14.7.14

TELHANORTE


Se construir ou reformar faz parte dos seus sonhos, então seja bem-vindo a Telhanorte, que vai ajudar você a fazer desse momento um prazer e não um problema. É um homecenter inteligente que oferece a solução completa para pensar, executar e otimizar sua obra. Ou seja, está junto com milhões de consumidores da planta à casa pronta. Por isso, a rede se transformou na melhor solução no que se refere a produtos e serviços em todo ciclo da obra, desde a construção ou reforma, até o acabamento e a manutenção. 

A história 
A história começou em 1976 com o talento e espírito empreendedor de dois amigos, que na verdade também eram cunhados. Rinaldo Grecco, então com 25 anos e pouca experiência no varejo, e Lázaro Rosa, 27 anos, professor de física, resolveram ingressar no ramo da construção civil, que parecia bastante promissor na época. Eles fundaram a Telhanorte como uma pequena distribuidora de madeiras e telhas no bairro do Jaçanã, zona norte da cidade de São Paulo. Aos poucos, o modesto negócio foi crescendo e conquistando seu espaço no mercado. A empresa se mudou para a Vila Galvão, onde ganhou um depósito maior e sua primeira loja, com 400 m², inaugurada no dia 20 de agosto de 1978.
  

Em 1980, apesar da economia brasileira passar pela crise da inflação, a Telhanorte consolidava cada vez mais sua marca no mercado incorporando ao seu negócio a distribuição de revestimento, o que garantiu novo impulso ao seu desenvolvimento. Aos poucos a rede passou a oferecer uma infinidade de produtos para construção e reforma. Em 1986 a rede já contava com três lojas em São Paulo: Fernão Dias, Vila Galvão e Marginal Tietê. Já em 1990, o mercado presenciou o amadurecimento e a evolução da rede que inaugurou cinco novas lojas. Na mesma época, a empresa iniciou o processo de centralização de logística, na cidade de Jundiaí, interior paulista.
  

Os rumos da empresa começaram a mudar em meados de 2000 quando o grupo Saint-Gobain, um dos dez maiores conglomerados industriais franceses, fundado em 1665 por ordem do rei Luís XIV, especialmente para a fabricação de vidros e espelhos para o Palácio de Versalhes, comprou a Telhanorte. Em 2003 a rede investiu em um novo formato de loja e, de forma inovadora, inaugurou a PRO Telhanorte, uma unidade especificamente voltada para o profissional da construção civil, que oferecia uma gama enorme de produtos especializados em um mesmo local. Esse formato ainda oferecia serviços diferenciados, como por exemplo, o aluguel de ferramentas, assistência técnica, entrega 24 horas, corte de fios e cursos de aprimoramento profissional e cartão fidelidade. A expansão da rede para fora do estado de São Paulo começou em 2005 com a aquisição da Bordignon, rede líder no segmento de varejo de construção na região norte do estado do Paraná. Pouco depois, em 2006, a rede inaugurou sua primeira loja no estado de Minas Gerais, localizada na cidade de Belo Horizonte.
   

A estratégia da Telhanorte de investir em marcas próprias começou em 2007, com o lançamento da Prosteel, de ferramentas elétricas, seguida pela Coisas & Coisinhas, de utensílios domésticos, no ano seguinte. Entre 2008 e 2009, a rede chegou a inaugurar 15 lojas: cinco próprias e dez resultantes da aquisição da Center Líder. O rápido crescimento gerou altos custos e uma piora acentuada nos resultados financeiros. Com um novo executivo no comando, a empresa tratou de melhorar a logística. Ampliou a área dos centros de distribuição, que passou de 60.000 m² para 100.000 m². Foram aplicados R$ 43 milhões para ampliar a armazenagem de produtos. Além disso, o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) foi completamente reformulado e o escopo de produtos diminuídos, deixando de lado, principalmente, o segmento da decoração, jardinagem, eletrodomésticos e utensílios. Isto porque, a Telhanorte sempre foi reconhecida por trabalhar mais fortemente em reforma, acabamentos e manutenção.
    

Em 2011 a rede inaugurou um novo formato: Telhanorte Conceito, uma loja cujo objetivo era responder às necessidades de consumidores, arquitetos e decoradores que buscam marcas e produtos exclusivos para acabamento com um atendimento exclusivo, em um ambiente sofisticado. Pouco depois, em 2013, após três anos reorganizando a empresa, a Telhanorte, retomou seu processo de expansão. A empresa inaugurou o sexto centro de distribuição na região metropolitana de Belo Horizonte (MG) e estreou no comércio eletrônico, oferecendo cerca de 20 mil itens, entre materiais de acabamento, ferramentas e tintas, entre outros.
  

Ainda em 2013, alinhada às tendências de transformar lojas em ambientes de experiência para os consumidores, a rede lançou um projeto inovador no varejo da construção: o Telhanorte Experience, cuja proposta é levar entretenimento, conhecimento técnico e, sobretudo, uma experiência mais rica de compras para toda a família. Para o projeto foram desenvolvidos jogos customizados, como mosaico, argolas, genius, memória, para fornecedores que entraram como parceiros na iniciativa. Com isso, o consumidor absorve conhecimento técnico sobre o produto ou a marca, além de ganhar brindes por sua participação. Ainda nesse ano a rede lançou o seguro Turma do Conserto, que contava com três tipos de planos que ofereciam serviços de inspeção domiciliar, como revisão de instalação elétrica, troca de lâmpadas, tomadas e interruptores, verificação de possíveis vazamentos, instalação de olho mágico, limpeza de caixa d’água, entre outros.
    

A empresa atua fortemente na comunicação de massa para manter a marca viva na cabeça dos consumidores, através de campanhas publicitárias na TV, rádio e jornal. Além disso, patrocinou o quadro Lar Doce Lar, do Caldeirão do Huck, da Rede Globo, por quatro anos (2010-2013). Em 2012, lançou a revista Telhanorte, uma publicação bimestral com tiragem de 200 mil exemplares, que traz ideias e informações para os clientes, tornando-se assim um novo canal de divulgação da marca, além de uma nova forma de relacionamento com seus consumidores. A rede também realiza, nos meses de outubro e novembro, época em que as pessoas preparam suas casas para o final do ano, a Gran Feira, cujo foco principal é acabamento. E também conta com o programa Obra Prima, que premia engenheiros, arquitetos e decoradores por seus projetos através do sistema de pontos. O profissional que se abastece de materiais comprados nas lojas da rede recebe uma parte em pontos equivalentes, para troca posterior por novos materiais.
  

Em 2019, a empresa passou por um processo de transformação, com uma nova identidade visual, um novo conceito de lojas e um reposicionamento de mercado (ser o homecenter inteligente e digital que entrega a solução completa para o consumidor que precisa de ajuda para pensar e executar a obra). E com objetivo de participar de toda a jornada da obra dos clientes, a Telhanorte ampliou seu leque de serviços com soluções completas, como por exemplo, o espaço voltado para aluguel de ferramentas, totens localizados no interior das unidades para a contração de serviços (como instalação de pisos laminados) e aplicativo com promoções exclusivas. Além disso, se tornou a primeira rede varejista de materiais de construção a inaugurar lojas de bairro (conceito “home-center de proximidade”), batizadas de Telhanorte Já!. Atualmente com 8 lojas, esse novo conceito leva mais de 3 mil itens da gama de um home-center comum para lojas de bairro, pertinho dos clientes e com serviços exclusivos, como entrega expressa, aluguel de ferramentas e muito mais.
   

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por duas grandes remodelações ao longo de sua história. A primeira reformulação ocorreu em 2008, quando o logotipo da marca ganhou ícones coloridos que lembram uma casa, além de uma nova tipografia de letra. A última remodelação aconteceu em 2019: com o “t duplo” em forma de ícone e a variação de cores fortes, além de uma nova tipografia de letra (agora tudo em minúsculo), o novo logotipo traduzia os atributos que a Telhanorte passou a carregar, como ser uma marca digital, parceira e prática.
   

A nova identidade visual também pode ser aplicada sob um fundo vermelho. Além disso, o “t duplo” se tornou um ícone da marca para ser aplicado em ambientes digitais.
  

Os slogans 
Bora fazer. (2019) 
Você feliz é o nosso forte. (2012) 
Prazer em construir e reformar. (2009) 
Telhanorte, preço baixo é nosso forte.
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1976 
● Fundador: Rinaldo Grecco e Lázaro Rosa 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Saint-Gobain Distribuição Brasil 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Juliano Ohta 
● Faturamento: R$ 3 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 49 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 4.000 
● Segmento: Varejo (construção e reforma) 
● Principais produtos: Pisos, azulejos, materiais elétricos e materiais de construção em geral 
● Concorrentes diretos: C&C, Leroy Merlin, Sodimac, Joli, Center Castilho, Cassol e Casa Show 
● Slogan: Bora fazer. 
● Website: www.telhanorte.com.br 

A marca no Brasil 
Atualmente a rede Telhanorte possui 49 lojas localizadas nos estados de São Paulo (onde estão mais de 40 unidades), Minas Gerais e Paraná, que oferecem um mix de produtos de 50 mil itens. A empresa conta também com televendas de atendimento exclusivo para pessoa jurídica e com duas lojas Pro Telhanorte, destinadas aos profissionais da construção. E claro, sete Centros de Distribuição. Dos 25 milhões de potenciais clientes que circulam por suas lojas anualmente, mais de 700 mil acabam comprando na rede varejista. Antes da pandemia de COVID-19, Aproximadamente 50% das vendas da rede era de entrega em domicílio, o que resultava em 40.000 a 45.000 entregas por mês. 

Você sabia? 
É a única rede no país que oferece um home center com funcionamento 24 horas, a Telhanorte Marginal, na cidade de São Paulo. A loja conta com 13.000 m², além de milhares de itens de estoque local e espaços exclusivos, como o Projete-se, onde designers fazem projetos personalizados para os clientes. 
A rede é a maior vendedora de pisos cerâmicos do mercado brasileiro. Por isso, a Telhanorte possui um estoque de 3 milhões de metros quadrados de pisos e revestimentos, com mais de 30 marcas disponíveis. 
Em 2016, através do grupo francês Saint-Gobain, a Telhanorte comprou a rede de material de construção Tumelero, ingressando assim no mercado gaúcho. Com 28 lojas espalhadas pelo Rio Grande do Sul, em 2019, apesar de manter o nome, a marca adotou a mesma identidade visual da Telhanorte.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico, Folha, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 3/4/2021

Um comentário:

TelhaNort disse...

Eu também tenho um site que foi inspirado no site deles que é o site TelhaNort inspirado no deles e sempre na mesma linha de produtos e outros diversificados que eles também não tem de qualquer forma eles serviram de inspiração não so pelo fato de ser grande grupo mas pela qualidade de seus produtos e total respeito e compromisso para com seus clientes parabens ao site www.telhanorte.com.br