8.7.11

WOLVERINE


Para a grande maioria dos brasileiros, WOLVERINE é somente o nome do super herói da Marvel. Mas para os americanos é sinônimo de trabalho duro e segurança. Não é nenhum exagero afirmar que os resistentes calçados da marca WOLVERINE participaram de boa parte da construção dos Estados Unidos. Isto porque eles estiveram presentes protegendo os pés de milhares de operários americanos na construção de ferrovias, arranha-céus e rodovias. Hoje em dia, a marca americana continua oferecendo produtos de alta qualidade e resistência, englobando além das tradicionais botas, também jaquetas, camisas e calças. 

A história 
Tudo começou no longínquo ano de 1883 quando o jovem visionário G.A. Krause, juntamente com seu tio, Fredrick Hirth, acreditou que existia uma enorme oportunidade na América, que começava a se desenvolver industrialmente, e fundou uma empresa, batizada inicialmente de Hirth-Krause Company, que anos depois daria origem a WOLVERINE WORLDWIDE. Inicialmente a empresa fabricava couro de excelente qualidade e acessórios, como solas e cadarços, para a indústria de calçados. Foi somente em 1903, com a chegada da luz elétrica que ele e seu filho mais velho, Otto, construíram uma fábrica de calçados artesanais na cidade de Rockford, estado americano do Michigan. No início a nova fábrica produzia aproximadamente 300 de calçados por dia, que rapidamente foram utilizados pelos aventureiros e trabalhadores americanos devido a sua grande durabilidade.


Pouco depois, em 1908, seu filho mais novo, Victor, fundou a Wolverine Tanning Company, que tinha como objetivo a venda de couro para a indústria de calçados. Um fato determinante para o sucesso da marca aconteceu em 1914 com o lançamento da 1000 Mile Boot®, uma linha de calçados (botas) extremamente resistentes que iria se transformar no padrão para o segmento, oferecendo conforto para milhões de trabalhadores. A 1000 Mile Boot® (que tinha esse nome porque se propunha a suportar 1.000 milhas de uso) se tornou um verdadeiro ícone americano. Essa grande novidade resultou em um enorme incremento das vendas nos anos seguintes. Em 1919 a marca WOLVERINE lançou sua primeira campanha publicitária comercial, que juntamente com uma eficiente equipe de vendas, foi responsável pela enorme popularidade de seus produtos, especialmente entre a classe operária americana e nas pequenas cidades rurais do país. Dois anos mais tarde, as duas empresas foram unidas para formar a Wolverine Shoe and Tanning Corporation. Pouco depois, a empresa iniciou a produção de luvas de couro.


Na década de 1930, apesar da Grande Depressão que assolou o país, a empresa continuou produzindo seus calçados, e mantendo assim muitos empregos em uma época de grandes dificuldades. Durante a Segunda Guerra Mundial, assim como boa parte das empresas americanas, a WOLVERINE direcionou sua produção para suprir o exército, especialmente com a fabricação de luvas de couro. Nos anos do pós-guerra, os calçados e luvas da marca ganharam ainda mais popularidade. A empresa também inovou ao substituir o couro de vaca pelo couro de porco na produção de seus calçados e botas. Apesar de ser mais macio e flexível, o couro de porco não era ideal para utilizar na produção das resistentes botas de trabalho. Com isso, a empresa teve que descobrir uma solução. E isto aconteceu em 1958 quando lançou no mercado a Hush Puppies, uma linha de calçados casuais para toda a família. O lançamento foi de extrema importância para a WOLVERINE, porque nesta época as famílias estavam se mudando das áreas rurais para as cidades, e as vendas das botas de trabalho começavam a apresentar um certo declínio.


No final da década de 1950 suas tradicionais botas começaram a serem vendidas no Canadá, através de um acordo de licenciamento. Depois de abrir seu capital na Bolsa de Valores, em 1965, a empresa adotou oficialmente o nome de WOLVERINE WORLDWIDE no ano seguinte. Nos anos de 1980, a empresa investiu na diversificação dos produtos com a marca WOLVERINE, apresentando calçados para os mais variados usos, como por exemplo, para a prática de esportes e atividades ao ar livre, incluindo caça, pesca e escalada. Além disso, aprimorou suas tecnologias para serem empregadas nas fabricações de botas e calçados impermeáveis.


Em 1991, as botas de trabalho da marca se tornaram ainda mais resistentes, confortáveis e leves depois da introdução do sistema DuraShocks, que absorvia de forma eficiente os impactos, além de impedir contusões, tão comuns nos canteiros de obras. Com essa nova e revolucionária tecnologia, nos anos seguintes, as tradicionais botas recuperaram as vendas e aumentaram sua presença internacional. Além disso, a linha de calçados casuais foi ampliada e ganhou grande destaque em seu portfólio. A qualidade e resistência de seus calçados começaram a chamar a atenção de outras empresas, o que resultou na assinatura de acordos de licenciamentos para a produção de linhas de calçados com as marcas CAT (1994) e Harley-Davidson (1998).


Com a chegada do novo milênio a marca continuou aprimorando e criando novas tecnologias para seus calçados, que se tornaram mais confortáveis, flexíveis e mantinham os pés sempre secos. Mais recentemente, a marca inovou no segmento de vestuário ao lançar a linha de roupas FireZero, composta por camisas, jaquetas e calças, cuja inovadora tecnologia empregada no tecido protege contra o fogo, garantindo assim muita segurança em realizar trabalhos perigosos. Além disso, A WOLVERINE homenageia seu passado através de uma linha de botas e sapatos inspirados em modelos do seu arquivo histórico, criados com os mesmos métodos e construções originais. Utilizando materiais de alta qualidade, tecnologia inovadora e mais de 130 anos de experiência, a WOLVERINE oferece calçados, roupas e acessórios resistentes e confortáveis para homens e mulheres que estão construindo o futuro. Afinal, a marca nasceu do trabalho pesado necessário para construir as coisas que duram por várias gerações e continua a fazer botas de alta qualidade, sempre inovando na tecnologia, conforto, durabilidade e funcionalidade.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. O primeiro logotipo da marca tinha como símbolo uma bota. Depois passou a contar como símbolo com a figura de um Wolverine, nome em inglês para “carcaju” ou “glutão”, um mamífero da família dos mustelídeos, muito comum nas florestas e montanhas do Hemisfério Norte, principalmente nas zonas frias da Sibéria, Escandinávia, Alasca e Canadá. Há alguns anos atrás, a marca alterou sua identidade visual adotando um logotipo mais agressivo, que tem como símbolo a garra de um Wolverine.


Como sua principal marca tem o mesmo nome da empresa, é utilizada uma identidade visual corporativa completamente diferente.


Os slogans 
Relentless by Nature. 
They don’t quit. Relentless by nature. 
Made True Since 1883. 
Dedicated to hard work.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1883 
● Criador: G.A. Krause e Fred Hirth 
● Sede mundial: Rockford, Michigan, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Wolverine World Wide Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO & Presidente: Blake Krueger 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Maiores mercados: Estados Unidos e Canadá 
● Segmento: Calçados e acessórios 
● Principais produtos: Calçados, roupas e acessórios 
● Concorrentes diretos: Timberland, Red Wing Shoes, Oak Street, Dr. Martens, Alden, CAT e L.L. Bean 
● Ícones: As tradicionais botas de trabalho 
● Slogan: Relentless by Nature. 
● Website: www.wolverine.com 

A marca no mundo 
Atualmente a WOLVERINE é de propriedade da empresa de mesmo nome, também dona de marcas famosas como Hush Puppies (calçados para toda família), Bates (sapatos e uniformes para militares e policiais), Saucony (tênis esportivos), Keds (que se transformou em sinônimo de uma categoria de produto) e Sebago (sapatos para velejadores), além de licenciar a linha de calçados de marcas famosas como CAT e Harley-Davidson. A WOLVERINE é umas das principais marcas mundiais no segmento de calçados profissionais, casuais e para atividade ao ar livre, comercializando seus produtos em mais de 100 países, com forte presença na América do Norte e Europa. A marca também vende roupas (calças, camisas, jaquetas) e meias. 

Você sabia? 
Somente a marca WOLVERINE vende anualmente mais de 8 milhões de pares de calçados. 
Assim como a Levi’s foi a “inventora” do jeans, a WOLVERINE criou as botas de trabalho mais famosas da América do Norte, usadas no mesmo período e com o mesmo objetivo do jeans: fornecer aos trabalhadores braçais um produto forte, durável e confortável. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 2/8/2017

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