro dormitórios e edifícios comerciais. Nesta década a TECNISA apresentou ao mercado o conceito de grand space, onde edifícios eram construídos em regiões nobres de São Paulo, oferecendo uma área maior que a oferecida geralmente pelos demais incorporadores, sem acréscimo proporcional de preço. O conceito era simples e tinha como base a ideia de que quanto mais compacto o apartamento, mais caro tornava-se o metro quadrado. Também nesta década, pioneiramente, a empresa criou o conceito de roof top, que basicamente era o lazer na cobertura dos edifícios e não no térreo, como a maioria dos empreendimentos. Foi também a primeira empresa a entregar os empreendimentos com as áreas comuns equipadas e decoradas. Nos anos seguintes a TECNISA deu um grande salto em inovação, compreendendo as áreas de marketing, relacionamento com cliente, internet e responsabilidade social.


Em 2000, ganhou os holofotes da mídia ao se tornar a primeira empresa do setor a realizar a venda de um empreendimento pela internet e hoje, é uma referência nacional na internet para venda de apartamentos, desenvolvendo grandes estratégias inovadoras de reconhecimento nacional e internacional: primeira a possuir uma equipe de corretores online, exclusiva para venda de apartamentos; primeira empresa brasileira a ter um blog corporativo, uma atitude corajosa e inovadora em termos de governança corporativa; primeira a proporcionar vídeo-atendimento na internet para seus futuros compradores; e primeira empresa do segmento a operar 24 horas ininterruptas para o atendimento a possíveis compradores. Exatos 30 anos após a sua fundação, em 1º de fevereiro de 2007, a TECNISA passou a ser listada na Bovespa como empresa de capital aberto e se inserindo entre as maiores e, sobretudo, melhores construtoras e incorporadoras do Brasil.


Uma das maiores novidades da empresa ocorreu em 2010 quando iniciou a comercialização de sua linha de imóveis econômicos, batizada de TECNISA FLEX, com lançamentos nas cidades de Cotia e Carapicuíba. Em 2014 a TECNISA continuou inovando com a utilização do aplicativo para o Google Glass, focado em vendas, o uso de drones para monitoramento de obras, além de ser a primeira empresa do mercado imobiliário a aceitar bitcoins como forma de pagamento. Depois da grave crise que atingiu o setor no Brasil, até então a TECNISA tinha conseguido aumentar o valor de seus lançamentos surfando a onda de aumento da classe média alta e de crédito farto nos banco, somente em 2016 a empresa retomou o ciclo de lançamentos, com novos empreendimentos em São Paulo, além de programas de redução de despesas que geram mais de 30% em economia. Além disso, ainda em 2016, a história da TECNISA passou a contar com mais uma tecnologia: o Construct App. Através do aplicativo a construtora passou a realizar a gestão de informações e demandas dentro e fora do canteiro de obras, tudo com a garantia de alto nível na entrega dos serviços executados.


A TECNISA possui um departamento de projetos que acumula mais de 40 anos de experiência em desenvolvimento de produtos imobiliários residenciais e comerciais. Estes projetos sempre estão em parceria com renomados arquitetos, paisagistas e decoradores, como Itamar Berezin, Marta Gavião e Andréia Marques. Além disso, ao longo de quatro décadas, imprime como diferencial da marca a disposição de inovar continuamente em todas as áreas: seja na maneira de construir, respeitando o meio ambiente, de lançar novidade e facilidades nos empreendimentos, de antecipar tendências e de relacionar-se com os clientes. A empresa tem como principais diferenciais a forte reputação, a qualidade de seus produtos e a consistente rentabilidade.


A linha do tempo 
1998 
Primeira construtora a utilizar a internet para fazer o lançamento de um edifício. 
2001 
Implantação do Departamento de Relacionamento com o Cliente. 
Compra de um terreno em Moema, zona sul de São Paulo, com mais de 7.000 m² para o ambicioso projeto Le Quartier Moema, com 4 torres residenciais. 
2002 
Início de sua estratégia de vendas de imóveis pela internet, pioneiro no mercado imobiliário. 
Entrega da obra do primeiro condomínio de casas da empresa na cidade de São Paulo, na Chácara Santo Antônio. 
2003 
A TECNISA se torna uma empresa gay friendly, uma das pioneiras do país. 
2004 
Entregue o Le Quartier Moema, seu maior empreendimento de apartamentos residenciais até então, com 368 unidades e quase 60.000 m² construídos. 
2005 
Em dezembro foi lançado o Well, no bairro da Pompéia, zona oeste de São Paulo. Foi o primeiro condomínio do Brasil com o conceito “wellness” de viver (composto por sauna com duchas, sala de descanso com ofurô e salas destinadas a ioga e massagem, que complementavam os exercícios na sala de ginástica e um inédito clube de experiência), pet care e rock center para atender às novas necessidades de moradia. O empreendimento seria entregue em 2008. 
2006 
Aquisição do maior terreno em sua história em São Paulo, com 250.000 m², localizado na Barra Funda, zona oeste da cidade, a região que mais se valorizava na cidade. 
2007 
A cidade de Goiânia é a primeira fora do estado de São Paulo a receber um lançamento da empresa. 
Lançamento de empreendimentos na cidade de Manaus (AM). 
2008 
Lançamento de empreendimentos nas cidades de Águas Claras (DF), Salvador (BA) e Fortaleza (CE). 
Lançamento do maior empreendimento do ano da cidade de Santos, com 25.200 m² de terreno. 
2009 
Realiza venda do primeiro apartamento pelo Twitter
Lançamento de um empreendimento na cidade de Curitiba (PR). 
2010 
Venda do primeiro apartamento com contato originado pelo iPhone. 
Fecha parceria com a Redecard para aceitar cartões de crédito Mastercard no pagamento da entrada na compra de imóveis. 
2011 
Lançamento do primeiro empreendimento com tomada para carro híbrido e elétrico do Brasil. 
Lançamento de um empreendimento com monitor digital acoplado a caixa de luz, que permitia ao morador conferir o consumo dos eletrodomésticos em tempo real. 
2013 
Lançamento dos primeiros edifícios do bairro planejado Jardim das Perdizes, em São Paulo. É um projeto que reúne qualidade de vida, bem-estar, modernidade, segurança, preocupação com o meio ambiente e consumo racional de recursos, em uma das regiões menos adensadas de São Paulo. 
Lançamento, na cidade de Curitiba, do primeiro empreendimento mixed-use 5 em 1, com salas comerciais, lajes corporativas, mall, hotel e unidades residenciais.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 22 de setembro de 1977 
● Fundador: Meyer Joseph Nigri 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Tecnisa S.A. 
● Capital aberto: Sim (2007) 
● Presidente do conselho: Ricardo Barbosa Leonardos 
● Diretor presidente: Meyer Joseph Nigri 
● Faturamento: R$ 329 milhões (2016) 
● Lucro: - R$ 449 milhões (2016) 
● Valor de mercado: R$ 712 milhões (janeiro/2018) 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 1.800 
● Segmento: Construção 
● Principais produtos: Apartamentos, unidades comerciais, flats e casas 
● Concorrentes diretos: Gafisa, Cyrela, MRV, Even, Rossi, Brookfield, PDG e Eztec 
● Slogan: Mais construtora por m². 
● Website: www.tecnisa.com.br 

A marca no Brasil 
Atualmente a TECNISA está presente na construção e incorporação de imóveis como apartamentos, casas, flats e unidades comerciais, principalmente na cidade de São Paulo, além de Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, São José dos Campos, Salvador e Santos. A empresa é especializada em empreendimentos residenciais com foco orientado para clientes de alta e média renda, especialmente na região metropolitana de São Paulo. A TECNISA participa de todas as fases de uma incorporação imobiliária, incluindo a aquisição do terreno, o desenvolvimento do projeto, a realização das obras, as vendas das unidades e o atendimento aos seus clientes. Em 2016, as entregas somaram R$ 2.23 bilhões, em 28 empreendimentos, um recorde histórico da empresa. Foram 6.557 unidades entregues, quase 40% acima do ano anterior. Ao longo de mais de quatro décadas, os números expressam a grandeza da TECNISA: 206 lançamentos; mais de 44.000 unidades entregues; mais de 7.2 milhões de metros quadrados lançados; e mais de 15.000 clientes felizes, residindo e investindo em imóveis com a marca da empresa. Somente de apartamentos a empresa já entregou 38.200 unidades, além de 3.700 unidades comerciais, mil casas, 436 flats, 496 lotes e 180 unidades hoteleiras. 

Você sabia? 
Em toda a sua história, apenas dois empreendimentos ultrapassaram o prazo de carência previsto em contrato. A pontualidade dá a medida exata do respeito da TECNISA em relação aos seus clientes, sempre ansiosos para receber as chaves do seu imóvel. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 16/1/2018

29.6.10

IPANEMA


Um verdadeiro sucesso de vendas. É leve, sensual e tropical como a mulher brasileira. É sucesso na Europa, Ásia e nas Américas. E charmosa até no nome, que remete a uma das praias mais famosas do Brasil. Quem poderia imaginar que em algum momento surgisse uma marca capaz de desafiar o maior ícone do segmento brasileiro de calçados. Pois foi justamente isso que a marca IPANEMA fez com as famosas Havaianas. Sempre ligada com as últimas tendências, a IPANEMA conquistou os pés de mulheres dos mais variados perfis, desde urbanas, românticas, praianas, até as clássicas. Tudo com estilo e uma dose ousadia. 

A história 
A história começou quando a Grendene, uma das maiores empresas produtoras de calçados sintéticos do Brasil e do mundo, fundada em 1971, resolveu ingressar de vez no segmento de mercado da linha praia. Depois de anos de estudos e pesquisas, em julho de 2001, a empresa lançou no mercado a marca IPANEMA, composta por sandálias femininas a preços competitivos. O nome IPANEMA foi escolhido porque tinha tudo a ver com o que a empresa queria da marca: Ipanema é cosmopolita, símbolo internacional da beleza brasileira (tanto a natural quanto a feminina) e ícone do “south american way of life”, como diriam os fãs gringos. Além disso, o nome remetia à tropicalidade e à moda praia, duas características que se identificavam com o novo produto. Mesmo tendo como forte concorrente a tradicional e fashion Havaianas, a nova marca começou a conquistar de vez um lugar cativo nos pés de milhões de brasileiras.


A grande visibilidade que faltava aconteceu já no ano seguinte. Para dar nome a uma nova linha de chinelos e sandálias, nada como uma celebridade que era sinônimo de moda. A linha IPANEMA GB com a cara – e o nome – da super modelo Gisele Bündchen, foi lançada no mercado no mês de julho de 2002, incluindo sandálias e chinelos com design diferenciado para atender aquela parcela do mercado chamada de “casual chic”. Era a primeira vez que a modelo licenciava seu nome para um produto. O resultado não poderia ser outro: uma explosão nas vendas e o aumento do reconhecimento da marca pelo público brasileiro e também internacional.


O fator Gisele Bündchen foi fundamental para a jovem marca IPANEMA crescer e ganhar notoriedade. Rapidamente a marca conquistou uma importante participação de mercado, oferecendo produtos com tecnologia diferenciada, além é claro, de conforto. As sandálias IPANEMA também passaram a ser presença constante em renomadas lojas de departamento na Europa, como por exemplo, a Galeria Lafayette e a Printemps, em Paris, e no El Corte Inglés, em Madri. Pioneira no lançamento de novidades, a IPANEMA foi a primeira marca a criar grafias na palmilha e nos cabedais; e também foi quem lançou nessa categoria a anatomia, com formas e curvas que se moldam aos pés, proporcionando maior conforto e proteção ao caminhar.


Inicialmente direcionada mais para o público feminino, nos anos seguintes a marca começou a diversificar seus produtos com o lançamento de uma linha masculina, composta por modelos com estampas exclusivas; a linha Baby e Kids, que trazia para um público infantil sandálias e chinelinhos estampados com personagens populares da Disney, Homem-Aranha, Barbie e Moranguinho; Ipanema Bliss, com apliques nas tiras; a linha masculina Ipanema Brasil Surf, com grafia lateral, mais uma inovação da marca; Ipanema Rebelde Fun, com sandálias extremamente divertidas; Ipanema Shine, sandália com salto alto e cores vibrantes estampadas em tiras transparentes que se encaixam perfeitamente; e Ipanema Tropical, com estampas de todos os lados da sandália, muito mais colorida, muito mais alegre e, é claro, tropicalíssima.


O ano de 2009 foi marcante para a IPANEMA, que se consolidou como a mais versátil marca brasileira de sandálias de dedo. Neste ano foram lançados mais de 70 novos modelos, extrapolando o universo da moda praia com mais estilo e informação de moda. Depois de lançar seu comércio eletrônico em 2011, a marca inaugurou, no ano seguinte, seu primeiro quiosque, no Aeroporto Internacional de Fortaleza. Mais recentemente, no início de 2014, a marca inaugurou sua primeira loja própria, batizada de CASA IPANEMA. Localizada em plena praia de Ipanema no Rio de Janeiro, além de reunir os principais lançamentos da marca, incluindo peças assinadas em parceria com renomados estilistas, o prédio de três andares funciona ainda também como espaço colaborativo para exposições permanentes e lançamentos dos universos da moda, música e literatura. Há também um ateliê, em que as consumidoras podem montar suas próprias versões de famosa sandália, com opções de cor de base, de tiras e de pins. A decoração da loja é um capricho à parte: todos os objetos foram emprestados por personalidades do bairro de Ipanema.


Assim como a moda, a renovação da IPANEMA é contínua. O departamento de design está sempre em busca de novos materiais, técnicas de fabricação e inspiração nas principais tendências da moda mundial para lançar os produtos, estampas e variações. Por ano, são mais de 100 novos modelos. Além disso, a tecnologia utilizada para desenvolver as sandálias também é única, possibilitando modelos inéditos para um produto dessa categoria. Tem as anatômicas, elaboradas pra quem gosta de conforto sem perder o charme; as plataformas, para quem não abre mão da postura altiva; e toda uma sorte de desenhos que incluem transparências, brilhos e cores exclusivas. A marca foi a responsável por trazer para o segmento das sandálias a informação de moda traduzida em estampas, formas e design inovadores. Tudo isso aliado à tecnologia de última geração são os componentes que transformam os modelos da IPANEMA em itens de charme indispensável para qualquer guarda-roupa.


A evolução visual 
Para coroar o lançamento da nova marca em 2001, o famoso cartunista Ziraldo foi o responsável pela criação do primeiro logotipo da IPANEMA. Depois de passar por uma radical modificação, com o logotipo assumindo a forma de um pé e, pouco depois, ganhar uma nova tipografia de letra, a identidade visual foi simplificada (apenas com o nome da marca).


Os slogans 
Só a Ipanema Tem. 
As anatômicas só a Ipanema tem. (2007) 
Live The Fantasy. (internacional)


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 2001 
● Criador: Grendene 
● Sede mundial: Sobral, Ceará, Brasil 
● Proprietário da marca: Grendene S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Rudimar Dall Onder 
● Faturamento: R$ 500 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 90 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Calçados 
● Principais produtos: Sandálias e chinelos 
● Concorrentes diretos: Havaianas, Dupé e Azaléia 
● Ícones: A modelo Gisele Bündchen 
● Slogan: Só a Ipanema Tem. 

A marca no mundo 
Atualmente a completa linha de chinelos, tamancos e sandálias da marca IPANEMA é exportada para 90 países ao redor do mundo (com distribuição em mais de 60.000 pontos de venda), com mais de 100 milhões de pares vendidos todos os anos. No Brasil, a marca tem expressiva participação de mercado (com mais de 25%), sendo comercializada em todo território nacional. A marca IPANEMA responde por aproximadamente 22% do faturamento total da Grendene. 

Você sabia? 
As sandálias IPANEMA têm uma grande vantagem ambiental, pois são fabricadas com um composto de polímeros (plástico) 100% recicláveis. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 4/7/2015

HUBLOT


Fusão de materiais nobres com matérias-primas exóticas. Cores diferenciadas. Formatos e tamanhos ousados. Além de uma tecnologia de ponta que faz girar ponteiros com a máxima precisão. Para a marca suíça HUBLOT, unir elementos como tradição, excelência, luxo e tecnologia é simplesmente cativar quem faz questão de ostentar no pulso relógios únicos. 

A história 
Tudo começou em 1976 quando Carlo Crocco, um italiano herdeiro do grupo Binda, fabricante dos relógios Breil, mudou-se para a cidade de Genebra, na Suíça, e lá fundou a empresa MDM Genève. O seu futuro relógio teria o nome do formato que ele imaginou para a sua caixa – “Hublot”, que em francês, significa “escotilha”. Foi então que, em 1980, ele criou o primeiro relógio HUBLOT em ouro e pulseira de borracha natural preta. Pela primeira vez na história da relojoaria, uma matéria preciosa como o ouro ousou ser combinada à borracha. Foram necessários três anos de pesquisas envolvendo especialistas em vulcanização para criar esta pulseira única e revelar as notáveis propriedades da borracha natural, que aparentemente se regenerava no contato com a pele. As duas metades que a compunham eram colocadas no pulso dos clientes e trabalhadas para se ajustarem no momento da compra, adaptando-se instantaneamente a seus contornos com suavidade e conforto, oferecendo-lhe um bem-estar único e incomparável.


A magnífica caixa em forma de uma escotilha de navio, com sua combinação de ouro polido e bruto, o mostrador preto minimalista e a pulseira única em borracha natural preta passaram a simbolizar os relógios da marca suíça. O relógio foi lançado oficialmente na Basel Watch Fair, e apesar de não ter um único comprador neste evento, no final deste mesmo ano, o relógio mostraria seu potencial, tendo vendido o equivalente a US$ 2 milhões. Membros de famílias reais mostraram imediatamente seu entusiasmo pelos relógios da HUBLOT e foram rapidamente seguidos por um grande número de celebridades e bilionários em todo o mundo. Carlo tinha assumido um risco, mas, em apenas alguns anos, os relógios HUBLOT juntaram-se à elite das marcas líderes na alta relojoaria de luxo. Em meados dos anos de 1990, a borracha se tornou o centro de interesse das melhores marcas de relojoeiros, validando assim a escolha que levaram à criação dos relógios HUBLOT.


Em maio de 2004, Jean-Claude Biver assumiu o cargo de diretor geral, tornando-se também membro do conselho e acionista minoritário da HUBLOT. Sob sua liderança foi relançado o conceito de “A Arte da Fusão”, ou seja, a fusão de materiais por vezes improváveis como o ouro e a cerâmica, o tântalo e o ouro vermelho, e até mesmo o magnésio e o titânio. Em menos de um ano, ele obteve sucesso no desafio que tinha pela frente, elaborando uma nova coleção que foi aclamada pelo público. O cronógrafo BIG BANG, apresentado oficialmente em abril de 2005 foi uma perfeita ilustração do conceito desta fusão. Foi um sucesso imediato e as encomendas triplicaram. Alguns meses depois, as vendas também triplicaram e o cronógrafo já era mundialmente aclamado e reconhecido através de uma série de importantes prêmios internacionais.


Depois disto, vários modelos de BIG BANG foram desenvolvidos, com diversas complicações de relojoaria: Tourbillon, data grande, indicador de reserva de bateria e ponteiro Flyback (útil para cronometrar uma rápida sequência de eventos, como as voltas em uma corrida). O conceito de fusão foi levado ao extremo na procura de materiais não habituais e novas ligas. Em 2006, Jean-Claude lançou a TV HUBLOT, primeiro canal de televisão na internet criado por uma marca de luxo, onde uma competente equipe produzia e difundia notícias sobre a marca suíça, em um claro exemplo bem-sucedido de branding.


Em 2007, um novo modelo para mergulho foi lançado no mercado: o BIG BANG KING recebeu uma caixa maior com 48 mm, mas notavelmente adaptada aos pequenos e aos grandes pulsos. Em fevereiro deste ano a HUBLOT abriu sua primeira loja própria em Paris, situada na badalada Rue Saint-Honoré. A segunda unidade foi inaugurada no verão seguinte, no Hotel Byblos na paradisíaca Saint-Tropez. O mês de outubro rimou inovação com independência. Isto porque a marca apresentou o primeiro relógio inteiramente fabricado “in-house”, ou seja, totalmente produzido pela empresa, sem depender de fornecedores externos, o MAG BANG, concebido e desenvolvido em uma nova liga leve constituída principalmente por alumínio e magnésio batizada de Hublonium. Outra inovação da marca foi a WiseKey, um cartão que permitia, através da ligação a um terminal de computador, verificar imediatamente se o relógio era um verdadeiro HUBLOT ou uma simples imitação.


O início de 2008 foi marcado pelo lançamento do primeiro BIG BANG concebido exclusivamente para mulheres, com um diâmetro de 38 mm, adornado com brilhantes, mas sem cronógrafo. Ainda este ano, o conglomerado de luxo LVMH, que engloba diversas marcas famosas como a francesa Louis Vuitton, anunciou a compra da relojoaria suíça, tendo forte intenção em expandi-la, em especial no continente asiático, em países como Japão, Índia e China. Pouco depois, a marca suíça lançou mais um novo produto: o HUBLOT FIFA WORLD CUP, um relógio de ouro, com pulseira de couro de crocodilo, que tinha o desenho do troféu da Copa do Mundo na parte de trás. Foram produzidas apenas 100 unidades. O preço? US$ 29.5 mil.


Em 2013, apresentou mais uma inovação: um relógio feito com cerâmica vermelha brilhante. Em 2014, a marca inaugurou a sua primeira butique, no Rio de Janeiro, com a presença do rei Pelé, que lançou o seu relógio, o Classic Fusion Pelé, ao preço de R$ 57 mil e com detalhes em safira e pó de prata. A HUBLOT é especialista em ligas metálicas, e foi sob a competente gestão de Biver que criou o incrível “Magic Gold”. Criado em parceira com o departamento de metalurgia da École Polytechnique Fédérale de Lausanne, a HUBLOT conseguiu “fundir” ouro 18k com cerâmica. O resultado final foi um metal com resistência excepcional, porém, sem perder a preciosidade do ouro. Esta liga foi combinada com o cronógrafo Unico, resultando no modelo Big Bang Unico Magic Gold, lançado em 2015 – um verdadeiro símbolo do princípio da “Arte da Fusão” que norteia a marca.


Ligada ao conceito da “Arte da Fusão” e alimentada pelo seu espírito de inovação, a fábrica de relógios HUBLOT representa o elo entre o relógio tradicional e a modernidade da fusão de materiais de desempenho inesperado como o carbono, zircônio, tântalo, titânio, tungstênio, cerâmica, alumínio aos materiais mais convencionais como o ouro, o aço, os diamantes e as pedras preciosas – e no desenvolvimento dos movimentos tradicionais sempre com uma concepção inovadora e criativa. Com os pés no presente e sempre em evolução, na vanguarda de novos avanços em tecnologia e pesquisa fundamental de novos materiais, a HUBLOT continua comprometida com a experiência tradicional, criando relógios que ostentam a marca dos mestres relojoeiros mais talentosos. Mas nem só de novos relógios vive a HUBLOT. Durante o ano, a marca também lança edições limitadas de objetos que não, necessariamente, marcam horas, minutos e segundos. É o caso dos esquis, trenós e da bicicleta All Black em fibra de carbono, resultado de parcerias com outras empresas para mostrar como seus materiais são versáteis e podem ser utilizados em outros objetos.


Uma obra-prima 
Em 2013, para celebrar sua parceria com a Ferrari, a marca suíça lançou um relógio de pulso inspirado na, então, mais nova máquina italiana, a LaFerrari. O Hublot MP-05 LaFerrari chamava a atenção pelo visual excêntrico que trazia onze barris – cilindros que contem molas responsáveis por mover o mecanismo – dispostos em forma de coluna ao centro. O vidro do exótico mostrador, em cristal de safira, deixava à vista alguns componentes. Ao todo eram 637 peças – um recorde entre os relógios fabricados pela empresa – acionadas por corda e permitiam até 50 dias de funcionamento ininterrupto. A caixa, cuja aparência remete aos motores V12 dos carros da Ferrari, era feita de titânio com componentes em fibra de carbono. Os indicadores de hora e minutos eram exibidos em cilindros de alumínio anodizado pintados de preto – e ficavam à direita. À esquerda era possível ver a quantidade de energia remanescente. O relógio tinha o preço de US$ 300 mil.


Presença no esporte 
Nos últimos anos a HUBLOT tem investido milhões de dólares em parcerias esportivas para associar seu nome a grandes eventos e equipes vencedoras. A HUBLOT investe em vários campos esportivos, que incluem a vela e o mundo náutico, através de parcerias com o prestigioso Yacht Club de Monaco (YCM) e o Real Club Nautico de Palma. A marca também está associada aos esportes de elite como golfe, pólo a cavalo, esqui, futebol americano, críquete, corridas de automóveis, pôquer e tênis. Há alguns anos atrás a marca assinou aquele que considerava ser o contrato mais importante da sua história. A HUBLOT passou a estar oficialmente associada à FIFA e a ser a cronometrista dos Campeonatos Mundiais de Futebol (África do Sul/2010 e Brasil/2014). O papel reservado à HUBLOT como “Cronometrista Oficial” significava que a marca era visível nas placas de indicação de substituições da equipe de arbitragem. A marca renovou seu contrato com a FIFA para as copas de 2018 (Rússia) e 2022 (Catar). Apesar da importância do contrato, que tornou a HUBLOT reconhecida mundialmente, a marca não é nenhuma estranha no que se refere a parcerias com o mundo do futebol. Em 2006 foi patrocinadora oficial da seleção Suíça e, em 2008, tornou-se parceira da Eurocopa. Teve ainda ligações privilegiadas com a Federação Mexicana de Futebol e com a seleção Espanhola, sendo também a marca relojoeira oficial do Bayern de Munique, Chelsea e Juventus. Também estendeu essas parcerias garantindo a colaboração de um dos nomes mais destacados deste esporte, o argentino Diego Maradona, o que resultou no lançamento de um relógio em edição limitada que carregava o simbólico “10” e a assinatura do craque na esfera.


Em março de 2010, a HUBLOT novamente fez história ao ser “cronometrista” oficial da Formula 1. Este acordo proporcionava acesso aos bastidores da famosa categoria automobilística, ganhando assim visibilidade junto aos seus clientes, onde quer que eles se encontrem. Além disso, é uma das parceiras oficiais da escuderia Ferrari desde 2011. Atualmente a HUBLOT tem alguns importantes embaixadores mundiais, entre os quais o jamaicano Usain Bolt, considerado o homem mais rápido de todos os tempos; o rei Pelé; o técnico português José Mourinho; e o jogador de basquete Dwyane Wade. Nada mais propício para uma marca que mede o tempo com tamanha precisão. A Hublot e seus embaixadores colaboram para criar relógios inovadores, audaciosos e exclusivos. Durante os últimos anos, essa abordagem colaborativa com líderes da indústria tem impulsionado a criação de relógios verdadeiramente inovadores. Já no Brasil, a empresa tem se associado a nomes como o do rei Pelé, do ex-tenista Gustavo Kuerten e até do time do Flamengo. Além disso, em parceria com o Instituto Ayrton Senna a marca suíça lançou inúmeras edições limitadas.


A marca utilizou um fato inusitado ocorrido em 2010 para lançar uma campanha publicitária de oportunidade. O então chefão da F1 Bernie Ecclestone e sua namorada, a brasileira Fabiana Flosi, foram abordados por quatro ladrões ao sair do escritório da Formula One Holdings, no bairro de Knightsbridge, um dos mais sofisticados de Londres. Não satisfeitos em roubarem o equivalente a R$ 500 mil em joias e relógios (incluindo um HUBLOT F1 KING POWER, modelo básico de R$ 50 mil), eles espancaram o homem forte da F1. A HUBLOT aproveitou o fato e lançou uma campanha onde Bernie aparece com o olho roxo seguido da frase “Veja o que as pessoas fazem por um Hublot” (See what people will do for a Hublot). A ação virou um case de marketing, levando a marca de luxo, já sobejamente conhecida entre ricos e famosos do esporte, a ter uma surpreendente exposição espontânea na mídia e em redes sociais.


Dados corporativos 
● Origem: Suíça 
● Fundação: 1980 
● Fundador: Carlo Crocco 
● Sede mundial: Nyon, Suíça 
● Proprietário da marca: LVMH Moët Hennessy • Louis Vuitton S.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● Chairman: Jean-Claude Biver 
● CEO: Ricardo Guadalupe 
● Faturamento: €350 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 70 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 500 
● Segmento: Relojoaria 
● Principais produtos: Relógios e cronômetros 
● Concorrentes diretos: Richard Mille, Omega, Rolex, Bell & Ross, Audemars Piguet, IWC, Panerai, Zenith e Breitling 
● Ícones: A pulseira de borracha natural preta 
● Slogan: The art of fusion. 
● Website: www.hublot.com/pt/ 

A marca no mundo 
Atualmente os luxuosos e cobiçados relógios da HUBLOT, presentes em aproximadamente 80 países do mundo, são comercializados em mais de 800 pontos de venda cuidadosamente selecionados. Além disso, a marca suíça possui mais de 70 lojas próprias localizadas em cidades importantes do mundo como Paris, Moscou, Praga, Genebra, Cannes, Miami, Berlim, Xangai, Beijing, Las Vegas, Nova York, Dubai, Londres e Hong Kong. Com produção anual superior a 60 mil peças, o faturamento estimado da marca anualmente ultrapassa €350 milhões. Com mais de 100 variações de modelos, o BIG BANG é o carro-chefe da marca, cujos relógios mais baratos custam R$ 50 mil, com modelos que chegam a bater a cifra de US$ 3 milhões. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Veja, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 25/4/2017

LE PAIN QUOTIDIEN


Imagine uma padaria que sirva deliciosos waffles, baguetes crocantes, brioches saborosos, geleias fresquinhas, maravilhosos chocolates, pães orgânicos e doces excepcionais em um sofisticado ambiente que lembra uma antiga fazenda. Tudo fresquinho e feito na hora. Café da manhã, almoço e lanche recheados de delícias capazes de enlouquecer o mais exigente dos paladares. É assim que a rede belga LE PAIN QUOTIDIEN está conquistando milhões de consumidores pelo mundo afora. 

A história 
Tudo começou no final dos anos de 1980 quando o jovem chef belga Alain Coumont estava insatisfeito com os fornecedores de pães para seu restaurante em Bruxelas. O que ele queria era tão simples: pão quente e saudável, com fatia firme e boa casca. E resolveu literalmente colocar a mão na massa. Convencido de que havia encontrado sua vocação, afinal, durante sua infância, todo domingo ele assistia de pé em uma cadeira (já que ele era muito baixinho) sua tia Simone assar pães, fechou o restaurante e inaugurou no dia 26 de outubro de 1990 a primeira unidade da LE PAIN QUOTIDIEN (foto abaixo) na Rue Antoine Dansaert, em um bairro descolado da cidade, ao lado da Bolsa de Valores, onde poderia transformar farinha orgânica, sal e água nos pães rústicos e deliciosos de sua infância. Para criar um nome para o novo negócio, ele lembrou do pai reclamando: “moi, ce n’est pas mon pain quotidien!” (traduzido literalmente em “este não é o meu pão diário”). E então percebeu que aquele seria o nome perfeito para pendurar na porta de sua padaria. Bem-vindos ao LE PAIN QUOTIDIEN (“em português “o pão diário”).


O novo negócio do chef Alain (foto abaixo) tinha um espírito acolhedor: um balcão onde eram vendidos deliciosos pâtisseries e pães rústicos; uma mesa comunitária gigante de madeira com lugar para até 30 pessoas, comprada em um mercado de pulgas e que permitia o aproveitamento de espaço e estimulava a socialização entre clientes; e prateleiras lotadas de produtos orgânicos, como temperos, chás, mel e café, que podiam ser comprados pelos clientes, o que elevava assim o faturamento. No cardápio, os clientes poderiam escolher entre deliciosos pães e doces, brownies, croissants, sanduíches, sopas, saladas e tartines (sanduíches abertos típicos da Bélgica recheados com queijo brie ou pimenta biquinho, entre outros ingredientes).


O cuidado nos serviços prestados, a atenção dada aos clientes e o astral do lugar (ambiente estilo fazenda, rústico e aconchegante), aliados aos deliciosos itens panificados, rapidamente conquistaram amantes de pães e doces na capital belga. Em poucos meses, outras dez unidades foram abertas pela cidade. Depois de se estabelecer no mercado belga, a rede também se expandiu pela Europa, inaugurando unidades em cidades como Madri, Londres, Paris, Munique, Zurique, Istambul e Genebra.


A LE PAIN QUOTIDIEN inaugurou sua primeira unidade nos Estados Unidos em 1997, localizada em plena Madison Avenue na cidade de Nova York. Em uma cidade individualista como a metrópole americana, era difícil imaginar alguém dividindo, feliz da vida, uma mesa de restaurante com 30 desconhecidos. Mas o sucesso foi imediato entre os nova-iorquinos, que se apaixonaram por sanduíches refinados, abertos e decorados, que misturavam camarão com abacate, queijos e mostardas, servidos sobre tábuas e consumidos com garfo e faca. Além disso, até a louça era feita especialmente para a marca e vendida no restaurante caso o cliente desejasse. O café com leite era servido em taças sem alça, como manda o estilo francês. Os aclamados doces estavam sempre expostos na vitrine do balcão, dando água na boca de qualquer cliente. Com o enorme sucesso, a rede encontrou parceiros dispostos a investir em sua expansão pelos Estados Unidos, e nos anos seguintes, várias outras unidades foram inauguradas na cidade de Nova York e também em Los Angeles.


Com a expansão da rede, o cardápio também ganhou novas opções como deliciosas sobremesas, massas (em alguns países), quiches e novas saladas. Os itens vendidos em suas prateleiras também foram diversificados para incluir azeites, tomates secos, alcaparras, chocolates e vários produtos orgânicos. A globalização exigiu criatividade e adaptação da rede que levou padeiros para a unidade inaugurada no Kuwait, importa azeite extra-virgem artesanal da Tunísia desde 1993 e traz café orgânico do Peru. Em 2009, novas unidades foram inauguradas no Oriente Médio, Estados Unidos, Europa e Rússia.


A identidade da LE PAIN QUOTIDIEN está assentada em três pilares: mesas coletivas, que estimulam a socialização entre os comensais e maximizam o aproveitamento do espaço; padronização da charmosa arquitetura de seus estabelecimentos; e, em diferentes países, os franqueados podem adaptar o cardápio à cultura local, desde que não comprometam a proposta original da marca. Por exemplo, o croissant nos Estados Unidos é 50% maior do que na Europa; enquanto o waffle é uma das iguarias mais disputadas em Nova York, nas unidades da Bélgica ele nem é servido; e na Espanha, é impossível imaginar o café da manhã sem tradicional “pan con tomate”.


O pão é feito hoje exatamente como no início: apenas com farinha orgânica, sal e água. Amassado e moldado à mão e assado em forno de pedra sob o olhar atento de padeiros artesãos, que cuidam com carinho de cada um sentindo a consistência da massa: Muito mole? Muito dura? Até chegar ao ponto perfeito. Pelo suave movimento da massa na última fase da fermentação eles sabem se os pães já cresceram o suficiente para irem ao forno. Pelo aroma e escurecimento da casca se estão prontos para serem retirados e pelo som oco “pá-pá-pá” se ele foi assado perfeitamente. Apesar da base ser sempre a mesma, a rede oferece vários tipos de pães com farinha integral, grãos, sementes ou outras farinhas perfeitamente moídas, baguetes, com nozes, centeio, para agradar diversos paladares. A rede também elabora com muito cuidado seus deliciosos doces, porque entende a magia de um croissant crocante e amanteigado e de um brownie rico em chocolate. Assa suas sobremesas todos os dias para que possa oferecer aos clientes a magia sempre que precisar. Assim como toda sua mobília, a popular mesa comunitária é feita de madeira reciclada, o que significa que nenhuma árvore foi sacrificada para se sentar e relaxar.


Finalmente no mês de julho de 2012, a rede belga desembarcou no Brasil com a inauguração quase simultânea de 3 unidades na cidade de São Paulo (nos bairros de Vila Madalena, Itaim e Shopping Cidade Jardim). O cardápio da rede conta com alguns itens locais, como por exemplo, o famoso pão de queijo, a tapioca, o açaí e receitas de saladas com temperos tipicamente brasileiros. Mas também oferece alguns ícones da rede como o Pão Flauta, que como já diz o nome, tem formato de uma pequena flauta, sendo feito com farinha de trigo orgânica, sal, água e levain (um fermento natural que atua lentamente como agente de crescimento e sabor). Após moldado, ele é enrolado em uvas passas e avelãs. Outro ícone da rede é o chocolate quente servido em bowls. Isto porque, quando Alain Coumont era apenas um menino na Bélgica ele ia à casa de sua avó toda quarta-feira à tarde e ela sempre o recebia com um pequeno bowl cheio de chocolate quente. Ele o segurava com as duas mãos para que o calor da bebida aquecesse seu corpo espantando assim o gélido frio do inverno. E ao pedir, em qualquer loja da rede, um chocolate quente ou um café com leite o cliente sentirá esse mesmo acolhimento ao beber.


Dados corporativos 
● Origem: Bélgica 
● Fundação: 26 de outubro de 1990 
● Fundador: Alain Coumont 
● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: PQ Licensing S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Vincent Herbert 
● Faturamento: US$ 400 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 250 
● Presença global: 20 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 3.400 (incluindo os franqueados) 
● Segmento: Cafeterias 
● Principais produtos: Pães, sanduíches, sopas e doces 
● Concorrentes diretos: Panera Bread, Starbucks, Au Bon Pain, Brioche Dorée, Einstein Bros Bagels e padarias (Brasil) 
● Ícones: A enorme mesa de madeira comunitária 
● Slogan: Keep it simple. 

A marca no mundo 
Hoje em dia a LE PAIN QUOTIDIEN, considerada a rede de padaria bistrô mais charmosa do mundo, possui mais de 250 unidades localizadas em 50 cidades de 20 países, incluindo Estados Unidos, França, Irlanda, Holanda, México, Espanha, Rússia, Suíça, Inglaterra, Brasil (são aproximadamente 10 lojas) e até Emirados Árabes Unidos, alcançando um faturamento superior a US$ 400 milhões por ano. Atualmente, o fundador da rede, Alain Coumont, atua como Chief Creative Officer e neste papel, ele continua a ser a força motriz por trás da inovação e dedicação culinária da marca aos ingredientes orgânicos. 

Você sabia? 
Muitas unidades da rede LE PAIN QUOTIDIEN, famosa por seus cafés da manhã, almoços e lanches da tarde, não abrem para o jantar (as lojas fecham geralmente às 6 da tarde), além de proibirem o fumo no ambiente. No Brasil, as lojas funcionam até às 21 horas. 
O cardápio da rede, com muitas opções de alimentos orgânicos, lista as calorias de cada um dos pratos. Aproximadamente 70% dos produtos oferecidos pela rede são livres de agrotóxicos. Como o pão é feito artesanalmente com farinha orgânica e a fermentação segue em processo natural, um único pãozinho demora, em média, 36 horas para ficar pronto. 
A pronúncia do nome da rede sim, é complicada. Soa como: luh paN koh-ti-dyaN


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 14/9/2017