23.3.18

YANKEE CANDLE


Existe um motivo para que milhões de pessoas adorem tanto os produtos da YANKEE CANDLE: a paixão pela fragrância. As velas aromáticas mais tradicionais e vendidas do mercado norte-americano aromatizam e decoram o ambiente com essências que despertam diversas sensações. Por isso, a marca certamente agradará a todos que queiram ter uma casa bem perfumada e aconchegante. 

A história 
Tudo começou em uma fria noite, um pouco antes do natal de 1969, na cidade de South Hadley, estado de Massachusetts, quando Mike Kittredge (foto abaixo), um jovem estudante do ensino médio de apenas 16 anos, e sem dinheiro para comprar um presente para sua mãe, derreteu alguns lápis de cera vermelho e usou uma embalagem vazia de leite (de papelão) e corda para fazer uma vela decorativa para ela. Quis o destino que uma vizinha visse a vela e convencesse Mike a vendê-la por US$ 1.36. Com o pequeno lucro, Mike comprou cera suficiente para fazer duas velas - uma para a mãe e outra para vender. Assim nascia a YANKEE CANDLE. Foi então que ele abriu uma modesta loja para fabricar e vender velas decorativas na garagem da casa de seus pais. Rapidamente suas velas ganharam popularidade na cidade e região.


Em 1973, todos os 12 funcionários da empresa se mudaram para uma antiga fábrica de papel em Holyoke, no Massachusetts. Tudo para atender a crescente de manda pelas velas. No ano seguinte a empresa lançou no mercado seu produto de maior sucesso: velas aromáticas em frascos de vidro. Os primeiros aromas a fazerem enorme sucesso eram Bayberry (mistura de pinho, louro, bayberry e mirra), Cinammon (canela), Cranberry (frutas vermelhas), Pine (pinho) e French Vanilla (baunilha). O grande sucesso começou em 1977 depois que a YANKEE CANDLE participou de uma feira de presentes na cidade de Boston. Varejistas de todo o país descobriram suas velas aromáticas e fizeram grandes pedidos para suas lojas. No começo da década seguinte, em 1981, a empresa enviou seu primeiro catálogo de pedidos pelo correio. Atualmente a YANKEE CANDLE envia mais de seis milhões de catálogos todos os anos. Pouco depois, em 1983, a empresa mudou sua loja para South Deerfield, também no Massachussets, que movimenta a maior parte do tráfego de automóveis entre Nova York e Vermont. Com isso, as vendas da empresa chegaram a US$ 1 milhão pela primeira vez. No ano seguinte, a fábrica também se mudou para a cidade de South Deerfield, e a loja âncora da marca passou também a vender presentes exclusivos.


Somente em 1986, a marca introduziu a impressão colorida em seus rótulos. Anteriormente, todas as ilustrações eram preenchidas à mão com lápis de cor. Além disso, a empresa inaugurou sua primeira loja de varejo (fora de sua loja de fábrica) em Sturbridge, Massachussets. Em 1990, a marca introduziu sua linha de maior sucesso: Housewarmer® Jar (velas aromáticas em jarras de vidro), desenvolvidas para todos os cômodos da casa e para todas as ocasiões. Em 1994 foram lançados no mercado dois aromas extremamente populares da marca, Home Sweet Home® (aroma de chá com especiarias e canela) e MidSummer’s Night® (cheiro de perfume masculino com notas de musk). Dois anos mais tarde, a marca lançou seu comércio eletrônico, oferecendo aos consumidores mais uma opção de compra. Em 1997, surgiu mais um sucesso de venda: Macintosh (aroma de maçãs). No ano seguinte, a YANKEE CANDLE foi adquirida pela empresa Forstmann Little & Co. Além disso, a empresa atravessou o oceano para instalar um escritório de vendas em Bristol, na Inglaterra, para atender os países do continente. E ainda durante esta década, a marca inaugurou inúmeras lojas por várias cidades americanas.


No início do novo milênio, a marca ampliou sua linha de produtos com o lançamento dos aromatizadores para carro. Em 2002, a marca inaugurou sua primeira loja própria no Reino Unido. Em novembro de 2006, trabalhando duro para atender a demanda das festas de finais de ano, a empresa estabeleceu um recorde ao produzir 1.054.182 velas em apenas sete dias. Neste momento o sucesso já estava garantido. Em 2009, para comemorar seus 40 anos de história, a marca lançou a linha Good Air™, velas que eliminavam odores do ambiente e o deixava com cheirinho fresco. No ano seguinte a YANKEE CANDLE conquistou um marco expressivo em sua história ao conquistar a liderança no segmento de velas aromáticas no Reino Unido. Em 2011, realizou mais um passo importante ao inaugurar sua primeira loja própria no Canadá. Além disso, lançou no mercado duas fragrâncias que se tornariam campeãs de venda: Pink Sands™ (aroma cítrico com florais e baunilha picante) e Bahama Breeze™ (aroma de abacaxi, toranja e manga). Após ser adquirida pela Jarden Corporation em 2013, a YANKEE CANDLE criou no ano seguinte o revolucionário sistema de aquecedor elétrico Scenterpiece™ Easy Melt Cup, que permite trocar de fragrâncias sem precisar tocar na cera.


Inovando mais uma vez, a marca introduziu em 2015 a possibilidade dos consumidores customizarem os rótulos das velas com fotografias, cujas vendas atingiram US$ 1 milhão no primeiro ano. No ano seguinte, para acompanhar a crescente demanda de seus produtos em todo o mundo, a empresa inaugurou sua primeira fábrica no exterior, localizada na República Checa. Ainda este ano, com a aquisição da Jarden Corporation pela Newell Brands por US$ 13.2 bilhões, a YANKEE CANDLE passou a fazer parte de um portfólio que tem marcas como Paper Mate (instrumentos de escrita), Parker (canetas), Rawlings (materiais esportivos), Oster (eletrodomésticos) e NUK (puericultura).


A paixão por fragrância 
Um produto YANKEE CANDLE proporciona uma experiência única. Foi assim que se tornou a marca preferida do público norte-americano em velas aromáticas premium. Parte disso se deve à devoção pela qualidade, mantendo um legado passado por gerações de artesãos especializados em velas como parte da herança e reputação. Além de honrar o passado, a marca está sempre desenvolvendo novas maneiras de melhorar a vida dos clientes atenta ao mundo das fragrâncias, procurando novos sabores e aromas para encantar milhões de pessoas. As fragrâncias são desenvolvidas para alcançar a melhor performance nos produtos. Todas são devidamente revisadas e testadas pela equipe de profissionais especializados para que a força e a qualidade do aroma sejam os mesmos na loja e na casa dos consumidores.


Autêntica. Real. Forte. Duradoura. Feita com extratos de fragrâncias e óleos essenciais reais, os aromas são o padrão pelo qual as outras fragrâncias são testadas. Imaginário, os aromas cobrem uma grande variedade de categorias, incluindo frutas e flores específicas, frescas, limpas e naturais, além de fragrâncias especiais para as festas de fim de ano. As fragrâncias também incluem aromas e conceitos de novas tendências intercalados com os clássicos de sempre. Isso é o que faz a YANKEE CANDLE ser o padrão de qualidade para velas aromáticas no mundo. Utilizam-se apenas quatro componentes na fabricação de uma vela YANKEE CANDLE: Cera de petróleo (produzida com base em uma mistura personalizada especial constituída por parafina de grau premium adaptada às suas especificações), Pavios 100% algodão, Corante e Fragrância.


A maior loja de velas do mundo 
Em South Deerfield, localizada no oeste do estado de Massachusetts, está localizada a maior loja de velas do mundo. Nesta pequena cidade de aproximadamente 2.000 habitantes, foi inaugurada em 1989 a YANKEE CANDLE VILLAGE STORE, que com o decorrer dos anos se transformaria na maior loja de velas do mundo e na segunda atração mais popular entre os turistas em Massachusetts, ficando atrás apenas da Freedom Trail em Boston. A enorme loja oferece aproximadamente 400.000 velas em mais de 200 aromas diferentes. Muito mais do que apenas velas aromáticas, a loja encontra-se dividida em diferentes setores, que vendem de tudo um pouco, passando por souvenires locais, enfeites natalinos, artigos de decoração, utensílios de cozinha, brinquedos e deliciosas guloseimas comestíveis.


As principais atrações da loja são: Candle Museum (onde o visitante pode conhecer a história da marca e aprender um pouco mais sobre o processo de fabricação das velas aromáticas), General Store (vende souvenires alusivos à região da Nova Inglaterra, assim como artigos esportivos para o inverno), Kitchen/Garden Shop (comercializa utensílios e objetos decorativos para cozinha, livros de culinária, ingredientes locais, deliciosas geleias e acessórios para o jardim ou área externa da casa), Bavarian Christmas Village (inaugurada em 1993, é uma espécie de vila alemã do século 14, composta por 18 charmosas casas, que oferece uma enorme quantidade de enfeites e presentes natalinos, onde no centro encontra-se uma árvore de natal de aproximadamente 8 metros de altura, além de contar com a Black Forest, área com direito a neve artificial e o melhor clima de natal) e The Toy Shop (nesta seção é possível encontrar a oficina, a casa do Papai Noel e uma infinidade de brinquedos educativos).


Mas claro, o maior setor da loja, que ocupa aproximadamente 1/4 do espaço físico, é o Candle Emporium, que como o nome já diz é voltado para as velas aromáticas e sazonais da marca, onde é possível fazer a própria vela no “Make your own Jar” ou até mesmo o molde da mão em cera no “Wax Works”. A loja também oferece deliciosas opções de alimentação, como por exemplo, a Yankee Candy (inaugurada em julho de 2011, é um setor dedicado às guloseimas, doces e chocolates, com mais de 125 opções para todos os gostos), Popcornopolis® (com pipocas gourmet de vários sabores, sempre fresquinhas), Au Bon Pain (que serve sanduíches, massas, sopas e saladas), Homemade Fudge (fudges deliciosos e fresquinhos, um doce feito com chocolate, leite, açúcar e manteiga) e sorvetes da marca Ben & Jerry’s. Uma curiosidade sobre esta enorme loja: em 1991 teve início uma tradição anual quando Papai Noel fez sua primeira chegada de helicóptero no local. Além desta loja, a marca possui uma segunda (neste formato) em Williamsburg no estado da Virginia, inaugurada em 2005.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. A última delas ocorreu em 2016, quando o logotipo apresentou uma tipografia de letra mais arredondada e moderna.


Com a nova identidade visual, também foram apresentados os novos design de rótulos.


Os slogans 
A Passion for Fragrance. 
America’s Best Loved Candle. 
The World’s Best Loved Candle.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1969 
● Fundador: Michael Kittredge 
● Sede mundial: South Deerfield, Massachusetts, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: The Yankee Candle Company Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Newell Brands Inc.) 
● CEO: Hope Margala 
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 580 
● Presença global: 50 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 6.000 
● Segmento: Decoração 
● Principais produtos: Velas aromáticas, sprays aromatizantes e acessórios 
● Concorrentes diretos: Bath & Body Works, Wood Essence, Glade, Colonial Candle, Partylite e Lancaster Colony 
● Ícones: As essências de suas velas 
● Slogan: A Passion for Fragrance. 
● Website: www.yankeecandle.com 

A marca no mundo 
Hoje, com mais de 200 fragrâncias, a marca oferece a maior e mais irresistível seleção de velas e aromas para casa. Além da renomada linha de velas aromáticas Housewarmer®, também oferece uma ampla variedade de velas sazonais e com características especiais, produtos aromatizantes para casa (como cera derretida aromática) e para o carro e acessórios para suas velas. Os produtos são vendidos em mais de 580 lojas próprias nos Estados Unidos, Canadá e alguns países europeus, além de vendas online, da crescente rede de revendedores, com mais de 35 mil lojas de varejo e da distribuição internacional para mais de 50 países. A empresa produz e vende mais de 200 milhões de velas por ano. 

Você sabia? 
A maioria dos produtos é feita por mestres na arte de fazer velas (candlemakers) nas modernas instalações da empresa no estado de Massachusetts. Aliás, suas velas são uma das poucas coisas que ainda levam o selo Made in U.S.A. 
As velas YANKEE CANDLE contêm a maior quantidade possível de óleos aromáticos, preparados especialmente para aromatizar o ambiente, deixando-o maravilhoso e inconfundível, seja para quem procura serenidade, relaxamento ou diversão. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 23/3/2018

Um comentário:

Unknown disse...

gosto muito do blog de vocês, estão realmente de parabéns pela qualidade! gostaria de pedir que fizessem sobre marcas na aria do videogames pois tem grandes nomes!