1.3.15

CARLO'S BAKE SHOP


Afinal porque a pequena rede de confeitaria CARLO’S BAKE SHOP faz tanto sucesso, capaz de formar filas enormes de consumidores ávidos por experimentar suas delícias açucaradas? Simples, uma receita única onde se mistura ingredientes de qualidade, uma alta dose de talento e uma pitada de marketing. Traduzindo, doces e bolos com visual fantástico, mas com um sabor delicioso, e Buddy Valastro, conhecido como “Cake Boss”, carismático e famoso apresentador de um reality show que é sucesso absoluto em muitos países ao redor do mundo. 

A história 
A história tem origem em 1910 na pacata cidade de Hoboken, estado americano de Nova Jersey, quando o italiano Carlo Guastaferro inaugurou uma pequena confeitaria e padaria. Durante mais de cinco décadas ele e sua família produziram deliciosos pães e doces, atraindo assim uma clientela fiel. Até que em 1963 o confeiteiro de origem italiana Bartolo Valastro, que seguiu os passos do avô e do pai, comprou o estabelecimento onde trabalhou. Inicialmente batizado de CARLO’S BAKERY, ele decidiu manter o nome em homenagem ao antigo proprietário e amigo. Vinte e cinco anos depois ele mudou a confeitaria para seu endereço atual, na Rua Washington. A mudança permitiu a confeitaria crescer sua base de clientes devido à melhor localização. Durante essas três décadas, com o auxílio de sua mulher, Mary Valastro, e posteriormente de seus filhos, ele produziu verdadeiras delícias como bolos, tortas e doces italianos, que além da apresentação e alta qualidade, conquistaram muitos consumidores pelo inigualável sabor.
   

A história da família, e também dos negócios, começou a mudar exatamente no dia 21 de março de 1994 quando Valastro faleceu. Nascido em uma família de mestres confeiteiros, Bartolo Valastro Jr., cujo apelido é Buddy, assumiu os negócios com apenas 17 anos e demonstrou talento especial desde cedo. Todo o seu conhecimento profissional tem origem nos ensinamentos de seu pai, que deixou como legado os segredos culinários e o sonho de ter reconhecida a dedicação à arte da confeitaria. Buddy não perdeu somente seu melhor amigo e incentivador, como também algumas das receitas e segredos de alguns doces. Mas não por muito tempo. E aí entra uma boa dose de marketing. Buddy conta que com a morte de seu pai, a confeitaria se esforçou para criar a massa folhada utilizada para fazer um de seus itens mais populares, Lobster Tail (que tem o formato de cauda de lagosta), feito com massa folhada e recheio cremoso de baunilha. Ele não conseguia chegar à receita ideal até que seu pai apareceu em um sonho e mostrou-lhe como dominar a técnica. Buddy foi trabalhar no dia seguinte e, pela primeira vez foi capaz de criar a massa folhada para o tradicional doce. Daquele momento em diante, Buddy sabia que poderia fazer qualquer coisa.
   

Mesmo diante da pressão, o mais novo dos irmãos começou a inovar na arte da confeitaria. Usando os ensinamentos do pai, aprimorando suas próprias habilidades e inovando através de sua criatividade, Buddy passou a produzir bolos monumentais, que impressionavam não somente pelo tamanho - alguns chegavam a ser gigantescos - mas principalmente pela originalidade, cores e uma atenção aos detalhes que beiravam o perfeccionismo. Com projetos cada vez mais complexos e ousados, bolos de grandes dimensões e decorações complicadas, muitas vezes com mecanismos especiais, suas delícias alegóricas foram se tornando conhecidas aos poucos. E não somente pelo visual, mas também pelo delicioso sabor. Tudo com a ajuda de sua mãe, de suas quatro irmãs e dos cunhados. Apesar da fama gerada por seus bolos decorados, Buddy também fazia doces, especialmente cannolis, um doce típico italiano feito de um pequeno bolo enrolado recheado com um delicioso creme.
  

Com suas deliciosas criações, especialmente bolos saborosos e originais para casamentos, festas e eventos, Buddy não somente conquistou o paladar de famosos, como por exemplo, a apresentadora Oprah Winfrey, e de milhares de consumidores comuns, como também despertou a atenção da mídia. Participou de alguns programas culinários, saiu constantemente com suas criações em inúmeras revistas para noivas, escreveu livros e finalmente, no dia 19 de abril de 2009, Buddy estreou um reality show, intitulado “Cake Boss”, no famoso canal americano TLC, do grupo Discovery Networks.
   

O programa mostrava Buddy Valastro, junto com sua mãe, suas quatro irmãs e três cunhados, administrando a confeitaria CARLO’S BAKE SHOP. Em cada episódio, ele e sua equipe criavam bolos deslumbrantes para casamentos e bolos temáticos para ocasiões especiais, além de lidar com noivas à beira de um ataque de nervos, fornecedores não confiáveis, entregas atrasadas e reclamações de clientes. Após a estreia do programa os pedidos na CARLO’S BAKE SHOP cresceram mais de 1.000%. E também conquistou mais clientes famosos como as cantoras Rihanna e Britney Spears e os atores Chris Rock e David Duchovny, gerando ainda mais repercussão para a pequena confeitaria. Buddy Valastro soube como ninguém capitalizar o enorme sucesso do programa nos anos seguintes, que conta com nove temporadas (247 episódios), sendo transmitido para 208 países com mais de 2 bilhões de telespectadores.
   

Como em um passe de mágica, a confeitaria em Hoboken tornou-se uma verdadeira atração turística da região. Os pedidos, cada vez mais complexos, dispararam. Ele se tornou o confeiteiro queridinho de muitas celebridades. E com isso, resolveu expandir a confeitaria inaugurando a partir de 2011 uma loja em Nova York; outras unidades em Nova Jersey (2013) e, em 2014, uma unidade em Las Vegas (dentro do The Venetian Resort Hotel Casino), que devido ao enorme sucesso do carismático confeiteiro contou com a presença na cerimônia de abertura até da então prefeita da cidade, Carolyn Goodman. Além disso, a rede de confeitaria passou a oferecer seus deliciosos bolos, doces e sobremesas dentro dos navios da Norwegian Cruise Line. E a expansão da rede continuou com a inauguração de novas unidades na cidade da Filadélfia (2015), Orlando (2015), Santa Monica (2017), San Antonio (2018) e McAllen (2018).
  

Em 2019, a rede ousou no mercado canadense quando passou a vender seus bolos e sobremesas em máquinas automáticas ao instalar na cidade de Toronto três unidades. Apesar de já vender suas delícias açucaradas online, era a primeira vez que os canadenses podiam comprar as famosas sobremesas pessoalmente, em máquinas automáticas temáticas (seguiam a decoração das fachadas das lojas da CARLO’S BAKE SHOP). Atualmente a rede mantém 27 máquinas de venda automática (imagem abaixo) espalhadas pelas cidades de Toronto, Ottawa, Calgary e Quebec, que são reabastecidas diariamente com bolos e doces assados em Hoboken e depois enviados aos distribuidores no país. Mas foi somente no início de 2022 que a rede inaugurou sua primeira loja em território canadense, localizada em Mississauga, nos arredores de Toronto. Outra novidade da marca, essa lançada em 2021, foi a criação de uma linha de cápsulas de café para as máquinas automáticas da K-Cup, inspiradas em algumas das sobremesas mais famosas da CARLO’S BAKE SHOP, como Buttercream de Baunilha, Trufa de Framboesa, Bolo de Rum Italiano, Doce de Leite, Bolo de Fudge de Chocolate e Cannoli de Chocolate.
  

Já para ingressar no mercado brasileiro, um episódio foi de suma importância. No dia 14 de julho de 2014, em um evento corporativo, Valastro percebeu que sua popularidade não era grande apenas nos Estados Unidos. Naquele dia, segundo o Corpo de Bombeiros da cidade de São Paulo, mais de 60 mil pessoas estiveram no Shopping Eldorado para tentar ver o “Cake Boss”, como é popularmente conhecido. A comoção foi tão grande que o apresentador e confeiteiro voltou aos Estados Unidos decidido a montar uma operação física no Brasil. Primeiro escolheu um parceiro experiente, Marcos Kherlakian. Depois, foi anunciado que a loja seria comandada pelo vencedor do reality show Batalha dos Confeiteiros Brasil, produzido pela Record. O vencedor foi Rick Zavala. Com tudo planejado, a primeira loja da CARLO’S BAKE SHOP foi inaugurada em São Paulo na Rua Bela Cintra, nos Jardins, no dia 8 de dezembro de 2016.
  

A expectativa de Valastro quanto ao mercado promissor no Brasil foi certeira: no segundo dia após a inauguração da primeira loja da rede fora dos Estados Unidos, mesmo sem a presença do confeiteiro norte-americano, a porta do estabelecimento já contava com uma fila gigantesca de pessoas interessadas pelos famosos e deliciosos doces. E de repente, as pessoas queriam visitar a loja para ter uma experiência gastronômica, não para matar a fome. Era um passeio, como levar os filhos para um parque de diversões. Com o enorme sucesso a rede iniciou uma expansão nos anos seguintes inaugurando novas unidades localizadas no Shopping Tamboré, (2019), Shopping Center Norte (2020), Shopping Anália Franco (2021), Shopping Eldorado (2021), Internacional Shopping (2021) e Morumbi Shopping (2022). As lojas no Brasil já atenderam mais de um milhão de clientes, vendemos mais de 1.5 milhões de unidades de cannoli e cinco milhões de itens açucarados.
  

No Brasil a CARLO’S BAKE SHOP oferece um cardápio irresistível com destaque para os clássicos cannoli (no sabor baunilha e de chocolate) e lobster tail; cupcakes (incluindo a versão red velvet); doces como mousse de maracujá, tortas (limão, maçã, blueberry e cereja), brownies, donuts, cookies e éclairs (bombas de creme, chocolate, frutas vermelhas); além de bolos de vitrine (cenoura, morango e mousse de chocolate, o último um dos mais vendidos da marca) e decorados (como o de arco-íris com ganache ou buttercream). O cardápio inclui ainda criações exclusivas para o Brasil, como por exemplo, cupcake de brigadeiro, brigadeiro tradicional, cheesecake de goiabada e tower de abacaxi com coco. Nas lojas da rede ainda é possível degustar cafés, chocolates quentes e alguns tipos de salgados, além de comprar souvenires como squeeze, canecas de cerâmicas e aventais. E para abastecer a grande demanda, a CARLO’S BAKE SHOP conta com uma fábrica própria de 450 m², com sede no bairro de Pinheiros, capital paulista, onde são produzidos em média 600 mil produtos por mês.
   

A “Disney” da Confeitaria 
A rede de confeitaria, de onde saem milhares de doces, como bolos, cupcakes, cheesecakes, brownies, donuts, profiterólis, cookies, brigadeiros, tiramissús, mousses e éclairs, feitos à mão por Buddy e sua talentosa equipe de centenas de profissionais, está sempre comprometida com a história e a tradição da família. Ao invés de pinceis e tinta, espátulas e creme de manteiga. A argila é substituída por massa doce e pasta americana. E como em um passe de mágica temos uma belíssima - e deliciosa - escultura em bolo. Decorados, personalizados e estilizados, os bolos esculturais da CARLO’S BAKE SHOP são destaque em eventos, dando um toque especial e exclusivo a qualquer comemoração.
   

Com mais de 100 anos de história, a badalada confeitaria é conhecida por seus bolos incríveis, que vão do tradicional bolo de casamento - um verdadeiro sucesso entre as noivas - às mais inusitadas esculturas doces, como por exemplo, uma torre de Pisa, uma maquete da cidade de Nova York e pasmem, o personagem BumbleBee, do filme Transformers. O bolo mais popular da rede é o Rainbow Cake (seis camadas empilhadas do delicioso bolo de baunilha cor de arco-íris, cobertura de creme de manteiga de baunilha doce e sedosa, coberta com granulados coloridos). Já o bolo mais caro de sua história foi preparado em 2001 para uma socialite nova-iorquina. Com baunilha taitiana e incrustada de safiras, rubis, diamantes e esmeraldas, a obra, segundo estimativas, chegou a custar US$ 30 milhões.
  

O gênio por trás da marca 
Para Buddy Valastro a simples mistura de ovos, açúcar, manteiga e farinha significa muito mais do que apenas “fazer um bolo”. Como quarta geração de confeiteiro, criando bolos incríveis ele conecta amigos e consumidores com a memória de seu pai e a tradição de sua família em fazer verdadeiras delícias açucaradas. Bartolo Valastro Jr. nasceu no dia 3 de março de 1977 na cidade de Hoboken, em Nova Jersey, e aos 11 anos de idade começou a trabalhar na confeitaria de seu pai. Naqueles preciosos anos, seu pai lhe ensinou os segredos da confeitaria e da arte de preparar doces deliciosos. Com a morte prematura de seu pai em 1994, o jovem de 17 anos assumiu a pequena confeitaria, juntamente com sua mãe e suas irmãs, Mary, Lisa, Grace e Maddalena. Sua história começou a mudar em 2009 quando Buddy estrelou o reality show Cake Boss. Deste momento em diante sua popularidade aumentou, os negócios literalmente explodiram e sua vida mudou para sempre. Buddy Valastro sofreu um grave acidente em setembro de 2020 enquanto jogava boliche com a família em sua residência. A máquina da pista que empilha os pinos começou a travar e Buddy foi tentar arrumar. Em um descuido, a máquina prensou sua mão, que foi esmagada. Foram cinco cirurgias e oito meses de reabilitação ao todo até que Buddy conseguisse mexer a minha mão e pudesse voltar a trabalhar.
  

Casado com Lisa Valastro e pai de quatro filhos (Sofia, Bartolo “Buddy” III, Marco e Carlo), Buddy se tornou uma das principais celebridades da televisão americana, apresentando programas como: Cake Boss (2009-2020), um grande sucesso em que os espectadores acompanham Buddy e sua equipe na produção de suas obras de arte feitas de açúcar, chocolate e massa; Next Great Baker (2010-2014), programa - conhecido no Brasil como Batalha dos Confeiteiros - onde os competidores lutam por uma vaga como assistente de Buddy Valastro; e Buddy’s Bakery Rescue, em que ele ajuda confeitarias a conseguirem sucesso em seus negócios. Buddy chegou também a estrelar Kitchen Boss (2011-2012), um programa onde o confeiteiro tornava-se chef de cozinha, ensinando e preparando pratos, principalmente italianos. No entanto, essa última série foi cancelada após duas temporadas (80 episódios), pois Buddy preferiu manter o foco na produção de bolos, sua especialidade.
  

A identidade visual 
Como também é conhecida como CARLO’S BAKERY (seu nome original, utilizado desde 1910), a marca além de seu logotipo oficial, utiliza especialmente na decoração de suas lojas um logo secundário, que tem como principal símbolo um confeiteiro segurando um bolo (onde é possível ler a palavra BUDDY).
     

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1910 
● Fundador: Carlo Guastaferro 
● Sede mundial: Jersey City, New Jersey, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Carlo’s Bakery Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Buddy Valastro 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 20 
● Presença global: 3 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 400 
● Segmento: Confeitarias 
● Principais produtos: Bolos, tortas, biscoitos e doces 
● Concorrentes diretos: Extraordinary Desserts, Great American Cookies, Paris Baguette, Délifrance, Panera Bread, Pati Piva e Ofner 
● Ícones: Os bolos e Buddy Valastro 

A marca no mundo 
A rede de confeitaria CARLO’S BAKE SHOP tem 12 unidades localizadas em cidades americanas como Hoboken, Nova York, Las Vegas, Filadélfia, Santa Monica, San Antonio, Bloomington e Orlando, além de 1 unidade no Canadá (localizada em Mississauga) e mais 7 lojas no Brasil. Juntas as lojas atendem entre 28.000 e 32.000 pessoas diariamente. Um dos produtos ícones da rede são os cannolis, que somente na unidade de Hoboken vende mais de 6.500 unidades por semana. Os produtos da rede ainda são vendidos em outras grandes lojas de varejo no território americano. 

Você sabia? 
Para cada bolo preparado para um cliente famoso, Buddy Valastro diz que outros 10 mil são feitos para os compradores comuns, que vêm de vários lugares dos Estados Unidos para provar seus doces, preparados “à moda antiga, sem química”. 
Em 2010, a cidade de Hoboken renomeou a intersecção da Washington Street e Newark Street, onde está localizada a confeitaria, para Carlo’s Bakery Way em honra ao centenário do estabelecimento. 
Criado em uma família italiana de cozinheiros incríveis, Buddy aproveitou receitas italianas clássicas para abrir na cidade de Las Vegas seu primeiro restaurante, o Buddy V’s. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Veja e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 13/7/2022 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

Um comentário:

Anônimo disse...

Maravilha, muito bem explanada sobre a vida e profissão deste tremendo rapaz que assumiu com enorme responsabilidade a doceria do pai com apenas 17 anos de vida, dando uma "guinada" de "720" graus, com novas receitas na Carlo´s Bake Shop. Enquanto alguns "meninos" com esta idade estavam brincando com seus amuiguinhos, Buddy já era um empresá rio em franca ascenção com bolos, cannolis, folheados e outras tentações em doces! Parabéns a todos! Site grandioso em explicações de marcas famosas!