29.5.06

TUPPERWARE


Elas se transformaram em verdadeiros ícones de plástico. Presença infalível em cozinhas de todo o mundo, revolucionaram os métodos de acondicionamento e preparo dos alimentos. Encontradas em vários formatos, tamanhos e cores, as TUPPERWARE são indispensáveis em qualquer residência nos dias de hoje. E o que começou com pequenos potes coloridos de plástico, se expandiu para uma enorme linha de produtos para utilidade doméstica. Os números da TUPPERWARE traduzem o sucesso de uma empresa que apostou na qualidade e inovou os conceitos de venda direta, escrevendo uma história onde a ousadia e o pioneirismo, sinalizam o caminho de uma constante evolução. Afinal, há mais de 60 anos a marca oferece soluções inovadoras que simplificam a vida na cozinha.

A história 
Tudo começou quando o engenheiro químico Earl Silas Tupper resolveu utilizar polímeros caros em substituição ao plástico barato. Seu objetivo era encontrar uma maneira de produzir um plástico leve, flexível, inquebrável e que fosse proveitoso para o uso na cozinha. Suas experiências resultaram no plástico versátil chamado polietileno (poly-T) em 1942. Com o novo invento ele fundou a empresa Tupperware Plastics Company e passou à produzir os produtos TUPPERWARE, lançados no mercado americano oficialmente em 1946. Os primeiros produtos introduzidos no mercado e vendidos em lojas de utensílios e grandes redes de lojas de departamento foram a tigela Wonderlier® Bowl e o copo Bell Tumbler, que tinham como diferencial o sistema de fechamento “selante” e que acondicionavam comida e alimentos com eficiência e higiene do ambiente frio das geladeiras, substituindo os tradicionais potes de vidro e porcelana. Além de serem transparentes, mais leves, apresentavam menor probabilidade de quebrar que os tradicionais produtos feitos com vidro.


Os principais objetivos dos produtos eram manter os alimentos secos, com sabor e durabilidade maior dentro da geladeira. A sorte do inventor foi descobrir esse versátil plástico em uma época em que as mulheres ainda não trabalhavam fora e tinham como sonho uma cozinha moderna, organizada e funcional, utilizando as TUPPERWARE para substituir embalagens abertas ou comidas expostas na geladeira, fazendo-as durar mais tempo. Outro fator importante dos produtos TUPPERWARE eram as lendárias tampas hermeticamente fechadas criadas no molde da borda de uma lata de tinta de cabeça para baixo. Elas evitavam que os alimentos ficassem ressecados, murchos ou perdessem seu sabor na geladeira, que se tornava popular na época. Apesar da funcionalidade e da natureza inovadora dos produtos, durante os primeiros anos a empresa não obteve muito sucesso com as vendas. Isto porque, os consumidores precisavam de demonstrações para entender como eles funcionavam.


E foi no final da década, para responder as essas peculiaridades, que a empresa realizou sua grande jogada de marketing, incrementando a propaganda boca a boca e fazendo das consumidoras as únicas distribuidoras. Era o surgimento da conhecida “Festa do Tupperware” (em inglês, Tupperware Home Party), em que as donas da casa, no papel de “anfitriã” da empresa, demonstravam e vendiam os produtos às amigas. As demonstrações provaram ser uma forma muito eficaz de divulgar as vantagens das revolucionárias tampas. A empresa ganhou impulso na década de 1950 quando os soldados americanos voltaram da guerra e suas famílias passaram a fazer parte da sociedade de consumo. Como a população começou a se deslocar dos grandes centros urbanos para as confortáveis casas nos subúrbios, churrascos no quintal ou piqueniques tornaram-se uma maneira divertida para famílias e vizinhos passarem um agradável tempo de lazer. Os novos produtos da TUPPERWARE responderam as novas necessidades. Afinal, a tigela para servir Party Bowl mantinha saladas com macarrão e ovos frescas e resfriadas em ambientes externos, enquanto o porta-torta Pie Taker oferecia um jeito fácil de transportar as sobremesas caseiras. A bandeja para servir Dip ‘N Serve™ funcionava quase da mesma forma, tornando simples a atividade de servir batatinhas fritas no quintal ou no piquenique. Depois que as mulheres puderam contar com os potes de vedação hermética, feitos de polietileno, conservar alimentos em geladeiras se tornou missão segura. Foi uma simplificação da rotina doméstica, exclusiva tarefa feminina naqueles tempos.


Na década de 1960 começou o sucesso de TUPPERWARE na Europa com a primeira demonstração feita por Mila Pond na cidade de Weybridge na Inglaterra. A partir daí, a marca começou a ser vendida em 15 países europeus, no continente africano, no Japão e na Austrália. Ainda nesta década, a empresa introduziu uma grande variedade de produtos, crescendo em velocidade espantosa. Isto porque, sempre em contato com o consumidor e conhecendo bem cada mercado, a TUPPERWARE desenvolvia seus produtos com grande cuidado na forma, materiais e cor, de modo a atender cada necessidade das donas de casa. Além disso, foi uma época de grande agitação social, com grandes mudanças sociais nas famílias. Na medida em que as famílias com duas fontes de renda se tornavam mais comuns, as mulheres começavam a buscar ativamente oportunidades profissionais e a TUPPERWARE preencheu esse nicho de mercado com novos produtos como organizadores para viagens, organizadores para gavetas e estojos de plástico.


A grande quantidade de mulheres que começaram a ter seus filhos criou uma necessidade de brinquedos resistentes e estimulantes. Mais uma vez, a empresa fez frente ao desafio, apresentando uma linha inovadora de brinquedos como o Shape-O®, que era ao mesmo tempo divertido e educativo, estimulando a criança em cada fase do seu desenvolvimento. Ele funcionava como chocalho para os bebês, mas também promovia a coordenação entre olhos e mãos para crianças até três anos. Considerando a crescente demanda por produtos especializados para a cozinha, a TUPPERWARE acompanhou o ritmo das mudanças de paladar oferecendo produtos como o recipiente Mix ‘N Stor® e o porta-tortilla (“Tortilla Keeper”) para servir pratos étnicos. Além disso, graças aos avanços na tecnologia médica, os consumidores estavam vivendo ainda mais, resultando em um aumento do número de pessoas na terceira idade. Nesta época, a empresa lançou o “Instant Seal”, que atendeu à população idosa, com menor agilidade tátil.


Os produtos TUPPERWARE chegaram ao Brasil em 1976. Fizeram clientela e garantiram reforços no orçamento doméstico para muitas mulheres, sendo reconhecida pela praticidade de seus produtos e pela exclusiva garantia de 10 anos contra defeitos de fabricação. Com o surgimento do forno microondas, a empresa rapidamente lançou produtos específicos para este tipo de utensílio doméstico, facilitando assim o preparo dos alimentos. Assim que o forno microondas obteve aceitação total como utensílio doméstico, a empresa lançou produtos exclusivos para o aparelho como a linha Microwave Reheatables e as linhas TupperWave, que serviam para aquecer sobras ou descongelar alimentos congelados, que estavam se tornando cada vez mais a base da alimentação familiar. Ainda nesta década a TUPPERWARE acompanhou a mudança no estilo de vida da mulher, que passou a desenvolver uma carreira fora do lar. A empresa, por meio de seus programas de treinamento para força de vendas, incentivos financeiros e bônus, encorajou suas vendedoras ao sucesso.


A década de 1980 foi um período de grandes lançamentos, sempre visando facilitar a vida de quem dispunha de muito pouco tempo para se preocupar com acondicionamento e preparo de alimentos. Em virtude disso, a marca criou o “Stack Cooker” para fazer uma refeição com três variedades para quatro pessoas no forno microondas em 30 minutos, permitindo que uma população sempre ocupada tivesse jantares em família tradicionais, enquanto o “Meals in Minutes Microsteamer” preparava uma refeição para duas pessoas em 10 minutos ou menos. Já os recipientes Modular Mates™ proporcionavam um sistema de armazenagem que podia ser adaptado para armazenar alimentos de primeira necessidade em grandes quantidades, diminuindo o desperdício e aumentando o orçamento do supermercado e o espaço nos armários da cozinha. Outro exemplo foi a linha CrystalWave™ de recipientes para armazenar alimentos que podem ser preparados no forno microondas e apresentava sistema de medidas métrico e em Braille, refletindo a agilidade de resposta às necessidades do consumidor. Já em resposta à crescente preocupação com o meio ambiente, os recipientes da TUPPERWARE ofereceram alternativas positivas para sacos e embalagens descartáveis, incluindo o porta-sanduíche Square-A-Way®, o “Box Lunch” e os conjuntos “Lunch ‘N Bag”.


A partir dos anos de 1990, a TUPPERWARE lançou conceitos saudáveis de produção. Os produtos da marca passaram então a serem fabricados sem prejudicar o meio ambiente. Uma dessas ações era reciclar todo material que sobrava. Além disso, a marca se comprometeu com o conceito de conservação: ajudando donas de casa a adquirir ou desenvolver hábitos de bom armazenamento e a não desperdiçar alimentos. As tendências dessa época refletiam uma nova ênfase no lar e o retorno de formas tradicionais associadas ao bem-estar das famílias, como as refeições preparadas na hora. Acompanhando essa tendência, a TUPPERWARE lançou uma ampla linha de produtos de ferramentas para cozinha com design contemporâneo e com o selo de qualidade e inventividade, que combinavam utensílios de cozinha tradicionais com a inteligência sofisticada. Em 1992, quase metade dos consultores da empresa tinham empregos de período integral, além de vender os produtos da marca. Respeitando a tendência de serviço completo para as compras do consumidor, a empresa introduziu as classes “Valorizando o Tempo” e as demonstrações “Planejamento de Cozinha Customizada”, por meio dos quais os clientes aprendiam sobre cozinhar com forno microondas e sobre preparação de alimentos, ao mesmo tempo em que aprendiam maneiras de economizar nos gastos com gêneros alimentícios, sobre o valioso espaço nos armários e a gestão de tempo. Além disso, as reuniões sociais na hora do rush e no escritório possibilitaram que as demonstrações da TUPPERWARE se adaptassem à vida atarefada dos clientes com pouco tempo disponível.


Nos últimos anos a marca introduziu novos produtos como panelas de aço, facas, utensílios de silicone, espátulas, jarras, panelas de pressão para forno microondas e outras bugigangas utilizadas na cozinha, aumentando ainda mais sua área de alcance. E claro, seu faturamento. Além disso, como forma de acompanhar a mulher moderna, a TUPPERWARE resolveu sair da cozinha. Contratou uma nova executiva para criar uma linha de health products – categoria ampla que inclui de palmilhas ortopédicas e equipamentos de ginástica a suplementos alimentares e produtos de beleza como maquiagem e fragrâncias. Era o começo da transformação da empresa em um gigante no segmento vendas-diretas. E com isso, em 2005 a empresa mudou seu nome oficialmente para TUPPERWARE BRANDS CORPORATION.


A empresa é considerada uma marca global e é possível dizer que três importantes fatores levaram a mais de meio século de sucesso. Primeiro, os excelentes produtos, conhecidos pelo design perfeito, que combina beleza e praticidade. Segundo, o processo de ensinar e explicar para o cliente, as mundialmente famosas reuniões de demonstração, que hoje são batizadas de Experiência Tupperware, oferecidas com entusiasmo e conhecimento pelos consultores, que realmente confiam nos produtos que vendem e se preocupam com seus clientes. E, por último, a vantajosa oportunidade de carreira e ganhos que a TUPPERWARE oferece.


As famosas demonstrações 
Este tipo de ação, durante anos batizado pela empresa de TUPPERWARE HOME PARTY, foi criada em 1948 em resposta as fracas vendas dos produtos nas lojas varejistas. As principais razões das vendas baixas eram a necessidade de demonstração dos produtos, fazendo as consumidoras entenderem como eles funcionavam. Foi então que Browie Wise, uma dona de casa divorciada da cidade de Detroit e que viria a se tornar vice-presidente da empresa, percebeu o grande potencial do método de vendas da “Demonstração Domiciliar”. O sistema funcionava assim: mulheres atraiam amigas, familiares e vizinhas para um encontro caseiro, demonstravam as virtudes do produto (como a versatilidade e a durabilidade), promoviam brincadeiras e vendiam. Essas demonstrações se provaram uma forma extremamente eficaz de comunicar os principais benefícios dos produtos. Na teia feminina, legiões de distribuidoras se espalharam pelo mundo.


A venda de produtos da marca pelo método de vendas em reuniões sociais era uma ocupação convidativa para essas mulheres, que contavam com poucas oportunidades para seguir profissões fora de casa depois que os maridos voltaram da guerra. Em 1951, este tipo de ação andava tão bem que os produtos foram retirados das lojas de varejo. Daí em diante, a TUPPERWARE protagonizou um fenômeno mundial de vendas, transformando-se em gigante do seu setor e em sinônimo de produtos plásticos de alta qualidade em muitos países. Brownie Wise, que foi demitida da empresa em 1958 por divergências comerciais, ficou milionária: foi uma das primeiras mulheres a estampar a capa da prestigiosa revista Business Week. Hoje em dia, os produtos da marca são vendidos através de venda direta (de porta em porta) por 2.9 milhões de vendedores autônomos e independentes. Atualmente, a cada 2.5 segundos é iniciada uma demonstração TUPPERWARE (hoje denominada Experiência Tupperware) em algum canto do planeta, atingindo anualmente mais de 100 milhões de pessoas. E ficaram mais flexíveis para se adaptar à realidade das mulheres modernas. As revendedoras têm mais liberdade para dar o seu toque aos encontros. Vale aula de culinária, happy-hour com caipirinha e até despedida de solteira. A Experiência Tupperware vai além da simples demonstração de produtos. Ela funciona como uma grande rede social real, amigos reunidos, uma boa receita na cozinha e a experimentação de algo novo.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas modernizações ao longo dos anos. Desde o início o logotipo da marca já era aplicado na cor preta ou na tradicional cor-de-rosa (tão associada à TUPPERWARE). O atual logotipo pode ser aplicado também com o tradicional símbolo da marca ao lado esquerdo.


Para a empresa TUPPERWARE BRANDS CORPORATION, o logotipo utilizado mantém a arquitetura visual da marca com a adição da palavra “brands”.


Os slogans 
Live Smart. Live Confident. 
The people with great ideas. (1983) 
There’s always something fresh from Tupperware. (1983) 
We lock in freshness. (1981) 
Em todos os lares. (2013, Brasil) 
Mudando vidas, uma por vez. (Brasil) 
As melhores oportunidades. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1946 
● Fundador: Earl Tupper 
● Sede mundial: Orlando, Flórida, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Tupperware Brands Corporation 
● Capital aberto: Sim 
● Chairman & CEO: Rick Goings 
● Presidente: Simon Hemus 
● Faturamento: US$ 2.37 bilhões (2014) 
● Lucro: US$ 210 milhões (2014) 
● Valor de mercado: US$ 2.73 bilhões (dezembro/2015) 
● Revendedores: 2.9 milhões 
● Presença global: + 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Indonésia, Alemanha, França e Estados Unidos 
● Funcionários: 13.100 
● Segmento: Vendas-diretas 
● Principais produtos: Utensílios domésticos (potes, copos, panelas, formas) 
● Concorrentes diretos: Amway, Avon, Pyrex, Glad, Hefty e Ziploc 
● Slogan: Em todos os lares. 
● Website: www.tupperware.com.br 

A marca no mundo 
A empresa, que tem sede na cidade de Orlando, estado da Flórida, possuí complexos fabris em 14 países, vendendo seus produtos em mais de 100 diferentes mercados no mundo através de 2.9 milhões de revendedores. Os maiores mercados consumidores de TUPPERWARE são Indonésia, Alemanha, França, Estados Unidos, México, Rússia, Austrália/Nova Zelândia e Itália. As categorias de produtos incluem preparação com foco em design, solução para armazenagem e para servir para a cozinha e casa por meio dos produtos eficientes. A empresa ainda atua no segmento de vendas-diretas através de marcas de beleza e cuidados pessoais como Armand Dupree, Avroy Shlain, BeautiControl, Fuller Cosmetics, NaturCare, Nutrimetics e Nuvo. 

Você sabia? 
No dia 9 de maio de 2007, a atriz Brooke Shields foi anunciada como a nova garota-propaganda da marca, estrelando a campanha “Chain of Confidence” no mercado americano. A campanha convidava as mulheres a celebrar o relacionamento entre amigas e a confidência dessas amizade. Essa campanha se transformou em missão global da TUPPERWARE para empoderar as mulheres, possibilitar a sua independência financeira e mudar suas vidas através de oportunidade, apoio e relacionamentos. 
Um erro: na década de 1990, TUPPERWARE tentou ingressar na onda da internet e passou a apostar em sua loja virtual, praticamente, deixando de fora o sistema de reuniões. Resultado. As vendas desabaram aproximadamente 50%, entre 1998 e 2008. 
Em 2015 a TUPPERWARE foi eleita pela revista Fortune como a segunda marca mais admirada no segmento de utensílios domésticos pelo oitavo ano consecutivo. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 22/12/2015

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá

Excelnet bolg, sim senhor. Gostei muito!

Aproveito para deixar um limk a quem quiser aprofundar este tema.

Pode usar o link para ver os catálogo on-line da Tupperware, marcar uma reunião, conhecer a oportunidade de carreira, etc...

Visite e sinta-se em casa:

http://fatimakosta.no.sapo.pt

Continuem o bom trabalho


Fátima Costa

REN@T@ GR@Y M@RI@NO disse...

Vc sabe me informar sa em Boston tem alguma tenda para vendas?

Kettylen disse...

O produto tupperware pode ser reciclado

Unknown disse...

Excelente 👏👏 produtos estão parabéns