28.1.13

ROVIO


Atire a primeira pedra, ou melhor, o primeiro pássaro quem nunca jogou ou ouviu falar de uma trupe de pássaros enfurecidos que se atiram pelos ares para recuperar ovos roubados por endiabrados porcos verdes. Foi assim que a finlandesa ROVIO se tornou um sucesso, ao transformar o game ANGRY BIRDS em um fenômeno cultural digital capaz de arregimentar milhões de fãs em qualquer canto do planeta.

A história
A história começou no ano de 2003 quando Niklas Hed, Jarno Väkeväinen e Kim Dikert, três estudantes da Universidade de Tecnologia de Helsinki, na Finlândia, após ganharem uma competição de desenvolvimento de jogos para celular, patrocinada pela Nokia e HP, fundaram a Relude como um pequeno e modesto estúdio para o desenvolvimento de games. O primeiro lançamento da empresa foi Mole War, primeiro game para plataformas móveis com multiplayer em tempo real no mundo. Dois anos depois, a jovem empresa recebeu investimentos externos e assumiu o nome de ROVIO MOBILE. Entre um jogo e outro, o sucesso seria celebrado com o lançamento no dia 10 de dezembro de 2009 do game ANGRY BIRDS, inicialmente desenvolvido para iPhone. O game que mudou os rumos da empresa tinha uma história singela: os pássaros estão com raiva porque um grupo de maléficos porcos verdes roubaram seus ovos. Os porcos tentam se esconder em estruturas de variados materiais, como madeira, vidro ou pedra. Resta ao jogador a simples tarefa de usar um estilingue para arremessar os furiosos pássaros contra esses refúgios, atingindo todos os porcos e causando o máximo de destruição possível.


A simplicidade do jogo e o carisma dos personagens ajudaram o título a se tornar um fenômeno cultural, o primeiro oriundo da geração atual de plataformas móveis, ganhando versões para os sistemas Android e Windows. Após o incrível sucesso da primeira versão nada mais natural do que lançar uma continuação. Isto ocorreu em outubro de 2010 com ANGRY BIRDS SEASONS, uma edição especial do jogo (gratuita), trazendo fases temáticas, como por exemplo, Natal, Dia das Bruxas, Ano Novo Chinês e Dia dos Namorados. Apesar da roupagem diferente, a mecânica do jogo era a mesma, com a adição de alguns novos poderes para os enfezados pássaros. A terceira versão oficial do jogo foi disponibilizada em março de 2011. Batizada de ANGRY BIRDS RIO, dessa vez a temática era toda baseada no filme Rio, com personagens e cenários da animação criada pelo brasileiro Carlos Saldanha. Nessa versão os pássaros originais foram sequestrados e levados ao Rio de Janeiro, onde eventualmente escapam das gaiolas e começam a salvar os amigos, ou seja, as demais aves do filme, das mãos de um terrível contrabandista, tendo ainda que derrotar saguis do mal.


Ainda este ano, aproveitando o carisma dos personagens e a força da marca ANGRY BIRDS, a ROVIO iniciou o processo de licenciamento. Com isso, bichos de pelúcia, brinquedos e roupas dos pássaros furiosos inundaram o mundo e encheram os cofres da empresa. Pouco mais de dois anos depois de sua criação, o aplicativo ANGRY BIRDS (em todas as plataformas para as quais foi lançado) acumulava 130 milhões de usuários mensais, 30 milhões de jogadores ativos diários e 300 milhões de minutos de jogatina a cada dia.


Depois de se transformar no aplicativo de smartphone e tablets mais bem-sucedido da história, ANGRY BIRDS ganhou sua versão para Facebook no início de 2012. Pouco depois, com a enorme popularidade dos rabugentos passarinhos, no dia 22 de março foi lançada a versão ANGRY BIRDS SPACE, desenvolvida em parceria com a NASA (agência espacial americana), onde os personagens, que ganharam um visual futurista, estão no espaço após terem sido sugados por um “buraco de minhoca”, ou seja, um portal com “atalhos” entre diferentes lugares do universo. Agora eles estão em uma galáxia estranha, cercados de porcos espaciais e precisam recuperar os ovos sequestrados. Da gravidade zero do espaço às forças gravitacionais de planetas próximos, os fãs podiam se divertir com a física, experimentando novas formas de arremessar os enraivecidos pássaros. A nova versão fez enorme sucesso, atingindo a marca de 10 milhões de downloads em apenas três dias. No dia 9 de maio de 2012, a empresa anunciou que a franquia ANGRY BIRDS atingiu a impressionante marca de 1 bilhão de downloads.


O sucesso de ANGRY BIRDS fez com que a ROVIO desenvolvesse em setembro de 2012 o BAD PIGGIES. Era o tradicional game dos pássaros furiosos, só que ao contrário. Nele, os porcos, que eram alvos nas versões anteriores, viram os protagonistas da ação comandando divertidos ataques através de engenhocas voadoras. Na verdade o game é baseado na construção de veículos que permitam aos porcos voarem para conseguir roubar os ovos dos pássaros. Hélices, asas e até garrafas de refrigerantes podem ser utilizadas na construção dessas engenhocas voadoras.


Em 12 de julho, a desenvolvedora finlandesa resolveu apostar em uma nova franquia ao lançar AMAZING ALEX, uma adaptação do jogo Casey’s Contraptions, desenvolvido por outra produtora da qual a ROVIO comprou os direitos. O objetivo deste game é criar artefatos e colocar diversos objetos na tela para superar provas distintas. O jogo é baseado em um menino bastante inteligente (Alex é claro). O mais novo sucesso dos pássaros furiosos, lançado no dia 8 de novembro de 2012, atende pelo nome de ANGRY BIRDS STAR WARS. O novo game, aguardado com grande expectativa pelos fãs, é baseado na saga de ficção científica Star Wars, de George Lucas. Nele, os pássaros arremessados por estilingues encarnam heróis como Luke Skywalker e Han Solo. Já os porcos malvados fazem o papel de tropa do malévolo Império, comandado pelo temido Darth Vader.


O sucesso da ROVIO atingiu tamanhos monumentais no final de 2012: 263 milhões de usuários ativos e mais de 30 milhões de downloads somente na semana de natal. Mais que um simples divertimento, em apenas três anos, ANGRY BIRDS se tornou uma marca bilionária. Por meio de publicidade, downloads e licenciamento dos seus personagens para todo tipo de produto, a ROVIO criou uma máquina de fazer dinheiro. Muito dinheiro.


A fúria dos pássaros raivosos
Depois de invadir as telas de celulares e tablets, os populares e carismáticos personagens de ANGRY BIRDS, começaram a ganhar cada vez mais vida própria e espaço no mundo real a partir de 2011 quando inúmeros produtos foram licenciados. Surgiram então brinquedos, jogos de tabuleiro, bichos de pelúcias, roupas, acessórios, mochilas, material escolar, biscoitos, refrigerantes (que venderam 7.5 milhões de latinhas em oito meses no mercado finlandês) e até um livro de receitas para crianças com as imagens dos pássaros redondos de sobrancelhas marcantes e bicos laranja. A máquina de fazer dinheiro não parou por aí. No final deste ano a empresa inaugurou a primeira loja própria do ANGRY BIRDS na cidade de Helsinki na Finlândia. Os inúmeros produtos da franquia ainda são vendidos em sua loja online (a ROVIO afirma já ter vendido mais de 10 milhões de brinquedos oficiais). E tem mais: recentemente foi inaugurado um parque temático baseado no famoso jogo na cidade turística de Vuokatti. A popular franquia se tornou uma forma de venda diferente, mas essencial, para a fabricante de equipamentos para playground Lappset Group Oy, que projetou o parque.


Confira quem são os pássaros mais irritados e bilionários do planeta:
Red Bird (Cardinal): tem o poder de gritar
Blue Bird (Uraeginthus bengalus): tem o poder de se multiplicar em três
Yellow Bird (Canário): tem o poder de acelerar durante o voo
Black Bird (Loxigilla noctis): tem o poder de explodir
White Bird (Galinha): tem o poder de lançar ovos explosivos
Green Bird (Tucano verde): tem o poder de mudar a trajetória do voo
Orange Bird (Oriolidae): tem o poder de inchar
Mighty Eagle (Águia-careca): tem o poder de eliminar todos os porcos
Ice Bird (Pinguim-azul): tem o poder de congelar
Pink Bird (Galah): tem o poder de envolver objetos em bolhas de sabão que arrebentam


Dados corporativos
● Origem: Finlândia
● Fundação: 2003
● Fundador: Niklas Hed e Jarno Väkeväinen e Kim Dikert
● Sede mundial: Espoo, Finlândia
● Proprietário da marca: Rovio Entertainment Ltd.
● Capital aberto: Não
● CEO: Mikael Hed
● Faturamento: €75.4 milhões (2011)
● Lucro: €48 milhões (2011)
● Presença global: + 120 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 500
● Segmento: Entretenimento
● Principais produtos: Games para diversas plataformas
● Concorrentes diretos: Zynga, Zeptolab e Gameloft
● Ícones: O game Angry Birds
● Website: www.rovio.com

A marca no mundo
A desenvolvedora de games finlandesa está presente indiretamente em mais de 120 países ao redor do mundo, oferecendo games para diversas plataformas (celulares, tablets, redes sociais, computadores, videogames e algumas TVs). Somente ANGRY BIRDS, sua maior e mais conhecida franquia, já foi baixado mais de um bilhão de vezes em todas as plataformas móveis. A ROVIO criou uma grande franquia de entretenimento em torno de ANGRY BIRDS e seus furiosos personagens, licenciando-os para outros produtos relacionados, como brinquedos, acessórios, séries de desenhos animados e artigos de merchandising. Produtos licenciados representam mais de 30% do faturamento da empresa. Desde que foi fundada a ROVIO já desenvolveu mais de 50 games para diversas plataformas.

Você sabia?
O sucesso de ANGRY BIRDS é tamanho que em 2012 a ROVIO passou a estampar o pássaro vermelho (um dos mais conhecidos personagens do jogo) no capacete do piloto finlandês de Fórmula 1, Heikki Kovalainen.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Isto é Dinheiro, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (Interbrand e Mundo Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 28/1/2013

Um comentário:

Anônimo disse...

adorei o site!