7.5.15

RADISSON


A marca RADISSON é uma verdadeira grife no segmento de hotelaria. Seguindo uma filosofia de níveis excepcionais, em qualquer hotel da rede o hóspede, quer esteja viajando a negócios ou com a família a lazer, terá sempre serviços atraentes, contemporâneos e agradáveis para transformar sua estadia em uma experiência inesquecível. Cuidar, cuidar e cuidar. E tudo com excepcionais serviços, conforto e máximo estilo. Assim é a filosofia RADISSON. 

A história 
Tudo começou no início do século passado na cidade de Minneapolis, estado americano de Minnesota, que presenciava um crescimento enorme. Foi neste cenário que uma mulher empreendedora da cidade de Chicago, chamada Edna Dickerson, chegou à Minneapolis para receber uma grande herança de um parente distante, que incluía muito dinheiro e propriedades. Ela então foi convencida por empresários e políticos da cidade, a construir um hotel com serviços cinco-estrelas que beneficiaria os negócios, especialmente na área central. Edna concordou, investiu aproximadamente US$ 1.5 milhões e exatamente no dia 15 de dezembro de 1909 foi inaugurado, com direito a um jantar de gala, o primeiro hotel RADISSON, com 425 sofisticados quartos e nomeado assim em homenagem ao grande explorador francês, Pierre-Esprit Radisson, cuja história acredita ser o primeiro homem branco a explorar o estado de Minnesota no século 17. O novo hotel foi inaugurado com uma promessa: “The finest hotel between Chicago and the West Coast” (em tradução livre, “O melhor hotel entre Chicago e a costa oeste”). Nos anos seguintes, o hotel ganhou fama através da sua espetacular estrutura e serviços impecáveis, que se espalharam pela região.


Porém, com a Grande Depressão Americana e a Segunda Guerra Mundial, o hotel RADISSON, tido por muitos anos como de primeira classe, foi se deteriorando e perdendo qualidade, até ser adquirido por Byron Calhoun, gerente do Hotel St. Paul, e Tom Moore, um jovem empresário irlandês, em 1943. Eles rapidamente trataram de remodelar e reformar o hotel e trouxeram RADISSON de volta à proeminência nacional no setor de hotelaria. Na década de 1950 o hotel foi ampliado com a adição de mais quartos e novas estruturas de serviços. A história do RADISSON começaria a mudar quando no início dos anos de 1960, o empresário Curt Carlson, adquiriu o tradicional hotel. Nos anos seguintes ele embarcou em uma ambiciosa expansão do nome RADISSON, primeiramente em torno de Minnesota, especialmente no subúrbio, e, em seguida, em importantes cidades do país.


Outro importante fator para consolidação da marca RADISSON no mundo ocorreu no início da década de 1990 quando a empresa assinou um acordo de cooperação internacional com a divisão de hotelaria da companhia aérea SAS Scandinavian Airlines para explorar a marca fora dos Estados Unidos. Foi então que a partir de 1994 foram inaugurados inúmeros hotéis sob a bandeira RADISSON SAS no continente europeu, cujas acomodações, amenidades e serviços rapidamente ganharam fama no segmento de hotelaria por ter um padrão cinco-estrelas. Posteriormente novas unidades foram construídas na região da Ásia-Pacífico. Em 2000, quando a rede inaugurou seu primeiro hotel em solo africano, a RADISSON SAS comemorou também seu centésimo hotel em operação.


A marca desembarcou no Brasil em 2001, quando foi inaugurado o RADISSON FARIA LIMA, em São Paulo. No início de 2009, com o anúncio do fim da cooperação e sociedade com a SAS, gradativamente os hotéis RADISSON SAS foram sendo renomeados para RADISSON BLU (agora a bandeira de hotéis de categoria superior da rede). Com esse novo posicionamento o primeiro hotel RADISSON BLU em território americano foi inaugurado no final de 2011 na cidade de Chicago. Mais recentemente, no final de 2014, a rede anunciou a criação de uma nova bandeira, RADISSON RED, que dará atenção especial ao design, procurando adequá-lo à perspectiva do hóspede, além de focar em tecnologia, como por exemplo, um aplicativo móvel que permite aos clientes evitarem ir à recepção fazer o check-in, encomendarem bebidas no bar, ou comida, e outros serviços. RADISSON RED pretende ser uma nova categoria de hotéis, um “Lifestyle Select” de serviço de alta categoria, focado no design (uma espécie de galeria de arte), detalhe, experiência e interação pessoal. É uma bandeira voltada para o público jovem, descolado e antenado com tecnologia e facilidades da vida moderna.


Hoje em dia a rede RADISSON oferece uma gama de recursos concebidos para as necessidades de viajantes muito ocupados. É a continuidade das ferramentas de comunicação com os hóspedes, os atributos físicos e os serviços que fazem da RADISSON uma das líderes mundiais em marcas hoteleiras de serviço pleno. O segredo está em tratar os hóspedes do modo que eles esperam e desejam, através de soluções que são capazes de atender às exigências de viagens modernas, incluindo a política de 100% de garantia na satisfação do hóspede. É uma orgulhosa herança de uma generosa e exclusiva hotelaria agora reinventada e revigorada para o século 21.


O jeito Radisson® 
Sempre positivo, sempre sorrindo e sempre profissional, quem faz a marca RADISSON é quem trabalha na empresa. Cada membro da equipe dedica-se à filosofia Yes I Can! implantada em 1995 como um extraordinário princípio de serviços que proporciona um produto que se converte em sucesso para todos. É a paixão em garantir bem-estar e satisfação totais a cada hóspede. Imaginativas, compreensivas e verdadeiramente empáticas às necessidades do viajante moderno, essas pessoas dedicam-se à especial missão de oferecerem um Serviço Altamente Dedicado. Todos os seus hotéis são orientados para o serviço, responsáveis, conectados social e localmente, e demonstram uma atitude simpática e moderna em tudo que a empresa faz. Afinal, o objetivo é sempre oferecer aos hóspedes o excepcional serviço Yes I Can!, conforto e estilo onde precisarem, fazendo com que se sintam em casa. Não importa se os hóspedes estão em Glasgow ou na Cidade do Cabo, em Pequim ou em Roma, eles têm a certeza de um serviço sempre excelente e atenção exclusiva. Desde o gerente do hotel, o garçom, o recepcionista, o carregador de bagagem, todos desempenham um papel vital para proporcionar uma experiência memorável a cada hóspede.


Em um setor altamente competitivo como o da hotelaria, a RADISSON se destaca dos concorrentes justamente pelo espírito da filosofia Yes I Can!, que visa a total satisfação do cliente. Os funcionários farão de tudo para garantir que cada hóspede saia de um hotel RADISSON satisfeito. Por isso, se houver uma queixa, ela será tratada imediatamente. Se a queixa continuar sem solução ou se deixar o hotel decepcionado, qualquer um dos funcionários pode invocar a total satisfação do cliente. Isso significa que não terá de pagar pelo quarto nem pelo serviço em questão.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por uma grande reformulação ao longo de sua história. O logotipo original, cujo símbolo era uma letra R estilizada, foi substituído por uma assinatura moderna e vibrante, que representa os valores e serviços prestados por seus hotéis.


Os logotipos das outras bandeiras da rede seguem o padrão da marca mãe, mas com elementos distintos de identificação, como por exemplo, o popular quadrado azul do RADISSON BLU (antigo RADISSON SAS, que possuía esse símbolo de identificação).


Os slogans 
Hotels that love to say YES! 
Stay Your Own Way. (2003) 
Onde eu quero estar. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 15 de dezembro de 1909 
● Fundador: Edna Dickerson 
● Sede mundial: Minnetonka, Minnesota, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Carlson Rezidor Hotel Group 
● Capital aberto: Não 
● CEO: David Berg 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Hotéis: 450 
● Presença global: 75 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 60.000 
● Segmento: Turismo 
● Principais produtos: Hotéis de categorias superiores 
● Concorrentes diretos: Marriott, Hilton, Sheraton, Hyatt, Sofitel, Renaissance e Ramada 
● Ícones: A filosofia “Yes I Can!” 
● Slogan: Hotels that love to say YES! 
● Website: www.radisson.com 

A marca no mundo 
Atualmente a marca RADISSON, que pertence ao grupo Carlson Rezidor, possui mais de 450 hotéis instalados em 75 países ao redor do mundo. Disponibilizando mais de 100.000 quartos, a marca oferece duas bandeiras de hotéis: RADISSON (mais de 150 hotéis, especialmente nos Estados Unidos) e RADISSON BLU (aproximadamente 290 hotéis), além da novíssima RADISSON RED. Os hotéis da rede estão sempre localizados nos principais centros urbanos e arredores, destinos de lazer, aeroportos e regiões de negócio pelas Américas, Ásia, Europa, África e Caribe. Atualmente, são nove hotéis RADISSON no Brasil, com a oferta de mais de 1.600 quartos, estando presente com dois hotéis em São Paulo (SP) e outras unidades em Barueri (SP), Porto Alegre (RS), Aracaju (SE), Belém (PA), Curitiba (PR), Maceió (AL) e Rio de Janeiro (RJ). 

Você sabia? 
Quando foi inaugurado em 1909 na cidade de Minnesota, a diária do hotel era de US$ 1.50 (para quarto sem banheiro). Entre US$ 2.50 e US$ 5 o hóspede poderia ter várias amenidades, entre as quais banheiro no quarto. 
Para hóspedes apressados e sem tempo para sentar e saborear o café da manhã, a rede oferece o café da manhã para viagem Grab & Run. Chá e café em copos descartáveis, com frutas frescas e barrinhas energéticas, são oferecidos em uma mesa especial no lobby para que os hóspedes não percam a refeição mais importante do dia. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 7/5/2015

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